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Título: A escola no hospital: A relevância da classe hospitalar e as contribuições político-pedagógicas na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes
Autor(es): Lopes, Sônia Cristina de Jesus
Orientador: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Palavras-chave: Classe Hospitalar;Hospitalização Escolarizada;Direito à Educação;Hospital Class;School Hospitalization;Right to Education
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LOPES, Sônia Cristina de Jesus. A escola no hospital: A relevância da classe hospitalar e as contribuições político-pedagógicas na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar as contribuições político pedagógicas oportunizadas a partir da implementação da classe hospitalar na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Na perspectiva de ampliar o discurso relativo a relevância desse serviço de ensino, em um contexto não escolar de educação. Assim, a partir da revisão da literatura relativa às abordagens pedagógicas que tratam da educação especialmente no âmbito da Classe Hospitalar (MATOS, MUGIATTI, 2009), como também por meio dos registros, das observações participantes (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e dos questionários realizados no lócus da pesquisa, tendo como colaboradoras as pedagogas atuantes na Classe Hospitalar da ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado no bairro de Petrópolis, Natal-RN. No processo de análise dos dados de campo trabalhamos com o estudo da legislação brasileira no tocante a essa temática, bem como a investigação de pressupostos teóricos que conferem o devido respaldo científico na área da aprendizagem e hospitalização escolarizada. O estudo caracteriza-se pela abordagem de pesquisa qualitativa em educação de cunho exploratório, buscando-se como resultado a compreensão da importância da implementação dessa modalidade de ensino, na perspectiva da garantia do direito à Educação e do desenvolvimento biopsicossocial do aluno hospitalizado.
Abstract: The present study aimed at analyzing the pedagogical and pedagogical contributions made possible by the implementation of the hospital class in the pediatric unit of the University Hospital Onofre Lopes. With a view to broadening the discourse concerning the relevance of this modality of education, in this non-school context of education. Thus, based on a review of the literature on pedagogical approaches that deal with education, especially within the scope of the Hospital Class (MATOS, MUGIATTI, 2009), as well as through the registers, the participant observations (LUDKE; ANDRÉ, 1986) and the questionnaires carried out at the locus of the research, having as collaborators the pedagogues active in the Class Hospital of the pediatric ward of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL) located in the district of Petrópolis, Natal-RN. In the process of analyzing the field data, we work with the study of Brazilian legislation on this subject, as well as the investigation of theoretical assumptions that give due scientific support in the area of learning and hospitalization. The study is characterized by the approach of qualitative research in exploratory education, seeking as a result the understanding of the importance of the implementation of this modality of education, with a view to guaranteeing the right to Education and the biopsychosocial development of the hospitalized student.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42527
Outros identificadores: 2013030708
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)



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