Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43809
Título: | Jogos didáticos na matemática articulando o processo de ensino aprendizagem |
Autor(es): | Fontes, Welton César |
Orientador: | Santos, Odilon Júlio dos |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática, Ensino médio, lúdico, processo de ensino aprendizagem. |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | FONTES, Welton César. Jogos didáticos na matemática articulando o processo de ensino aprendizagem. 2016. 45f. Monografia (Especialização em Ensino de Matemática), Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | Este trabalho traz contribuições acerca dos jogos como atividades lúdicas que facilitam a compressão de conteúdos matemáticos, facilitando assim, o processo de ensino aprendizagem. Foca-se nesse estudo os jogos aliados as aulas de Matemática, pois acredita-se que através do lúdico, pode-se construir uma aprendizagem significativa, em que o discente desenvolve o interesse pelas atividades propostas. Para compreender a temática desenvolveu-se pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo em autores que tratam sobre a temática e logo se justifica essa proposta central, cujo objetivo intenta na reflexão sobre os jogos como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para colher alguns dados da pesquisa realizou-se também, observações, aplicou-se algumas atividades envolvendo conteúdo específicos de Matemática e realizou -se considerações sobre a mediação e construção do conhecimento. Finalmente chegamos à conclusão de que jogos são recursos importantes para utilizar nas aulas de Matemática, pois o lúdico proporciona aos alunos o interesse em aprender conceitos, o que dificilmente ocorre em uma aula tradicional. As atividades lúdicas mostram-se como ferramentas de melhoramento do processo Ensino-Aprendizagem também no âmbito da Matemática, tornando o conteúdo estudado mais atrativo, dinâmico e prazeroso para o aluno que é estimulado a entender tal conteúdo proposto pelo professor mesmo de maneira inconsciente e possibilitando ao professor um leque de alternativas nas demonstrações dos conteúdos trabalhados em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43809 |
Outros identificadores: | 2015201949 |
Aparece nas coleções: | CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogosDidaticosMatematica_Fontes_2016.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.