Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43842
Título: Poder, política, Estado e movimentos sociais: a luta por cidadania a partir da construção política e social do ser humano.
Autor(es): Oliveira, Welter Peterson da Silva
Orientador: Lima, José Gllauco Smith Avelino de
Palavras-chave: Sociologia. Plano de Ensino. Política e Sociedade.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Welter Peterson da Silva. PODER, POLÍTICA, ESTADO E MOVIMENTOS SOCIAIS: a luta por cidadania a partir da construção política e social do ser humano. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente trabalho é um Plano de Ensino Anual para a disciplina Sociologia no Ensino Médio e tem como principal objetivo desenvolver no aluno a percepção da importância de sua participação na política como agente de transformação da realidade, valorizando o exercício democrático da cidadania e a construção de sua identidade política e social. Para tanto, o Plano Anual foi construído para facilitar a sistematização pedagógica do trabalho a ser desenvolvido com os alunos da turma do 3º Ano do Ensino Médio, tendo como base o Eixo Política e Sociedade. Ao final, percebeu-se que o aperfeiçoamento contínuo dos professores é importante, a fim de colaborar para uma prática docente que produza um adequado processo de ensino aprendizagem entre professores e alunos na produção cotidiana do saber dentro de sala de aula, permitindo a compreensão crítica da realidade social que cerca os indivíduos em sociedade e possibilitando ver a peremptória necessidade da presença da disciplina Sociologia nos currículos escolares da educação brasileira.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43842
Outros identificadores: 20152005063
Aparece nas coleções:CCHLA - Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (à distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PoderPoliticaEstado_Oliveira_2017.pdf435,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons