Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44317
Título: O ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana a partir da Lei 10.639/03: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes/RN
Autor(es): Medeiros, Maria Da Guia de
Orientador: Sousa Júnior, José Pereira de
Palavras-chave: História;Cultura;Afro-Brasileira;Educação
Data do documento: 21-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Maria Da Guia de. O ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana a partir da Lei 10.639/03: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes/RN. 2016. 30f. Artigo (Especialização) - Curso de Especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, Departamento de Pós-Graduação, Caicó, UFRN, 2016.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira como forma de corrigir a ausência desses conteúdos nos livros didáticos, ressaltar a importância de conhecer os aspectos históricos, culturais e religiosos dos povos africanos na África e em sua jornada no Brasil, bem como minorar a existência de preconceitos e discriminação racial existentes na sociedade. Além disso, o artigo faz uma análise prática sobre o processo de Ensino-Aprendizagem desta temática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes entre os anos de 2015 e 2016, localizada na zona urbana do Município de São Fernando-RN, onde foi realizado um projeto pedagógico com vários professores da referida escola. Destaca-se que, apesar de promulgada há treze anos, esta lei não atingiu os seus efeitos concretos em razão da falta de estrutura, falta de interesse ou por desconhecimento das instituições de ensino e de seus educadores.
Abstract: This article presents a reflection on the Law 10.639/03, which establishes the guidelines and foundation of national education, to include in the official curriculum of the Education System the obligation to teach the Afro-Brazilian History and Culture as a way to correct the lack of such content in textbooks, to emphasize the importance of knowing the historical, cultural and religious aspects of the African people in Africa and their journey in Brazil, as well as to reduce the existence of prejudice and racial discrimination existing in society. Moreover, the article makes a practical analysis of the process of Teaching and Learning this theme on Municipal Elementary School Padre Francisco Rafael Fernandes between the years 2015 and 2016, located in the urban area of the town of São Fernando-RN, where was conducted an educational project with many teachers from that school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44317
Outros identificadores: 2014222828
Aparece nas coleções:CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OEnsinoHistoriaCulturaAfroBrasileira_Medeiros_2016.pdfArtigo Principal1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.