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Título: Simulação na formação em saúde: um enfoque em geriatria
Título(s) alternativo(s): Simulation training in health: a focus on geriatrics
Entrenamiento de simulación en salud: un enfoque en geriatría
Autor(es): Silva, Fillipi André dos Santos
Medeiros, Soraya Maria de
Costa, Verônica Rodrigues Fonseca
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Araújo, Marília Souto de
Sousa, Yanna Gomes de
Palavras-chave: Simulação;Simulação de Paciente;Educação;Saúde;Geriatria;Ensino;Simulation;Patient Simulation;Education;Health;Geriatrics;Teaching
Data do documento: Ago-2018
Editor: Revista de enfermagem UFPE on line
Referência: SILVA, Fillipi André dos Santos et al. Simulação na formação em saúde: um enfoque em geriatria. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 8, 2205-22133, 2018. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i8a231539p2205-22133-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231539
Resumo: Objetivo: identificar os tipos de simulação e as competências e habilidades utilizadas de forma a contemplar a atuação do profissional e a formação em saúde em geriatria. Método: revisão integrativa com busca de estudos nas bases de dados SCOPUS, CINAHL e MEDLINE/PUBMED. Resultados: os tipos simulação mais utilizados em geriatria foram de baixa fidelidade, alta fidelidade com uso de paciente padrão, manequins computadorizados e role-play. As habilidades e competências objetivadas pela simulação foram de cunho técnico, não técnico e comportamental, como empatia e avaliação do estado de saúde e fragilidades socioeconômicas e afetivas. Conclusão: no processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas somadas às multimorbidades que causam limitações na vida do indivíduo idoso. Com isso, a simulação proporcionou um melhor entendimento sobre o processo de envelhecimento, melhorando de forma significativa o conhecimento e o comportamento dos discentes de vários cursos de graduação em saúde.
Abstract: Objective: to identify the types of simulation and the competencies and skills used in order to contemplate the professional practice and training in geriatrics. Method: an integrative review with the search of studies in databases SCOPUS, CINAHL and MEDLINE/PUBMED. Results: the simulation types most commonly used in geriatrics were low fidelity, high fidelity with use of default patient, computerized mannequins and role-play. The skills and competencies targeted by the simulation were of a technical nature, non-technical and behavioral, such as empathy and assessment of health status and socioeconomic weaknesses and affective. Conclusion: in ageing, physiological changes added to multimorbidities those limitate the life of the old person. With this, the simulation provided a better understanding about the aging process, significantly improving the knowledge and behavior of students from various undergraduate health courses.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44719
ISSN: 1981-8963
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