Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46341
Título: Câncer infanto-juvenil: análise do perfil epidemiológico de crianças e adolescentes diagnosticados com leucemia, tratados em centros oncológicos de Natal-RN
Autor(es): Nunes, Antonio Francisco Silva
Orientador: Souza, Dyego Leandro Bezerra de
Palavras-chave: Saúde Pública;Neoplasias;Pediatria;Epidemiologia
Data do documento: 2-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NUNES, Antonio Francisco Silva. Câncer infanto-juvenil: análise do perfil epidemiológico de crianças e adolescentes diagnosticados com leucemia, tratados em centros oncológicos de Natal-RN . 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva), Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
Resumo: Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a casuística de pacientes com leucemia atendidos em hospitais de referência de Natal-RN no período de 2015 à 2017. Metodologia: estudo de corte seccional, de natureza quantitativa. Os dados coletados a partir dos prontuários do Hospital Varela Santiago e da Liga Contra o Câncer, localizados em Natal-RN. A população do estudo foram crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que foram diagnosticados com leucemia durante o período de 2015 a 2017, as características epidemiológicas apresentadas neste estudo, foram descritas por meio da variáveis: sexo, idade ao diagnóstico, risco final, recidiva, raça/cor (Com base na categorização utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), Origem do encaminhamento, tipo de tratamento e Resposta da neoplasia ao primeiro tratamento realizado no hospital. Após a coleta e tabulação, os dados foram consolidados em uma planilha no programa Excel para análise de informações junto ao Software PSPP, versão 1.4.1-g79ad47. Resultados: Foram analisados 94 prontuários, onde foram excluídos 2 por ultrapassarem a faixa etária delimitada. 54 pacientes (58,7%) eram do sexo masculino e 38 (41,3%) eram do sexo feminino. 56,5% dos prontuários não apresentaram a informação raça/cor, todavia os quais constava a informação, houve maior registro de pardos. 77,2% foram casos de LLA e 20,7% LMA. Ocorreram 37 óbitos no recorte temporal analisado. Conclusão: Concluímos que o perfil apresentado nos centros de Natal-RN está em concordância com outros centros da região nordeste. Todavia, a mortalidade apresentada se mostrou alta comparada aos demais hospitais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46341
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANTONIO_FINAL (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso com Ficha Catalográfica506,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons