Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46363
Título: Corpo, memória e território: práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal
Autor(es): Sá, José Walter Almeida
Orientador: Fonseca, Franco Willamy Lima da
Palavras-chave: Ancestralidade Pedagogia.;Ancestry;Corpo;Danças Afro-brasileiras;Teatro - Estudo e ensino;Pedagogia.
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SÁ, José Walter Almeida. Corpo, memória e território : práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal. 2022. 42 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Esta pesquisa é o despertar para o som dos tambores ancestrais, silenciados na formação da Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em um movimento descritivo e reflexivo sobre o reconhecimento de narrativas afetivas e epistemológicas, despertadas através do contato com as danças de matriz afro diaspórica. Diante da experiência de reconectar-se com a ancestralidade e de trabalhar com o corpo na formação em teatro, começo a explorar na dança a potência energética e sua função pré-expressiva na cena, como preparador corporal. Este artigo dialoga sobre práticas arte educativas, centradas nas referências afro-brasileira e nas práticas constituídas por meio das danças negras como pedagogia do corpo no teatro. Como resultado dessas experimentações se desenvolveu uma metodologia voltada para elaboração de oficinas corporais, investigando os desdobramentos que as dança negras podem provocar no sujeito e no cotidiano do ensino de teatro no Brasil.
Abstract: This research is the awakening to the sound of ancestral drums, silenced during the degree at Theater at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In a descriptive and reflective movement on the recognition of affective and epistemological narratives, awakened through the contact rooted with Afro diasporic dances. Faced with the experience of reconnecting with my ancestrality and working with the body in theater training, I begin to explore the energetic power of dance and its pre-expressive role in the scene, as a physical trainer in theatre. This article discusses educational art practices, centered on Afro-Brazilian references and on practices constituted through Afrobeats as a pedagogy of the body in theater. As a result of these experiments, a methodology was developed for the elaboration of body workshops, investigating the consequences that black dance can provoke in the individual and in the daily life of theater teaching in Brazil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46363
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorpoMemoriaTerritorio_Sa_2022.pdfCorpo, memória e território: Práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal.4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.