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Título: Arquitetura da experimentação: o caso dos pavilhões
Autor(es): Lima, Emilly Tavares
Orientador: Valença, Márcio Moraes
Palavras-chave: Arquitetura;Arquitetura experimental;Arquitetura temporária;Exposições;Exposição mundial;Serpentine;Pavilhões
Data do documento: 3-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Emilly Tavares. Arquitetura da experimentação: o caso dos pavilhões. 2022. 370f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Os pavilhões são estruturas, geralmente desenvolvidas para eventos, onde o seu contexto, normalmente, permite a experimentação de novas ideias, podendo servir para o desenvolvimento de novos conceitos para construções mais complexas. Apesar de ser um assunto conhecido, observa-se uma lacuna na literatura especializada, que apresenta abordagens superficiais e generalistas sobre o tema, sendo necessário estudos mais aprofundados sobre o tema. Nessa dissertação, foram adotados dois tipos de evento para análise: a Exposição Mundial e os pavilhões desenvolvidos para o programa de verão anual da galeria Serpentine, sendo contabilizado, ao menos, um pavilhão por cada edição realizada desses eventos, considerando o período de 1851 a 2021. Para isso, inicialmente, é apresentada a ideia do que seja um pavilhão e, posteriormente, são expostos os exemplares mais conhecidos de cada edição da Exposição Mundial e da Serpentine. Em seguida, os objetivos foram estabelecidos, como: (1) revelar as principais características presentes nos pavilhões selecionados quanto: à forma (amórfico, curvo e inflexível), à visibilidade (transparente, fosco e opaco), ao sistema estrutural (formaativa, seção-ativa, superfície-ativa, vetor-ativo, híbrido), ao revestimento externo (alvenaria e concreto, metal, vidro, polímero, madeira e outros) e às cores (monocromático e policromático); e (2) identificar padrões e sugerir classificações mais recorrentes para as categorias elencadas, a fim de sintetizar a produção arquitetônica desse nicho. Para que isso fosse possível, realizouse pesquisa bibliográfica e documental por meio de publicações em livros, artigos, documentários, entrevistas e demais fontes pertinentes. Após o levantamento dos elementos necessários, foram compiladas as informações em um banco de dados, que possibilitou identificar as características predominantes em cada categoria. Embora não tenha sido possível realizar a análise com todos os pavilhões desenvolvidos ao longo de quase 200 anos de evento, por não haver disponibilidade de informações sobre todos, esse estudo permitiu compreender que há uma crescente tendência nos pavilhões mais recentes no apelo da imagem e do sensorial, sendo talvez, a espetacularização dessas estruturas uma das novas formas de inovação e experimentação.
Abstract: The Pavilions are structures usually developed for events, where their context usually allows the experimentation of new ideas, being able to serve for the development of new concepts for more complex constructions. Despite being a known subject, there is a gap in the specialized literature, which presents superficial and generalist approaches, requiring further studies. Therefore, in this thesis, two types of events were adopted for analysis: the World Fair and the pavilions developed for the annual summer program of the Serpentine Gallery, with at least one pavilion being counted for each edition of these events, considering the period from 1851 to 2021. For this, the idea of what is a pavilion is initially presented and then known examples of pavilions of the World Fair and Serpentine are exposed. The objectives established for this study was: (1) revealing the main attributes present in the selected pavilions regarding: the shape (amorphic, curved and inflexible), the visibility (transparent, matte and opaque), the structural system (form-active, section-active, surface-active, vector-active and hybrid), the external cladding (masonry and concrete, metal, glass, polymer, wood and others) and the colors (monochromatic and polychromatic); and (2) identify patterns and suggest more recurrent classifications, in order to synthesize the architectural production of this group. To make this possible, bibliographic and documentary research was used through publications in books, articles, documentaries, interviews and other relevant sources. After finding the necessary elements, the information was compiled into a database, which made it possible to identify the predominant characteristics in each category. Although it was not possible to do the analysis of all the pavilions developed over the nearly 200 years of event, as the information of all of them is not available, this study allowed us to perceive that there is a growing tendency to explore the image and sensorial in the most recent pavilions, and perhaps, the spectacularization of this kind of structure is one of the new forms of innovation and experimentation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47537
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