Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48269
Título: A concepçâo do investimento no curso de ciências contábeis: análise e pesquisa da grade curricular e o conhecimento dos discentes do curso de ciências contábeis do CERES Caicó com relação a mercado financeiro.
Título(s) alternativo(s): The concept of investment in the course of accounting sciences: analysis and research of the curriculum and the knowledge of students of the accounting sciences course at CERES Caicó in relation to the financial market.
Autor(es): Souza, Walclei Eudes de
Orientador: Duda, Edivaldo do Nascimento
Palavras-chave: Investimentos financeiros;Perfil de Investidor;Mercado financeiro
Data do documento: 16-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Walclei Eudes de. A concepção do investimento no curso de Ciências Contábeis: análise e pesquisa da grade curricular e o conhecimento dos discentes do curso de ciências contábeis do CERES Caicó com relação a mercado financeiro. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
Resumo: Este estudo objetivou saber se a atual grade curricular do curso de Ciências Contábeis da UFRN/CERES/Caicó fomenta o interesse dos alunos pela área do mercado financeiro, identificar quantos discentes já investem, o perfil de investidor dos alunos, o interesse dos mesmos sobre o tema investimento e Mercado Financeiro, além da utilização desse conhecimento para analisar investimentos e na tomada dessa decisão. Para atender a este objetivo foi feita uma pesquisa descritiva de natureza básica, com abordagem qualitativa e quantitativa. Sendo assim, na coleta de dados, foi aplicado um questionário online, por meio do Google Forms, com os alunos das cinco turmas do curso. Os principais resultados sugerem que falta no curso uma maior abordagem sobre o assunto, tendo apenas uma matéria optativa, oferecida no final do curso, os alunos do curso possuem baixa familiaridade com quase todos os tipos de investimento, sendo a maioria de perfil conservador, com baixa tolerância a perdas e por isso mantem o pouco dinheiro que sobra parado na poupança.
Abstract: This study aimed to know if the current curriculum of the Accounting Sciences cour-se at UFRN/CERES/Caicó promotes students' interest in the financial market area, identifying how many students already invest, the investor profile of the students, their interest on the theme investment and Financial Market, in addition to the use of this knowledge to analyze investments and in making this decision. To meet this objective, a descriptive research of a basic nature was carried out, with a qualitative and quantitative approach. Thus, in the data collection, an online questionnaire was applied, through Google Forms, with the students of the five classes of the course. The main results suggest that the course lacks a greater approach on the subject, having only one optional subject, offered at the end of the course, the students of the course have low familiarity with almost all types of investment, being the majority of conservative profile, with low tolerance to losses and that's why they keep what little money they have left in savings.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48269
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcaoInvestimentoContabeis_Souza_2022.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons