Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48717
Title: 99Vidas podcast: um estudo de caso e a relação com sua comunidade
Other Titles: 99Vidas podcast: a case study and the relationship with its community
Authors: Zanca, Pablo Almeida
Advisor: Muneiro, Lilian Carla
Keywords: Podcast;Interatividade;Internet;Comunidade;Videogame;Interactivity;Community
Issue Date: 13-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ZANCA, Almeida Pablo. 99Vidas podcast: um estudo de caso e a relação com sua comunidade. 97f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O podcast possui a interatividade como uma das principais características em seu processo midiático e atualmente possui uma enorme variedade de programas agradando todos os gostos, desde os simpatizantes de gastronomia, quanto fãs de videogames. Baseado em emissões sonoras e que utiliza a Internet como meio para seu funcionamento e propagação de mensagens, traz o imaginário do rádio com a voz como articulador e alicerce para a elaboração de imagens e todas as outras possibilidades de participação dos ouvintes, possui relação direta com iPod, pelo surgimento do primeiro serviço de assinatura de podcasts e pode ser consumido a cargo do ouvinte, decidindo como e quando irá ouvi-lo. Além disso, seus consumidores assumem uma participação efetiva em sua produção. Na investigação que apresentamos denota o podcast enquanto ferramenta comunicacional para construção de comunidade a partir de um estudo de caso do programa 99Vidas, o maior podcast sobre videogame do Brasil, diante de tentativas e de estabelecimento de relações de vínculo com seus ouvintes. Metodologicamente realizamos pesquisa bibliográfica com contribuições de autores como Manuel Castells (1999), Pierre Lévy(1999), Melvin De Fleur (1976)e Janet Murray (2003) e Henry Jenkins (2009) trazendo à luz conceitos como ciberespaço, interatividade cultura participativa entre outros. Além disso, uma pesquisa de percepção com a comunidade de assinantes do conteúdo bônus do 99Vidas foi desenvolvida. Diante disso percebe-se o podcast como modelo comunicacional dinâmico, marcado pela participação ativa do público em sua construção.
Abstract: The podcast has interactivity as main characteristic of your media process and these days has a huge variety of shows, pleasing all of it, since sympathizers of gastronomy also videogame fans. Based on sound transmission through Internet in your operation and transmission messages brings the imaginary of radio with voice as propose and foundation to create imagens and all possibilities of listens participation, has directly relationship with the ipod, because his origin as first on demand product of podcast and can be consumed where, when and how the audience desire. Furthermore, the consumers of podcasts assume effectvily participation in production. On presented investigation meaning the podcast as a communication tool of self community construccion, based on a case study of 99Vidas show, the greatest videogame podcast in Brazil, throughout tries to establish bonding relationships with audience. Methodology used on this research was bibliography, with contributions from authors such as Manuel Castells (1999), Pierre Lévy (1999), Melvin De Fleur (1976) and Janet Murray (2003) and Henry Jenkins (2009) bringing to light concepts such as cyberspace, interactivity and participatory culture, among others. Furthermore developed a research and perception research with 99Vidas subscribers community of his bônus content. That said, realized the podcast as a dynamic communication model, featured for active participation of the audience at his construction.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48717
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
99VidasPodcastEstudo_Zanca_2022.pdf6,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons