CCHLA - TCC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33148
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TCC Vestígios de uma nova imagem: a importância da comunicação nas redes sociais na transição do ITEP para Polícia Científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Machado, Bruna Karollyne Macedo; Guimarães, Francisco de Assis DuarteEste artigo investiga a importância da comunicação institucional nas redes sociais na construção de uma nova imagem para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN), no contexto de sua transição simbólica para a identidade de Polícia Científica. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base no método indiciário, e analisa estratégias comunicacionais como projetos educativos, participação em eventos culturais, uso de tendências digitais e gestão de redes sociais. O estudo propõe compreender como tais práticas contribuem para a desestigmatização da instituição, ampliando sua relevância social e consolidando uma imagem pública mais acessível, científica e cidadã.TCC Conectando pessoas e resultados: análise do endomarketing em uma empresa potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Oliveira, Maria Clara Gomes de; Neves, Ronaldo Mendes; Costa, José Zilmar Alves da; Guimarães, Franscisco de Assis DuarteO presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre as práticas de endomarketing em uma organização potiguar do ramo da construção civil. Busca-se analisar de que forma as estratégias de endomarketing podem influenciar positivamente a motivação, o desempenho e a retenção dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. Para essa análise, serão investigadas as práticas atualmente adotadas, com base nas percepções dos colaboradores. A relevância da pesquisa está na integração entre comunicação interna, gestão de pessoas e cultura organizacional, aspectos fundamentais para o sucesso empresarial, especialmente em um setor altamente competitivo e em constante transformação. Metodologicamente, adota-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, com a intenção de contribuir para o aprimoramento das práticas internas e fornecer subsídios que possam ser aplicados por outras empresas do setor. Os resultados apontam que a empresa possui ações que engajam os colaboradores, no entanto, a comunicação interna apresenta falhas que devem ser aprimoradas.TCC Fé, razão e sensibilidade: a igreja como agente de transformação social no contexto da saúde ginecológica das mulheres evangélicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Rocha, Dara Hadrielle da Cunha; Lacerda, Juciano de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; http://lattes.cnpq.br/2814769468174034; Lacerda, Juciano de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Maia, Carlos Kleber; http://lattes.cnpq.br/2542013566046813O estudo investiga a interseção entre fé, comunicação e saúde no contexto da endometriose, identificando o papel da Igreja Evangélica Pentecostal, com ênfase na Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, como agente de transformação social na conscientização e enfrentamento da doença durante o "Março Amarelo". A pesquisa destaca a igreja como um possível espaço estratégico devido à sua capilaridade e à rede de cuidado dedicada às mulheres cristãs, atuando onde muitas vezes o Estado não chega. Propõe-se, portanto, uma campanha de comunicação que integra elementos teológicos, culturais e comunitários, com o objetivo de romper tabus, incentivar o cuidar e autocuidado, engajar lideranças religiosas e ampliar o diálogo sobre saúde ginecológica. Para isso, o estudo fundamentou-se em exemplos internacionais de ações eficazes, como os adotados na Austrália e na França, além da análise bíblica e utilização de estratégias de publicidade social e comunicação em saúde, buscando uma abordagem inovadora e eficaz para o tema.TCC Branding em cena: o Galaxy Z Flip6 e o poder simbólico das Olimpíadas na construção de marca da Samsung(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Andrade, Hugo Gabriel Dantas; Costa, José Zilmar Alves da; Bezerra, Josenildo Soares; Dantas, Ana LuizaEste trabalho investigou a estratégia de comunicação adotada pela Samsung ao lançar o smartphone Galaxy Z Flip6 em paralelo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A pesquisa investigou se a associação de um produto inovador a um megaevento global constitui uma prática de branding que articula performance tecnológica, simbolismo cultural e engajamento emocional. No trabalho foram utilizadas as seguintes vertentes teóricas que comporão o arcabouço conceitual da investigação: branding, com os autores Jean-Noël Kapferer (2008), Clotilde Perez (2004), Kevin Lane Keller (1998), André Luis Gambetta Mafra (2018), Manoel Alexandre Schroeder (2018), Maria Luisa Peón (2003), Alina Wheeler (2012); redação publicitária com o autor João Anzanello Carrascoza (2007, 2015); e por fim marketing esportivo com o autor José Zilmar Alves da Costa (2025). Para tanto, foram empregadas metodologias qualitativas, com base no autor Arilda Schmidt Godoy; netnografia com Robert V. Kozinets; análise narrativa de marca de João Anzanello Carrascoza, para decifrar os elementos ficcionais e simbólicos das peças. Complementou‑se com análise de conteúdo de Bardin para identificar categorias temáticas recorrentes na mensagem. Verificou-se que a iniciativa ultrapassou meros objetivos comerciais ao erguer um cenário simbólico em que tecnologia e princípios olímpicos dialogaram de forma integrada. Esse alinhamento reforçou uma posição específica desejada pela Samsung enquanto marca ao ser associada no contexto cultural das olimpíadas. A pesquisa ampliou as reflexões acadêmicas sobre branding em eventos de grande porte e forneceu subsídios para investigações futuras em comunicação de marca.TCC Estratégias de integração institucional: fortalecimento do relacionamento coletivo por meio da comunicação interna.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Meireles, Cybelle Clymenne Suassuna de Freitas.; Silva, Sádja Waleska da.; Neves, Ronaldo MendesEste trabalho analisa o papel da comunicação interna e da capacitação no fortalecimento do relacionamento entre membros de uma organização. Por meio da metodologia de estudo de caso realizada durante uma capacitação presencial em abril de 2025, voltada para a equipe de comunicação, foram observados impactos positivos na troca de informações e no alinhamento entre setores. A capacitação incluiu atividades práticas para melhorar a comunicação interna, organização de conteúdos e uso estratégico das redes sociais. Os resultados indicam que a capacitação fortaleceu os vínculos entre os membros, aumentou o engajamento comunitário e tornou a comunicação mais clara e alinhada aos valores institucionais. O estudo destaca a importância do compartilhamento eficiente de conhecimento para promover um ambiente colaborativo e o sentimento de pertencimento.TCC Ações afirmativas do Bahia e a percepção dos seus torcedores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Emanuele da Rocha Venâncio; Chacel, Marcela da Costa Cunha; http://lattes.cnpq.br/1252310737351015; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3B2BBBE686EF1E9BED8705B149C4B0DD#; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Tavares, Mônica Xavier; http://lattes.cnpq.br/2937406271794256O artigo analisa a construção da imagem do Esporte Clube Bahia junto aos seus torcedores através da adesão a ações afirmativas da marca. A pesquisa utiliza a metodologia de auditoria de imagem, com coleta qualitativa por meio de entrevistas de profundidade para avaliar a percepção dos torcedores. A fundamentação teórica se apoia em autores como Costa (1993), Malagrino (2011), Kotler (1993) e Da Matta (1982), articulando identidade de marca, imagem institucional e marketing esportivo ao papel do futebol como fenômeno social e cultural. A investigação evidencia que, desde a criação do Núcleo de Ações Afirmativas em 2018, o Bahia promove campanhas que valorizam e dão voz a minorias sociais, reforçando sua identidade como clube democrático e popular. Através das entrevistas, os torcedores mostram que, embora o posicionamento social do clube não seja o fator determinante para a decisão de torcer pelo time, ele fortalece significativamente a relação afetiva, gerando orgulho, pertencimento e fidelização entre os torcedores. Assim, percebe-se que a gestão da imagem do Bahia, orientada por princípios de inclusão e representatividade, influencia positivamente na recepção da marca e na consolidação de sua base de torcedores.TCC Tashi, Adidas e o jogo da imagem : o product placement como estratégia narrativa em Challengers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Lyra, Juliana Maria Silva de; Chacel, Marcela Costa da Cunha; http://lattes.cnpq.br/1252310737351015; http://lattes.cnpq.br/3626206494326463; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Oliveira, Raquel AssunçãoEste artigo analisa como a marca Adidas, por meio do product placement, contribui para a construção da personagem Tashi Duncan no filme Challengers (2024). A pesquisa parte do cenário atual da publicidade, marcado pela crise de atenção e pela busca por estratégias menos invasivas, para discutir como a inserção de marcas pode fortalecer a narrativa. Utilizando o estudo de caso como método, o estudo identifica e interpreta cenas em que a Adidas aparece de forma integrada ao figurino, cenários e objetos. Os resultados mostram que a presença da marca reforça a verossimilhança da história e associa a Adidas a valores como excelência, protagonismo e autenticidade. Dados de tendências de busca no Google e aumento no interesse por aulas de tênis após o lançamento do filme indicam a efetividade simbólica e comercial dessa estratégia.TCC A marca em festa: publicidade de eventos institucionais para promover a imagem de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Lima, João Vitor Estevam de; Neves, Ronaldo Mendes; Carrtore, Luis Roberto Rossi Del; Nobre, Luis Fernando Dal PianEste trabalho propõe uma análise sobre as estratégias de comunicação publicitária adotadas para promover Natal-RN como destino de eventos institucionais, considerando a publicidade como ferramenta central na construção de sua marca territorial. A pesquisa adota um recorte qualitativo e exploratório, reunindo referências teóricas sobre comunicação institucional, publicidade, promoção de eventos e gestão de marcas. O estudo contemplou tanto uma revisão de literatura, quanto uma análise documental de campanhas promovidas pela Prefeitura do Natal Foram feitos recortes dos eventos do Carnaval, São João e Natal em Natal. Os resultados indicam que ações comunicacionais alinhadas à identidade cultural de Natal têm o potencial de fortalecer a imagem da cidade, gerar valor simbólico e posicioná-la de forma mais competitiva no setor turístico, contribuindo para seu desenvolvimento econômico.TCC O público das telenovelas do streaming: estudo exploratório sobre os telespectadores de Beleza Fatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Lira, Ana Roberta Maia; Moura, Thainá Trindade de; Chacel, Marcela Costa da CunhaEste trabalho investiga o comportamento dos telespectadores de telenovelas no contexto das plataformas de streaming, com foco na obra Beleza Fatal, lançada em 2025 pela Max. A pesquisa parte da premissa de que a telenovela, mesmo em ambiente digital, mantém suas estruturas narrativas e seu valor simbólico na cultura brasileira. Por meio de entrevistas em profundidade com oito telespectadores, buscou-se compreender como o público percebe e consome telenovelas fora da grade televisiva. Os resultados indicam que há uma atualização no modo de consumo, com maior flexibilidade de horários e liberdade temática, sem perda da essência dramática e do envolvimento afetivo. As redes sociais também se mostraram centrais na descoberta da obra e na construção de engajamento, evidenciando um novo ecossistema de consumo e circulação do gênero narrativoTCC Publicidade nos streamings: a performance algorítmica da Netflix para espaço de anúncio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Fernandes, Felipe Augusto de Lima; Santos, Rodrigo Parron; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Chacel, Marcela Costa da CunhaO presente artigo tem como objetivo analisar a performance algorítmica da Netflix e como isso influencia na forma de ver a plataforma como um espaço de mídia. O trabalho busca entender se tal performance aliada a uma diversidade no formato de anúncios coloca o streaming como a principal plataforma digital de assinatura para anunciar. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, especificamente, revisão bibliográfica, levando em consideração reportagens, artigos e anúncios publicitários à luz dos conceitos de Kotler (2021), Michael Porter (1986) e André Lemos (2020).TCC A influência do discurso midiático no desempenho de adesão ao programa Camisa 7 : uma análise de discurso do Botafogo Futebol e Regatas (2023)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Pereira, Mauro de Macedo; Santos, Rodrigo Parron; Neves, Ronaldo Mendes; Costa, José Zilmar Alves daO presente trabalho investiga como o discurso midiático influencia o engajamento simbólico e institucional da torcida do Botafogo de Futebol e Regatas, analisando a relação entre o teor das notícias do portal Globo Esporte (positivas, negativas ou neutras) e a variação mensal de adesões ao programa de sócio-torcedor “Camisa 7” durante a temporada de 2023. A partir de uma fundamentação teórica ancorada na Análise do Discurso, na Teoria da Agenda-Setting e na Teoria da Recepção, a pesquisa adota uma abordagem documental e interpretativa, revelando que os picos de adesão ocorrem em momentos de narrativa midiática favorável, enquanto as retrações coincidem com períodos de crise ou cobertura crítica. Os resultados demonstram que a mídia não apenas reflete o desempenho esportivo, mas também molda simbolicamente o ambiente que influencia as decisões da torcida, contribuindo assim para os estudos em comunicação institucional e marketing esportivo.TCC Bianca Andrade e as estratégias de marca: a evolução da Boca Rosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Santos, Ynara Bruno de Oliveira; Chacel, Marcela Costa da CunhaO presente artigo analisa a influenciadora e empresária Bianca Andrade e sua marca de maquiagem Boca Rosa, a partir das estratégias de branding empregadas até o rebranding da marca em 2024. Trata-se de um estudo de caso que tem como a netnografia como instrumento para a coleta de dados a fim de refletir sobre como a marca Boca Rosa atua e quais são as estratégias mais recorrentes, bem como observar como os consumidores são entendidos pela marca. Dentre os resultados, é interessante perceber a junção de estratégias de buzz marketing e de storytelling utilizadas pela marca e especialmente a autenticidade de Bianca Andrade no branding. Isso sem falar da preocupação com as demandas dos consumidores e do respeito diante de falhas e erros da marca, gerando credibilidade em relação à marca.TCC Co-branding e internacionalização: a parceria entre Havaianas e Gigi Hadid como estratégia de posicionamento global da marca brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Martins, Thais Mayanny Lima; Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Trindade, Ana Carolina Reis de Moraes; Costa, Jose Zilma Alves daEste trabalho analisa a estratégia de co-branding entre a marca brasileira Havaianas e a modelo internacional Gigi Hadid, explorando os impactos simbólicos, comunicacionais e estratégicos dessa colaboração para o posicionamento global da marca. O estudo investiga de que forma colaborações estratégicas como essa contribuem para o fortalecimento do posicionamento de marcas brasileiras no exterior, equilibrando autenticidade cultural e apelo global por meio do uso eficaz do co-branding. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo das peças publicitárias da campanha e na netnografia, além de revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos em co-branding, branding internacional e consumo simbólico, como Aaker (2007), Blackett e Russell (1999). O estudo ressalta a importância das colaborações estratégicas no contexto do branding contemporâneo, destacando a convergência entre propósito, identidade e engajamento. Também enfatiza a relevância de preservar a autenticidade cultural no processo de internacionalização, valorizando os atributos simbólicos que definem a brasilidade. Os resultados indicam que a Havaianas, ao combinar sua essência nacional com parcerias globais, demonstra como o co-branding pode funcionar como uma ferramenta eficaz para ampliar o reconhecimento internacional da marca.TCC Moda e representação social: a estratégia da fila com Mano Brown(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) GALVÃO JUNIOR, Alexsandro; SOUSA, Dyanne Ozelita dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Oliveira, Raquel Assunção; http://lattes.cnpq.br/8213296308094058; Silva, Dilma Cléa Barbosa GomesO presente trabalho tem como objetivo analisar a estratégia de comunicação da marca esportiva FILA em parceria com o rapper Mano Brown, investigando como essa colaboração é articulada em termos de identidade cultural e representação social. A Fila, originalmente uma marca de esportes fundada nos Alpes italianos com mais de 110 anos de história, passou a ser um ícone do streetwear nas periferias brasileiras, se conectando com a cultura urbana. A pesquisa busca compreender como essa transição da Fila de uma marca esportiva tradicional para um símbolo cultural nas periferias foi construída, especialmente o uso da imagem e do discurso do Mano Brown, uma figura de grande influência no cenário musical e social na campanha. A análise é fundamentada em autores como Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman, Lívia Barbosa e Colin Campbell, que oferecem uma base teórica sobre consumo, identidade cultural, simbolismo e a relação entre a moda e a sociedade. O estudo propõe-se a entender como essa parceria fortalece a conexão emocional da marca com esse novo público-alvo, especialmente com os jovens das periferias, e como ela reflete a transformação da Fila em um ícone cultural além do esporte.TCC Entre o discurso e a prática: estratégias e fragilidades no caso Tania Bulhões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Constâncio, Arthur Gabriel Ferreira; Chacel, Marcela Costa da Cunha; https://lattes.cnpq.br/5113315830199052; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Medeiros, Caio Peixoto Targino deEste trabalho analisa a atuação comunicacional da marca Tania Bulhões diante da crise de imagem enfrentada no início de 2025, a partir da repercussão negativa de um vídeo divulgado nas redes sociais que questionava a exclusividade de suas porcelanas. Para tanto, discute-se a construção simbólica da marca sob a perspectiva do branding e da comunicação institucional, articulando aspectos como discurso, prática e percepção pública. O embasamento teórico fundamenta-se na compreensão da marca como um sistema relacional, simbólico e discursivo, construído em constante interação com os públicos e atravessado por dimensões culturais, comunicacionais e mercadológicas. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com base na análise de pronunciamentos oficiais, matérias jornalísticas, publicações em redes sociais e documentos disponíveis ao público. Os resultados apontam que a condução reativa da crise, marcada pela exclusão de postagens, transferências de responsabilidade e falta de coerência discursiva, comprometeu a credibilidade da marca e evidenciou a importância de estratégias de branding que articulem narrativa, conduta e relação pública.TCC Minimalismo como estratégia de rebranding: uma análise reflexiva sobre o redesign de marcas automotivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Dolglas Lima e; Ferreira, Daevylly Palomma Pereira da Silva; Nobre, Luiz Fernando Dal PianO presente artigo investiga a presença da estética minimalista nas estratégias de rebranding adotadas por marcas do setor automotivo, com foco nos casos da Jaguar e da Peugeot. A pesquisa, de natureza bibliográfica e com análise semiótica baseada em Martine Joly que segue uma semiótica peirciana, busca compreender de que maneira essa tendência tem influenciado os processos de atualização das identidades visuais. Os resultados apontam para potenciais benefícios quando o minimalismo é aplicado de forma estratégica, especialmente em contextos de modernização e adaptação digital. Contudo, também são observados riscos quando há desalinhamento entre a proposta estética e os valores da marca. Nesse sentido, o estudo propõe reflexões sobre os limites e as possibilidades do minimalismo como ferramenta de reposicionamento visual.TCC Ultraprocessados e publicidade enganosa: o caso da linha Zoorea da marca Mãe Terra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Cecília Aranha Valle; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Carratore, Luis Roberto Rossi DelEste artigo tem como objetivo analisar a comunicação promovida pela linha Zooreta, da Mãe Terra, em consonância com os princípios normativos da comunicação. O artigo cita referências bibliográficas e dados que evidenciam os efeitos negativos do consumo excessivo de ultraprocessados, numa perspectiva trazida também por dados do crescimento desses produtos alimentícios nos hábitos alimentares brasileiros. Metodologicamente, o trabalho utilizou de amparo a pesquisa descritiva para o estudo de caso, analisando as alegações de saudabilidade e sustentabilidade trazidas no caso de denúncia divulgada no Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), ligado ao Instituto de Defesa de Consumidores (Idec). Também foi trazida a urgência de se implementar um sistema eficaz de regulamentação mercadológica a partir da classificação NOVA de alimentos pelas autoridades fiscais, buscando a proteção da saúde pública e do meio ambiente para se ter um Desenvolvimento Sustentável. As análises demonstraram que as estratégias comunicativas no rótulo estimulam o consumo e compra do produto de forma enganosa e abusiva por serem alegações incompatíveis com um ultraprocessado.TCC O maximalismo brasileiro como estética decolonial: reafirmação cultural através da publicidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Araújo, Gilmario Carlos Marcelino de; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; http://lattes.cnpq.br/2792755187563234; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Chacel, Marcela Costa da Cunha; http://lattes.cnpq.br/1252310737351015Este trabalho investiga o maximalismo brasileiro como uma estética decolonial e sua aplicação na publicidade, com foco na marca Farm Rio. Argumenta-se que essa estética, caracterizada pelo excesso visual, transcende a mera escolha estilística para se configurar como um instrumento político de resistência à colonialidade do poder e do saber. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina revisão bibliográfica com um estudo de caso da parceria Farm Rio e mulheres Yawanawá, analisada semioticamente com base em Martine Joly (2012). Verificou-se que o maximalismo brasileiro, ao valorizar elementos da cultura brasileira, não apenas diferencia a marca, mas também promove a descolonização do imaginário, revalorizando saberes historicamente marginalizados. O estudo demonstra o potencial da publicidade como agente de transformação cultural e social.TCC O impacto da psicologia das cores na construção da identidade visual de academias de Muay Thai em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Nascimento, Geovanna; Pian, Luiz Fernando DalEste trabalho tem como objetivo analisar como as cores são utilizadas na identidade visual da academia de Muay Thai Team Silva, em Natal-RN, e de que forma influenciam a percepção dos alunos. A pesquisa parte da compreensão de que as cores possuem papel estratégico na construção da imagem e no fortalecimento de marcas, sobretudo no segmento esportivo, onde aspectos simbólicos, emocionais e culturais são fundamentais. O estudo fundamenta-se nas obras de Eva Heller (2013) e Luciana Martha Silveira (2015), que oferecem bases teóricas da psicologia das cores e da teoria da cor. A metodologia adotada foi de caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando um questionário aplicado aos alunos da academia Team Silva como objeto de pesquisa, além de uma entrevista com o proprietário para aprofundar a análise da identidade visual. Os resultados indicaram que a paleta cromática predominante da academia, composta por preto e branco, é percebida pelo público como representativa dos valores do Muay Thai, como força, disciplina e tradição. Como contribuição, este trabalho propôs diretrizes estratégicas e orientações práticas que podem ser consideradas em um possível processo de renovação, visando aperfeiçoar ainda mais a comunicação visual da marca, mantendo sua essência, seus valores culturais e fortalecendo seu posicionamento no mercado local.TCC A estética kitsch como estratégia comunicativa da influenciadora Livia Nunes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-10-11) Silva, Thays Ingrid Gomes da.; Muneiro, Lilian Carla; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750897T7&tokenCaptchar=03AFcWeA6xlh6dCV4lwYR3ApiluMjb7kTo-ARgTF2XEV3fn7rwKYtWtxAD_m_rg_qhrCD1JQNmWKOR89S64DgA74tz3BCB-O0kLiTAH2pbqhkAgHus9hlDrWT25snC2IZ3grQoDX13iA2NIQ_OHGwGztSwVZvJqIv5lZNdMTMBWPvb9JzFBb6N3AFxfwdyBEI4dtCz-XUUV9qj4m917Kigk9ivlxPHJH1ziXv0kcgPufoYbxdId5aSMDCQo0Ly40hmagIQV7GikTghPRfXjc8xi0fL0N-SKlxwBe1L-MYUPh9qEYWO6X4IYxHDj1fZtIlyeb4mbg3xA6oRKfg-c4eAlOrQHqQXr5sky3qohKmVrEPrU5N7fH7F9buhM-i0wtToDJqX_mHC3MzgeLvE4OYgEHHv12vKyn3rU6qGVgQneGo73M0UzKPbk8BJrObKvopXFF02Q1UsWXLOu_1I4ImEvj07OsPQnlJRMNJgy7Q5atHPsXWm34H5dh8wwL-xzkmjfaxXDwQkqoJe4s9aowRh4vjwtZcc4b4jxwltMMLVXdqE0hM4dpGd3Lf1fcaXy_e3L8HxFhAEX-4O2GoC4mIhOTUrUsqiM_9t0VPfc74BYddw8GTYgdRbEd4WoDasFjTEp3F-tkaIQZbcbaBiyR7AqBpjfs7CmxYzP6Mb0gpNi-zoYCXx8cyUXjArX7PRqBgTxN7k7fjDEJs3jMWz2GnTgve8hDiO9JAhj_AgtYkNH9ZS9H8i7UTTps9iV_4W-wibTZiM15mgJbMxvJo939-LDRmHnrIrXtRCFZqqEIbUmbcKLHPiMqU3ksKBvcImSnOKkDKfeWmlhVIPLxdRa82zkv_D_vhzhqbfLviyOPH6Cv984cZA59TArjaGyaZREZyz0hwwI0ta_xpSqhMmdfbUagMiW-0hGGa3JdSCXiJWz9bV7JEm3DP6BHGCCI1nXEMi_u9fAfwWBlmrvPQsRpYP30ElGuSMjy8OMTORUBeBvGET0CvEL4urb2A; 0009-0000-8594-1392; https://lattes.cnpq.br/; Pian, Luiz Fernando dal; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237857H5&tokenCaptchar=03AFcWeA4tpzhi_Hl9CnWavpoN7BbnBB1eyat8rGVTwI_F1CTgDocHVeQbWYOORTWkUBRjsPqWfZ6dGu59pvxWL1Bl9gClZpIh9iX9KPAQZlQ6e5qi-4fYKKm0XUMPiA0VGDIigt9o662wnkCr_udSWGD19_9X0YMcRl_P12S7zLLBB1WvfOod-nJL52ENa06zrSEYbbMmItUBW_oOt9z2CBNlaAjT1OwpaFxxztI-m57jsJ0q7Nc5t5lt-QTJWbQP7h68RVGJN3MkZmCgcNxoaFbNZYVzfcpq7My4Ij8JGiP38-2JjjR3tlOZlKUBtaTHb7vzEHAHaw6-FIxURmKoJff7o1EceZedURYMSxD_jJjtmw8MJf9VqRoROD0bE3uBj_w3HM7CTe0EygrePhRzZuMP4-Y_pftT5TTOzQiwuMMHIFnkrty6T4gab-86_0j9UwyRAJg-MtKk6ybwOtJIXu4lfZ0H5nJk9S0VspJucalKOBXUlddrzKK9SAluX_LtFPj4F9ZHDK4akXZ9MjQPQpeaxetXDILO3WM8QNGQ3PcxUESpxFaBDurjomU82zJ06mcuszzpmXd92kl9kIWJWSnaztdCF1Xm9P7LyANrijUAOA9dePiNvcGW8u4-c36m3rC-83dy_hSwe0aK78h05ArTnVWBvNS4K0mZLvgjGaNdI8TBcJIPZT4KnUr_S7hldARn8nDA4hA0zIaOrH6VXKmYkk1S9KvClgptpxUTFBz0c1C_j4f_Y09kLHR5BLqRgTec-x49hQlx7t9OcMfdL2l79QabtZ2zzhecbuqOPkKTaR6Rf85ahu60Txax4fE67CA2Dnvi2AiqhC6agwlwhOiP02IpObxTbYLIgO09zIRaXYVKJWLNzdXuIkMiLDXxe_kCE4phgAfQKvKPv8VxDFDjXXCrhKaayXRAe5FrbmtZ7tkO3n0X3DAh5Di8w4nwU_WK3xiwOfIHgzxtXpsiKtaeJ9tlLC_6tLTLw_FhDdcJ9g7yzZAsa7Y; Lacerda, Juciano de Sousa; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778871P1&tokenCaptchar=03AFcWeA6WP2krIokWJamacX5l6mmi6y1juH3a1wpQ-ByYdgJSP-hTpaKREnDifdsCFn93bXZoDcA6z6EGcIG1IC55OOTXnjKh9mCe97OfhGlt0TI_tyYrIy4YgKchZfFjYL8oOQTYPcPZdLl0araTp_bpy6SGsswra03XnGQdcdE3upVMwnGf-lV8TqS3F5c-nZo0ioJwH52TJgerE7ZxX5hrfVhiL7bhuZrQgRS-GkLirJXfcaPADtmFtjacLWXi4NdcLd2ALNQ5rLkYKUGQMOXvMlGMlbe946hM6Ql4FvyDDk8P_0ZFRgVQ4yD1blI4JkMf_u6xMNuFADDTPp3oG-AM8IzZu8OCXzsQXpmmAjk5mjMboOmNbxDJMeRK-NgV9I5ZBIqt8SPYtOuZE6poM2PShh7gWqF70J2tD49CfK0dx4f7LH1WJoisNCO8pK1q_C03QGJENEuZM6syE5dtZAG-9HN_rlSsUe91PWwlcnqmgi9oOEKNrXs9Bl-2RFAPfikzuYkXd8OCgKF5c-gjJrPv0bOUSCT9BqDWYVwZr8Et39D8CQMUH9vTTqGL4V0_jb5rWzWQt-eis0n3d6ndVjDw3dqgnuFdbqn8Fkx_duHnbGAvk7CY_gvCr5owl0hvhQC8oA6ZLL7teY2IOXKwY37dP4SpksBqwPpQZYfMgbJ4uxhSNQ9-5-GdEEoa-hnpFlQTytM_YAs2BVaROzIxKlkosF68UnKMHU0wbPcljYO3ng59L-l4nCf3shrqyksDmKaZT_NkBjMyrC5LAsNCMgz9NDrzfnfBDVHMIzWhfWslufPvAIIR7Rg8HHlDRrgeW17xkbGCpW3vkbb1p8D5bi6BLCcClf5DK5xDsbbrRnE7AAaSNA116ZJT6zsuIefJsCRDdm8oU8goqbnMRdRnAMNgPgPm5dCC1IFTTmePKjr5_7c90PWAjbiFG6b__JL5QH9MpV9rtlASI7IDDJ432yoT4wMHgxNQSnjybn-qEEdoY7VIJNecQKMEste artigo apresenta reflexão sobre a estética kitsch a partir dos estudos de Abraham Moles, e sua presença nas redes sociais. A pesquisa utiliza como objeto de estudo postagens da influenciadora digital Lívia Nunes, observando como elementos característicos do kitsch, ao serem incorporados em suas produções visuais se tornaram estratégia de comunicabilidade. Por meio da análise semiótica, alicerçado por Martine Joly, o trabalho decodifica signos plásticos e figurativos presentes nas imagens selecionadas que atuam na construção de uma identidade estética emocionalmente apelativa. A pesquisa evidencia que o kitsch, historicamente associado ao mau gosto e à estética popular, é ressignificado no ambiente digital como ferramenta de engajamento, distinção e consumo simbólico.