Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52124
Title: | Residência multiprofissional em saúde materno-infantil: um olhar sobre a formação em saúde no Seridó Potiguar |
Other Titles: | Multiprofessional residence in maternal and child health: a look at health training in Seridó Potiguar. |
Authors: | Lima, Isabelle Cristina Custódio |
Advisor: | Guerra, Eliana Costa |
Keywords: | Residências Multiprofissionais em Saúde;Materno-Infantil;Formação em Saúde;Ensino em Serviço;Multiprofessional Health Residencies;Mother and Child;Teaching in Service |
Issue Date: | 27-Feb-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | LIMA, Isabelle Cristina Custódio. Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil: um olhar sobre a formação em saúde no Seridó Potiguar. Orientadora: Eliana Costa Guerra. 2023. 78 f. Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Multicampi de Ciências Médicas, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, Caicó, RN, 2023. |
Portuguese Abstract: | As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) constituem-se como uma proposta de formação em saúde, articulando as práticas e os campos teóricos, propondo transformar as práticas em ações norteadas pela reflexão da realidade e pelos princípios do Sistema Único de Saúde, contribui para redimensionar o cotidiano dos serviços de saúde e dos seus profissionais. Dessa maneira, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar o processo de formação em saúde na percepção de ensino-serviço do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil no Seridó Potiguar (PRMSMI). O motivo que nos levou a fazer este estudo foi compreender a inserção, as contribuições e os desafios da implementação e execução do PRMSMI mediante integração ensino-serviço, onde se buscou contribuir com as produções de conhecimento da categoria profissional, bem como, trazer reflexões e questionamentos acerca da formação e do trabalho das RMS. Trata-se de uma pesquisa, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e analítico, dividida em três etapas: na primeira etapa buscou-se discorrer sobre o processo histórico da Política de Atenção Materno-Infantil no Brasil, apontando alguns avanços, desafios e possibilidades, bem como caracterizar a rede de Saúde Materno-Infantil do Seridó Potiguar. Na segunda, foi configurado o processo sócio-histórico das Residências Multiprofissionais de Saúde no Brasil, ressaltando as particularidades da interiorização dos programas de residências multiprofissionais no Rio Grande do Norte. Na terceira e última etapa, analisou-se a interação ensino-serviço, como estratégia na formação em saúde para o Seridó Potiguar, conhecendo a estrutura e funcionamento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, assim como problematizando os limites e possibilidades do processo de formação em saúde destes residentes. Para isto, foram realizadas análises documentais e pesquisa bibliográfica e por meio de aplicação de entrevista semiestruturada, tendo uma amostra de sete residentes, divididos entre egressos e residentes. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo. A pesquisa pautou-se ainda no método do materialismo histórico-dialético. Os dados produzidos nos permitiram perceber que a interação ensino-serviço na formação dos residentes do PRMSMI como um processo que há uma série de desafios a serem superados, a exemplos de: a fragilidade do eixo teórico, a prevalência do eixo prático sob o teórico, a falta de preceptores dos diferentes núcleos nos serviços do serviço, o caráter Multicampi, entre outros. Contudo, ao mesmo tempo, os residentes contribuem, significativamente, para os serviços de saúde, bem como na qualidade e humanização da assistência e na atenção aos usuários em decorrência das suas ações integradoras que desenvolvem na saúde materno-infantil no Seridó Potiguar. |
Abstract: | The Multidisciplinary Residencies in Health, constituted as a health training proposal articulating practices and theoretical fields, as well as proposing to transform practices into actions guided by the reflection of reality and by the principles of the Unified Health System, contribute to resizing the routine of services and health professionals. Thus, the main objective of this research is to understand the process of health education in the perception of teaching-service of the Multidisciplinary Residency Program in Maternal and Child Health in Seridó Potiguar. The reason that led us to carry out this study was to understand the insertion, contributions and challenges of the implementation and execution of the RMSMI through teaching-service integration, in which we sought to contribute to the production of knowledge of the professional category, as well as to bring reflections and questions about the training and work of multiprofessional residency programs. It is a research, with a qualitative approach, of an exploratory and analytical nature, divided into three stages: the first stage was intended to characterize the evolution of the Maternal and Child Health Policy in Brazil, as well as to characterize the Cegonha Network in Rio Grande do Norte, pointing out the particularities of the Seridó Potiguar. In the second stage, an attempt was made to apprehend the socio-historical process of Multiprofessional Health Residencies in Brazil, reflecting on the internalization of multiprofessional residency programs in Rio Grande do Norte. In the third and final stage, analyze the teaching-service interaction as a strategy in health training for Seridó Potiguar, knowing the structure and functioning of the Multidisciplinary Residency Program in Maternal and Child Health, as well as identifying the limits and possibilities of the training process of residents in Seridó Potiguar. For this, document analyzes and bibliographical research were carried out and through the application of semi-structured interviews, with a sample of eight residents, divided between graduates and residents. The data were treated through a content analysis. The research was also based on the method of the historical-dialectical materialist. The data produced allowed us to perceive that the teaching-service interaction in the training of PRMSMI residents as a process that has a series of challenges to be overcome, for example: the fragility of the theoretical axis, the prevalence of the practical axis over the theoretical, the lack of preceptors from the different nuclei in the service's services, the Multicampi character, among others. However, at the same time, residents contribute significantly to health services, as well as to the quality and humanization of care and attention to users as a result of their integrative actions that they develop in maternal and child health in Seridó Potiguar. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52124 |
Appears in Collections: | EMCM - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Materno-Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MATERNO INFANTIL_LIMA_2023.pdf Restricted Access Until 2025-02-27 | 655,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License