Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52206
Título: Noções de verdade na estética arquitetônica: o caso de José Marianno Filho e o neocolonial brasileiro
Título(s) alternativo(s): Notions of truth in architectural aesthetics: the case of José Marianno Filho and the Brazilian neocolonial
Autor(es): Onofre, Carlos Eduardo Lins
Orientador: Dantas, George Alexandre Ferreira
Palavras-chave: Estética arquitetônica;Verdade estética;Arquitetura neocolonial brasileira;José Marianno Filho
Data do documento: 11-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Noções de verdade na estética arquitetônica: o caso de José Marianno Filho e o neocolonial brasileiro. Orientador: George Alexandre Ferreira Dantas. 2022. 245f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Relações entre verdade e beleza são objetos de discussões no campo estético desde a antiguidade. Na arquitetura, o diálogo entre essas duas dimensões é marcado por diversas abordagens, que podem ser enfatizadas em seus aspectos materiais ou intangíveis. O contexto da arquitetura neocolonial no Brasil é fértil para o aprofundamento dessas questões, porque, como movimento, foi fortemente fundamentado em ideias e inquietações sobre identidade nacional, tendo o crítico José Marianno Filho como uma das figuras mais proeminentes na elaboração e propagação de seu discurso, especialmente entre as décadas de 1920 e 1930. O objetivo do trabalho é discutir, através do discurso de José Marianno Filho sobre as questões culturais e artísticas brasileiras no contexto do movimento neocolonial, como noções de verdade podem ser elaboradas na construção de juízos estéticos na arquitetura. Foi analisada uma amostra de textos sob autoria de Marianno Filho publicados em periódicos brasileiros do início do século XX, e corroborou-se a hipótese que noções de verdade e autenticidade ocupam uma posição central nos argumentos que o crítico mobiliza em seu discurso sobre o neocolonial como eixo de uma prática arquitetônica que se pretendesse brasileira; esses argumentos repetem padrões preexistentes na história geral do pensamento estético, e privilegiam dimensões intangíveis da arquitetura.
Abstract: Relations between truth and beauty have been discussed in the aesthetic field since antiquity. In architecture, the dialogue between these two dimensions is marked by different approaches, which can be emphasized in their material or intangible aspects. The context of neocolonial architecture in Brazil is fertile for deepening these issues, because, as a movement, it was strongly based on ideas and concerns about national identity, with critic José Marianno Filho as one of the most prominent figures in the elaboration and circulation of its discourse, especially between the 1920s and 1930s. The objective of this study is to discuss, through Marianno Filho's discourse on Brazilian cultural and artistic issues, within the neocolonial movement’s framework, how notions of truth can be elaborated in forming aesthetic judgments about architecture. A sample of texts authored by Marianno Filho published in Brazilian periodicals from the beginning of the 20th century was analyzed, which corroborated the hypothesis that notions of truth and authenticity take a fundamental position in arguments brought by the critic in his discourse on the neocolonial movement as a means to achieve a purposefully Brazilian architectural practice; these arguments repeat preexisting patterns from the general history of aesthetics, and privilege intangible dimensions of architecture.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52206
Aparece nas coleções:PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nocoesverdadeestetica_Onofre_2022.pdf6,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.