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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53297
Title: | Percepção ambiental de estudantes de graduação de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte |
Authors: | Ferreira, Clélia Regina Lima |
Advisor: | Nunes, Shirlle Katia da Silva |
Keywords: | Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Impactos Ambientais;Environmental Perception. Environmental Education. Environmental Impacts |
Issue Date: | 3-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | FERREIRA, Clélia Regina Lima. Percepção ambiental de estudantes de graduação de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte. Orientadora: Shirlle Kátia da Silva Nunes. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2023. |
Portuguese Abstract: | No setor agrícola, os profissionais utilizam recursos disponíveis no meio ambiente para desenvolver atividades variadas. Todavia, práticas incorretas de manejo podem resultar no esgotamento desses recursos. Através da percepção ambiental, da educação ambiental e da sustentabilidade, os indivíduos atuantes nas ciências agrárias compreendem sua responsabilidade em relação ao espaço e averiguam alternativas que minimizem os impactos causados ao meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar o perfil da percepção ambiental de estudantes dos cursos de graduação da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente dos graduandos em Engenharia Agronômica (Agronomia), Engenharia Florestal e Zootecnia quanto aos impactos ambientais provocados pela execução das atividades pessoais e laborais diárias. Para isso, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa para a coleta de dados, um procedimento de pesquisa tipo Survey (levantamento) e um questionário com perguntas previamente formuladas para obter respostas cujo teor indicasse a percepção ambiental dos entrevistados. Assim, os resultados apontam que os respondentes pouco participam de ações educativas promovidas pela universidade ou por outras instituições, o que pode estar relacionado à falta de estímulo e de projetos voltados à área ambiental, e que, mesmo inseridos em um contexto acadêmico favorável à sensibilização ambiental, a maioria considera possuir pouco conhecimento sobre a área ambiental, além disso, suas ações não apresentam consonância com práticas e valores de consumo sustentáveis. Entende-se, portanto, que este estudo pode contribuir para a elaboração de um programa de Educação Ambiental que auxilie no processo de conscientização ambiental discente na instituição. |
Abstract: | Within the agricultural sector, some of the professionals would make use of resources which are available in the environment to develop a variety of activities. It is known, however, that some incorrect practices may result into unproductiveness and even the depletion of these so called resources. Throughout Environmental Perception as well as Environmental Education and sustainability, agriculture scientists are well aware of their responsibility as to the space area; also, they awake environmental concern and are able to investigate alternatives that would minimize the adverse impacts on the environment. Therefore, this work aims to outline the profile of undergraduate students of the Agricultural School of Jundiaí (EAJ) of Universidade Federal do Rio Grande do Norte about environmental perception, specifically of undergraduates in Agronomic Engineering (Agronomy), Forest Engineering and Zootechnics, in order to sensitize the academic community in regards to the environmental impacts caused by the execution of daily personal and laboral activities. To do so, a quantitative approach study has been carried out for data collection, using a survey-type researching procedure and also a questionnaire with previously formulated questions, in order to obtain answers whose content indicated the environmental perception of the interviewed individuals. Results have indicated that the interviewees do not participate in educational activities whether these activities were promoted by the university or even other institutions, which might be directly linked to the lack of encouragement and projects focused on the environmental studies. It was also observed that, even being inserted in an academic context which is favorable to the awakening of an ecological conscience, most of the students participating in the study, consider themselves to have little knowledge about the environmental studies, besides that, their actions would not be in accordance with sustainable consumption practices or values. Thus, it is understood that this study can contribute to help elaborating an Environmental Education program which assists the process of environmental awareness among students of the institution. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53297 |
Appears in Collections: | EAJ - TCC - Engenharia Agronômica |
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