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Title: Competências socioemocionais na formação técnica e superior da saúde: uma revisão integrativa de literatura
Other Titles: Socio-emotional skills in technical and higher healthcare training: an integrative literature review
Authors: Pereira, Yago Jefferson Bezerra
Advisor: Machado, Flávia Christiane de Azevedo
Keywords: Saúde - Ensino;Formação acadêmica;Capacitação de recursos humanos em Saúde;Habilidades sociais;Inteligência emocional;Instituições de ensino superior
Issue Date: 21-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Yago Jefferson Bezerra. Competências socioemocionais na formação técnica e superior da saúde: uma revisão integrativa da literatura. Orientadora: Flávia Christiane de Azevedo Machado. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Portuguese Abstract: As competências socioemocionais são cada vez mais requeridas ao processo construtivo do profissional, possibilitando que o seu saber, fazer, ser e conviver, estejam alinhados às necessidades do mercado e da sociedade. Assim, este estudo tem por objetivo identificar o panorama geral das competências socioemocionais no ensino superior e/ou técnico do Brasil. Para tanto, configura-se em uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados LILACS E SCIELO Brasil, no período de setembro de 2023 à maio de 2024. A seleção das referências incluídas foi subsidiada pelo checklist PRISMA. A estratégia de busca “Competências socioemocionais” foi aplicada em ambas as bases, possibilitando a seleção de oito referências para extração de dados após aplicação dos filtros. Esses estudos permitiram identificar que: as competências socioemocionais têm sido parcamente trabalhadas no processo formativo das instituições de ensino superior e técnico; essas competências influenciam no desenvolvimento da personalidade no processo de ensino-aprendizagem, assim como, as universidades devem alinhar os projetos pedagógicos para contemplar essas competências, repensar estratégias pedagógicas, viabilizar atividades de educação permanente aos docentes e disseminar projetos de apoio aos estudantes que enfatizem tais competências, que são essenciais ao indivíduo no contexto laboral e pessoal. As estratégias de coping, as soft skills e as competências socioemocionais são trabalhadas e desenvolvidas durante o período de ensino infantil, fundamental e médio, entretanto, no ensino superior essas habilidades não apresentam uma continuidade. Assim, percebe-se um amplo cenário de estudos a serem desenvolvidos no tocante às competências socioemocionais no ensino técnico e superior.
Abstract: Socio-emotional skills are increasingly required in the professional's constructive process, enabling their knowledge, doing, being and coexistence to be aligned with the needs of the market and society. Therefore, this study aims to identify the general panorama of socio-emotional skills in higher and/or technical education in Brazil. To this end, it takes the form of an integrative literature review carried out in the LILACS and SCIELO Brasil databases, in the period from September 2023 until May 2024. The selection of included references was supported by the PRISMA checklist. The search strategy “Socio-emotional skills” was applied in both bases, enabling the selection of eight references for data extraction after applying the filters. These studies made it possible to identify that: socio-emotional skills have been poorly addressed in the training process of higher and technical education institutions; These competencies influence the development of personality in the teaching-learning process, as well as universities must align pedagogical projects to contemplate these competencies, rethink pedagogical strategies, enable permanent education activities for teachers and disseminate support projects for students that emphasize these skills, which are essential to the individual in the work and personal context. Coping strategies, soft skills and socio-emotional skills are worked on and developed during childhood, primary and secondary education, however, in higher education these skills do not present continuity. Thus, we can see a broad scenario of studies to be developed regarding socio-emotional skills in technical and higher education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58720
Appears in Collections:CCS - TCC - Saúde Coletiva

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