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Título: Periferia (ins)urgente: da segregação socioespacial ao direito à cidade no morro de Mãe Luiza
Autor(es): Andrade, Sarah de Andrade e
Orientador: Nascimento, José Clewton do
Palavras-chave: Planejamento urbano;Mãe Luiza;Insurgência;Direito à cidade
Data do documento: 10-Jun-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANDRADE, Sarah de Andrade e. Periferia (ins)urgente: da segregação socioespacial ao direito à cidade no morro de Mãe Luiza. Orientador: Dr. José Clewton do Nascimento. 2024. 366f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: O trabalho aqui apresentado desenvolve uma reflexão sobre as relações dialéticas entre apropriação e dominação no contexto da produção capitalista do espaço e, para tanto, observa o caso do bairro de Mãe Luiza, em Natal, no Rio Grande do Norte. Tendo como pressuposto o caráter insurgente das práticas socioespaciais que se dão em seu território, buscamos desvelá-las para compreender seu papel na superação das condições de vida impostas pela segregação. Ocupando inicialmente áreas lindeiras à praia; realizandomutirões e campanhas de pavimentação de vias, desratização e construção habitacional; viabilizando financiamento, construção e gestão compartilhada de equipamentos de uso coletivo: a organização ao redor da permanência e a problematização das principais carências do bairro, bem como a articulação social para saná-las, insere Mãe Luiza em um contexto de lutas e conquistas que são importante marco na produção do espaço periférico da capital potiguar. Seu percurso histórico aponta a ampliação da “agenda da sobrevivência” e evidencia a “agenda da cidadania” como horizonte emancipador, nos fazendo questionar, o que há ali de específico para a compreensão de como os grupos sociais insurgem na busca por transformar as condições materiais e imateriais da vida cotidiana. Apoiadas pelas reflexões do filósofo francês Henri Lefebvre, ratificamos a hipótese de que os processos simultâneos e contraditórios de apropriação e dominação do espaço, resultantes e resultado das práticas socioespaciais que se dão no bairro, caminham para construção de um “espaço diferencial” (Lefebvre, 2013[1974]) sendo aquele que expressa a conquista do direito às diferenças, às resistências e às pluralidades, a partir das quais se enfatizam as possibilidades de transformação social. Esta caminhada, apesar de mirar a concretização do urbano utópico-lefebvriano, permanece imersa nas amarras do possível, caracterizando o elo dialético entre a lógica abstrata e diferencial: o “espaço da resistência” (Coelho-de-Souza, 2015b). Lançando mão das estratégias metodológicas consideradas exitosas por nosso autor de referência, a tese se estrutura ao redor do método regressivo-progressivo, a partir do qual lançamos um olhar inicialmente descritivo e curioso da insurgência no bairro, retornando aos momentos que contribuem para sua conformação e voltando ao presente para tecer as costuras que permitem entender suas especificidades. Utilizamos ainda, procedimentos e técnicas da pesquisa qualitativa, como as entrevistas semiestruturadas apoiadas no diálogo entre os métodos Paroles d’habitants (Lefebvre, 1970; Haumont, 2001; Raymond, 2011) e Entrevista Compreensiva (Kauffman, 2013). Com uma investigação que dá ênfase e privilégio à análise do vivido, destacamos o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição como protagonista do cenário de conquistas e empoderamento deste núcleo periférico urbano, contribuindo para ratificar a dimensão do uso e da apropriação na produção do espaço urbano e a consequente retomada e ampliação do encontro, do lúdico, da obra e do direito à cidade.
Abstract: This work develops a reflection on the dialectical relations between appropriation and domination in the context of the capitalist production of space and, to this end, looks at the case of the Mãe Luiza neighborhood in Natal, Rio Grande do Norte. Based on the assumption of the insurgent nature of the socio-spatial practices that take place in its territory, we sought to unveil them in order to understand their role in overcoming the living conditions imposed by segregation. Initially occupying areas next to the beach; carrying out joint efforts and campaigns to pave roads, de-ratification and build housing; making possible the financing, construction and shared management of facilities for collective use: the organization around permanence and the problematization of the main needs of the neighborhood, as well as the social articulation to remedy them, inserts Mãe Luiza into a context of struggles and conquests that are an important milestone in the production of the peripheral space of Natal. Its historical trajectory points to the expansion of the "survival agenda" and highlights the "citizenship agenda" as an emancipatory horizon, making us question what is specific about it for understanding how social groups emerge in the quest to transform the material and immaterial conditions of everyday life. In response, supported by the reflections of the French philosopher Henri Lefebvre, we ratify the hypothesis that the simultaneous and contradictory processes of appropriation and domination of space, resulting from and as a result of the socio-spatial practices that take place in the neighborhood, are moving towards the construction of a "differential space" (Lefebvre, 2013[1974]), being one that expresses the conquest of the right to differences, resistance and pluralities, from which the possibilities of social transformation are emphasized. This journey, despite aiming for the realization of the lefebvrian-utopian urban, remains immersed in the bonds of the possible, characterizing the dialectical link between abstract and differential logic: the "space of resistance" (Coelho-de-Souza, 2015b). Using the methodological strategies considered successful by our author of reference, the thesis is structured around the regressiveprogressive method, from which we take an initially descriptive and curious look at the insurgency in the neighborhood, returning to the moments that contribute to its formation and returning to the present to weave the seams that allow us to understand its specificities. We also used qualitative research procedures and techniques, such as semi-structured interviews based on the dialog between the Paroles d'habitants (Lefebvre, 1970; Haumont, 2001; Raymond, 2011) and Comprehensive Interview (Kauffman, 2013) methods. With an investigation that emphasizes and privileges the analysis of what is lived, we highlight the Nossa Senhora da Conceição Socio-Pastoral Center as the protagonist of the scenario of conquests and empowerment of this urban peripheral nucleus, contributing to ratifying the dimension of use and appropriation in the production of urban space and the consequent resumption and expansion of the encounter, the playful, the work and the right to the city.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/59804
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