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Título: Liderança e desempenho empresarial da hotelaria moçambicana
Título(s) alternativo(s): Leadership and business performance in the Mozambican hotel industry
Autor(es): Gove Júnior, João Bata
Orientador: Medeiros, Carlos Alberto Freire
Palavras-chave: Liderança;Desempenho empresarial;Hotelaria moçambicana
Data do documento: 7-Jun-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOVE JÚNIOR, João Bata. Liderança e desempenho empresarial da hotelaria moçambicana. Orientador: Dr. Carlos Alberto Freire Medeiros. 2024. 169f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: O presente estudo, de caráter descritivo e de abordagem quantitativa, buscou identificar a relação entre a liderança e o desempenho empresarial da hotelaria moçambicana. Para a realização da pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um sobre liderança contendo 28 indicadores, respondido por funcionários sem cargo de direção ou chefia, adaptado do instrumento Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) 6S Form desenvolvido por Bass e Avolio (2004); e, um sobre desempenho hoteleiro adaptado do desenvolvido por Medeiros (2003), contendo 26 indicadores, dentre eles: taxa de ocupação, diária média, duração média de estadia, desempenho geral e sobre a qualidade dos serviços prestados, este respondido pelos gestores. Os dados foram analisados através da aplicação das técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Foi realizado levantamento de dados através de questionários a 124 funcionários de diversas áreas operacionais e a 23 gestores de hotéis, nas três principais cidades moçambicanas, Maputo, Beira e Nampula. Como principais resultados encontrados, foram identificadas sete dimensões latentes de liderança, com variância total explicada de 79,7%. Também foi encontrada uma relação causal mostrando que duas dimensões latentes da liderança explicam (R2) 28,7% do desempenho empresarial dos hotéis pesquisados, a dimensão gestão por excepção influencia negativamente o desempenho hoteleiro (β = -0,38), e a dimensão influência idealizada (carisma) influencia positivamente o desempenho hoteleiro (β = 0,36). Conclui-se que o estilo de liderança predominante na hotelaria moçambicana é a liderança carismática (influência idealizada), explicada em 41,6%, e que os estilos de liderança influenciam no desempenho empresarial da hotelaria moçambicana.
Abstract: The present study, of a descriptive nature and quantitative approach, sought to identify the relationship between leadership and business performance in the Mozambican hotel industry. To carry out the research, two instruments were used, one on leadership containing 28 indicators, answered by employees without management or leadership positions, adapted from the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) 6S Form instrument developed by Bass and Avolio (2004); and, one on hotel performance adapted from that developed by Medeiros (2003), containing 26 indicators, among them: occupancy rate, average daily rate, average length of stay, general performance and quality of services provided, this answered by managers. The data were analyzed through the application of statistical techniques of factor analysis, correlation analysis and multiple regression analysis. Data collection was carried out through questionnaires to 124 employees from different operational areas and 23 hotel managers, in the three main Mozambican cities, Maputo, Beira and Nampula. The main results found were seven latent dimensions of leadership, with a total explained variance of 79.7%. A causal relationship was also found, showing that two latent dimensions of leadership explain (R2 ) 28.7% of the business performance of the hotels surveyed, the management by exception dimension negatively influences hotel performance (β = -0.38), and the influence dimension idealization (charisma) positively influences hotel performance (β = 0.36). It is concluded that the predominant leadership style in the Mozambican hotel industry is charismatic leadership (idealized influence), explained in 41.6%, and that leadership styles influence the business performance of the Mozambican hotel industry.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60942
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