PPGT - Doutorado em Turismo

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  • Tese
    Território como recurso e como abrigo: urbanização turística, conflitos e resistência territorial no litoral do Nordeste brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-14) Costa, Wagner Fernandes; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; http://lattes.cnpq.br/4606530449881824; http://lattes.cnpq.br/3664588124180349; Pereira, Alexandre Queiroz; Todesco, Carolina; Marin, Ramon Garcia; Lima, Renata Mayara Moreira de
    O interesse sobre as áreas litorâneas cresce à medida que as práticas de lazer e turismo se consolidam como fontes de socialização e de reprodução capitalista. Concomitantemente, a ordem econômica neoliberal e da globalização aceleram a circulação do capital entre circuitos da economia e territórios marginais do mercado global. A combinação dessas situações resulta na ocupação da Zona Costeira para atender as necessidades de veranistas, visitantes e rentistas, convertendo esses espaços em recursos destinados à acumulação financeira. A inserção desse mercado, seus agentes e seus processos, entretanto, desencadeia conflitos com atores que não estão alinhados a tais atividades. Nesse momento, evidencia-se uma outra conotação do território, posto como o abrigo de formas próprias de existência. Com esse contexto, a pesquisa tem o objetivo de investigar os processos de resistência desenvolvidos pelas comunidades afetadas por conflitos territoriais motivados pela espacialização da atividade turística em municípios litorâneos da região Nordeste. Trata-se de uma investigação qualitativa, cuja coleta de dados envolveu observação não participante e entrevistas em comunidades nas cidades de Maceió, Fortaleza, João Pessoa e Natal, além de documentos de diversas fontes (teses e dissertações, processos judiciais, relatórios de governo, entre outras). Os dados apontam uma concentração de conflitos na região Nordeste, cujos interesses de atores hegemônicos da produção do espaço – o setor imobiliário e o Estado – impõem processos de desterritorialização sobre comunidades litorâneas. Além disso, verifica-se que a lógica dos investimentos públicos e privados no litoral nordestino expressa uma tríade relacional – incentivos públicos, desempenho turístico e atuação imobiliária – que reforça o estímulo à urbanização turística, concentrada em municípios com melhores desempenhos nessa atividade, acentuando o desenvolvimento desigual dos lugares e a valorização dos territórios situados à beira-mar. Tomando como amostra quatro comunidades, identifica-se que a resistência aos processos de desterritorialização passa por seis dimensões, definidas a partir da ação-objeto em que foram operadas, a saber: política, urbanística, jurisdicional, ambiental, cultural e econômica. Se, por um lado, as possibilidades e as limitações das medidas desenvolvidas estão dialeticamente relacionadas com a capacidade criativa de contornar a violência do ato ofensivo, expressando o jogo de forças que se impõe aos territórios, por outro, fica evidente que as comunidades que obtêm conquistas mais significativas em seus conflitos são as que densificam a articulação entre diferentes dimensões. Diante disso, conclui-se que promover ações diversificadas e integradas entre as variadas dimensões mostra-se como efetiva estratégia de reterritorialização e expressa a natureza do que pode ser chamada de resistência territorial.
  • Tese
    Maturidade digital de negócios turísticos: proposição de modelo de medição da transformação digital no turismo, a partir do setor de meios de hospedagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Albuquerque, Thyago Velozo de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; https://orcid.org/0000-0002-0810-6163; http://lattes.cnpq.br/2866172910709129; Ivars-Baidal, Josep Antoni; Biz, Alexandre Augusto; Soares, André Luiz Vieira; Chagas, Márcio Marreiro das
    Os avanços tecnológicos das últimas décadas têm transformado profundamente o comportamento social e os mercados, incluindo o setor de hospitalidade e turismo. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem remodelado a gestão operacional e estratégica das empresas, impulsionando a transformação digital. Nesse contexto, diversas pesquisas e modelos buscam mensurar o nível de adoção tecnológica nos negócios. No entanto, apesar das iniciativas existentes sobre maturidade digital em diferentes setores, ainda não há um modelo acadêmico específico para o turismo que considere suas particularidades. A carência de estudos sobre transformação digital no turismo e a importância crescente dessa temática evidenciam a necessidade de um modelo que avalie a maturidade digital dos negócios turísticos, especialmente nos meios de hospedagem. Deste modo, põe-se em questão como mensurar a transformação digital nos negócios turísticos de meios de hospedagens? Diante desse cenário, esta tese tem como objetivo desenvolver um modelo de medição da maturidade digital para negócios turísticos, com foco no setor de meios de hospedagem. A pesquisa se fundamenta na corrente epistemológica positivista, com abordagem dedutiva e métodos qualitativos de caráter exploratório-descritivo. Para isso, adota a revisão sistemática da literatura, a Grounded Theory e o Método Delphi Adaptado, com a participação de especialistas e recorte temporal transversal. Como principal resultado, propõe-se o Modelo de Maturidade Digital de Negócios Turísticos (MMDTur), estruturado em três dimensões: Gestão orientada ao digital, Processos e Tecnologias, e Marketing e Clientes. O modelo visa compreender o nível de digitalização dos negócios turísticos, abrangendo desde a gestão e otimização de processos operacionais até o uso de tecnologias para aprimorar a experiência dos hóspedes e o relacionamento com clientes. Além de preencher lacunas acadêmicas e mercadológicas, o MMDTur permite que empresas do setor avaliem seu grau de maturidade digital e compreendam os desafios, oportunidades e estratégias para aprimorar sua digitalização. Assim, propõe-se a criação do Índice de Maturidade Digital (IMDtur), indicador que avalia a implementação das dimensões e subdimensões do modelo e classifica a organização em cinco níveis de maturidade digital: (I) Embrionário Digital; (II) Iniciante Digital; (III) Aprendiz Digital; (IV) Especialista Digital; e (V) Líder Digital. Este modelo de maturidade digital proporciona uma ferramenta prática para empresas do turismo avaliarem sua evolução na transformação digital, e identificarem estratégias para alcançar níveis mais avançados de digitalização. O MMDTur contribui tanto para o avanço acadêmico na literatura no Turismo, quanto para o desenvolvimento competitivo das empresas turísticas.
  • Tese
    Qualidade percebida no turismo de bem-estar: proposta do modelo SERVESTAR
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-19) Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/3366873537781490; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Almeida, Juliana Vieira de; Batista, Saulo Gomes
    O turismo de bem-estar tem se consolidado como um segmento em crescimento no setor turístico global, impulsionado pela crescente demanda por experiências que promovam saúde, relaxamento e qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo propor um modelo de qualidade percebida para o turismo de bem-estar. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva e exploratória, estruturada em três fases. Na primeira fase, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre turismo de bem-estar e qualidade dos serviços, analisando artigos publicados entre 1987 e 2023 na base de dados Web of Science (WoS). A seleção seguiu o protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), resultando na validação de 90 artigos empíricos. A segunda fase combinou múltiplas estratégias de investigação. Inicialmente, um estudo piloto foi conduzido com consumidores de 14 SPAs no estado do Rio Grande do Norte (RN), utilizando dados de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU). Em seguida, a pesquisa contemplou um estudo longitudinal, considerando trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora entre 2013 e 2024, além de entrevistas com 19 profissionais da área, incluindo esteticistas, massoterapeutas e terapeutas holísticos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), com suporte do software Iramuteq (versão 0.7 Alpha). O roteiro de entrevista semiestruturado incorporou uma vinheta de pesquisa (Hoelz & Bataglia, 2015; Ornellas et al., 2023; Bezerra & Coelho, 2023) e foi desenvolvido com base em cinco dimensões: elemento humano, qualidade dos serviços, qualidade percebida, satisfação do cliente e lealdade (Parasuraman et al., 1985; Cronin & Taylor, 1992; Conde, Mazaira & Costa, 2013; Mondo, 2014; Chi et al., 2020). Na terceira fase, os dados coletados foram interpretados e sistematizados, resultando na consolidação do modelo de qualidade percebida proposto. O modelo conceitual SERVESTAR estrutura-se em quatro aspectos principais: (1) Inputs, relacionados às motivações para a realização dos serviços de bem-estar; (2) Atributos da Qualidade Percebida, que avaliam os critérios do serviço; (3) Experiência do Cliente, abrangendo fatores contextuais e individuais que influenciam a percepção do serviço; e (4) Outputs, representando os resultados percebidos após a utilização do serviço. Adicionalmente, foram desenvolvidos três instrumentos de avaliação: o SERVSPA, para estabelecimentos de bem-estar; o SERVSPA-Home, para atendimentos domiciliares; e o SERVYOGA, direcionado a terapeutas de yoga e meditação. A hipótese de que a qualidade percebida nos serviços de bem-estar está relacionada à competência dos profissionais, à infraestrutura e à hospitalidade foi explorada ao longo do estudo, sendo reforçada pelos relatos e percepções dos participantes, que evidenciam a centralidade do elemento humano na experiência turística. Esses resultados reforçam a importância de investir na qualificação e valorização dos profissionais do setor. Conclui-se que a hospitalidade emerge como um elemento transversal no contexto do turismo de bem-estar, ao integrar atributos humanos, como acolhimento, empatia e escuta ativa, a condições estruturais, como a adequação e a modernização dos espaços. Além disso, evidenciou-se a relevância dos resultados obtidos com o serviço prestado, os quais mantêm uma relação com a atuação do profissional de bem-estar e impactam diretamente no retorno do cliente e em sua disposição para recomendar o serviço.
  • Tese
    O campo turístico a partir da zona histórica e portuária de Natal (RN): concepção, disputa dos capitais e transformação dos habitus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-24) Silva Júnior, Francisco Xavier da; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-2577-0963; http://lattes.cnpq.br/5962022090895829; Todesco, Carolina; Taveira, Marcelo da Silva; Ferreira Júnior, Amarildo; Figueiredo, Silvio José de Lima
    Diversas transformações sociais impactaram nas zonas históricas e portuárias em diferentes contextos históricos. Com o avanço da modernidade e espraiamento das cidades para novas centralidades, essas áreas passaram por um processo de esvaziamento de serviços, moradores e vivências. Desde a implementação das agendas de políticas neoliberais no Brasil, esses espaços fundacionais das cidades litorâneas tornaram-se alvos de intervenções públicas e privadas com o intuito de reativação e comercialização de suas paisagens, por vezes considerando o uso turístico. Assim, a tese tem como objetivo compreender a constituição do campo turístico da zona histórica e portuária de Natal, estado do Rio Grande do Norte, sob o mote da reconfiguração do espaço para o uso turístico destas áreas, considerando que os agentes no campo estabelecido competem por um acúmulo de capital específico e podem direcionar e influenciar a percepção de desenvolvimento turístico, particularmente no que tange à implementação de estratégias que posicionem o turismo como vetor para a reconfiguração. A pesquisa se assenta na teoria do campo, capital e habitus de Bourdieu como norteador dos procedimentos teórico e metodológicos, a considerar: i) levantamento bibliográfico de artigos, teses, dissertações e livros do recorte teórico da pesquisa; ii) delimitação do universo de pesquisa compreendendo agentes públicos, privados, turistas e sociedade; iii) construção do instrumento de pesquisa e realização de entrevista semiestruturada e aberta; iv) coleta de dados secundários através de documentos, atas, relatórios de gestão, boletins e informações oficiais das instituições vinculadas ao campo. Identificou-se que o campo turístico esteve estruturado a partir do processo de dominação do uso turístico para outras zonas da cidade, deflagrando agentes dominantes que monopolizam o fazer turístico e agentes dominados que encontraram formas de resistir a ausência do turismo na zona histórica e portuária. No campo, os capitais disputados (econômico, cultural, social e turístico) foram acumulados em processos de diferenciação, onde os agentes dominantes – maiores detentores de capital possuíram o controle do processo decisório do uso turístico, e os agentes dominados concentrando um menor valor de capital, resistiram buscando manifestar outras formas de mobilizar a zona a partir de suas vivências fragilizadas na disputa. Apesar das narrativas dos agentes dominantes revelarem uma preocupação com o estado de desvalia da zona histórica e portuária, seus habitus intencionaram a manutenção do abandono, gerando um contraste entre a internalização de subjetividades na zona de práticas e a exteriorização de subjetividades na zona de disputas, impondo ao campo turístico uma estrutura lógica de comportamento estruturada a partir de suas narrativas. Esse contexto gerou um processo natural de distinção entre os sujeitos, sinalizando que as dinâmicas de poder e desigualdade organizaram o campo turístico. A ausência de uma gestão integrada e participativa agrava ainda mais essas distorções, evidenciando a necessidade urgente de um planejamento mais inclusivo que valorize as contribuições de todos os agentes. A naturalização das diferenças entre os agentes na zona histórica e portuária de Natal apresentou desigualdades estruturais e incorporou as disputas simbólicas que moldam o campo turístico. Para superar essas barreiras, é essencial promover uma redistribuição mais equitativa dos capitais, provocando uma revolução simbólica dos dominados para o centro campo e estimulando o diálogo entre os diferentes agentes para a valorização das possibilidades de novas práticas turísticas.
  • Tese
    Turismo e trabalho: informalidade, precarização e organização dos trabalhadores que atuam nos passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Serra, Monique de Oliveira; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Paula, Ângela Teberga de; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/3978370593618696; Coutinho, Ana Catarina Alves; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Rezende Filho, Mozart Fazito; Meliani, Paulo Fernando
    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, patrimônio natural da humanidade, tem se demonstrado um forte indutor de turismo para o estado do Maranhão, atraindo a atenção do poder público, do empresariado e de visitantes. Contribui para a geração de emprego e renda de modo indireto ou direto, sobretudo para os que atuam no referido parque, acompanhando os turistas, quer sejam os guias de turismo, condutores de visitantes, condutores de veículos e pilotos das embarcações náuticas, que costumam se organizar por meio de associações e cooperativas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo central compreender as estratégias de organização dos profissionais que atuam nos passeios no PNLM, diante da informalidade e precarização do trabalho no turismo. Para tanto, utiliza-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, documental, o estudo de campo com abordagem qualitativa, observação in loco, aplicação de entrevistas semiestruturadas aliadas à técnica de trajetória de vida, junto aos presidentes das associações e cooperativas e aos trabalhadores de passeios, buscando compreender suas condições de trabalho e se de algum modo caminham em direção a um turismo menos predatório. A análise dos dados é realizada a partir da análise de conteúdo. O estudo revelou que o trabalho desses sujeitos é precário e residual, em razão de ser informal e sazonal, porém, ações vêm sendo desenvolvidas na tentativa de amenizar essa precariedade. Esta tese contribui para o avanço de pesquisas com base em trabalhadores que atuam em parque nacionais, por meio da escuta desses sujeitos que sobrevivem do turismo.
  • Tese
    Turismo e gestão de crise em áreas costeiras: uma análise a partir da articulação dos atores locais do destino de Pipa, Tibau do Sul/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Fonseca, Itamara Lúcia da; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; https://orcid.org/0000-0002-9682-2716; http://lattes.cnpq.br/5729671932630585; Cândido, Gesinaldo Ataíde; Sonaglio, Kerlei Eniele; Brumatti, Paula Normandia Moreira; Marques Júnior, Sérgio
    Crises são elementos intrínsecos aos ambientes globais relacionados à vida em sociedade, que a cada dia se tornam mais intensos e notáveis. Possuindo caráter plural, transfronteiriço e natureza interdisciplinar, essas se expressam no turismo por meio de acontecimentos e situações críticas, que ameaçam e redefinem a lógica dinâmica dos destinos, impondo aos diferentes atores envolvidos, a tarefa de assumir posicionamentos e estratégias que considerem a atuação social e política focada em processos específicos de gestão. Baseando-se em tais aspectos, e à luz de teorias que tratam a complexidade das crises, esta tese se concentrou em compreender como se articulam os atores envolvidos no contexto do turismo diante do desenvolvimento e ocorrência de crises. Tendo como universo de investigação o destino turístico de Pipa, Tibau do Sul (RN), e vertente de análise o campo socioambiental, a abordagem metodológica da pesquisa se pautou no seguinte conjunto de métodos de natureza qualitativa: 1) Revisão bibliográfica (técnica Proknowc); 2) Pesquisa de dados secundários (levantamento de notícias sobre o contexto turístico e ambiental, tendo como recorte temporal o período de 2000 a 2023, aplicado também na etapa 3); 3) Pesquisa documental (políticas públicas locais, projetos e iniciativas sociais); e 4) Entrevistas semiestruturadas e em profundidade (focadas em quatro grupos distintos de participantes, isto é, residentes, poder público local, setor privado e terceiro setor). A análise das informações obtidas, partiu da análise de conteúdo, onde foram utilizados os softwares Atlas Ti (versão 23 e 24) e Gephi (versão 0.10), bem como a análise do tipo descritiva. Os resultados da pesquisa, evidenciaram os seguintes cenários interligados: Pipa tem perdido sua essência e identidade original, de modo que a gestão do destino é deficitária em relação ao seu crescimento. Existe uma forte incompreensão da complexidade dos problemas locais, aspecto que reforça a exploração contínua e desmedida do espaço, secundarizando as necessidades do destino e seus atores. A gênese das crises locais, possui correlação direta com seu processo histórico, sendo identificados 12 tipos de crises internas tanto de natureza gradual como repentina. A articulação/colaboração entre os grupos investigados, ainda é significativamente limitada, expondo fragilidades de governança turística em contextos de crise. Por fim, constatou-se que apesar de haver ações pontuais de base preventiva, a forma como o destino lida com crises no turismo, constitui uma abordagem consideravelmente reativa, sendo apresentado como produto da tese, um modelo de classificação de crises turísticas, como ferramenta que pode auxiliar o desenvolvimento de processos de gestão de crise no destino de Pipa.
  • Tese
    Desafios da gestão do turismo em centros históricos: o papel dos agentes sociais na governança do Centro Histórico de Olinda/PE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-25) Nascimento, Isabella Ludimilla Barbosa do; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/3829999080550643; Oliveira, Almir Félix Batista de; https://orcid.org/0000-0002-8570-9179; http://lattes.cnpq.br/6348825553522569; Dantas, Andrea Virginia Sousa; García, Fernando Almeida; Figueiredo, Silvio José de Lima
    No contexto de um turismo que pode ser simultaneamente benéfico e prejudicial, o centro histórico de Olinda enfrenta o desafio de gerenciar seu patrimônio cultural e promover o seu desenvolvimento através da atividade turística. Visto que esse cenário destaca agentes diversos que estão no centro das deliberações e tomada de decisão nessa dinâmica, a governança desse centro histórico torna-se fundamental para coordenar os esforços entre essas entidades e interesses. Desse modo, este estudo propõe-se a investigar como os agentes envolvidos articulam ações e estratégias que visam conciliar preservação e turismo. Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral da pesquisa analisar a dinâmica da governança do centro histórico de Olinda considerando o uso turístico do seu patrimônio e as consequências e resultados decorrentes dessas articulações. Quanto a sua metodologia, a pesquisa caracterizase como descritiva e explicativa, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado a técnica da análise de conteúdo através do estabelecimento das categorias: planejamento estratégico; participação e inclusão; cooperação e coordenação; capacidade institucional; implementação e avaliação das ações deliberadas; e usos e efeitos do turismo, que sistematizaram a análise dos resultados. Para identificar a estrutura social desse contexto foi utilizado a perspectiva teórica metodológica de Bourdieu (1996; 2000; 2009; 2010), através dos seus conceitos de campo e habitus. Como principais resultados foi constatado que o Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda (CPSHO) atua como protagonista na gestão do seu centro histórico. Contudo, esse conselho funciona com diversas limitações, o qual foi assinalado que não existe um plano de trabalho delimitado ou processo de planejamento e execução sistemáticos, retratando uma fragilidade na sua gestão e uma falta de eficiência nas ações deliberadas em prol do turismo e da preservação no centro histórico de Olinda. Ademais, foi constatado que não há integração direta entre os setores de preservação e turismo, resultando em uma fragmentação das ações e políticas implementadas. Foi identificado que os agentes dominantes e mais influentes dessa estrutura são os agentes de preservação e os agentes locais, todavia, a depender do capital em disputa esses agentes se comportam como aliados ou antagonistas. Essa realidade indica que apesar da integração de diversos agentes através do seu conselho e uma participação comunitária atuante, a sua estrutura de governança é inconsistente e ineficaz com grandes dificuldades em traduzir as problemáticas identificadas e as suas deliberações em uma execução prática e resultados efetivos.
  • Tese
    Atributos de competitividade para destinos turísticos aplicados á Unidade de Conservação: proposição de framework para análise e orientação estratégica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Munguambe, Maria Albertina Pinto Rodrigues; Mazaro, Rosana Mara; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; http://lattes.cnpq.br/2329688209145737; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Marques Júnior, Sérgio; Cardoso, Lucília Maria Ferreira Alves; Azevedo, Hélsio Amiro Motany de Albuquerque
    Embora a competitividade de destinos turísticos tenha ganhado protagonismo entre os temas que compõem as agendas de acadêmicos e governantes nas ultimas décadas, gerando a proposição de robustos modelos de referência e contribuindo para sua definição e delimitação teórica, quando transportados para o campo da aplicação a diferentes contextos, ou, a de um atrativo turístico especifico, como é o caso UCs, requerem a adequação de seus critérios e atributos às especificidades do atrativo em si mesmo. A fim de contribuir com esta adequação, esta pesquisa propõe uma estrutura de referência para análise da competitividade de UC enquanto atrativos turísticos, capaz de captar, tanto atributos condicionantes da competitividade já consolidados para destinos, quanto aqueles que possam traduzir o contexto e as especificidades do atrativo turístico na UC. A pesquisa é conduzida usando uma metodologia qualitativa em duas etapas: a primeira foi dedicada ao “trabalho de gabinete” para análise e compilação de modelos já consolidados na temática, a partir da qual foi construído o framework conceitual dos atributos de competitividade aplicados a UC proposta na tese, constituído de 4 dimensões 13 atributos e 24 indicadores. Na segunda etapa é a validação da framework pela aplicação em 3 UCs em Moçambique caracterizando o estudo multi-caso. As técnicas utilizadas foram análise documental, compilação de dados de fontes secundárias, pesquisa de campo, por meio de visitas presencial para levantamento de dados in loco, entrevistas com gestores, legisladores e outros atores das UCs. A leitura e interpretação dos dados foram feitas com base em técnicas como análise de conteúdo, pela interpretação de dados primários e secundários extraídos do levantamento, estudos de casos individual - Màgoé, Gorongosa e Limpopo, em Moçambique, África. Os resultados permitiram extrair algumas conclusões a respeito da temática e contexto das condições competitivas e de sustentabilidade das UCs estudadas. A fremework se mostrou adequada na preposição de atributos que contribuíram para aferir a competitividade turísticas das UCs e que reflitam as premissas da sustentabilidade e as especificidade e complexidade das UCs, permite avaliar a evolução da situação das UCs no atendimento dos atributos, comparação entre si e individual, frente a critérios internacionais de competitividade de destinos, mapear a diferença de situações ou realidades nas UCs analisadas quanto a capacidade de competitividade turística bem como revelar o potencial e trajetórias rumo a posições competitivas mais robustas em termos de competitividade do destino, sendo neste contexto constatado o Parque da Gorongosa com uma situação competitividade forte, o Parque de Limpopo situação competitiva mais vulnerável e finalmente o Parque Màgoé mais afastado dos critérios ou menos competitivo. Por isso considerado um modelo teórico valido a um destino como UC.
  • Tese
    Pastoral do turismo: a hospitalidade no cenário da fé católica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-07) Santos, Adriana Melo; Alves, Maria Lucia Bastos; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; https://orcid.org/0000-0001-6817-7177; http://lattes.cnpq.br/9857446311863232; https://orcid.org/0000-0002-1883-0139; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; http://lattes.cnpq.br/5362402733373994; Bridi, Guilherme; Souza, André Ricardo de; Oliveira, Christian Dennys Monteiro de; Coimbra, Natália Silva
    Esta tese busca compreender como a Pastoral do Turismo (Pastur) em Salvador, Bahia, articula suas estratégias para promover experiências de hospitalidade nos roteiros de fé católica, dentro do contexto do turismo religioso. Nesse cenário, a hospitalidade é um elemento crucial que se entrelaça com os valores espirituais, moldando as vivências dos visitantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, foi conduzida através de análise documental, bibliográfica e participante, complementada por entrevistas semiestruturadas e grupos focais com representantes da Igreja, do setor turístico e visitantes. Focando nos roteiros de fé implementados desde 2017, como o Arte e Fé, Caridade e Fé, e Conventos e Mosteiros, a pesquisa observa as práticas de hospitalidade e suas implicações no turismo religioso. Os resultados mostram que a Pastur desempenha um papel fundamental na harmonização dos interesses espirituais e econômicos, promovendo uma hospitalidade que respeita os aspectos domésticos, sociais e comerciais da experiência, conforme a teoria de Lashley. Além disso, a pesquisa destaca os desafios enfrentados na implementação dessas práticas, como a necessidade de equilibrar a autenticidade das experiências com as demandas comerciais. A tese conclui que as estratégias de hospitalidade da Pastur em Salvador podem servir de modelo para outras regiões, demonstrando como a intersecção entre turismo e religião pode contribuir para um desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que enriquece a experiência espiritual dos participantes. Nesse contexto, a hospitalidade, ao ser adaptada às demandas do turismo, emerge como uma prática central que sustenta e fortalece as tradições devocionais, mantendo a conexão entre os visitantes e os espaços sagrados, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.
  • Tese
    Turismo e mediação de conflitos socioambientais em unidades de conservação no Amapá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Mendonça Neto, Mário Teixeira de; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015; https://orcid.org/0000-0002-8947-432X; http://lattes.cnpq.br/5226247000883177; Costa, Robson Antônio Tavares; Amorim, Jhonata Jankowitsch; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
    Neste trabalho apresenta-se as concepções teóricas do projeto de tese Turismo e Mediação de Conflitos Socioambientais em Unidades de Conservação no Amapá. Com uma temática expressiva na atual conjuntura nacional, a problemática consiste em analisar as características da relação entre o turismo e os conflitos socioambientais, e de que forma é possível mediar os desafios no desenvolvimento da atividade turística em áreas protegidas do Amapá. Quanto à natureza metodológica da pesquisa, trata-se de um Estudo Descritivo-Exploratório, com abordagem quantiqualitativa. O lócus desta pesquisa foi as Unidades de Conservação no Estado do Amapá com práticas de turismo, onde realizou-se proposta de mediação de conflitos. Com relação às técnicas, foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo com entrevista exploratórias, semiestruturada, e pesquisa virtual com gestores do turismo dos órgãos federais, estaduais e municipais no estado do Amapá, além de representantes das comunidades tradicionais com análise e o uso de gráficos e da escala de likert em algumas questões. Como resultados, foram identificadas as Unidades de Conservação do Estado do Amapá que desenvolvem práticas turísticas, com ênfase em uma abordagem teórica e empírica sobre as condições de governança do turismo nessas áreas. Analisaram-se também os conflitos associados ao turismo, além dos desafios e das possibilidades de resolução desses conflitos. Concluiu-se, portanto, que a aplicação da mediação na resolução de conflitos socioambientais em áreas protegidas mostrou-se eficaz para garantir a sustentabilidade da atividade turística. Esse processo contribuiu não apenas para a conservação ambiental, mas também para a melhoria da gestão do Turismo, promover a qualidade de vida das populações locais e dinamizar a economia das comunidades tradicionais.
  • Tese
    Fatores de personalidade e processamento de informação na intenção de compra de produtos/serviços turísticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-07) Silva, Ayslane Costa da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; https://orcid.org/0000-0002-2079-929X; http://lattes.cnpq.br/5454259250230541; Perinotto, André Riani Costa; Souza, Jackson de; Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio
    A personalização é um processo de criação e ajuste de serviços e experiências do cliente relacionadas às necessidades, preferências, gostos ou restrições individuais do cliente no contexto de mudanças dinâmicas no ambiente do cliente. As mudanças ocorridas na tecnologia também afetam as expectativas dos turistas em relação aos serviços de informação e ao processo de intenção de compra. Assim, esta pesquisa constitui um estudo exploratório onde se propõe um modelo que visa investigar como fatores de personalidade de turistas (Big Five Personality Traits) moderam o processamento de informação do turista na intenção comportamental para a aquisição de produtos/serviços turísticos em Redes Sociais Online (RSO). Para investigar tal realidade, o presente trabalho analisa através da combinação da TAR (Teoria da Ação Racional), MHS (Modelo Heurístico-Sistemático) e o Big Five Personality Trais, no processamento de informação pelo turista em redes sociais online através de duas rotas (heurística e sistemática), propostas como dimensão heurística, a confiabilidade do conteúdo gerado pelo usuário (CGU), e a dimensão sistemática, a qualidade do argumento no CGU, influenciando a credibilidade, e verificando consequentemente a relação direta entre credibilidade da informação, e o big five afetando a atitude e a intenção comportamental do turista na compras de produtos/serviços turísticos. A pesquisa é de caráter descritivo-exploratório, baseada no método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa. Aceitam-se os paradigmas positivista e pragmático, pois permitem a aplicação do desenho de métodos quantitativos para atender aos objetivos explicativos e confirmatórios do estudo e sustentam a ideia de individualidade e dependência do contexto das necessidades turísticas, dentro do recorte de compra de produtos/serviços em RSO. Como técnica de análise dos dados, utiliza-se a análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais (MEE), para testar relacionamentos entre construtos baseados em seus indicadores atribuídos, com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPPS) AMOS para tratamento e análise dos dados coletados. Os principais resultados encontrados mostram que as componentes utilitárias (extroversão, amabilidade) e experenciais (neuroticismo) atuam como preditores de personalidade, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade da informação e através da atitude afetam positivamente a intenção de compra de produtos/serviços turísticos em RSO, cuja variância é explicada em 53%. A contribuição da tese traz a interpretação do papel do consumidor no ambiente de mercado contemporâneo de serviços personalizados inteligentes e baseados em dados, onde as percepções do turista sobre o desempenho da informação personalizado são formadas dinamicamente ao longo do processo de interação do cliente com o processo e sua participação ativa no serviço. A gestão não intrusiva em tempo real destas interações, bem como a ideia de que o processamento de informações baseados na co-ocorrência das rotas e a gestão das dimensões do big five nas componentes utilitárias (neuroticismo) e experienciais (extroversão, amabilidade), juntos, derivam uma percepção geral do turista sobre o desempenho do conteúdo personalizado, como instrumento eficaz de gestão da intenção e personalização de informação no turismo.
  • Tese
    Turismo e cultura na perspectiva decolonial: patrimonialização e uso turístico do frevo em Recife e Olinda (Pernambuco-Brasil)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-07) Fernandes, Bruna Galindo Moury; Rezende Filho, Mozart Fazito; https://orcid.org/0000-0002-7528-6619; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914; https://orcid.org/0000-0001-8338-0624; http://lattes.cnpq.br/4528528286568490; Sizzo, Ilia Alvarado; Costa, Everaldo Batista da; Menezes Neto, Hugo; Figueiredo, Silvio José de Lima
    Na relação turismo e cultura há um embate dialético nas formas de produção cultural e nas configurações da oferta e consumo dos produtos turísticos que interferem e afetam significativamente as pessoas e os territórios envolvidos. Ao investigar a patrimonialização são identificados discursos e práticas que apontam distinções e tensões relacionadas às culturas, naturezas, tempos históricos e territorialidades. Os processos de patrimonialização e turistificação se relacionam, assemelham e incidem de forma intensa nas dinâmicas socioculturais e na produção do espaço. Esta tese buscou identificar, mapear e caracterizar a materialização e territorialização do frevo e do seu uso turístico em Recife e Olinda (Pernambuco, Brasil), investigar sua patrimonialização - a partir da proposta teórico-metodológica da ativação popular do patrimônio-territorial – para, por fim, refletir sobre “outros turismos possíveis”. Desde a perspectiva decolonial efetuou-se a revisão bibliográfica e o cruzamento teórico dos estudos críticos do turismo e do patrimônio. Através de pesquisa documental foram investigados os dossiês de candidatura do frevo à Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro e mundial e os pareceres de revalidação dos títulos, além de documentos, leis, planos, projetos e iniciativas voltadas à cultura, ao turismo e ao frevo. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante e não-participante para compreender as singularidades e particularidades das comunidades do frevo. A análise de conteúdo permitiu identificar e caracterizar concepções, discursos e narrativas presentes e recorrentes nos documentos, depoimentos e observações coletadas. Este conjunto de procedimentos possibilitou a análise das Variáveis de Conexão Territorial Afetiva (VCTA) e a elaboração do Mapa do Frevo. Foi intrigante verificar que apesar do frevo representar e identificar o destino turístico Recife/Olinda, parece não ser atingido efetivamente pelos benefícios (inclusive econômicos) provenientes dos serviços e produtos que apoiam o turismo. As análises críticas e decoloniais realizadas identificaram os enfrentamentos e utopismos dos fazedores e fazedoras do frevo para resistir aos padrões de poder (moderno, eurocêntrico e colonial) que se articulam às lógicas hegemônicas do capitalismo e do mercado mundial e afetam a existência social e as relações materiais e subjetivas especialmente na América Latina. Estima-se que esta tese contribua para reflexões incomuns no campo teórico do turismo, pois, para além de um estudo de caso de aspectos únicos, as considerações e análises podem ser pertinentes para pensar sobre „outros turismos possíveis‟ em contextos e realidades distintas nas quais os bens culturais estão submetidos aos processos de patrimonialização e turistificação globais.
  • Tese
    Turismo e resiliência em comunidades locais no âmbito das áreas naturais protegidas: enfoque analítico na Área de Proteção Ambiental Jenipabu, RN, Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-13) Oliveira, Wagner Araújo; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015; https://orcid.org/0000-0001-8849-9632; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; https://orcid.org/0000-0002-8261-4983; http://lattes.cnpq.br/7816610293719316; Silva, Clebia Bezerra da; Soares, Jennifer Caroline; Costa, Sinthya Pinheiro
    A presente tese tem como objetivo central compreender se pressões e impactos do turismo na praia de Jenipabu, comunidade pertencente a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (Apaj) (RN), interferem no processo de resposta resiliente. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa de caráter exploratório e descritivo. Além disso, conta com uma pesquisa bibliográfica sistemática por meio do Knowledge Development Process - Constructivist (Proknow-C), com apoio do software livre Zotero e do Atlas.ti, bem como com a pesquisa documental e de campo. Quanto ao plano de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e em profundidade, somadas a observações in loco e registros fotográficos. Além disso, foi utilizada a escala Transcultural-Community Resilience Scale (T-CRS) de forma adaptada, tendo como base uma amostragem do tipo não probabilística por conveniência, alcançando-se a aplicação de 134 questionários. O estudo possui uma proposta de modelo analítico, o Driver-Pressure-State-Impact-Response-Resilience (DPSIR-R), adaptado. O processo de análise e interpretação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo e da análise de estatística descritiva. Essa última foi realizada com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24 para Windows. Os resultados indicaram que, na praia de Jenipabu, o turismo é a principal atividade econômica, oferecendo uma diversidade de passeios, serviços e empreendimentos turísticos. O diagnóstico das pressões e impactos do turismo na Praia de Jenipabu foi revelado a partir das seguintes dimensões: gestão pública, infraestrutura, ambiental, cultural, social e econômica Quanto aos resultados da escala T-CRS (adaptada), e tomando como base o recorte dos sujeitos desta pesquisa, a resposta resiliente frente a pressões e impactos do turismo na Praia de Jenipabu é positiva. Dessa forma, partindo dos resultados da discussão teórica e empírica, foi lançado um conjunto de condições, características e ações para tornar a resposta resiliente positiva em comunidades locais no âmbito das áreas naturais protegidas, que perpassam pelos seguintes tópicos: 1. Prontidão e Preparação; 2 Cooperação e Colaboração; 3. Flexibilidade e Adaptabilidade; 4. Comunicação efetiva e democrática: 5. Capacidade de Recuperação; 6. Empoderamento Local; 7. Inclusão e Equidade; 8. Planejamento de Longo Prazo. Por fim, baseando-se no aporte teórico apresentado e nos resultados encontrados nesta tese, é preciso ressaltar que, mesmo diante de um cenário de incertezas, pressões, impactos, crises e instabilidades no sistema turístico, as comunidades ainda assim podem ter uma resposta resiliente positiva, mas ao mesmo tempo podem demonstrar fragilidades e vulnerabilidades em dimensões da resiliência comunitária (RC), como foi o caso da Praia de Jenipabu, apresentadas nas dimensões de confiança e fé da comunidade, e principalmente na de honestidade estatal ou administrativa, por apresentar considerável insatisfação e descrédito com o desempenho do poder público.
  • Tese
    Relações entre inovação, tecnologias da informação e comunicação, responsabilidade socioambiental e percepção de desempenho empresarial na hotelaria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Araújo, Thásia Maria Oliveira de; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/8163788871637719; Souza, Jackson de; Chagas, Márcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; Lamas, Suellen Alice
    A globalização, os avanços tecnológicos, a segmentação dos mercados, a responsabilidade socioambiental, as fusões e as parcerias transformaram a forma como as empresas gerenciam suas atividades, desde o atendimento ao cliente até as estratégias mais avançadas de gestão, o que pode resultar em vantagens competitivas e, consequentemente, na melhoria do desempenho organizacional. No entanto, o novo ambiente empresarial tem apresentado desafios na avaliação de desempenho, levando a medições que consideram aspectos qualitativos ao longo do processo e em consonância com a definição de estratégias. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar, na perspectiva da Teoria do Balanced Scorecard (BSC), as relações existentes entre as variáveis capazes de influenciar na percepção de desempenho empresarial do setor hoteleiro, a partir das estratégias de inovação, das TICs e das práticas de RSA. A coleta de dados envolveu um roteiro de entrevista e um questionário fechado. A fase qualitativa e exploratória contou com a participação de 5 gestores de hotéis. Já na etapa quantitativa, o estudo envolveu 311 gestores, e as informações coletadas foram analisadas por meio de métodos estatísticos descritivos e inferenciais, utilizando o software IBM SPSS. Os resultados do estudo indicam uma correlação entre a implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), práticas de Responsabilidade Socioambiental (RSA) e inovação com a percepção de desempenho empresarial em gestão hoteleira. Com coeficientes de determinação R² superiores a 0,500, considerados como satisfatórios nas ciências sociais aplicadas, as hipóteses são robustas e sugerem que as variáveis do Balanced Scorecard (BSC) - processos, clientes, aprendizagem e financeira - são indicadores eficazes para medir o impacto dessas práticas no desempenho percebido. Isso reforça a importância de integrar essas dimensões estratégicas para melhorar a competitividade e a sustentabilidade no setor hoteleiro.
  • Tese
    Trajetórias, dinâmicas e co-produção de imaginários sociotécnicos: o turismo inteligente na América Latina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Bolzan, Ricardo Ernesto; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; https://orcid.org/0000-0003-1476-3431; http://lattes.cnpq.br/1041383005972225; Perinotto, André Riani Costa; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Costa, Moabe Breno Ferreira
    Desde a última década, a Ibero-América vem se configurando como um cenário de proliferação de estudos, iniciativas e projetos vinculados às cidades e destinos turísticos inteligentes. Nesse marco, o objetivo dessa pesquisa é analisar como vêm se articulando trajetórias, dinâmicas e processos de co-produção de imaginários sociotécnicos em torno do turismo inteligente a partir do contexto latino-americano, tanto nas publicações acadêmicas quanto em iniciativas, projetos e arranjos sociotécnicos. Para isso, o conceito dos imaginários sociotécnicos, oferecido pelo campo dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), permite investigar a co-produção de visões e concretizações de futuros passíveis de serem alcançados com o suporte de avanços na ciência e na tecnologia, e a emergência de paisagens de inteligência na região. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa empírica foi operacionalizada a partir de um estudo interpretativo e integrado de casos múltiplos, com abordagem descritivo-exploratória baseada em métodos mistos. Conforme as recomendações metodológicas da literatura para a análise dos processos de co-produção dos imaginários sociotécnicos, a coleta de dados envolveu uma triangulação a partir de análise bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os modos de análise partiram de um raciocínio indutivo/abdutivo e as técnicas de análise envolveram a aplicação da Teoria Fundamentada Construtivista complementada pela Análise de Discurso, com foco nas práticas discursivo-evocativas. Dentre os resultados do estudo, foi identificado que, a partir dastrajetórias do campo acadêmico latinoamericano, as relações entre turismo e inteligência vêm apresentando uma tendência em crescimento que introduz mudanças a partir de visões tecnocêntricas para outras mais amplas e sistêmicas vinculadas ao planejamento, à gestão e à governança, além de perspectivas críticas e alternativas. Por sua vez, a partir das iniciativas e projetos analisados, com foco no México, no Uruguai, na Argentina, na Colômbia e no Brasil, as visões se apresentam como estratégias sistêmicas, embora flexíveis e heterogêneas, de renovação, vinculadas à melhoria da eficiência e modernização da gestão do turismo nos territórios, com um papel central do planejamento estratégico baseado em dados e de uma governança integrada, na qual o turismo atua como articulador, além da constituição de redes de cooperação, inclusive, de alcance regional e internacional. Finalmente, também são discutidas as potencialidades levantadas pelos imaginários sociotécnicos.
  • Tese
    Liderança e desempenho empresarial da hotelaria moçambicana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-07) Gove Júnior, João Bata; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/4665442401696618; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Marques Júnior, Sérgio; Fernandes, Leandro Trigueiro; Aouar, Walid Abbas El
    O presente estudo, de caráter descritivo e de abordagem quantitativa, buscou identificar a relação entre a liderança e o desempenho empresarial da hotelaria moçambicana. Para a realização da pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um sobre liderança contendo 28 indicadores, respondido por funcionários sem cargo de direção ou chefia, adaptado do instrumento Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) 6S Form desenvolvido por Bass e Avolio (2004); e, um sobre desempenho hoteleiro adaptado do desenvolvido por Medeiros (2003), contendo 26 indicadores, dentre eles: taxa de ocupação, diária média, duração média de estadia, desempenho geral e sobre a qualidade dos serviços prestados, este respondido pelos gestores. Os dados foram analisados através da aplicação das técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Foi realizado levantamento de dados através de questionários a 124 funcionários de diversas áreas operacionais e a 23 gestores de hotéis, nas três principais cidades moçambicanas, Maputo, Beira e Nampula. Como principais resultados encontrados, foram identificadas sete dimensões latentes de liderança, com variância total explicada de 79,7%. Também foi encontrada uma relação causal mostrando que duas dimensões latentes da liderança explicam (R2) 28,7% do desempenho empresarial dos hotéis pesquisados, a dimensão gestão por excepção influencia negativamente o desempenho hoteleiro (β = -0,38), e a dimensão influência idealizada (carisma) influencia positivamente o desempenho hoteleiro (β = 0,36). Conclui-se que o estilo de liderança predominante na hotelaria moçambicana é a liderança carismática (influência idealizada), explicada em 41,6%, e que os estilos de liderança influenciam no desempenho empresarial da hotelaria moçambicana.
  • Tese
    Turismo e internacionalização: estratégias de promoção e novas formas de comunicação digital (o caso de Moçambique-África)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-05) Uamusse, Joana Ernesto Neves; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; http://lattes.cnpq.br/1580336165835149; Oliveira, Almir Felix Batista de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Lima, Catiane Lopes de; Milito, Marcelo Chiarelli
    OBJETIVO: O presente estudo analisa a concepção e uso de estratégias e ferramentas de promoção e comunicação na internacionalização do turismo em Moçambique, como abordagem gerencial e mercadológica, considerando suas condições e realidade atual. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem funcional e qualitativa. Utiliza as estratégias de coleta de dados primários e secundários, através de entrevistas, pesquisa documental, observações informais. Foca no público que atua diretamente no setor e nas ações do poder governamental. O corpus empírico da pesquisa é composto por informantes, dentre instituições públicas e privadas que participam na promoção do país enquanto destino internacional. Aplica o método AC (Análise de Conteúdo), utilizando o Excel como ferramenta de apoio do processo analítico-interpretativo. RESULTADOS: Constata-se que o destino Moçambique é detentor de um potencial turístico rico e diversificado em recursos naturais, patrimoniais, tradicionais e singulares, oferecendo uma diversidade de experiências turísticas. O estudo destaca o estabelecimento de planos e documentos estratégicos que visam ao desenvolvimento da atividade e sua estratégia de promoção e marketing turístico. Mostra como se utilizam as principais ferramentas de promoção e comunicação para divulgar o país em nível internacional, concretamente a participação em feiras internacionais e as visitas de familiarização. Expõe os diversos mercados emissores e como são direcionadas as ações de promoção nos mercados em nível internacional. Demonstra a existência e uso de parcerias com o setor privado, com especial destaque alianças regionais para o desenvolvimento conjunto do turismo. Faz uso ainda de modo pouco evidente dos espaços de mídias, redes e plataformas digitais. Revela as metas alcançadas durante a vigência da última estratégia de marketing, seu alcance e limitações. CONCLUSÃO: Conclui que o país tem determinação em promover o turismo internacionalmente visando aos reais e potenciais mercados emissores para atrair os turistas, embora persistem dificuldades e desafios relacionados sobretudo à gestão das plataformas digitais, questões financeiras e falta de recursos humanos qualificados.
  • Tese
    Hospitalidade e experiência em eventos religiosos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Barros, Aline Gisele Azevedo Lima de; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; Bridi, Guilherme; https://orcid.org/0000-0001-6817-7177; http://lattes.cnpq.br/9857446311863232; https://orcid.org/0000-0002-4451-6805; http://lattes.cnpq.br/8078089158710327; Rêgo, Gildygleide Cruz de Brito; Alves, Josemery Araújo; Trigo, Luiz Gonzaga Godói; Batista, Saulo Gomes
    Eventos permeados pela fé são uma das principais causas de deslocamentos humanos no mundo. Esses acontecimentos, atrelados a uma crença religiosa, são instrumentos de legitimação da hospitalidade na sociedade atual, uma vez que influencia e modela o comportamento de inúmeras pessoas. Religiões indicam a hospitalidade, o acolher o outro, o visitante, o estrangeiro e o vulnerável como condição inata a seus fiéis. No cristianismo, em particular, essa hospitalidade também é um dever, sendo através de seus eventos, uma das formas de aproximá-los ao outro. Em específico, a partir do Concílio Vaticano II (1961-65) a Igreja Católica abriu suas portas para os fiéis leigos assumirem funções ministeriais, fundar comunidades e auxiliá-la na evangelização, surgindo as Novas Comunidades (NC) para, através de suas atividades diárias e eventos, aproximá-la do povo. Objetiva-se analisar como a hospitalidade em eventos religiosos que apresentam fluxo turístico produz experiências significativas. Utilizou-se a fenomenologia como método para tratar um estudo de casos múltiplos com características descritivas e exploratórias e abordagem qualitativa. Em um universo de 29 NC, cadastradas na Arquidiocese de Natal/RN, decidiu-se, a partir de critérios pré-estabelecidos, por duas e um evento de cada, determinando como agentes da pesquisa os organizadores, os colaboradores e os participantes. A coleta de dados foi desenvolvida mediante pesquisas bibliográficas, documentais, por observação participante, mineração de dados online através da rede social Instagram, entrevista e grupo focal a partir de roteiros semiestruturados. Na análise dos dados combinou-se a descrição dos casos em ordem cronológica de acontecimento dos fatos com a análise de conteúdo. Esta foi auxiliada pelo software Reshape, para transcrição dos conteúdos orais a fim de transformá-los em corpus, submetê-los ao Iramuteq e, enfim, elaborar os Mapas de Associação de Ideias através do MindMeister. Para as análises da mineração de dados on-line, contou-se com o auxílio das categorias e critérios adaptados de Alves et al (2022) a fim de criar as Linhas Narrativas via Pictorchart. Os resultados foram apresentados de acordo com as vivências de cada agente investigado nas etapas de operacionalização de eventos. Informa-se que organizadores e colaboradores são tratados por servos. No pré-evento a hospitalidade molda a vivência dos servos a partir do desejo de preparar o acolhimento do outro a fim de evangelizá-lo, enquanto a do público potencial é formada pela expectativa, alimentada pelo aspecto espiritual e informações que vão sendo expostas pelas comunidades ao longo desse período. No evento identificou-se que, para os servos, a prática da hospitalidade está atrelada no ofertar condições materiais para acolher o outro incondicional, enquanto, para os participantes, está no perceber as ações do evento em sua totalidade. No pós-evento a experiência se concretiza como significativa para os servos alinhando-se a fé, as ações humanas e materiais a fim de acolher o outro; e para os participantes na assimilação em conjunto do que foi ofertado. Conclui-se que, as duas lógicas de funcionamento da hospitalidade, a condicional/comercial e a incondicional, precisam trabalhar juntas para se alcançar experiências significativas em eventos religiosos, sugerindo-se que, por apresentarem fluxo turístico, efetive-se inventário para catalogação e divulgação junto ao trade a fim de incrementar a oferta de atrações e impulsionar novos estilos de prática turística.
  • Tese
    Economia solidária no território turístico do Município de Inhambane (Moçambique): um estudo sobre a integração do Turismo com as economias locais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cossa, Sónia Deolinda Lourenço; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; http://lattes.cnpq.br/2953972176909029; Rezende Filho, Mozart Fazito; Dantas, Andrea Virginia Sousa; Sitoie, Carlitos Luís; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida
    A presente tese tem como principal objetivo analisar a integração das atividades locais aos princípios da economia solidária no TTMI. A abordagem adotada foi a qualitativa, seguindo as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo da pesquisa de campo contou com a aplicação de questionário aos estabelecimentos de restauração, fazedores da música e dança local e membros da comunidade local e aplicação de entrevistas aos empreendimentos de economia solidária (agricultores, oleiros e pescadores), representantes do setor público a partir da Direção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane; e privado a partir da Associação Provincial de Hotelaria e Turismo de Inhambane, líderes comunitários, pequenos comerciantes e vendedores do mercado local e grelha de observação não participante e sistemática. Para garantir a análise das informações, sistematização das ideias, elaboração do relatório e conclusão, foi adoptada a análise de discurso, que irá suportar-se no uso dos métodos descritivo, explicativo e estatístico. O conteúdo teórico da pesquisa explora questões relacionadas à cooperação, gestão compartilhada e o "eu coletivo" como termos fundamentais para discutir a economia solidária. Aborda o planejamento turístico na perspectiva integrada de gestão e o processo de concepção e implementação das políticas públicas de turismo. Toda a reflexão é feita com vista a analisar os elementos essenciais para a constituição das iniciativas de economia solidária. A maioria dos participantes da pesquisa é formada por mulheres, sendo que os empreendimentos de economia solidária são compostos principalmente por adultos e idosos, que possuem baixa escolaridade. Os agentes da economia local são majoritariamente jovens, com uma presença significativa de pessoas com níveis de formação fundamental e médio, além de uma percentagem considerável de indivíduos com formação superior. No TTMI existem algumas atividades locais integradas aos princípios de economia solidária, contudo, ainda tem alguns obstáculos por ultrapassar. A participação da economia local no planejamento do turismo é fraca, o processo de elaboração das políticas públicas não permite a sua integração ativa, e o baixo nível de formação também constitui um grande desafio, portanto, o modelo de gestão adotado no TTMI não assegura a integração das economias locais no planejamento turístico do TTMI. Deste modo os resultados obtidos possibilitaram validar a segunda hipótese da pesquisa, a qual afirma que um “fraco nível de formação e do conhecimento dos diferentes instrumentos de gestão do turismo, a fragilidade das iniciativas de empreendimentos de economia solidária por parte das comunidades locais contribui negativamente para o desenvolvimento das economias locais, com base no turismo. Para melhorar esse processo, é necessário um maior envolvimento e comprometimento tanto do setor público quanto do privado, para melhorar os modelos de planejamento aplicados e assegurar a formação da comunidade para o seu empoderamento.
  • Tese
    Turismo, desenvolvimento e pobreza em Moçambique: analisando o caso do Município de Inhambane
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-07) Benjamim, Leonildo Fernando; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; http://lattes.cnpq.br/7901924904741571; Bridi, Guilherme; Silva, Michel Jairo Vieira da; Sitoie, Carlitos Luís; Nascimento, Welton Paulo do
    Nesta pesquisa, analisamos o contributo do turismo na promoção do desenvolvimento e na redução da pobreza no Município de Inhambane (MI). A pesquisa está dentro da perspectiva econômica e problemática, que assevera que o turismo é uma panaceia universal, com capacidade de solucionar todos os desafios sociais e econômicos, assegurando o desenvolvimento por meio da criação de empregos, renda, efeitos multiplicadores, estímulo ao empreendedorismo, entre outros aspectos. Para tal, caracterizamos as dinâmicas do turismo para aferir o estágio atual da oferta turística no MI; apuramos a existência e aplicabilidade de políticas públicas do turismo na promoção do desenvolvimento no MI; pesquisamos a propósito da participação das comunidades locais nos negócios turísticos e no sistema decisório. No aporte metodológico, empregamos a pesquisa bibliográfica e documental, definimos as variáveis da pesquisa, efetuamos a observação não participante e entrevistas exploratórias, basicamente para problematizar e definir um quadro teórico norteador da pesquisa. Aplicamos inquéritos mistos e por entrevista e a observação para a coleta de dados. Adotamos a amostragem intencional para o contato com o governo e por acessibilidade para o contato direto com as comunidades locais das parias da Barra, Tofo, Tofinho e da Cidade de Inhambane. Usamos, igualmente os roteiros de observação sistemática para as variáveis relacionadas com o desenvolvimento com base no turismo no MI. Por fim, analisamos e interpretamos os resultados com base na técnica denominada análise de conteúdo, alicerçada na interpretação reflexiva e crítica; complementarmente, apresentamos os resultados através da tabulação, imagens, trechos de entrevistas e questionários. Nossa análise indica que o turismo tem sua contribuição (embora limitada) no desenvolvimento do MI. Todavia, persistem questões como a centralização e politização da tomada de decisões, restrições à liberdade, precariedade laboral, desrespeito aos direitos dos trabalhadores, informalidade nas economias locais e sem poder negocial, negligência das responsabilidades sociais das empresas e do governo municipal, desemprego sazonal, baixos níveis de instrução, desigualdades sociais, silenciamento das vozes locais, corrupção desenfreada, fraca parceria público-privada, etc. Esses desafios, contrastam com a visão de desenvolvimento defendida nesta pesquisa, que enfatiza o aumento das capacidades para além do aspecto financeiro, para que as comunidades sejam os agentes ou sujeitos-protagonistas do desenvolvimento e não meros objetos vulneráveis que necessitam de assistencialismos e caridade. Pois, a ser assim, a comunidade poderá alcançar níveis superiores de autonomia, qualidade de vida, bem-viver, felicidade e liberdade. Como contributo, a pesquisa tem o potencial, não apenas de acrescentar valor à esfera da resistência e da reflexão alternativa sobre o desenvolvimento, mas também, pode ser um instrumento eficaz para sensibilizar as autoridades sobre a importância de fortalecer e empoderar as comunidades locais por meio do turismo.