PPGT - Doutorado em Turismo
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Tese O turismo de massa e a cidade: processos de integração versus segregação socioespacial em capitais nordestinas (Recife-PE e Natal-RN) a partir de registros (VLOGS) de viagem de turismo doméstico(2017-03-16) Silva, Michel Jairo Vieira da; Azevedo, Francisco Fransualdo de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; ; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Fernandes, Antonio Janio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274; Pereira Júnior, Magno Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/3071957574064244O turismo tem como uma de suas principais relações no mundo contemporâneo a arte do encontro entre visitantes e residentes. Entretanto, é possível observar destinos turísticos onde experiências de viagem são ordenadas, sobretudo para a segregação socioespacial, quando deveriam ser marcados pela integração turista- residente. As paisagens turísticas, que para esta pesquisa serão representadas pelos destinos de Recife-PE e Natal-RN, podem vir a revelar enclaves turísticos e práticas de lazer excludentes, em uma ordem social visível ou sutil na qual os visitantes e moradores dispõem de imaginações geográficas díspares sobre tais espaços. Diante desse entendimento, o presente trabalho emerge na análise dos processos de integração versus segregação do turista com uma maior parte da população residente nas capitais nordestinas estudadas, compreendendo que esses processos se apresentam em uma paisagem determinada pelo planejamento urbano da cidade, logo, por um conjunto de ações dos poderes público e privado sobre a segmentação turística, além das particularidades da configuração territorial dessas cidades. Dessa maneira, o trabalho tem como objetivo geral analisar os processos de integração versus segregação socioespacial, a partir da paisagem e conteúdos representados em vídeos de registros de viagem (2014-2016), destacando, especificamente, a apresentação de duas perspectivas de integração versus segregação em cidades turísticas. Por conseguinte, criam-se mapas de perspectivas do turismo das capitais estudadas, com foco na sintetização das paisagens extraídas dos registros (vídeos) de viagem. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, ancorando-se em análise de conteúdo de vídeos postados no site de compartilhamento youtube a partir de um quadro de variáveis que sintetizam a abordagem. O resultado disso é a confirmação da hipótese de que tais elementos (planejamento urbano da cidade, a ação do poder público e privado sobre a segmentação turística, e a configuração territorial), quando desvendados nas cidades de Recife-PE e Natal-RN, mostram de certa maneira um destino integrador e outro segregador-fragmentado, respectivamente, a partir de perspectiva socioespacial e turística.Tese Constructos norteadores para a resiliência na gestão do turismo(2017-11-13) Costa, Sinthya Pinheiro; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; http://lattes.cnpq.br/1309194711680325; Gabrielli, Cassiana Panissa; http://lattes.cnpq.br/2774926242303827; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Figueiredo, Silvio José de Lima; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800Com o objetivo de contribuir com o debate acerca das estratégias de planejamento e gestão do turismo, foi realizada uma pesquisa com vistas a compreender a influência do comportamento de gestores no processo de desenvolvimento do turismo com abordagem resiliente. A partir dessa perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e o Quest_Resiliência, este último responsável por mapear o comportamento resiliente dos 22 gestores dos quatro destinos turísticos do Nordeste brasileiro estudados, a saber: Mata de São João/BA, Recife/PE, Teresina/PI e São Raimundo Nonato/PI. Observou-se que a adoção de medidas que minimizem as adversidades que impactam a atividade turística perpassa por uma mudança de comportamento da gestão, uma vez que a resiliência está intrínseca à capacidade dos indivíduos de superar situações adversas. A análise dos dados mostrou que os gestores pesquisados possuem um estilo comportamental de intolerância, o que os afasta da resiliência. Foi possível identificar também que os destinos estudados se encontram aquém do que se espera de cidades verdadeiramente resilientes e indutoras do turismo no Brasil. O olhar sob o viés da resiliência permite evitar o reducionismo em que se alicerçam as tentativas de explicar a gestão do turismo a partir de métodos pré-fabricados para sua interpretação. A resiliência deve ser estimulada para o desenvolvimento do turismo, principalmente no que concerne à gestão e ao planejamento, constituindo-se como peça-chave nos processos decisórios por relacionar-se a processos de superação, de reconstituição, de adaptação às instabilidades pelas quais a atividade passa. A implementação de ações para a redução de riscos de todas as ordens deve ser prioridade da gestão e, no caso do turismo, essas ações devem ser resultado do entendimento público e privado de como mitigar e/ou superar as adversidades impostas pelos desastres e crises que afetam o turismo (ou provocados por ele) para o seu desenvolvimento sustentável, tendo como foco a comunidade local e, consequentemente, os turistas.Tese As transformações conceituais de turismo à luz da complexidade do lazer na hipermodernidade(2018-06-15) Binfaré, Paula Wabner; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nobrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; ; ; Costa, Carlos Manuel Martins da; ; Beni, Mário; ; Figueiredo, Silvio José de Lima;O turismo se desenvolve a partir da conquista do tempo livre e da possibilidade do aumento do tempo de lazer e de novas formatações deste lazer, que se estrutura em novos tempos, sob outras necessidades e que demanda um novo olhar. Assim, lazer e turismo sempre estiveram imbricados, ora o lazer como elemento motivador do turismo, ora o turismo como objetivo fim do lazer. Os esforços de elaboração conceitual acerca do turismo, utilizam, em muitos casos, o lazer como elemento fundamental. Porém o lazer hipermoderno se sobrepõe, absorve, contrapõe e ultrapassa os sentidos até então dados a ele. Nesse contexto, a questão principal que se objetivou responder foi: Quais os novos sentidos atribuídos ao turismo a partir da análise das suas transformações conceituais no contexto da complexidade do lazer hipermoderno? Para responder esta questão analisaram-se as transformações conceituais do turismo à luz da perspectiva da complexidade do lazer hipermoderno. Fez-se necessário: explicar as bases conceituais de tempo livre, lazer e turismo e suas relações, discernir nos conceitos clássicos de turismo os elementos que se fizeram fundamentais para a construção de seu conceito, bem como demonstrar como os conceitos de lazer e turismo estão expressos nas manifestações espontâneas dos seus praticantes. A pesquisa foi de base qualitativa e utilizou a técnica de análise de conteúdo. Como teoria de suporte utilizouse a perspectiva complexa de Edgar Morin em um contexto Hipermoderno e Líquido, proposto por Zigmund Bauman, pois, são teóricos, que por meio dos seus princípios, contextualizam o cenário do lazer na hipermodernidade. Como resultado principal, obteve-se a confirmação da hipótese proposta de que o Turismo é uma particularidade do lazer, que se diferencia das demais pelo componente da viagem e que resulta em uma experiência turística proveniente do processo de enraizamento e desenraizamento do sujeito e de suas práticas. Ainda como resultado tem-se que o turismo compreendido como uma particularidade do lazer, traz novos sentidos ao fenômeno, na medida em que se reconhece novos sentidos na sua base de elementos fundamentais, fato que altera, não só o entendimento científico referente ao turismo, como também traz implicações na organização da superestrutura, infraestrutura, na relação oferta e demanda, bem como nas práticas turísticas em geral.Tese De região problema à periferia do prazer: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiro(2019-02-22) Kiyotani, Ilana Barreto; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; ; Endres, Ana Valéria; ; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Cruz, Rita de Cássia Ariza da;O Nordeste brasileiro teve até um passado recente uma imagem associada à pobreza, miséria e seca, portanto de negatividade. Nas últimas décadas imagens vêm sendo trabalhadas com a finalidade de divulgar um outro Nordeste, mais dinâmico, moderno e dotado de amenidades naturais – condições ambientais suficientemente atrativas a uma diversidade econômica, incluindo o desenvolvimento do mercado turístico. Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar a imagem da região Nordeste, de uma leitura majoritariamente negativa a uma mais positiva. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos, tanto na pesquisa bibliográfica e documental, quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público e privado, somado aos turistas, e um outro de pesquisa documental, tendo sido realizada a leitura de uma mídia impressa de circulação nacional que vem, por décadas, apresentando imagens sobre o Brasil para seus cidadãos – a Revista Veja, e também a leitura de livros didáticos utilizados no ensino médio brasileiro de 1960 até 2010, para melhor compreensão das condições propaladas sobre o Nordeste antes e após o boom turístico. Para ambos os momentos de pesquisa a análise de conteúdo foi adotada como técnica de análise às falas registradas e leituras efetivadas. Os dados obtidos nos permitiram entender que o turismo foi co-produtor, somado a um crescimento econômico de outros setores e da infraestrutura das principais cidades nordestinas, desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa compor (estruturando espaços) e comercializar imagens positivas e, com isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.Tese Governança e turismo no sítio do Patrimônio Mundial de Brasília-DF, Brasil(2019-03-07) Castro, Cleber Augusto Trindade; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; ; ; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; Fernandes, Antonio Jânio; ; Cerdan, Luís Mundet I; ; Figueiredo, Silvio José de Lima;A chancela de Patrimônio Mundial e as diretrizes políticas globais implicam, entre outros aspectos, na indicação da constituição de instâncias de governança e adoção de estratégias de democratização para a gestão pública do patrimônio cultural, em geral, e para políticas públicas de uso turístico desse patrimônio, em específico. Assim, este trabalho tem o objetivo geral de analisar as influências da chancela de Patrimônio Mundial da Unesco que Brasília possui no processo de elaboração de políticas públicas pela instância de governança de turismo do Distrito Federal brasileiro. Foram estabelecidos como objetivos específicos: a) compreender os processos de reativação, estruturação e funcionamento do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur-DF); b) evidenciar os grupos de agentes sociais representados no Condetur-DF, tal como seus princípios e estratégias de atuação nesse Conselho; e c) relacionar as discussões e decisões do Condetur-DF com as diretrizes políticas para a gestão pública do uso turístico do Patrimônio Mundial de Brasília. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de caso do Condetur-DF. O estudo foi desenvolvido com levantamento e análise de conteúdo semântica de cinquenta e seis atas que registram todas as reuniões ordinárias desse Conselho no período de junho de 2010 a dezembro de 2016. Para as análises, foram considerados os seguintes aspectos: 1) o processo eletivo dos integrantes; 2) o equilíbrio da representatividade; 3) a avaliação do desempenho e do grupo; 4) a disseminação e acesso à informação; 5) as parcerias firmadas para políticas de uso turístico do patrimônio cultural; 6) observância das diretrizes políticas de uso turístico do Patrimônio Mundial; e 7) a continuidade das políticas públicas. A pesquisa evidencia que o título de Patrimônio Mundial é negligenciado no processo de elaboração de políticas públicas de turismo em âmbito do Condetur-DF. Em parte, em função de uma visão restrita sobre o patrimônio cultural. Também pelas características do turismo que prevalece em Brasília, com demanda predominantemente motivada por se tratar da capital político-administrativa do país. Ademais, o Condetur-DF constitui-se como um espaço institucional majoritariamente composto por representantes do setor privado de mediação o turismo, que compreende, ainda, que a gestão do patrimônio cultural de Brasília está sob responsabilidade de organizações exógenas ao Conselho.Tese Turismo e economia solidária: experiências comunitárias e processo de desenvolvimento na perspectiva do eu coletivo nas praias de Batoque e Canto Verde - Ceará - Brasil(2019-03-08) Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Azevedo, Francisco Fransualdo de; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Chaveiro, Eguimar Felício; ; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; Silva, Michel Jairo Vieira da; ; Melo, Thiago Sebastiano de;Na perspectiva humana, o desenvolvimento leva em consideração a rede de pertencimento na qual o indivíduo encontra-se inserido. Essa rede é formada por diferentes instrumentos ou objetos, que dependem uns dos outros para alcançar sua própria razão de ser e deve estar unida às melhorias sociais e às liberdades de que desfruta a totalidade da sociedade, refletindo-se na qualidade de vida dos indivíduos e no seu bem-estar. Este estudo busca por novos paradigmas centrados na concepção de desenvolvimento local que complementa a noção do eu coletivo. Para tanto, alimenta-se da realidade local, da participação, cooperação dos sujeitos, instituições públicas e privadas, da efetivação de políticas públicas, além dos fatores econômicos e ambientais. No Turismo Comunitário, o processo de desenvolvimento das comunidades trabalha de forma cooperada e compartilhada para tal. O Diagnóstico Rápido Participativo permite apontar as potencialidades e vulnerabilidades apresentadas pelas comunidades que realizam atividades de turismo de base comunitária. O presente trabalho tem como cerne, dessa forma, a análise do turismo comunitário praticado na Rede Tucum com o uso do DRP. Apesar dos conflitos e das dificuldades encontradas na comunidade, turistas e pesquisadores são atraídos à Prainha do Canto Verde e Batoque pela história de luta e resistência à especulação imobiliária que vem ocorrendo há mais de trinta anos no lugar. Este trabalho, portanto, defende a importância da solidariedade e da economia solidária no turismo e não busca contrapor às práticas que já existem, mas se preocupa em revelar suas limitações e mostrar que existem alternativas.Tese Se a terra te der laranjas, faz uma festa! Relação festaturismo e desenvolvimento local(2019-03-12) Araújo, Rosalma Diniz; Nobrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; ; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Lucena Filho, Severino Alves de; ; Figueiredo, Silvio José de Lima; ; Nóbrega, Zulmira Silva;O turismo, enquanto fenômeno social, que influi no modo de vida de quem visita e é visitado, foi cooptado pelos discursos e ações políticas como meio de desenvolvimento para um povo ou nação. As festas populares, de origens remotas e ainda hoje tão presentes como prática cultural, fazem parte do calendário turístico de muitas cidades do Brasil e do mundo, sendo muitas delas baseadas em alguma atividade agropecuária, ocorrendo, portanto, em sua maioria, no denominado meio rural. A presente pesquisa, a partir de informações coletadas desde 2009 e de uma pesquisa de campo empreendida em dezembro de 2017, buscou compreender como as festas populares incorporaram o discurso do turismo, a partir de projetos que proclamam a sustentabilidade econômica e sociocultural. Para tal foi utilizado o caso da “Festa da Laranja, Festival Nacional da Tangerina”, que ocorre comumente no período de outubro, novembro ou dezembro, na cidade de Matinhas, Paraíba. Assim, tem-se como objetivo central analisar as implicações da conexão “festa-turismo” para o desenvolvimento local. Para tal fim, utilizou de métodos qualitativos, instrumentalizados pelas entrevistas em profundidade, observação participante e notas de campo – nos quais o texto-contexto (escrito e oral) do falante é que irá direcionar o entendimento das questões. Como resultado da pesquisa em tela, percebeu-se que, no caso da Festa da Laranja em Matinhas, a conexão Festa-turismo se faz mais presente não na atividade turística em si, mas na presença das políticas públicas, desde a inserção da cidade no “Mapa do Turismo” aos recursos do Ministério do Turismo auferidos pela gestão municipal para a Festa da Laranja e outros eventos festivos. De forma colateral ou transversal, tal conexão movimentou as estruturas socioeconômicas e culturais do município, tornando-o mais conhecido, menos isolado e estimulando a autoestima e o sentimento de pertencimento entre os habitantes, o que também acabou por lançar sementes para que o município entrasse em outros espaços ou instâncias turísticas, como o “Fórum Turístico do Brejo Paraibano”. Por fim, o caso nos faz refletir sobre o que é turismo e o papel das políticas públicas de turismo no Brasil, levando em conta as microrrealidades das chamadas zonas rurais, observando que as festas populares são um locus relevante para pensar o desenvolvimento local, e que o turismo é um fenômeno que está presente, seja no discurso ou ações efetivas, em lugares onde não podem ser vistos a “olho nu”, dado que as pesquisas comumente se voltam para megaeventos, megaprojetos ou “megarrealidades”.Tese Turismo, lazer e segunda residência: as transformações socioespaciais no meio rural de Gravatá-PE(2019-03-20) Galvão, Patrícia Lins de Arroxelas; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; ; ; Brito-Henriques, Eduardo; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Zaar, Miriam Hermi; ; Selva, Vanice Santiago Fragoso;O meio rural no Brasil, e particularmente na região Nordeste, tem apresentado nos últimos anos mudanças que estão relacionadas à prestação de serviços, moradia, lazer e turismo. Percebe-se que quanto mais as cidades apresentam problemas de diversas ordens, como violência, trânsito intenso, baixa qualidade de vida, o meio rural projeta-se como lugar tranquilo: a saída do caos urbano. Os moradores das grandes cidades passam a perceber o meio rural como local de lazer, descanso e encontro com a natureza. É nesse contexto que as atividades de segunda residência, turismo e lazer passam a se apropriar do meio rural como produto, criando novos espaços, estruturas, mobilidade para atrair esta demanda. Novos padrões de deslocamento e comunicação para o meio rural determinam novas concepções para a função da segunda residência e a busca pelo lazer em área rural. O meio rural é refuncionalizado, urbanizado, modernizado, ressignificado, emergindo como uma importante área de lazer. A chegada de novos grupos sociais provoca processos espaciais caracterizados pela transformação socioespacial proveniente das atividades de lazer, turismo e segunda residência. Desse modo, a pesquisa buscou analisar como a expansão das atividades de lazer e turismo tem desencadeado transformações socioespaciais no meio rural de Gravatá – PE. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio de coleta de dados no cartório e órgãos governamentais, do tratamento estatístico e cartográfico, utilizando recursos como demografia e habitação, o estudo identifica os processos espaciais decorrentes da expansão do turismo e segunda residência e analisa o processo de ressignificação no meio rural de Gravatá.Tese Turismo e desenvolvimento no município de Maragogi/AL: um olhar sobre os processos de participação social, democracia e cidadania(2019-08-26) Soares, Artemisia dos Santos; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; ; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; Rezende Filho, Mozart Fazito; ; Alió, Maria Àngels; ; Fernandes, Antonio Jânio; ; Carvalho, Cícero Pèricles de;Maragogi/AL, trata-se de um município litorâneo, localizado no extremo Norte do estado de Alagoas, equidistante 125 km de duas capitais nordestinas, Maceió e Recife. Atualmente se apresenta como o segundo polo receptor de turistas do estado. Para compreender a dinâmica do turismo criticamente, se fez necessário considerar os fatores endógenos construídos historicamente que singularizam a maneira como o turismo se desenvolve no lugar, como a exploração secular da cana-de-açúcar. Sob esta perspectiva, este estudo teve como objetivo geral: analisar o processo de participação social, no desenvolvimento do turismo em Maragogi/AL, considerando a dimensão territorial. E objetivos específicos: a) Problematizar historicamente o processo de formação socioespacial da zona canavieira nordestina, destacando a Zona da Mata alagoana, particularmente, o município de Maragogi; b) Discutir as implicações socioeconômicas das políticas públicas de turismo no município de Maragogi/AL; e c) Investigar o nível de participação social da população na dinâmica do turismo local. A investigação se norteou pela pesquisa-ação participativa, um método de estudo e ação que procura obter resultados confiáveis e úteis para melhorar as situações coletivas, embasando a pesquisa na participação dos próprios coletivos a investigar. Os resultados apontam que a desigualdade presente na dinâmica socioeconômica e política brasileira, apesar de não estar correlacionada estritamente à atividade turística, tem sido acentuada por meio do estabelecimento de modelos de desenvolvimento que põem em xeque a participação, havendo descentralização da força decisória, mas não desconcentração, isto é, a redistribuição da renda tão discursada na forma de bem-estar social, perpetuando desigualdades fundadas pela cultura canavieira. Para o grupo que protagonizou o DRP, o turismo e suas particularidades se apresentaram como fator secundário na lista de prioridades, pois, segundo eles, já há direcionamento de verba e ações suficientes para o desenvolvimento do turismo no município, cabendo agora aplicar os benefícios econômicos decorrentes da atividade nos aspectos sociais e ambientais do município, buscando enxergar o lugar em sua complexidade territorial visando a redução das desigualdades. Ainda, se notou um distanciamento dos jovens em Maragogi das questões políticas que afetam diretamente a população, faltando-lhes um estímulo educacional para a democracia. Em busca de um rompimento da realidade, de uma desmistificação, esta investigação se propôs a assumir uma posição contraditória à realidade posta, desmitificando a ideia do turismo enquanto “salvação da lavoura”, enquanto, na realidade, se realiza como uma prática exploratória dos lugares, quando afasta seus cidadãos do centro do processo, seja no âmbito decisório, seja como usufruinte dos benefícios decorrentes da atividade. Considerando uma perspectiva crítica, a partir de um olhar complexo e indissociável entre pesquisa, ensino e extensão, o estudo permitiu, enquanto pesquisa, a compreensão do contexto de formação socioespacial da população maragogiense, como também, o contexto da aplicação das políticas públicas de turismo no município; enquanto extensão convidou esta população a assumir seu lugar de fala dentro do processo de turistificação do seu lugar; e como ensino, levou as metodologias participativas/ativas para a prática pedagógica junto aos jovens do lugar, iniciando um estímulo à conscientização, de construção de reflexão crítica sobre si mesmos e sobre o papel que almeja assumir diante da história de Maragogi.Tese Potencial turístico de destinos: proposição de um modelo de avaliação com base nos recursos endógenos(2019-09-05) Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Mazaro, Rosana Mara; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; Leal, Sérgio Rodrigues;Recurso e atrativo são conceitos utilizados constantemente no campo do conhecimento do turismo e aplicados nos estudos sobre potencial turístico. Ainda que a natureza e a origem desses conceitos apresentem raízes e significados distintos, de acordo com o observado, são tratados indiscriminadamente como sinônimos. Recurso turístico, na essência do termo e na lógica do planejamento turístico, é a base do potencial, podendo ou não ser transformado em atrativo, o que representa algo modificado e já qualificado para acesso e uso. Poucos são os estudos acadêmicos que se preocupam com a distinção e a aplicação adequada do termo, e esta indiscriminação conceitual tem importantes implicações nos estudos de potencial turístico, tanto no campo do conhecimento científico, quanto em seu campo de aplicação na proposição de soluções para a gestão e a competitividade de destinos. Portanto, esta tese tem como objetivo principal contribuir para a demarcação conceitual de potencial turístico de forma mais precisa e discriminada, por meio da proposição de uma metodologia de avaliação de potencial turístico de destino, com base em seus recursos endógenos. Para o desenvolvimento da tese, baseou-se nos fundamentos e diretrizes de metodologias qualitativas, utilizando-se de diversas técnicas de levantamento e análise de dados, tais como pesquisa bibliográfica para a delimitação dos termos potencial e recurso turístico, Focus Group para a depuração dos termos e composição do primeiro esboço conceitual da metodologia, técnica Delphi com especialistas para a delimitação conceitual do termo e refinamento da estrutura de avaliação de potencial turístico proposta. A discussão demonstrou que há diferentes e divergentes interpretações do significado de potencial turístico e que a aplicação indiscriminada do termo, que é extensiva ao conceito de recurso e de atrativo, resulta em diferentes e complexas metodologias de avaliação, impossibilitando, assim, a comparação de seus resultados. A análise em profundidade do conteúdo das principais metodologias encontradas e de suas diferentes aplicações permitiu categorizar o uso de potencial como sinônimo de atrativo, de oferta e de mercado, mas quase nunca como significado estrito de potencial na essência do termo. Esta revelação também permitiu entender que o uso indiscriminado – tanto teórico quanto prático – tem levado a importantes distorções em sua aplicação e que a avaliação de potencial tem sido seriamente comprometida por esta negligência conceitual. Para os estudos de competitividade de destinos, as implicações são ainda mais agudas, uma vez que não permitem comparação de resultados nem apresentam isonomia de indicadores, muito menos de forma de cálculo objetivo. A proposição da estrutura conceitual que pode servir para a avaliação de potencial turístico defendida nesta tese foi validada pela aplicação em dois diferentes locais no Rio Grande do Norte e demonstrou ser adequada para uso na identificação de valor intrínseco de recursos turísticos endógenos de um local, podendo seus resultados apoiar a tomada de decisão de gestores no tocante ao desenvolvimento futuro do destino, orientando o investimento público para a transformação desse potencial em atrativo concreto.Tese Gestão do conhecimento e redes interorganizacionais em organizações públicas de turismo(2019-09-17) Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; ; ; Brito, Max Leandro de Araújo; ; Silva, Michel Jairo Vieira da; ; Matias, Esdras Matheus Silva; ; Brito, Lydia Maria Pinto;O turismo é um setor multifacetado, baseado no conhecimento e na cooperação, principalmente, devido a sua característica complexa. A gestão do conhecimento (GC) e as redes interorganizacionais (RI) facilitam os processos de obtenção, utilização, compartilhamento, aprendizado organizacional e as parcerias entre as Organizações Públicas de Turismo (OPT). A partir disso, a proposta que se segue objetiva compreender como a gestão do conhecimento e as redes interorganizacionais podem auxiliar as organizações públicas de turismo no desenvolvimento de um destino turístico na percepção de especialistas do setor em uma cidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, à medida que se propõe a estudar um fato novo. Adota a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados. Os sujeitos da pesquisa foram definidos com base na aproximação que eles tinham do problema de pesquisa. Assim, no total, foram eleitos 17 (dezessete) entrevistados a partir de uma amostra não probabilística intencional, utilizando-se da técnica bola de neve para a seleção dos entrevistados. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, para a delimitação das lacunas da pesquisa, através de buscas realizadas nos períodos de 2016 a 2018 no Portal de Periódicos Capes; enquanto a coleta das fontes primárias se deu a partir de roteiro de entrevista semiestruturado. Dentre as técnicas utilizadas para o tratamento e análise dos dados, estão: a técnica de triangulação, análise de conteúdo e documental. Utilizou-se do software de análise qualitativa NVivo, para facilitar a organização dos dados, realizar a contagem das palavras (frequência de palavras) e criar as nuvens de palavras. Dentre os principais resultados encontrados, tem-se que: trata-se de um grupo de especialistas que atua na gestão pública há mais de 30 anos, possuindo ampla experiência na área de planejamento turístico e exercendo funções de gestão e liderança. As OPT não adotam gestão do conhecimento de maneira sistematizada, sendo identificadas algumas ações isoladas de gestão do conhecimento. Em se tratando da obtenção do conhecimento, observou-se que as OPT obtêm as informações dos principais parceiros mediante solicitação, ou seja, quando necessário. Verificou-se que o compartilhamento das informações se dá a partir das relações de parcerias entre os diversos atores, através das reuniões dos conselhos. Também foi mencionado pelos entrevistados que as mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) são utilizadas no sentido de favorecer a disseminação da informação, tanto interna quanto externa. No entanto, evidenciou-se através de observação direta que essas mídias, na verdade, funcionam como meios de divulgação das ações que estão sendo desenvolvidas pelas OPT. Identificou-se que as OPT não são organizações que aprendem, porém, a partir dos discursos dos sujeitos, foram identificadas algumas ações realizadas no sentido de fortalecer o relacionamento focado em parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando melhorar o desempenho organizacional. Em se tratando da avaliação dos processos e práticas, identificou-se que, apesar de incipiente, existe uma tentativa de rever aquilo que não está surtindo efeito, como exemplo: o estudo sobre a estrutura organizacional em uma das OPT.Tese Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA(2020-03-04) Costa, Moabe Breno Ferreira; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; ; Dencker, Ada; ; Panosso Netto, Alexandre; ; Lacerda, Juciano de Sousa; ; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; Rocha, Marlucia Mendes;O objetivo principal desta tese é analisar a memória turística de residentes gerada a partir da Fanpage da Prefeitura Municipal de Salvador. A pesquisa concentra uma preocupação com a comunicação da cidade turística, considerando processos interativos nos espaços físicos e virtuais como o objeto da comunicação contemporânea. Desenvolveu-se uma perspectiva transmetodológica (Maldonado, 2013), com a articulação entre os métodos crítico-dialético (Martins, 1994) e retrodução (Peirce, 2005). Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, entrevista semiestruturada a gestores municipais, observação participativa em eventos e atrativos turísticos, análise da estrutura das publicações turísticas na Fanpage da prefeitura e a construção da equação semiótica. Esta corresponde à delimitação de nove categorias de análise da memória turística, por meio da equivalência entre as regularidades discursivas de Michel Foucault (2014) e as categorias de triádicas de Charles Sanders Peirce (2005). O processo de análise envolve nesta ordem: monitoramento da Fanpage, seleção dos processos interativos turísticos, contato com os residentes que comentaram nas publicações turísticas, aplicação das questões referentes às categorias de análise da memória, tabulação de dados e observação participativa nos locais de residência dos entrevistados. Para a seleção dos entrevistados, consideraram-se os seguintes critérios: ter comentado na postagem turística da prefeitura durante uma semana após a publicação, ser residente em Salvador e aceitar participação na pesquisa. A interatividade com o seguidor envolveu a identificação de seu local de residência, ‘stalkeando’ seu perfil, curtida em sua manifestação na rede, seguido de contado pelo Messenger. A pesquisa identificou uma memória turística idílica, que considera o turismo como uma segunda realidade, assemelhando-se a um jogo do prazer, e a memória pulsional, que estabelece o turismo como uma cultura específica da cidade construída a partir do movimento de residentes. A cultura turística é dotada de fricções, nas quais o residente tenta equilibrar as angústias e prazeres que fomentam seu cotidiano ao mesmo tempo em que produz símbolos que têm força de atração de turistas. Ainda, de acordo com a pesquisa, as postagens turísticas na Fanpage da Prefeitura de Salvador correspondem a um acoplamento estrutural que reúne características do jornalismo, da publicidade e do entretimento, constituindo-se como um dispositivo de consenso. Compreende-se que a produção da comunicação turística de Salvador prescinde da construção de um sistema sociodigital que estabeleça conexões entre processos de interatividade e de interação. O sistema inclui a produção de conteúdo dos residentes como formação discursiva, propõe a articulação direta entre setores econômicos e sociais com a prefeitura e estabelece construções rizomáticas por meio de diferentes plataformas de mídia que permitem um mapeamento semiótico de todas as regiões da cidade e colabore para a elaboração do planejamento urbano. O sistema sociodigital fomenta processos de governança, convergências, participação significativa e educomunicação, além de sugerir que a comunicação pública da cidade turística assuma seis dimensões: institucional, política, interna, social, tecnológica e mercadológica.Tese A interferência parlamentar no orçamento do Ministério do Turismo: discurso e realidade das políticas públicas de turismo no Brasil(2020-03-13) Silva, Rodrigo Cardoso da; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; ; ; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; Todesco, Carolina; ; Fratucci, Aguinaldo César; ; Araújo, Lindemberg Medeiros de;O Ministério do Turismo (MTur) completou mais de 15 anos de atuação e vem implementou políticas públicas de turismo em todo o território nacional. Tais políticas são consideradas de longo prazo, porém, são escassos informações e dados sobre os avanços concretos conquistados nos últimos anos, principalmente em relação aos investimentos públicos. Ressalta-se que uma das formas mais eficientes de avaliar as políticas públicas interventivas e de fomento é através dos investimentos, entendendo onde e como se aplicaram os recursos públicos. Evidenciou-se, como fator de investigação principal à interferência parlamentar no orçamento ministerial e sobre as ações de políticas públicas. Sendo assim, tem-se, como objetivo geral: Analisar como a participação dos parlamentares no uso dos recursos do Ministério do Turismo vem interferindo no desempenho da política de turismo no Brasil, tendo como linha crítica a reflexão sobre atuação e eficiência das emendas parlamentares nas diretrizes políticas do turismo. A tese central do trabalho é que houve uma intensa influência parlamentar no ministério, a qual, por sua vez, criou um descolamento e isolamento do orçamento do MTur com a realidade do setor de turismo no país. Em razão disso, criou-se um vácuo entre as diretrizes políticas do turismo e a aplicação dos recursos públicos. A metodologia empregada voltou-se para a abordagem qualiquantitativa, pois uma única abordagem não seria capaz de responder de forma satisfatória a problemática central da pesquisa. As principais bases de dados secundários utilizadas foram as seguintes: Sistema de Informação sobre Orçamento Público Federal do Senado Nacional (SIGABRASIL) e Sistema de Contratos de Repasses do Ministério do Turismo (SIACOR). Quanto à coleta dos dados primários, foram feitas entrevistas semiestruturadas com gestores públicos, além de órgãos estaduais de gestão do turismo. O recorte temporal da pesquisa vai de 2004 até 2016, já o recorte espacial da pesquisa compreende três estado, sendo eles: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que o orçamento do MTur não permite alcançar os objetivos traçados nos planos nacionais, devido ao direcionamento e atenção dada às demandas parlamentares. Além disso, tudo indica que o ministério, ao longo dos anos, adquiriu funções políticas para atender as demandas parlamentares em virtude da capacidade mutável e transetorial dos investimentos da área de turismo. Neste sentido, constatou-se que um dos principais fatores que levam à ineficiência das políticas públicas de turismo encontra-se na altiva intervenção parlamentar, que desvinculou o orçamento das diretrizes políticas com fins de promover urbanização, bem como dotar o destino de infraestrutura diversas e/ou praças públicas.Tese Proposta de Framework para classificação de níveis de governança em destinos turísticos inteligentes(2020-03-16) Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Taveira, Marcelo da Silva; ; Biz, Alexandre Augusto; ; Chagas, Márcio Marreiro das;As sociedades contemporâneas estão se tornando cada vez mais digitais, onde viajantes estão usando tecnologias nos seus dispositivos smart massivamente. As organizações de turismo sejam públicas ou privadas precisam também ir para o mundo smart. Empresas que detém sistemas de informação mais inteligentes, conseguem reagir mais rápido e tomar melhores decisões. Neste contexto, o turismo começa a se adequar a esta nova realidade que o mundo digital promoveu, com o surgimento dos destinos turísticos inteligentes, adaptados a um novo entorno totalmente digital, que começa a ser dominado pelos produtos e serviços fornecidos pelas tecnologias smart. Países como Espanha e China estão comprometidos com essas tendências há alguns anos e focam seus esforços em desenvolver este tipo de lugares. O objetivo deste trabalho é propor um framework para classificação dos níveis de governança em destinos turísticos inteligentes, baseado em uma escala evolutiva de cinco níveis de melhora dos processos de governança. A metodologia usada neste estudo iniciou com uma revisão sistematizada da literatura baseado no protocolo de Kitchenham (2007) para engenharia de software, mas adaptado para o turismo e confirmou a existência de lacuna teórica na área de modelos de governança de destinos turísticos. Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, onde a partir de uma abordagem dialógica, buscou-se nas normas internacionais sobre governança, modelos de gestão de destinos para serem analisados qualitativamente. Foi escolhido o CMM da universidade Carnegie-Mellon como base para adaptação do framework resultante aos conceitos de governança de destinos turísticos, também foi adaptado o Scrum para a metodologia científica da academia a fim de efetuar os procedimentos metodológicos que compreenderam pesquisa documental em um processo reflexivo constante. Então foram elencadas as funcionalidades do framework, desdobradas em tarefas e resultaram em artefatos elaborados que foram sendo integrados gradativamente. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os resultados apresentam uma estrutura em 5 camadas de melhoria contínua da governança baseada nos processos organizacionais. Começando do nível mais básico, evoluindo para um modelo de padronização dos processos e treinamento para todos os participantes. Indo para o terceiro nível com a implantação de um sistema de informações específico para a governança, com os processos padronizados a nível institucional de forma integrada. No quarto nível o controle é realizado com ajuda de técnicas estatísticas, todos os processos são acompanhados qualitativamente a busca pela inovação é sistematizada e o desempenho é constantemente medido. Finalmente no último nível, a busca pela melhoria contínua é uma meta constante, a busca para atingir níveis elevados de desempenho em todos os processos. O trabalho conclui com a visão holística da governança e seus impactos no turismo, onde os atrativos não ficam obsoletos desde que cuidados; as mudanças ocorrem em pequenos estágios planejados; o uso das TICs agregam valor ao turismo no destino; há necessidade de melhorar a performance da governança; fazer uso adequado das lições aprendidas é necessário para melhorar o desempenho, e finalmente, o framework proposto pode ser adaptado às cidades inteligentes também.Tese Relação entre turismo e hospitalidade na composição da rede de avaliações da experiência turística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-29) Milito, Marcelo Chiarelli; Marques Júnior, Sérgio; Chagas, Márcio Marreiro das; ; ; ; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Almeida, Juliana Vieira de; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva;A presente tese objetiva analisar a configuração da percepção da hospitalidade na experiência turística. Os estudos e publicações científicas que tentam consolidar as bases da relação hospitalidade e turismo não encontram ponto pacífico. A hospitalidade, como variável de constante medição teórica e empírica, contrasta com a não consolidação de uma dimensão isolada. Aparece como transversal entre fatores específicos (como “qualidade da experiência”, “atrativo turístico” e “ambiente”), dimensões (como “afetiva”, “cognitiva” e “conativa”), tipos de variáveis (como “acolhimento”, “receptividade”, “residentes amigáveis” e “atendimento local”) e até por natureza do objeto de estudo (como mensurável ou abstrato). Frente aos embates teóricos e uso empírico da relação hospitalidade/turismo, pode-se considerar esse como um axioma da turismologia por desvendar. Trafega-se por ícones teóricos do turismo (Fuster, Jafari, Hall, Bispo e Beni, entre outros), da hospitalidade (Selwyn, Lashley, Camargo, Castelli e Almeida, entre outros) e da teoria do intercambio social (Simmel, Mauss, Weber, Homans e Blau, entre outros), base psicossociologica predominante que sustenta os estudos da percepção da experiência de turistas e residentes. O caminho investigativo proposto segue a análise dos bancos de dados das pesquisas de demanda turística provenientes das instituições oficiais de turismo, aqui utilizado a pesquisa de demanda turística do Instituto de Pesquisa do Comerciário da Federação do Comércio, com 1937 questionários aplicado no Rio Grande do Norte nos períodos de alta estação nos anos de 2018 e 2019. O método de análise foi o Correlation Network Analysis (CNA), técnica que permite identificar a composição em rede de um conjunto de variáveis independente das lacunas no banco de dados, comum nas avaliações da experiência turísticas em um destino. Na combinação dos softwares UCINET e SPSS, buscou-se as formas, centralidade e correlações significativas das variáveis de hospitalidade na composição da rede de avaliação da experiência turística. Como resultado, observou-se que a rede de avaliações turísticas apresentou alta densidade, principalmente nos aspectos da avaliação do destino. As variáveis centrais do estudo Hospitalidade Comercial e Social mostraram-se interrelacionadas, sendo que a hospitalidade comercial se configurou na centralidade da rede e a hospitalidade social na periferia da rede, indicativo que a hospitalidade comercial apresenta significativo maior grau de influência na rede se comparada a hospitalidade social. O método se mostrou como válido, novos estudos na temática para continua medição e entendimento da configuração da percepção do destino são importantes, principalmente no adensamento da composição frente novos contextos e dinâmicas turísticas.Tese O espelho das concessões turísticas em Parques Nacionais do Brasil: uma perspectiva sobre vulnerabilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-28) Brumatti, Paula Normandia Moreira; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nobrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; ; http://lattes.cnpq.br/8162160743491260; García, Fernando Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/1356377667591954; Tasso, João Paulo Faria; ; http://lattes.cnpq.br/8501815511514126; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; ; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015Diante da problemática socioambiental, as áreas naturais protegidas (ANPs) evoluem para uma condição sine qua non de desenvolvimento socioeconômico da sociedade contemporânea, que sob o paradigma da sustentabilidade, assume o turismo como um instrumento de conservação, considerando o seu potencial para a geração de benefícios econômicos e sociais e de valorização do patrimônio ambiental e cultural. As concessões turísticas em ANPs, como arranjo institucional, emergem como alternativa para o aproveitamento deste potencial e democratização dos benefícios, que desenvolvidas em diferentes contextos políticos e institucionais, na prática, apresentam uma série de limitações enquanto ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Presumindo que as concessões se desenvolvem sob uma perspectiva de conservação ambiental neoliberal e de suas contradições, esta pesquisa busca entender como o contexto político-institucional de concessões turísticas em parques nacionais do Brasil pode inferir na vulnerabilidade do sistema turístico nas ANPs. A partir de uma análise teórica-conceitual e empírica, sob uma abordagem qualitativa de métodos, esta pesquisa buscou responder: a que se refere a vulnerabilidade do sistema turístico em ANPs e quais seus elementos e fatores fundamentais? Quais os fatores de agravamento da vulnerabilidade? Qual a base política, regulatória e ideológica que estrutura as concessões turísticas em parques nacionais do Brasil? Quais são as suas principais respostas, limitações e lacunas e como estes elementos se relacionam às vulnerabilidades do sistema turístico em ANPs? Identificou-se que as principais limitações da política se referem às dificuldades de concretizar ações em prol da conservação efetiva das UC e para o empoderamento social, assim como avaliar satisfatoriamente a qualidade dos serviços e as reais implicações ambientais e sociais do uso público. Tais limitações se devem, principalmente, pelas carências de suporte público que fragilizam a capacidade institucional, de dificuldades de gestão e monitoramento das concessões e a falta de comprometimento das organizações privadas. Por sua vez estas fragilidades se relacionam ao contexto histórico, político e institucional de evolução da política, alinhado aos princípios da conservação neoliberal. Assumindo que a vulnerabilidade do sistema turístico em ANPs representa a condição que potencializa a sua susceptibilidade à danos, bem como limita a sua capacidade em atrair visitantes e atender às necessidades da cadeia produtiva do turismo, incluindo todos os atores sociais, e da conservação ambiental; como produto de um conjunto de fatores políticos, institucionais, econômicos, histórico-culturais, sociais e ambientais; entende-se que as limitações das concessões representam fatores de agravamento das vulnerabilidades do turismo em UC, que por sua vez, é influenciada pelo contexto de conflitos das agendas políticas ambientais governamentais alinhadas à perspectiva neoliberal de conservação.Tese Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos: uma perspectiva com base nas online travel reviews(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Fabíola Fernandes; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; ; http://lattes.cnpq.br/5617247914388186; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Limberger, Pablo Flôres; ; http://lattes.cnpq.br/3893934127523780; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317Em um contexto em que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que uma empresa oferece, este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Para tanto, a investigação apresentou caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira, que investigou as dimensões que compõem a experiência do cliente em parques temáticos, ocorreu entre os meses de novembro de 2019 a junho de 2020 com a utilização de uma amostra de 2.023 avaliações individuais dos parques Magic Kingdom, Beto Carrero World, Efteling e Universal Studios Japan. A segunda, que avaliou a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico, ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2020 com uma amostra de 300 indivíduos que visitaram o parque Beto Carrero World e, por fim, a terceira, que realizou, com os dados obtidos na etapa anterior, uma avaliação em rede da relação entre as dimensões que compõem a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico. A pesquisa foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) dentro do ciberespaço Tripadvisor.com, sendo o método de pesquisa aplicado a Análise de Conteúdo, tendo em seguida os dados obtidos processados por meio do software NVivo 12 Pro para o teste de frequência de palavras e o Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] em conjunto com o software NetDraw 2.172 para o método de Análise em Redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores que compõe o ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa a experiência do cliente de parques temáticos. Por meio da avaliação em rede da relação entre as dimensões da experiência do cliente no contexto específico do parque temático Beto Carrero World, detectou-se que a densidade da rede é alta e com o cálculo de centralidade foi possível verificar que as variáveis atrações - brinquedos e shows- e estrutura do parque tem maior índice de centralidade, intimamente ligados a obtenção da diversão e a construção da satisfação. As variáveis clima, interação com o funcionário, fila, preço, atrações pagas e bebedouros apresentaram um significativo impacto negativo na percepção da experiência do cliente. Concluiu-se que a visitação em parques temáticos está diretamente relacionada ao valor da experiência (componente afetivo). Ademais, parques temáticos, assim como outros empreendimentos do setor de entretenimento, devem ser resilientes, criativos e responsivos às necessidades de seus consumidores. Por fim, as reflexões advindas das implicações teóricas e empíricas desse estudo podem auxiliar os esforços de recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da COVID-19, por meio da compreensão dos fatores que moldarão o futuro do setor.Tese Inovação em organizações turísticas: uma proposta de modelo organizacional de avaliação em inovação turística - MODITUR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Batista, Saulo Gomes; Mazaro, Rosana Mara; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/028024084903732; ; http://lattes.cnpq.br/4472031870569213; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Silva, Sidcley Dsordi Alves Alegrini da; ; http://lattes.cnpq.br/8473658062060982A inovação tem se destacado como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas, tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para mensurar tal ação em ambientes organizacionais de turismo. O objetivo geral desta tese é propor um modelo de avaliação da inovação em organizações turísticas – MODITUR, a partir da compreensão das dimensões teóricas no âmbito deste tema em organizações turísticas, e tem como objetivos específicos: a) caracterizar as dimensões teóricas, constructos do modelo de avaliação de inovação; b) Validar as dimensões do modelo; c) propor o modelo metodológico de avaliação de inovação para organizações turísticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa e com técnica de amostragem do tipo não probabilístico intencional, que utilizou 17 especialistas/pesquisadores da área de turismo, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento metodológico propositivo da tese. Já quanto aos resultados, permitiram compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constantes transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa fazerse presente dentro das organizações turísticas, levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo. Diante do exposto, conclui-se que a mencionada temática em organizações turísticas precisa de mais proposições teóricas e de novos estudos para que organizações possam investir em inovação e consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilitem reflexões de novos estudos em inovação e contribuam para o desenvolvimento de pessoas e localidades com potencial turístico de maneira responsável.Tese Turismo e desenvolvimento social: proposta de modelo de gestão de impactes dos empreendimentos hoteleiros (Inhambane, Moçambique)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-22) Alcobia, Orlando Miguel Pestana; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Gustavo, Nuno Silva; ; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; ; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Araújo, Maria Valeria Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428A expressiva massificação da atividade turística, ao longo das últimas décadas, tem feito deste setor econômico um dos mais pujantes a nível global. No entanto, desafortunadamente e em incontáveis situações, o desenvolvimento turístico dos territórios não tem resultado num efetivo desenvolvimento social das comunidades receptoras. Atendendo a esta realidade, vários têm sido os modelos de avaliação do impacte social elaborados pela comunidade acadêmica, com o intuito de maximizar o contributo social dos diversos players turísticos. Não obstante esse esforço, as dificuldades inerentes à compreensão e medição dos impactes sociais da atividade turística, assim como a postura neoliberal da maioria dos seus agentes econômicos, têm dificultado o sucesso da implementação prática de tais modelos. Neste contexto, esta tese propõe um Modelo de Gestão do Impacte Social dos Empreendimentos Hoteleiros, o modelo SIM Hotel, capaz de ser ajustável ao contexto geográfico e às diferentes classificações hoteleiras. Para isso, faz-se necessária a compreensão do fenômeno da globalização do mercado turístico e hoteleiro, entender o papel do Estado no desenvolvimento turístico dos territórios, perceber as bases conceituais da práxis do desenvolvimento social e, por último, explorar os modelos de avaliação de impacte social e os protocolos de avaliação da atividade hoteleira existentes no mercado. Como laboratório empírico, foi selecionado um dos mais proeminentes destinos turísticos moçambicanos, o município de Inhambane. Metodologicamente, segue-se o modelo de análise proposto por Aledo e Domínguez- Gómez que, assente num paradigma construtivista, divide a pesquisa de campo em três momentos- chave: Estudo de Base, Análise de Stakeholders e Identificação e Avaliação dos Impactes. Neles, são entrevistados e inquiridos, os empresários/diretores do setor hoteleiro, integrantes de quinze grupos sociais impactados pelas suas operações, nove instituições governamentais e ainda outros representantes de associações e estabelecimentos de ensino locais. Sob os valores associados às teorias de desenvolvimento de Midgley e de Max-Neef, observa-se que, apesar do forte impacte do setor hoteleiro na empregabilidade local, o seu contributo para as outras esferas do desenvolvimento social é pouco profícuo. Laivos de precariedade laboral, escassa assunção da responsabilidade social corporativa, falta de cooperação com as instituições locais, posturas ambientais errôneas e pouco comprometimento para melhorar as infraestruturas de bem-estar municipais, são alguns dos problemas detectados. Ao mesmo tempo que se apresenta um instrumento de avaliação do impacte social de cada empreendimento hoteleiro e sugere-se estratégias para a implementação do modelo SIM Hotel, conclui-se que, apesar dos avultados esforços financeiros requeridos, este pode ser bastante frutuoso para o município. No entanto, para sua efetiva implementação, urge normalizar as relações institucionais entre as empresas hoteleiras e as instituições governamentais, garantindo um diálogo institucional respeitoso e confiável. Fóruns de auscultação comunitárias e políticas de transparência são também fundamentais.Tese Ecoinovação e rentabilidade: uma análise correlacional em hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-08) Leite, Andressa Ferreira Ramalho; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; ; http://lattes.cnpq.br/3814038782027737; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Sousa, Kleber Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/5998925827023470; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931O turismo mobiliza, mundialmente, setores produtivos de bens e serviços requerendo o trabalho de inúmeras categorias. O setor de meios de hospedagem é considerado um desses segmentos basilares do turismo, visto que, agregado ao segmento de transportes e aos atrativos turísticos, constitui o que se compreende por produto turístico. No framework da acirrada concorrência e do livre mercado, com o surgimento de novos arranjos e modelos de negócios, a importância do preço para o segmento de hospedagem traz desafios a serem superados, diariamente, por gestores. Estes desafios perpassam as funcionalidades de um organograma hoteleiro, e permeiam espaços ainda não estruturados, mas de suma importância para a rentabilidade de uma empresa. Neste cenário contemporâneo, o presente trabalho tem como objetivo central, investigar a relação entre ecoinovação e rentabilidade em meios de hospedagem, norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Investigar a percepção de gestores hoteleiros em Natal-RN sobre práticas ambientais em hospedagem; b) Identificar os indicadores de ecoinovação nos meios de hospedagem pesquisados; c) Verificar a correlação entre o uso de produtos e serviços ecoinovadores e a rentabilidade dos meios de hospedagem. Os pressupostos metodológicos aplicados a esse trabalho se apresentam, de natureza descritiva, a partir de uma revisão histórico-conceitual da temática, e de natureza exploratória a partir da pesquisa de um novo fato, acontecimento ou prática, como a inter-relação dos sistemas de gestão ambiental e a competitividade entre os meios de hospedagem pesquisados. O estudo adota também, a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados, elencando para tanto, uma abordagem quanto-qualitativa de dados. Neste viés e para maior confiabilidade da pesquisa, foi aplicado um teste-piloto entre hoteleiros no município de Natal-RN, antecedendo a etapa final de coleta, onde 61 respondentes em âmbito nacional participaram da pesquisa. Nesta etapa, foi utilizada a Regressão linear entre os indicadores “diária média” e “receita por apto disponível”, além de uma análise das variáveis a partir da validação das escalas do questionário com o cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Para se considerar as variáveis mais importantes na análise dos fatores, foi utilizada a Análise de Variância do componente principal. Os resultados desse estudo apontam que, as ecoinovações aparecem no atual contexto sustentável (triple bottom line) em conjectura com a redução dos custos e construção da imagem das empresas de hospedagem, emergindo assim, como uma das estratégias de precificação, e por consequente, de rentabilidade. Sete indicadores foram identificados com cargas mais elevadas, explicando com isso 71,97% das somas cumulativas de extração de carregamentos ao quadrado.