PPGT - Doutorado em Turismo
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12063
Navegar
Navegando PPGT - Doutorado em Turismo por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 77
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Análise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-20) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/7396413848005787; Tiago, Maria Teresa Borges; Álvares, Daniela Fantoni; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Gretzel, UlrikeA indústria do turismo continua a ser impactada por novas tecnologias. A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.Tese Análise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Santos, Kaline Mendonça dos; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/2806078805879008; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Márcio Marreiro das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando-se as contínuas crises enfrentadas pelo setor turístico, surgem dúvidas sobre as melhores estratégias de planejamento capazes de gerenciar os destinos turísticos, buscando competitividade e atratividade. Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.Tese Atributos de competitividade para destinos turísticos aplicados á Unidade de Conservação: proposição de framework para análise e orientação estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Munguambe, Maria Albertina Pinto Rodrigues; Mazaro, Rosana Mara; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; http://lattes.cnpq.br/2329688209145737; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Marques Júnior, Sérgio; Cardoso, Lucília Maria Ferreira Alves; Azevedo, Hélsio Amiro Motany de AlbuquerqueEmbora a competitividade de destinos turísticos tenha ganhado protagonismo entre os temas que compõem as agendas de acadêmicos e governantes nas ultimas décadas, gerando a proposição de robustos modelos de referência e contribuindo para sua definição e delimitação teórica, quando transportados para o campo da aplicação a diferentes contextos, ou, a de um atrativo turístico especifico, como é o caso UCs, requerem a adequação de seus critérios e atributos às especificidades do atrativo em si mesmo. A fim de contribuir com esta adequação, esta pesquisa propõe uma estrutura de referência para análise da competitividade de UC enquanto atrativos turísticos, capaz de captar, tanto atributos condicionantes da competitividade já consolidados para destinos, quanto aqueles que possam traduzir o contexto e as especificidades do atrativo turístico na UC. A pesquisa é conduzida usando uma metodologia qualitativa em duas etapas: a primeira foi dedicada ao “trabalho de gabinete” para análise e compilação de modelos já consolidados na temática, a partir da qual foi construído o framework conceitual dos atributos de competitividade aplicados a UC proposta na tese, constituído de 4 dimensões 13 atributos e 24 indicadores. Na segunda etapa é a validação da framework pela aplicação em 3 UCs em Moçambique caracterizando o estudo multi-caso. As técnicas utilizadas foram análise documental, compilação de dados de fontes secundárias, pesquisa de campo, por meio de visitas presencial para levantamento de dados in loco, entrevistas com gestores, legisladores e outros atores das UCs. A leitura e interpretação dos dados foram feitas com base em técnicas como análise de conteúdo, pela interpretação de dados primários e secundários extraídos do levantamento, estudos de casos individual - Màgoé, Gorongosa e Limpopo, em Moçambique, África. Os resultados permitiram extrair algumas conclusões a respeito da temática e contexto das condições competitivas e de sustentabilidade das UCs estudadas. A fremework se mostrou adequada na preposição de atributos que contribuíram para aferir a competitividade turísticas das UCs e que reflitam as premissas da sustentabilidade e as especificidade e complexidade das UCs, permite avaliar a evolução da situação das UCs no atendimento dos atributos, comparação entre si e individual, frente a critérios internacionais de competitividade de destinos, mapear a diferença de situações ou realidades nas UCs analisadas quanto a capacidade de competitividade turística bem como revelar o potencial e trajetórias rumo a posições competitivas mais robustas em termos de competitividade do destino, sendo neste contexto constatado o Parque da Gorongosa com uma situação competitividade forte, o Parque de Limpopo situação competitiva mais vulnerável e finalmente o Parque Màgoé mais afastado dos critérios ou menos competitivo. Por isso considerado um modelo teórico valido a um destino como UC.Tese Capacidade institucional e execução orçamentária do Ministério do Turismo: uma análise a partir da Teoria do Equilíbrio Pontuado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-06) Pequeno, Edilene Adelino; Sonaglio, Kerlei Eniele; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; http://lattes.cnpq.br/1274191689474470; Grechi, Dores Cristina; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; http://lattes.cnpq.br/4606530449881824; Silva, Rodrigo Cardoso daA problemática central desta pesquisa incide sobre a programação orçamentária do Ministério do Turismo (MTur). A delimitação de um orçamento pode ser considerada uma luta de poderes entre grupos de interesse, pois envolve a alocação de recursos públicos que afetam diretamente diferentes esferas e âmbitos da sociedade e grupos sociais. A determinação do orçamento público também pode ser influenciada pelas circunstâncias políticas e econômicas do país, bem como pelas predileções do governo. Nesse sentido, constitui objetivo geral da pesquisa analisar como o processo orçamentário afeta a capacidade institucional do Ministério do Turismo em cumprir com suas atribuições no que se refere ao seu papel no desenvolvimento do turismo do país no período de 2003 a 2022. Para tanto, a teoria escolhida para subsidiar a presente tese foi a Teoria do Equilíbrio Pontuado. Para atender aos objetivos da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualiquantitativa. Com relação aos procedimentos técnicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Para complementar, foi realizada uma investigação empírica, levantamento de relatórios do MTur enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e dos dados do orçamento em turismo no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). Também foi utilizada a triangulação de dados, técnica de pesquisa que combina diferentes métodos de coleta de dados para consolidar as conclusões a respeito do fenômeno investigado. De acordo com os resultados, percebe-se que nem todas as atribuições e competências do MTur estão contempladas na alocação dos recursos públicos, uma vez que infraestrutura e promoção turística têm capitaneado as maiores parcelas dos recursos do orçamento. Além disso, a instabilidade política e a falta de apoio político dificultam a execução do orçamento do Ministério. Diversas áreas do MTur permanecem carentes de servidores, tais como o setor de contabilidade e prestação de contas de convênios, de pesquisas em turismo, de fiscalização de obras, dentre outras áreas que desenvolvem atividades finalísticas. Essa situação fica agravada com a restrição para a realização de novos concursos públicos. A partir do exposto, foi possível perceber que o orçamento do Ministério do Turismo no período de 2003 a 2022 sofreu diversas influências internas e externas, apresentando falhas na execução orçamentária, o que demanda por uma reestruturação do MTur.Tese Construção e validação empírica de um protocolo de certificação da qualidade turística para praias urbanas (PCTP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Espínola, Rafaella Soares; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/4751012040434788; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Marcio Marreiro Das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando a praia como um dos principais fatores de atratividade dos destinos turísticos costeiros e sua relevância ambiental, econômica e recreativa, a manutenção de sua qualidade é considerada um investimento na economia do turismo, uma vez que o turismo de sol e mar é responsável pelo maior fluxo turístico do Brasil. Neste contexto, surgem as certificações de praias que se traduzem como uma garantia de qualidade para gestores e turistas. A maioria dos protocolos de certificação abordam prioritariamente os aspectos ambientais e de gestão da praia (infraestrutura, manutenção de serviços, etc.), mas os critérios relevantes para a qualidade turística são pouco discutidos. No Brasil, a única certificação de praia existente (Bandeira Azul) é aplicada em poucas praias e consiste em um selo ecológico que não permite a avaliação de outras dimensões necessárias para se avaliar a qualidade turística das mesmas. Diante do exposto, surgem os seguintes questionamentos: Que dimensões devem ser consideradas em protocolos de certificação da qualidade de praias para fins turísticos? E que indicadores são considerados importantes para a certificação da qualidade turística de praias? Assim, esta tese tem como objetivo central construir e validar empiricamente um Protocolo de Certificação da Qualidade Turística para Praias Urbanas (PCTP), considerando a criação de indicadores específicos para o turismo, a fim de contribuir com uma metodologia de monitoramento da qualidade das praias. Para isto, a pesquisa, de abordagem qualiquantitativa e multimetodológica, contou com quatro etapas: 1) Identificação das variáveis do Protocolo através da revisão sistemática de literatura com o auxílio do método Proknow-C (Ensslin, Ensslin, Lacerda & Tasca, 2010) que permitiu desenvolver a estrutura conceitual do Protocolo 2) Realização da técnica Delphi e Painel com especialistas da área para o refinamento das dimensões e indicadores do Protocolo; 3) Aplicação de questionários com os visitantes (turistas e residentes) das praias estudadas para validação do instrumento e obtenção dos dados necessários para criação do Índice da Qualidade Turística (IQT) de cada praia; 4) Validação do protocolo de avaliação por meio do cálculo dos IQT das praias e interpretação dos resultados a partir de 5 níveis de qualidade turística: Qualidade Turística Péssima; Qualidade Turística Ruim; Qualidade Turística Regular; Qualidade Turística Boa (Esperada) e Qualidade Turística Excelente. A versão final do PCTP foi composta por 4 dimensões: Qualidade Ambiental (QA), Qualidade da Infraestrutura Turística (QIT), Qualidade da Infraestrutura Básica (QIB) e Qualidade da Experiência (QE), que foram avaliadas a partir de 17 subdimensões e 75 indicadores. O protocolo foi testado em duas praias consolidadas com o turismo de sol e mar da cidade de João Pessoa, na Paraíba: Cabo Branco e Tambaú. Os resultados indicaram que a qualidade turística destas duas praias foi considerada boa (nível 4), com índices superiores a 0,61. Desta forma, as duas praias poderiam ser certificadas como 4 estrelas em uma escala de 5 níveis. Concluiu-se que os fatores mais importantes da qualidade percebida pelo visitante foram a limpeza e a segurança, seguido da infraestrutura (básica e turística). Além disso, a pesquisa confirmou a relação entre a qualidade percebida, a satisfação e a fidelidade da praia. Por fim, esta pesquisa trouxe contribuições teóricas e gerenciais relevantes, como o conceito de “qualidade turística” e avançou nas discussões sobre índices avaliativos e certificações para praias urbanas, propondo uma ferramenta inédita (PCTP) para avaliar as praias urbanas brasileiras a partir da percepção do usuário de praias (visitante).Tese Constructos norteadores para a resiliência na gestão do turismo(2017-11-13) Costa, Sinthya Pinheiro; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; http://lattes.cnpq.br/1309194711680325; Gabrielli, Cassiana Panissa; http://lattes.cnpq.br/2774926242303827; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Figueiredo, Silvio José de Lima; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800Com o objetivo de contribuir com o debate acerca das estratégias de planejamento e gestão do turismo, foi realizada uma pesquisa com vistas a compreender a influência do comportamento de gestores no processo de desenvolvimento do turismo com abordagem resiliente. A partir dessa perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e o Quest_Resiliência, este último responsável por mapear o comportamento resiliente dos 22 gestores dos quatro destinos turísticos do Nordeste brasileiro estudados, a saber: Mata de São João/BA, Recife/PE, Teresina/PI e São Raimundo Nonato/PI. Observou-se que a adoção de medidas que minimizem as adversidades que impactam a atividade turística perpassa por uma mudança de comportamento da gestão, uma vez que a resiliência está intrínseca à capacidade dos indivíduos de superar situações adversas. A análise dos dados mostrou que os gestores pesquisados possuem um estilo comportamental de intolerância, o que os afasta da resiliência. Foi possível identificar também que os destinos estudados se encontram aquém do que se espera de cidades verdadeiramente resilientes e indutoras do turismo no Brasil. O olhar sob o viés da resiliência permite evitar o reducionismo em que se alicerçam as tentativas de explicar a gestão do turismo a partir de métodos pré-fabricados para sua interpretação. A resiliência deve ser estimulada para o desenvolvimento do turismo, principalmente no que concerne à gestão e ao planejamento, constituindo-se como peça-chave nos processos decisórios por relacionar-se a processos de superação, de reconstituição, de adaptação às instabilidades pelas quais a atividade passa. A implementação de ações para a redução de riscos de todas as ordens deve ser prioridade da gestão e, no caso do turismo, essas ações devem ser resultado do entendimento público e privado de como mitigar e/ou superar as adversidades impostas pelos desastres e crises que afetam o turismo (ou provocados por ele) para o seu desenvolvimento sustentável, tendo como foco a comunidade local e, consequentemente, os turistas.Tese Contexto da (in)segurança e políticas públicas de desenvolvimento turístico local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Coutinho, Ana Catarina Alves; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Sonaglio, Kerlei Eniele; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; https://orcid.org/0000-0001-6654-6629; http://lattes.cnpq.br/8424702006807233; García, Fernando Almeida; Ratton Júnior, José Luiz de Amorim; Campos, Járvis; Rezende Filho, Mozart FazitoO cenário de violência e insegurança pública tem despertado o interesse de pesquisadores e expandido para áreas de dinâmica turística. Segue a perspectiva com o foco no comportamento do turista e como um indicador na escolha do destino turístico. O que escapa nessa percepção é que, embora não seja um fenômeno recente, a insegurança e a violência remontam às primeiras organizações em sociedade, acompanhou mudanças substantivas no estilo de vida e, portanto, incorpora um processo de discussão de desenvolvimento urbano e social. Por esse motivo, esta tese tem como objetivo analisar como as políticas de desenvolvimento urbano têm impactado na dinâmica socioespacial do turismo e na insegurança no bairro de Ponta Negra, Natal/RN. Com o olhar do método da complexidade, foram coletados dados estatísticos criminais, turísticos e urbanísticos; foi realizada análise documental, legislativa e de política pública; e coletados relatos empíricos a partir de uma imersão no cotidiano e em narrativas constituídas sob a insegurança pública. Estruturada em três capítulos, a tese discute, em um primeiro momento, o consenso estabelecido de que o aumento da criminalidade incide na diminuição do fluxo turístico. No segundo momento, esclareceu as raízes da relação entre turismo e insegurança pública a partir do processo de desenvolvimento urbano revestida pela dimensão física e simbólica da produção do espaço. No terceiro momento, a partir de relatos empíricos de campo, demonstrou que não existe um sentimento de insegurança, mas diversos sentimentos, no sentido plural da palavra, e estes não se apresentam de forma aleatória. Os resultados desta tese mostram que a insegurança pública funciona como um risco inerente às dinâmicas de globalização e mobilidade social, onde o turismo ganha um papel fundamental como indústria globalizadora. Conclui-se, assim, que as políticas de desenvolvimento urbano conduzem uma beleza estética para determinadas áreas, especialmente as que possuem a dinâmica socioespacial do turismo; outras áreas são segregadas e, portanto, palco do sentimento de insegurança pelo cenário de desordem, incivilidade e ausência de serviços públicos. A insegurança pública transita de um sentimento emocional para o racional. O turismo retroalimenta o sentimento a partir das mobilidades sociais e o advento de novas economias e fluxo de pessoas, utilizando de um apelo ambiental e paisagístico para conformar povos transitórios.Tese De região problema à periferia do prazer: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiro(2019-02-22) Kiyotani, Ilana Barreto; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; ; ; ; Endres, Ana Valéria; ; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Cruz, Rita de Cássia Ariza da;O Nordeste brasileiro teve até um passado recente uma imagem associada à pobreza, miséria e seca, portanto de negatividade. Nas últimas décadas imagens vêm sendo trabalhadas com a finalidade de divulgar um outro Nordeste, mais dinâmico, moderno e dotado de amenidades naturais – condições ambientais suficientemente atrativas a uma diversidade econômica, incluindo o desenvolvimento do mercado turístico. Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar a imagem da região Nordeste, de uma leitura majoritariamente negativa a uma mais positiva. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos, tanto na pesquisa bibliográfica e documental, quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público e privado, somado aos turistas, e um outro de pesquisa documental, tendo sido realizada a leitura de uma mídia impressa de circulação nacional que vem, por décadas, apresentando imagens sobre o Brasil para seus cidadãos – a Revista Veja, e também a leitura de livros didáticos utilizados no ensino médio brasileiro de 1960 até 2010, para melhor compreensão das condições propaladas sobre o Nordeste antes e após o boom turístico. Para ambos os momentos de pesquisa a análise de conteúdo foi adotada como técnica de análise às falas registradas e leituras efetivadas. Os dados obtidos nos permitiram entender que o turismo foi co-produtor, somado a um crescimento econômico de outros setores e da infraestrutura das principais cidades nordestinas, desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa compor (estruturando espaços) e comercializar imagens positivas e, com isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.Tese Desafios da gestão do turismo em centros históricos: o papel dos agentes sociais na governança do Centro Histórico de Olinda/PE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-25) Nascimento, Isabella Ludimilla Barbosa do; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/3829999080550643; Oliveira, Almir Félix Batista de; https://orcid.org/0000-0002-8570-9179; http://lattes.cnpq.br/6348825553522569; Dantas, Andrea Virginia Sousa; García, Fernando Almeida; Figueiredo, Silvio José de LimaNo contexto de um turismo que pode ser simultaneamente benéfico e prejudicial, o centro histórico de Olinda enfrenta o desafio de gerenciar seu patrimônio cultural e promover o seu desenvolvimento através da atividade turística. Visto que esse cenário destaca agentes diversos que estão no centro das deliberações e tomada de decisão nessa dinâmica, a governança desse centro histórico torna-se fundamental para coordenar os esforços entre essas entidades e interesses. Desse modo, este estudo propõe-se a investigar como os agentes envolvidos articulam ações e estratégias que visam conciliar preservação e turismo. Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral da pesquisa analisar a dinâmica da governança do centro histórico de Olinda considerando o uso turístico do seu patrimônio e as consequências e resultados decorrentes dessas articulações. Quanto a sua metodologia, a pesquisa caracterizase como descritiva e explicativa, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado a técnica da análise de conteúdo através do estabelecimento das categorias: planejamento estratégico; participação e inclusão; cooperação e coordenação; capacidade institucional; implementação e avaliação das ações deliberadas; e usos e efeitos do turismo, que sistematizaram a análise dos resultados. Para identificar a estrutura social desse contexto foi utilizado a perspectiva teórica metodológica de Bourdieu (1996; 2000; 2009; 2010), através dos seus conceitos de campo e habitus. Como principais resultados foi constatado que o Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda (CPSHO) atua como protagonista na gestão do seu centro histórico. Contudo, esse conselho funciona com diversas limitações, o qual foi assinalado que não existe um plano de trabalho delimitado ou processo de planejamento e execução sistemáticos, retratando uma fragilidade na sua gestão e uma falta de eficiência nas ações deliberadas em prol do turismo e da preservação no centro histórico de Olinda. Ademais, foi constatado que não há integração direta entre os setores de preservação e turismo, resultando em uma fragmentação das ações e políticas implementadas. Foi identificado que os agentes dominantes e mais influentes dessa estrutura são os agentes de preservação e os agentes locais, todavia, a depender do capital em disputa esses agentes se comportam como aliados ou antagonistas. Essa realidade indica que apesar da integração de diversos agentes através do seu conselho e uma participação comunitária atuante, a sua estrutura de governança é inconsistente e ineficaz com grandes dificuldades em traduzir as problemáticas identificadas e as suas deliberações em uma execução prática e resultados efetivos.Tese Desenvolvimento e turismo em unidades de conservação potiguares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Clébia Bezerra da; Nascimento, Marcos Antônio Leite do; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; ; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015; ; http://lattes.cnpq.br/1589690303757146; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Taveira, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Fernandes, Antônio Jânio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274; Soares, Ilton Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/5597018927711691O turismo é apontado como sendo capaz de contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, proteger e defender o ambiente natural, cultural e fortalecer a paz no mundo. O que contribui para que ele seja associado às unidades de conservação (UCs). A partir da revisão da literatura observou-se a não existência de estudos sobre as relações entre desenvolvimento e turismo em UCs. O problema de pesquisa abordado é de que forma o turismo constitui-se em um meio para o desenvolvimento nas UCs? O objetivo da pesquisa é discutir o turismo enquanto meio de desenvolvimento nas UCs. Com base nisso, a abordagem foi majoritariamente qualitativa. O modelo analítico usado foi o do Sistema Turístico que considera o relacionamento de suas partes constitutivas umas com as outras e o estudo do objeto em um contexto. Realizouse pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica, de campo e documental. A Área de Proteção Ambiental Bonfim/Guaraíra, Floresta Nacional de Nísia Floresta, Parque Estadual Mata da Pipa, Reserva de Fauna Costeira de Tibau do Sul e Parque Nacional da Furna Feia compuseram o campo da pesquisa. O universo da pesquisa foi constituído pelos representantes das equipes gestoras e coordenadores-gerais das UCs e especialistas sobre o tema da pesquisa. Os dados foram obtidos usando-se o Knowledge Development Process - Constructivist (Proknow-C), com apoio do software livre Zotero, roteiros de entrevistas, questionário e coleta de documentos. O processo de análise de dados deu-se por meio de Análise de Conteúdo, porcentagem e triangulação. Para ajudar na interpretação dos dados foram criadas figuras com o suporte do software NVivo® versão 12 Plus para Windows. Os resultados indicaram características de uma dinâmica conflituosa e dificuldades de implementação das UCs. No tocante à identificação das concepções de desenvolvimento destacaram-se as relacionadas ao paradigma da Modernização e Alternativo; já as de turismo prevaleceram as tradicionais. O planejamento e a gestão do turismo mostraram-se orientados por uma visão econômica. Direcionar o desenvolvimento, o turismo, assim como seu planejamento e gestão nos princípios do paradigma Alternativo e agendas de desenvolvimento mostra-se um caminho para que o turismo seja um meio para o desenvolvimento.Tese Desenvolvimento turístico e desigualdades sociais na hotelaria de Natal-RN: análise das experiências de trabalhadores e ex-trabalhadores em relação à violência no trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Rocha, Andréia Magalhães da; Rezende Filho, Mozart Fazito; Ratton Júnior, José Luiz de Amorim; https://orcid.org/0000-0002-7528-6619; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914; http://lattes.cnpq.br/7107853585540338; Coutinho, Ana Catarina Alves; Borges, Aylana Laissa Medeiros; Jesus, Cláudio Roberto de; https://orcid.org/0000-0002-0145-8457; http://lattes.cnpq.br/6041105387732908; Nóbrega, Wilker Ricardo de MendonçaDiferentes dimensões de violência, exploração, exclusão e desigualdade marcam o turismo contemporâneo, assim tem sido crescente a atenção de pesquisas que tratam desses fenômenos e os seus efeitos ao turismo. No caso da violência, estes estudos fixam nas análises dos impactos dessas práticas sob os olhares dos visitantes e turistas, e são poucos os estudos que relacionam a violência e o turismo com os residentes e os trabalhadores do setor. Nesse último caso, o ambiente de trabalho no turismo, destacadamente na hotelaria, tem sido caracterizado como lócus de relações hierarquizadas e, por vezes, abusivas e precárias, mas que, no entanto, pouco se relaciona as práticas de violência. Assim, o problema identificado nesta análise diz respeito à falta de estudos que investiguem de forma profunda as ramificações da violência no horário de trabalho na hotelaria. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar a dinâmica da violência que ocorre no horário de trabalho na hotelaria de Natal-RN, considerando as desigualdades sociais decorrentes do desenvolvimento turístico a partir dos relatos e experiências compartilhados por trabalhadores e ex-trabalhadores do setor. A abordagem metodológica utilizada para investigar o tema em questão é predominantemente qualitativa. A estratégia adotada para abordar o problema de pesquisa envolveu a realização de um estudo de caso único. Para a coleta de dados primários, empregamos a técnica de amostragem bola de neve, juntamente com a técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa mostram que, apesar de sua evolução na sociedade contemporânea, a hotelaria lida constantemente com desafios em sua estrutura, seja quanto à sobrecarga de trabalho, ao vínculo trabalhista destes profissionais, à incidência da violência no ambiente de trabalho bem como às denúncias realizadas ou resolução destes casos. As desigualdades sociais, portanto, coexistem nas relações de trabalho desenvolvidas entre empregadores e empregados, sendo um reflexo direto do neoliberalismo econômico e da globalização junto à sociedade, isto é, os trabalhadores se submetem às condições impostas pelos gestores e proprietários, porque precisam do emprego, reforçando ainda mais o cenário de precarização nas condições de trabalhado. Dessa forma, a violência observada no ambiente de trabalho da hotelaria em Natal consiste na presença de práticas abusivas, como assédio moral, sexual, racismo, homofobia dentre outros. Essas práticas, portanto, se projetam sobre o gênero e demais convergências como orientação sexual, raça e classe social, atingindo dimensões ainda mais significativas.Tese Desenvolvimento turístico e sustentabilidade: análise da percepção dos residentes sobre o impacto da atividade turística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-24) Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/1239531502714500; Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Milito, Marcelo Chiarelli; Marques Júnior, SérgioA atividade turística interage com diversos setores da sociedade e é responsável por movimentar as localidades por meio de diversas perspectivas. Os fatores que influenciam os efeitos que o turismo pode causar em determinada sociedade relacionam-se ao seu planejamento e gestão. Nas últimas décadas, diversos estudos e teorias têm buscado compreender o processo evolutivo da atividade turística nos destinos, bem como seus impactos positivos e negativos para a comunidade. O turismo tem sido uma força motriz significativa para o desenvolvimento econômico e social de muitas comunidades, porém, é acompanhado de desafios ambientais, sociais, culturais e econômicos, que podem impactar o bem-estar das populações locais. Nesse contexto, a adoção de práticas sustentáveis tornou-se uma prioridade para garantir a preservação dos recursos naturais e culturais e a qualidade de vida dos moradores, especialmente no que concerne à percepção do residente quando considerada como um fator fundamental para a avaliação da sustentabilidade do turismo em um destino. Diante disso, a presente tese investiga a evolução do turismo, com ênfase na sustentabilidade orientada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, considerando os aspectos voltados para o desenvolvimento ambiental, social, cultural e econômico através da análise da percepção dos residentes em destinos turísticos. O parâmetro evolutivo foi observado à luz do Modelo de Butler (1980) Tourism Area Life Cycle – TALC e os níveis de desenvolvimento turístico foram considerados a partir da categorização orientada pelo Ministério do Turismo (MTur). A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa, tipo survey, de corte transversal. Foram utilizados os dados coletados pelo Programa DEL Turismo (IDEL – FECOMÉRCIO RN-MS, FACISC, FECAM, FEDERAMINAS, FIEAC) – 2019-2022 disponibilizados para finalidades deste estudo. Por meio de entrevistas foram coletadas informações sobre a percepção dos residentes em relação aos impactos do turismo com 1.247 respondentes residentes nas cinco regiões brasileiras, divididas em 06 estados e 21 municípios. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva através do software Statistical Package for Social Science (SPSS 22.0) utilizando o coeficiente Rho de Spearman. Dentre os resultados observou-se que quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes têm percepções positivas sobre os benefícios do turismo em relação ao desenvolvimento econômico e social; quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes correlacionam negativamente o turismo com o desenvolvimento ambiental; e quanto mais desenvolvido o destino, mais percepções neutras há em relação aos impactos do turismo para o desenvolvimento cultural. Por fim, a presente tese conclui que o envolvimento ativo dos residentes é essencial para alcançar um turismo verdadeiramente sustentável e que a percepção da comunidade deve ser valorizada como uma importante ferramenta na avaliação do impacto das atividades turísticas. Ao adotar medidas baseadas nas perspectivas dos residentes, é possível promover um turismo mais responsável, que contribua para o desenvolvimento socioeconômico do destino, sem comprometer seus recursos naturais e culturais a longo prazo.Tese Diário de bordo: diálogos sobre turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da vivência no território indígena Eleotérios do Catu/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-25) Justino, Ana Neri da Paz; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; https://orcid.org/0000-0001-7251-7939; http://lattes.cnpq.br/5671564213704591; Ferreira, Flávio Rodrigo Freire; Rezende Filho, Mozart Fazito; https://orcid.org/0000-0002-7528-6619; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914; Brumatti, Paula Normandia Moreira; Figueiredo, Silvio José de LimaCompreender o turismo como dinâmico e complexo leva a assumir a interdisciplinaridade como um caminho para inferências ampliadas a respeito deste enquanto fenômeno social. Assumir estas questões significa refletir sobre uma epistemologia do turismo que se faça transfronteiriça deslizando seu entendimento a partir das contingências que formam os discursos por meio da posição dos sujeitos. Analisar a prática social discursiva presente na interseção turismo, áreas naturais protegidas e povos originários a partir da compreensão de elementos advindos da emergência dos processos de resistência e etnogênese no território indígena Eleotérios do Catu/RN/Brasil é o objetivo deste trabalho. A inspiração foucaultiana se apresenta como lente para observar tal realidade tomando como mote para uma abordagem analítica processual localizada nos estudos críticos em turismo. Os caminhos investigativos trilhados se dão a partir de um percurso metodológico que não se fez estanque ao longo do processo. Este incorpora análise documental de fontes primárias e secundárias. Às primeiras se atém às informações institucionais atreladas às temáticas analisadas. Às segundas, a partir da Revisão Narrativa da Literatura (RNL) e da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Considerando o campo empírico de observação, as estratégias assumidas foram a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas com residentes e por meio de um grupo focal com visitantes. Tais etapas se utilizaram da etnografia fílmica como mecanismo de compreensão, bem como, de plataformas remotas de interação social. Além disso, também foi possível o registro de diálogos informais com representantes do Estado tanto por meio de aplicativos de mensagens quanto a partir de visitas aos órgãos, juntamente com solicitações institucionais via ofícios expedidos pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Os resultados demonstram que compreender a prática social discursiva no Território Eleóterios do Catu leva a perceber o processo de retomada e etnogênese presente naquele território situando os discursos na perspectiva política da resistência dos povos originários. Isso faz com as características da recepção de visitantes ali realizada configurem-se como mais uma estratégia de autoafirmação e autorreconhecimento do povo que habita o território. Assim, articular o saber/fazer de práticas turísticas e recreativas entre os Potiguaras do Katu remete à compreensão do processo de colonização europeia e das invisibilidades dele resultantes. Isso precisa dialogar com outra realidade implicada na prática discursiva do território, o fato dele estar inserido no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como parte da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una (APAPU) o que demanda a observância aos dispositivos de regulação ali localizados. Estes muitas vezes podem ainda trazer elementos do discurso hegemônico de conservação da natureza do século XX que desconsidera a voz das populações residentes, de modo que incorporar a voz dos povos originários no processo decisório da gestão de tais espaços é o que se espera da relações homem-natureza no século XXI. É nisso que reside o diário de bordo ora apresentado, uma discussão que reflete acerca da necessidade de diálogo entre áreas naturais protegidas e povos originários para melhor pensar/fazer o planejamento e gestão do turismo, cuja apresentação se dará em formato multi-paper, por meio de quatro capítulos que dialogam entre si.Tese Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos: uma perspectiva com base nas online travel reviews(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Fabíola Fernandes; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; ; http://lattes.cnpq.br/5617247914388186; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Limberger, Pablo Flôres; ; http://lattes.cnpq.br/3893934127523780; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317Em um contexto em que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que uma empresa oferece, este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Para tanto, a investigação apresentou caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira, que investigou as dimensões que compõem a experiência do cliente em parques temáticos, ocorreu entre os meses de novembro de 2019 a junho de 2020 com a utilização de uma amostra de 2.023 avaliações individuais dos parques Magic Kingdom, Beto Carrero World, Efteling e Universal Studios Japan. A segunda, que avaliou a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico, ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2020 com uma amostra de 300 indivíduos que visitaram o parque Beto Carrero World e, por fim, a terceira, que realizou, com os dados obtidos na etapa anterior, uma avaliação em rede da relação entre as dimensões que compõem a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico. A pesquisa foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) dentro do ciberespaço Tripadvisor.com, sendo o método de pesquisa aplicado a Análise de Conteúdo, tendo em seguida os dados obtidos processados por meio do software NVivo 12 Pro para o teste de frequência de palavras e o Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] em conjunto com o software NetDraw 2.172 para o método de Análise em Redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores que compõe o ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa a experiência do cliente de parques temáticos. Por meio da avaliação em rede da relação entre as dimensões da experiência do cliente no contexto específico do parque temático Beto Carrero World, detectou-se que a densidade da rede é alta e com o cálculo de centralidade foi possível verificar que as variáveis atrações - brinquedos e shows- e estrutura do parque tem maior índice de centralidade, intimamente ligados a obtenção da diversão e a construção da satisfação. As variáveis clima, interação com o funcionário, fila, preço, atrações pagas e bebedouros apresentaram um significativo impacto negativo na percepção da experiência do cliente. Concluiu-se que a visitação em parques temáticos está diretamente relacionada ao valor da experiência (componente afetivo). Ademais, parques temáticos, assim como outros empreendimentos do setor de entretenimento, devem ser resilientes, criativos e responsivos às necessidades de seus consumidores. Por fim, as reflexões advindas das implicações teóricas e empíricas desse estudo podem auxiliar os esforços de recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da COVID-19, por meio da compreensão dos fatores que moldarão o futuro do setor.Tese Do global ao local: a hotelaria e a gestão de recursos humanos sustentável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-30) Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-3062-2009; http://lattes.cnpq.br/9748167102686399; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Temóteo, Joelma Abrantes Guedes; Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo; Matos, Mariana Bueno de AndradeEm resposta à crescente conscientização pública sobre a importância das contribuições organizacionais para o desenvolvimento sustentável, há um maior incentivo para que as empresas relatem suas atividades de sustentabilidade. Paralelamente a isso, tem ocorrido o desenvolvimento da Gestão de Recursos Humanos Sustentável, que abrange um corpo crescente de literatura profissional e acadêmica conectando as noções de sustentabilidade corporativa à Gestão de Recursos Humanos. O objetivo geral desse trabalho foi de analisar a adoção de práticas de gestão de recursos humanos sustentável no setor turístico e o seu impacto sobre os colaboradores. Para isso foram traçados objetivos específicos, que auxiliaram na condução geral do trabalho, sendo eles: Propor um conceito integrador para a gestão de recursos humanos sustentável; Identificar as principais práticas sustentáveis no contexto da gestão de recursos humanos desenvolvidas pelas maiores redes hoteleiras do mundo; Descrever as práticas de gestão de recursos humanos sustentável desenvolvidas por hotéis de referência no Brasil; Investigar a aplicabilidade das práticas de gestão de recursos humanos sustentável em empreendimentos de pequeno porte de um destino voltado para o turismo sustentável e analisar o impacto das práticas de gestão de recursos humanos sustentável com relação aos colaboradores. Como aporte metodológico, a pesquisa foi desenvolvida por meio de análises qualitativas, sendo distribuídas em três etapas: A primeira etapa denominada de global, com análise dos relatórios de sustentabilidade das dez maiores redes hoteleiras do mundo. Segunda etapa denominada nacional, investigando por meio do relatório da Booking.com dois hotéis sustentáveis mais bem avaliados no Brasil, por meio de entrevista com gestores e a terceira e última etapa denominada de local, de abordagem qualitativa, entrevista em profundidade e realização de grupo focal, com a Comunidade Chã de Jardim – Areia (PB). Como resultados, a proposta da tese, levou a uma revisão sistemática da literatura, proporcionando um panorama das produções acadêmicas que serviu de base para a construção de um conceito integrador, as práticas desenvolvidas pelas grandes redes hoteleiras do mundo, foram mapeadas e através das análises, identificou-se que as ações são desenvolvidas de forma ampla, sendo replicadas em todas as unidades hoteleiras da marca distribuídas nos continentes. Com a perspectiva nacional, foram estudadas as práticas de dois hotéis – Botanique Spa e o Lapinha Spa, onde através da entrevista com gestores de recursos humanos, foram elencadas as práticas e suas operacionalizações dentro da empresa. E por fim, a análise local, sendo realizada através de entrevista em profundidade com a empreendedora – Luciana Balbino e a realização do grupo focal, com a participação dos colaboradores da empresa, verificou-se como as práticas impactam na vida dos colaboradores. Por meio dos resultados, a tese apresenta que apesar das diferenças em recursos, as práticas desenvolvidas no âmbito local, são direcionadas para as necessidades dos colaboradores e assim conseguem contemplar todos os pilares do conceito integrador da Gestão de Recursos Humanos Sustentável.Tese Ecoinovação e rentabilidade: uma análise correlacional em hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-08) Leite, Andressa Ferreira Ramalho; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; ; http://lattes.cnpq.br/3814038782027737; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Sousa, Kleber Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/5998925827023470; Almeida, Juliana Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9272504166025931O turismo mobiliza, mundialmente, setores produtivos de bens e serviços requerendo o trabalho de inúmeras categorias. O setor de meios de hospedagem é considerado um desses segmentos basilares do turismo, visto que, agregado ao segmento de transportes e aos atrativos turísticos, constitui o que se compreende por produto turístico. No framework da acirrada concorrência e do livre mercado, com o surgimento de novos arranjos e modelos de negócios, a importância do preço para o segmento de hospedagem traz desafios a serem superados, diariamente, por gestores. Estes desafios perpassam as funcionalidades de um organograma hoteleiro, e permeiam espaços ainda não estruturados, mas de suma importância para a rentabilidade de uma empresa. Neste cenário contemporâneo, o presente trabalho tem como objetivo central, investigar a relação entre ecoinovação e rentabilidade em meios de hospedagem, norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Investigar a percepção de gestores hoteleiros em Natal-RN sobre práticas ambientais em hospedagem; b) Identificar os indicadores de ecoinovação nos meios de hospedagem pesquisados; c) Verificar a correlação entre o uso de produtos e serviços ecoinovadores e a rentabilidade dos meios de hospedagem. Os pressupostos metodológicos aplicados a esse trabalho se apresentam, de natureza descritiva, a partir de uma revisão histórico-conceitual da temática, e de natureza exploratória a partir da pesquisa de um novo fato, acontecimento ou prática, como a inter-relação dos sistemas de gestão ambiental e a competitividade entre os meios de hospedagem pesquisados. O estudo adota também, a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados, elencando para tanto, uma abordagem quanto-qualitativa de dados. Neste viés e para maior confiabilidade da pesquisa, foi aplicado um teste-piloto entre hoteleiros no município de Natal-RN, antecedendo a etapa final de coleta, onde 61 respondentes em âmbito nacional participaram da pesquisa. Nesta etapa, foi utilizada a Regressão linear entre os indicadores “diária média” e “receita por apto disponível”, além de uma análise das variáveis a partir da validação das escalas do questionário com o cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. Para se considerar as variáveis mais importantes na análise dos fatores, foi utilizada a Análise de Variância do componente principal. Os resultados desse estudo apontam que, as ecoinovações aparecem no atual contexto sustentável (triple bottom line) em conjectura com a redução dos custos e construção da imagem das empresas de hospedagem, emergindo assim, como uma das estratégias de precificação, e por consequente, de rentabilidade. Sete indicadores foram identificados com cargas mais elevadas, explicando com isso 71,97% das somas cumulativas de extração de carregamentos ao quadrado.Tese Economia solidária no território turístico do Município de Inhambane (Moçambique): um estudo sobre a integração do Turismo com as economias locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cossa, Sónia Deolinda Lourenço; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; http://lattes.cnpq.br/2953972176909029; Rezende Filho, Mozart Fazito; Dantas, Andrea Virginia Sousa; Sitoie, Carlitos Luís; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaA presente tese tem como principal objetivo analisar a integração das atividades locais aos princípios da economia solidária no TTMI. A abordagem adotada foi a qualitativa, seguindo as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo da pesquisa de campo contou com a aplicação de questionário aos estabelecimentos de restauração, fazedores da música e dança local e membros da comunidade local e aplicação de entrevistas aos empreendimentos de economia solidária (agricultores, oleiros e pescadores), representantes do setor público a partir da Direção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane; e privado a partir da Associação Provincial de Hotelaria e Turismo de Inhambane, líderes comunitários, pequenos comerciantes e vendedores do mercado local e grelha de observação não participante e sistemática. Para garantir a análise das informações, sistematização das ideias, elaboração do relatório e conclusão, foi adoptada a análise de discurso, que irá suportar-se no uso dos métodos descritivo, explicativo e estatístico. O conteúdo teórico da pesquisa explora questões relacionadas à cooperação, gestão compartilhada e o "eu coletivo" como termos fundamentais para discutir a economia solidária. Aborda o planejamento turístico na perspectiva integrada de gestão e o processo de concepção e implementação das políticas públicas de turismo. Toda a reflexão é feita com vista a analisar os elementos essenciais para a constituição das iniciativas de economia solidária. A maioria dos participantes da pesquisa é formada por mulheres, sendo que os empreendimentos de economia solidária são compostos principalmente por adultos e idosos, que possuem baixa escolaridade. Os agentes da economia local são majoritariamente jovens, com uma presença significativa de pessoas com níveis de formação fundamental e médio, além de uma percentagem considerável de indivíduos com formação superior. No TTMI existem algumas atividades locais integradas aos princípios de economia solidária, contudo, ainda tem alguns obstáculos por ultrapassar. A participação da economia local no planejamento do turismo é fraca, o processo de elaboração das políticas públicas não permite a sua integração ativa, e o baixo nível de formação também constitui um grande desafio, portanto, o modelo de gestão adotado no TTMI não assegura a integração das economias locais no planejamento turístico do TTMI. Deste modo os resultados obtidos possibilitaram validar a segunda hipótese da pesquisa, a qual afirma que um “fraco nível de formação e do conhecimento dos diferentes instrumentos de gestão do turismo, a fragilidade das iniciativas de empreendimentos de economia solidária por parte das comunidades locais contribui negativamente para o desenvolvimento das economias locais, com base no turismo. Para melhorar esse processo, é necessário um maior envolvimento e comprometimento tanto do setor público quanto do privado, para melhorar os modelos de planejamento aplicados e assegurar a formação da comunidade para o seu empoderamento.Tese Empoderado para aprender: as relações entre a cultura organizacional e empoderamento psicológico para a aceitação e uso do e-learning na hotelaria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; http://lattes.cnpq.br/0830454940231346; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Barros, Lyvia Camila Fernandes Madruga; Anjos, Sara Joana Gadotti dos; Marques Júnior, SérgioEm consequência das transformações digitais e mudanças nos processos educacionais que corroboram uma educação mais autônoma e libertadora, o conceito de aprendizagem on-line (e-learning) emerge como alternativa para promover ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O e-learning coloca o aluno como protagonista do processo de formação, mas esses modernos métodos não serão totalmente efetivados se os usuários estiverem inclinados a não aceitar essas tecnologias. Embora estudos tenham se dedicado a investigar a adoção de e-learning em instituições de ensino formais - básico até o superior – são raras as pesquisas que se debruçaram sobre os fatores de sua aceitação no ambiente corporativo, especialmente do turismo. Neste contexto, a presente tese almeja integrar teorias da área de gestão organizacional, psicologia e educação para analisar os fatores de aceitação de e-learning na hotelaria, sendo elas: Modelo de Valores Competitivos (Competing Values Framework); Empoderamento Psicológico (Psychological Empowerment); e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology). Logo, apresenta-se como objetivo central investigar as relações entre cultura organizacional e empoderamento psicológico para aceitação e uso do e-learning na hotelaria. Trata-se de uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e explicativa. O campo de estudo foi composto por redes hoteleiras que promovem treinamentos on-line e atuam no contexto brasileiro, enquanto que os sujeitos respondentes foram colaboradores de diferentes funções nos hotéis. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, em uma amostra de 312 colaboradores que vivenciaram experiências de aprendizagem on-line no local de trabalho. O tratamento e análise de dados ocorreu via estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), apoiado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados evidenciaram que o perfil de cultura organizacional que predomina na hotelaria é a Clã e Inovativa, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre elas. A Competência foi a dimensão do empoderamento com maior destaque, evidenciando que as pessoas possuem autoeficácia o suficiente para realização dos cursos. Além disso, a Expectativa de Esforço também se sobressaiu entre as dimensões de aceitação de e-learning, o que evidencia que as pessoas enxergam as plataformas de aprendizagem on-line como fáceis de usar. Após o teste de hipóteses, a pesquisa resultou em um modelo estrutural de relações que explicam 57% dos antecedentes da intenção dos colaboradores de hotéis para o uso do e-learning. O caminho percorrido a partir da Influência Social, passando pela Cultura Clã e pelo empoderamento se mostrou como o mais efetivo no contexto hoteleiro. Por fim, é possível concluir que existem relações de causa-efeito entre a cultura organizacional, empoderamento e aceitação de elearning na hotelaria e o modelo proposto pode auxiliar gestores na tomada de decisões quanto a implementação efetiva de práticas de e-learning.Tese Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (Moçambique)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Massango, Fernando Firmino; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; http://lattes.cnpq.br/0884647660605080; Brito, Max Leandro de Araújo; Souza Neto, Pio Marinheiro de; Bezerra, Daniel Almeida; Matias, Esdras Matheus SilvaA educação em turismo e hotelaria (T&H) constitui um fator crítico na qualificação dos profissionais do setor. O ensino técnico-profissional (ETP) aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo e hotelaria. Juntos contribuem na redução versus mitigação da discrepância entre as competências desenvolvidas na formação e as exigidas pelo mercado. O estudo visou analisar a adequação e eficácia da formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (MI), com vistas a alinhar as competências dos profissionais formados às exigências do mercado local, propondo melhorias no modelo de formação. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo e exploratório. É também orientado no paradigma interpretativista. As entrevistas e questionários constituíram os instrumentos de coleta de dados definidos para a condução do estudo. As entrevistas foram dirigidas aos gestores das instituições de ensino técnico-profissional (IETP) em turismo e hotelaria no MI; e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo e hotelaria e, igualmente, à empregabilidade no setor. Quanto aos questionários, estes tiveram como público-alvo os egressos das IETP e empregadores do setor do turismo e hotelaria no MI. Igualmente, o estudo foi conduzido através da análise de instrumentos (documentos) norteadores da educação em Moçambique e, particularmente, do ensino técnicoprofissional em T&H. A análise dos dados fornecidos pelos diferentes intervenientes do estudo e igualmente pelos instrumentos norteadores do ETP em turismo e hotelaria no MI permitiu, de forma global, trazer os seguintes resultados: o ETP em turismo e hotelaria no município de Inhambane é conduzido em obediência ao Quadro Nacional das Qualificações Profissionais (QNQP); as habilidades operacionais (hard skills) e funcionais (soft skills) constituem as competências definidas nos programas de formação; o processo de desenvolvimento de competências é feito tendo em conta o definido nos programas dos diferentes cursos e as condições e recursos efetivamente existentes, como é o caso de instalações e equipamentos, professores e recursos financeiros. Porém, vários constrangimentos são encontrados no decurso do processo de ensino-aprendizagem (PEA). Esta situação compromete, em certa medida, o desenvolvimento de competências previstas nos programas dos cursos das IETP. Desse modo, conclui-se que o PEA nos cursos técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI apenas contribui para o desenvolvimento de competências básicas para a realização de atividades no setor do turismo e hotelaria. As competências desenvolvidas não se encontram ajustadas à atual dinâmica e exigências do setor do T&H, tanto no contexto mundial como local. Assim, o estudo propõe novos parâmetros de formação que contemplem as competências do mercado e o perfil educacional das formações técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI. Nessa perspectiva, os parâmetros propostos visam tornar o ETP mais responsivo às atuais dinâmicas e demandas globais e locais do setor do turismo e hotelaria. Propõe-se um ETP baseado na relação harmoniosa e articulada entre as tendências globais setor do turismo e hotelaria, tendências globais da educação em turismo e hotelaria, Estado, instituições de ensino técnico-profissional e empresas do setor do T&H no município de Inhambane.Tese Entre o virtual e o presencial: a festa como espaço de desenho de experiências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Rêgo, Gildygleide Cruz de Brito; Silva, Ricardo Lanzarini Gomes; Alves, Josemery Araújo; https://orcid.org/0000-0001-6817-7177; http://lattes.cnpq.br/9857446311863232; http://lattes.cnpq.br/8329015256153651; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Moital, Miguel; Batista, Saulo GomesAo longo dos tempos, os eventos têm passado por metamorfoses significativas, impulsionadas por uma miríade de influências, desde avanços tecnológicos até mudanças culturais. Essas transformações são particularmente evidentes quando se considera a experiência do usuário como algo que transcende a mera participação, tornando-se a chave para a conexão emocional, e o design de eventos como uma ferramenta crucial na projeção de vivências memoráveis. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a influência do método de Design de Eventos para a otimização e aprimoramento da experiência do usuário, considerando as dinâmicas distintas entre o universo virtual e presencial. Utilizando a fenomenologia como método, buscou-se identificar as experiências projetadas pelos organizadores e compreender as percepções, emoções e significados atribuídos pelos participantes. A abordagem qualitativa foi empregada por permitir uma compreensão profunda e contextualizada de fenômenos complexos e subjetivos. Com foco nas festas populares, o universo do estudo englobou as festas juninas do nordeste brasileiro, delimitando a amostra no Mossoró Cidade Junina, no São João de Campina Grande e no São João de Caruaru, determinando como atores da pesquisa os usuários dos festejos, virtuais e presenciais, e representantes das organizações envolvidas. Utilizou-se da combinação das escalas Domínios da Experiência, Events Experience Scale (EES), Event Social Interaction Scale (ESIS) e Event Experience Mapping Model (EEMM) para o desenvolvimento das ferramentas de coleta de dados: roteiro de entrevista semiestruturada em profundidade, plano subsidiador da observação participante, questionário integrado de medição e interpretação da experiência do usuário e card sorting destinado a amostra teórica. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria Fundamentada dos Dados Straussiana ou Relativista (TFD) e com o auxílio do software Iramuteq. Considerando os resultados provenientes do âmbito virtual e presencial, demonstrou-se que, embora haja uma preocupação genuína da organização das festas com a experiência dos participantes, a falta de uma abordagem estratégica e orientada ao design de eventos limitou o potencial de criação de experiências. As lacunas identificadas, por meio da triangulação dos dados, revelaram que essa ausência resultou em uma ação incipiente sobre as dimensões do engajamento cognitivo, apesar das festas juninas disponibilizarem amplo espectro para concatenar o entretenimento ao aprendizado, e sobre a vivência da novidade, que emergiu de forma incipiente diante do contexto inovador das lives disponibilizadas em período pandêmico. Assim, validou-se o entendimento do design de eventos como uma ferramenta essencial a ser integrada à uma dinâmica mais ampla que considera a implementação de tecnologias inovadoras; acessibilidade; envolvimento comunitário; significado - aqui representado pela cultura; hospitalidade, comunicação direta entre organização e usuários, serviços básicos e fundamentais aos eventos - saúde e segurança; e equidade na entrega dos serviços, para assim potencializar a entrega de experiências memoráveis e significativas aos participantes.