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Título: Wayfinding no planejamento de campi universitários: reflexões com base na percepção ambiental de pessoas com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Wayfinding in planning university campuses: reflections based on the environmental perception of people with visual impairments
Autor(es): Silveira, Plínio Renan Gonçalves da
Orientador: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Palavras-chave: Wayfinding;Acessibilidade;Pessoas com deficiência visual;Campus universitário;Percepção ambiental
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVEIRA, Plínio Renan Gonçalves da. Wayfinding no planejamento de campi universitários: reflexões com base na percepção ambiental de pessoas com deficiência visual. Orientadora: Dra. Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali. 2024. 341f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: O incremento das políticas de inclusão no Ensino Superior tem repercutido no maior número de matrículas de pessoas com deficiência visual (PDVs) em cursos de graduação no Brasil. Apesar disso, nos espaços físicos dos campi universitários brasileiros, ainda são observadas muitas lacunas quanto à orientação e mobilidade dessas pessoas, condição que dificulta os processos de wayfinding, ou seja, a navegabilidade no ambiente. Partindo desse entendimento, esta pesquisa questiona: como o planejamento de campi universitários de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) pode incorporar conhecimentos sobre os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual, a partir da percepção dessas pessoas, a fim de melhorar a qualidade ambiental dessas áreas? A hipótese defendida indica que o estudo das relações entre os mecanismos de percepção/cognição e os atributos ambientais requisitados por pessoas com deficiência visual nos campi universitários pode contribuir para orientar o planejamento, visando melhorar os processos de wayfinding dessas pessoas e útil para o público em geral. O principal objetivo do estudo foi investigar os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual em três campi universitários de Instituições Federais de Ensino Superior do nordeste brasileiro (UFC, UFPB e UFRN), a fim de subsidiar processos de planejamento que otimizem sua navegabilidade nesses espaços. Para tanto, a investigação utilizou estratégia multimétodos composta por visitas exploratórias, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, grupos focais, percursos comentados, passeios acompanhados e análise de acessibilidade. Foram recrutados os seguintes participantes: (i) PDVs dessas instituições (estudantes, professores e técnicos administrativos); (ii) profissionais dos setores de planejamento do espaço físico atuantes nos campi e (iii) profissionais que trabalham com a temática acessibilidade nos campi. Concluiu-se que as PDVs mapeiam os campi de forma fragmentada, em que pesa a falta de ortogonalidade, a morfologia labiríntica e a escassez de referências sensoriais desses espaços, implicando em processos de wayfinding deficitários. A tese desenvolveu uma conceituação de wayfinding na perspectiva das PDVs, considerando os principais fatores envolvidos, e apresentou diretrizes e orientações práticas para o planejamento espacial de campi universitários visando a melhoria da orientação e mobilidade desse público, muitas delas também úteis para o público em geral, confirmando assim a hipótese do estudo.
Abstract: The increase in inclusion policies in higher education has resulted in a greater number of enrollments of people with visual impairments (PDVs*) in undergraduate courses in Brazil. Despite this, in the physical spaces of Brazilian university campuses, many gaps are still observed regarding the orientation and mobility of these people, a condition that hinders the wayfinding processes, that is, navigability in the environment. Based on this understanding, this research asks: how can the planning of university campuses of Federal Institutions of Higher Education (IFES*) incorporate knowledge about the wayfinding processes of people with visual impairments, based on the perception of these people, in order to improve the environmental quality of these areas? The hypothesis defended indicates that the study of the relationships between the mechanisms of perception/cognition and the environmental attributes required by people with visual impairments on university campuses can contribute to guiding planning, aiming to improve the wayfinding processes of these people and be useful for the general public. The main objective of the study was to investigate the wayfinding processes of visually impaired people on three university campuses of Federal Higher Education Institutions in northeastern Brazil (UFC*, UFPB*, and UFRN*), in order to support planning processes that optimize their navigability in these spaces. To this end, the investigation used a multi-method strategy consisting of exploratory visits, semi-structured and unstructured interviews, focus groups, commented routes, accompanied tours and accessibility analysis. The following participants were recruited: (i) PDVs* of these institutions (students, professors, and administrative staff); (ii) professionals from the physical space planning sectors working on the campuses; and (iii) professionals who work with accessibility issues on the campuses. It was concluded that the PDVs* map the campuses in a fragmented way, with a lack of orthogonality, labyrinthine morphology, and scarcity of sensory references in these spaces, implying deficient wayfinding processes. The thesis developed a conceptualization of wayfinding from the perspective of PDVs*, considering the main factors involved, and presented guidelines and practical orientations for the spatial planning of university campuses aiming at improving the orientation and mobility of this public, many of them also useful for the general public, thus confirming the study hypothesis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63244
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