Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16265
Título: Um olhar dialógico sobre a atividade de revisão de textos escritos: entrelaçamento dizeres e fazeres
Autor(es): Oliveira, Risoleide Rosa Freire de
Palavras-chave: Revisão de textos;Escrita;Linguagem;Interação;Text revision;Writing;Language;Interaction
Data do documento: 12-Nov-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Risoleide Rosa Freire de. Um olhar dialógico sobre a atividade de revisão de textos escritos: entrelaçamento dizeres e fazeres. 2007. 173 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: This research deals with the activity of text revision. It aims at understanding the work of the text reviewer, taking into consideration the professional experiences of the subjects who work in the area. It s theoretical basis comes from Bakhtin Circle, mainly the concept of verbal interaction formulated from reflections on language used in different spheres of human activities, which implies the notions of discourse genres, alterity, as well as exotopy. The methodology follows the tradition of the qualitative and interpretative research. The data is composed of the statements of text reviewers both in handbooks and interviews, as well as of the description of the researcher s own experience as text reviewer. The results indicate that the revision activity needs to be orientated by a dialogical conception of language, which takes into consideration the interaction between the reviewer and the author, aiming the text finalization
metadata.dc.description.resumo: Pesquisa sobre a atividade de revisão de textos escritos com o propósito de compreender o trabalho do revisor, considerando para tanto as experiências profissionais de sujeitos atuantes na área. O estudo toma como fundamentação teórica o conceito de interaçâo socioverbal do Círculo de Bakhtin, construído a partir de reflexões acerca da linguagem utilizada em diversas esferas da atividade humana, o que implica as noções de gêneros do discurso, alteridade, exotopia. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo sido os dados constituídos a partir dos dizeres de profissionais em manuais e entrevistas, além do relato de experiência da pesquisadora no papel de revisora. A análise dos dados indica a necessidade de a atividade de revisão ser subsidiada por uma concepção diatógica de linguagem e pela interaçâo socioverbal entre revisor e autor, visando ao acabamento do texto
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16265
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RisoleideRFO.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.