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Title: Ícones urbanos na cidade de Natal: arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar
Authors: Barbosa, Luciano César Bezerra
Keywords: Ícones urbanos;Arquitetura de grife;Desenvolvimento urbano contemporâneo;City marketing;Natal
Issue Date: 12-Dec-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARBOSA, Luciano César Bezerra. Ícones urbanos na cidade de Natal: arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar. 2014. 259f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Natal tem passado por importantes transformações nos últimos 150 anos, desde as ações de embelezamento da cidade, ainda no século XIX, até os dias de hoje, quando essas transformações passam a ter como objetivo inserir a cidade na competição interurbana pela atração de visitantes e dos fluxos de capital e consumo. Considerase que as primeiras iniciativas com vistas ao incremento do turismo em Natal ocorreram ainda nos anos 1960; entretanto, percebe-se que, apenas a partir da década de 1980, houve um expressivo aumento das atividades turísticas em Natal e Região Metropolitana, notadamente no litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte, levando a uma expansão do mercado de trabalho, ao aumento significativo dos investimentos estrangeiros, a mudanças territoriais de grande impacto e à produção de edificações voltadas principalmente para o ramo hoteleiro e de segunda residência para os turistas europeus. Desde então, os incentivos à atividade turística no estado têm se mantido e até aumentado, com base no turismo voltado às belezas naturais, gastronomia local e eventos, o que transformou a atividade turística numa das principais fontes de divisas para o município de Natal. No início do século XXI, já está estabelecida na cidade a construção de condomínios verticais, monumentos (inclusive aqueles de grife), como o Parque da Cidade, projetado por Oscar Niemeyer, shopping centers e, para receber a Copa do Mundo, a Arena das Dunas, entre outros, voltados para o consumidor local e para o consumidor estrangeiro, notadamente o europeu. Entende-se que essas diversas novas edificações, monumentos e também as renovações e restaurações, implantados na cidade de Natal, buscaram a construção de uma nova identidade para a cidade, dentro do processo de desenvolvimento capitalista e de espetacularização urbana. Considera-se que os monumentos e as edificações icônicos são atributos apresentados pelas cidades com vistas à venda das localidades como mercadorias, estabelecendo uma nova questão urbana, um novo protagonismo das cidades, que buscam maior autonomia em relação ao Estadonação. Nesta pesquisa, analisa-se o objeto arquitetônico, ou seja, as edificações e os monumentos construídos ou restaurados em Natal e sua relevância para o city marketing promovido pela cidade. Verificou-se que, de fato, essas edificações e monumentos estão inseridos na produção arquitetônica contemporânea como base para o incremento da competitividade de Natal, e revelam um modo de produção capitalista, amparado nos recursos públicos, que opera na produção do espaço urbano com vistas a repetição do modelo hegemônico da cidade competitiva
Abstract: Natal has come through major changes in the last 150 years, since the actions of city beautification, in the 19th century, until the present day, when such transformations start to have the objective of including the city in the competition for the attraction of the capital flows and consumption, domestically and in a foreign sense. It is thought that the first initiatives aimed at increasing tourism in Natal occurred in the 1960s, however, it became apparent that only from the 1980s was there a significant increase in tourist activities in Natal and the Metropolitan Region, especially on the east coast of the state of Rio Grande do Norte, leading to an expansion of the labour market, the significant increase of foreign investment, territorial changes of great impact and the production of buildings primarily intended for the hotel industry and second residence for European tourists. Since then, the incentives for tourist activity in the state have been maintained and even increased, based on tourism aimed at natural beauties, local cuisine and events, which transformed the tourist activity in one of the main sources of foreign exchange for the city of Natal. In the early 21st century, the construction of high-rise condominiums, monuments (including the designer ones), such as the Parque da Cidade, designed by Oscar Niemeyer, were already established. Also, shopping centers and, in order to host the World Cup, the new football stadium, the Arena das Dunas, among others, which were aimed at local and foreign consumers, especially European, stood out in the city. It is understood that these new buildings, monuments and also renovations and restorations that were deployed in the city of Natal aimed at constructing a new identity for the city, within the process of capitalist development and urban spectacle. It is considered that the monuments and the iconic buildings are attributes of the cities aimed at selling locations as goods, establishing a new urban environment, a new role as cities, which aimed at seeking greater autonomy from the nation-state. In this research, it was sought to analyze the architectural object, that is, buildings and monuments built or restored in Natal and its relevance to the city marketing promoted by the city itself. It was found that, indeed, such buildings and monuments are inserted in contemporary architectural production as a basis for increasing the competitive nature of Natal. In addition, they reveal a capitalist mode of production, supported by public resources, operating in the production of urban space with a view to repeating the hegemonic model of a competitive city
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19641
Appears in Collections:PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

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