Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20365
Título: A socialização organizacional no contexto da UFRN: proposta de curso de iniciação ao serviço público
Autor(es): Pacheco, Thiare Tharine de Oliveira
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Socialização organizacional;Tecnologias da informação e comunicação
Data do documento: 23-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PACHECO, Thiare Tharine de Oliveira. A socialização organizacional no contexto da UFRN: proposta de curso de iniciação ao serviço público. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: This work aims to contribute to the improvement of the organizational socialization process at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) by submitting a proposal for a virtual introductory course to public service and to UFRN, intended for administrative technician servers newcomers. This is an exploratory case study with a qualitative approach, supported by documentary and bibliographical research and for the application in that university. The present proposal is supported by the relevant federal legislation to people management establishing the permanent development of public servants according decrees 5707 and 5825, both 2006. It supports up also in Training Program and Improvement of UFRN, established in 2012, which determines actions aimed at organizational socialization of new servers. To achieve the objective of this work, was conducted bibliographic research about people management in the public service, organizational socialization and information and communication technologies. It was also conducted empirical research through semi structured questionnaire was applied inorder to identify the profile of the administrative technician servers, admitted in 2014 and their perception about the organizational socialization process of UFRN. The survey results showed that the participant sample is represented by servers, for the most part, highly qualified, above that required for the position, predominantly male servers with academic background, work experience in the public sector and whose age is relatively young, between 25 and 35 years. It was found also through the perception of participating servers, the existence of instructional gaps with respect to guidance on the public service, the role of the server and the function to which they are assigned. From these results and taking as a guideline the Federal Decree 5.825 / 2006 was drawn up the proposal of the said course, whose content contains general notions about public service, on the role of public server on the UFRN and the function to be performed. Finally, it was considered that the objectives were attained and that the proposal has economic and operational feasibility.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa a contribuir para a melhoria do processo de socialização organizacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através da apresentação de uma proposta de curso virtual de iniciação ao serviço público e à UFRN, destinada aos servidores técnico-administrativos recém-admitidos. Trata-se de um estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, amparado em pesquisa bibliográfica e documental e destinado à aplicação na referida universidade. A proposta ora apresentada encontra respaldo na legislação federal pertinente à gestão de pessoas, que estabelece o desenvolvimento permanente do servidor público, conforme decretos 5.707 e 5.825, ambos de 2006. Respalda-se, ainda, no Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento da UFRN, instituído em 2012, que determina ações direcionadas à socialização organizacional dos novos servidores. Para consecução do objetivo deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca dos temas de gestão de pessoas no serviço público, socialização organizacional e tecnologias da informação e comunicação. Foi, também, realizada pesquisa empírica através da aplicação de questionário semiestruturado com vistas a identificar o perfil dos servidores técnico-administrativos admitidos em 2014 e a percepção destes quanto ao processo de socialização organizacional da UFRN. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a amostra participante é representada por servidores, em sua grande maioria, com qualificação superior à exigida para o cargo e com experiência laboral anterior à UFRN. Constatou-se, ainda, através da percepção dos servidores participantes, a existência de lacunas instrucionais no que tange à orientação sobre o serviço público, sobre o papel do servidor e sobre a função para qual foram designados. A partir desses resultados e tendo como diretriz o decreto federal 5.825/2006, foi elaborada a proposta do referido curso, cujo conteúdo apresenta noções gerais sobre o serviço público, sobre o papel do servidor do público, sobre a UFRN e sobre a função a ser desempenhada. Por fim, considerou-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados e que a proposta apresenta viabilidade do ponto de vista econômico e operacional.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20365
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiareTharineDeOliveiraPacheco_DISSERT.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.