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Título: Avaliação dos impactos do uso do sistema de gestão hospitalar no Hospital Universitário Onofre Lopes
Autor(es): Bertin, Mônica de Cássia Fernandes
Palavras-chave: Gestão de pessoas;Gestão da informação;Gestão hospitalar;Tecnologia da informação;Hospitais públicos
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BERTIN, Mônica de Cássia Fernandes. Avaliação dos impactos do uso do sistema de gestão hospitalar no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The object of this study was motivated by the need to know the possible causes of differences in results achieved in the implementation of a Computerised Management System (CMS) in a Federal University Hospital, located in northeastern Brazil, to understand the factors that influenced the results in different groups when was used the same systems implementation methodologies. Considering the implication of managers, health professionals, other professionals involved and the existing organizational structure in the period when implantation occurred, aimed to know the perception of these people about the development of CMS in the deployment process in your group or sector and also in the organization.The methodology used in this study was the content analysis which provides a rich set of methodological tools for evaluating speeches,enabling us to discourse from the unknown analysis and subjectivity, but with scientific rigor, allowing, at the end, to understand the disparity in results in the implementation of CMS.It was used as a research tool, a semi-structured interview, which exploits a qualitative approach, as suggested by the authors. It was used the approach of the episodic interview, to be more narrative about the experiences of the interview participants in their practical experience along the CMS deployment process in the hospital.Were interviewed three groups of professional and a group of managers, all with higher education in their professions and who participated in the entire implementation process from the beginning.It followed the Bardin's methodology (2009) in all the phases of treatment and interpretation of data, where emerged three categories: the "Thought and Knowledge"; the "Practices and Changes"; the "Obtained Results". From the category "Thought and Knowledge"emerged three subcategories: the "Administrative", the "Institutional" and the "IT Knowledge". From the category "Practices and Changes" emerged three subcategories: "Reality Prior to CMS"; "The IT Project and the implementation of CMS" and "Impacts of the CMS Implementation". From the category "Results Obtained" emerged three subcategories: "Benefits Promoted by CMS", "Dissatisfaction Observed" and "Level of Use and Understanding CMS ". It was observed that the lack of integration of the sectors was a determinant problem in the implementation of CMS. The CMS implementation project was not well dimensioned and divulged in the institution. Different models of leaderships and of objectives of the sectors influenced in the course of the CMS implementation process. We can mention that an CMS should be a consolidation of organizational practices tool already institutionalized and of integration amongthe sectors and not supporting to isolated practices and personalistsfrom sectors of the institution.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis causas de diferenças de resultados alcançados na implantação de um Sistema de Gestão Informatizado (SGI) em um Hospital Universitário Federal localizado no nordeste do Brasil e compreender os motivos que influenciaram os resultados em diferentes grupos quando fora utilizada a mesma metodologia de implantação de sistemas. Considerando a implicação dos gestores, profissionais de saúde, outros profissionais envolvidos e a estrutura organizacional vigente no período em que se deu a implantação, buscou-se conhecer como essas pessoas perceberam a evolução da implantação no seu grupo ou setor e também na organização. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, mais especificamente a entrevista episódica, por ser mais focada na narrativa sobre a experiência vivida pelos participantes ao longo do processo de implantação do SGI no hospital. Foram entrevistados três grupos de profissionais e um grupo de gestores, todos com formação de nível superior em suas profissões e que participaram do processo de implantação desde o início. Seguiu-se a metodologia de Bardim (2009) em todas as fases de tratamento e interpretação dos dados. A partir da analise empreendida, despontaram três categorias: O pensamento e o conhecimento; As práticas e mudanças; Resultados obtidos. Da categoria “pensamento e o conhecimento”, emergiram três subcategorias: O administrativo, O institucional e O conhecimento em TI. Da categoria “As práticas e mudanças”, emergiram três subcategorias: Realidade anterior ao SGI; O projeto de TI e a implantação do SGI e Impactos da implantação do SGI. Da categoria “Resultados obtidos” emergiram três subcategorias: Benefícios promovidos pelo SGI, Insatisfações observadas e Nível de utilização e compreensão do SGI. Observou-se que a falta de integração dos setores foi um problema determinante na implantação do SGI, que o projeto de implantação do SGI não foi bem dimensionado e divulgado na instituição e, ainda, que diferentes modelos de lideranças e de objetivos dos setores influenciaram no andamento do processo de implantação do SGI. Muitas outras questões foram registradas nas conclusões, mas em resumo, pode-se mencionar que um SGI deve ser uma ferramenta de consolidação de práticas organizacionais já institucionalizadas e de integração entre setores e não de apoio a práticas isoladas e personalistas de algumas esferas da instituição.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20665
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