Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23308
Título: Escolas de governo no estado do Rio Grande do Norte: um estudo acerca das relações interorganizacionais (RIOS) na perspectiva de redes
Autor(es): Souza, Iêda Isabella de Lira
Orientador: Tinoco, Dinah dos Santos
Palavras-chave: Escolas de governo;Relações interorganizacionais;Análise de redes sociais
Data do documento: 24-Fev-2017
Referência: SOUZA, Iêda Isabella de Lira. Escolas de governo no estado do Rio Grande do Norte: um estudo acerca das relações interorganizacionais (RIOS) na perspectiva de redes. 2017. 196f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral analisar as relações interorganizacionais das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte que fazem parte da Rede Nacional a partir da Análise de Rede Sociais (ARS). Partiu-se do pressuposto de que as relações interorganizacionais desenvolvidas entre as Escolas de Governo (EGRN, CEAF e EMGESP), por meio da participação na Rede Nacional, contribuem para o desenvolvimento de suas ações, mas de maneira distinta a depender das relações estabelecidas por cada escola e suas especificidades de atuação. Esta análise utilizou-se da Teoria de Redes Sociais como base conceitual e a Análise de Redes Sociais (ARS) como ferramenta analítica. Essa base conceitual e metodológica permitiu analisar as relações interorganizacionais da aludida Rede, a partir do mapeamento dos relacionamentos estabelecidos entre as Escolas de Governo potiguares e entre essas e os outros atores organizacionais que se relacionam para o desenvolvimento de suas atividades. Com relação aos aspectos metodológicos utilizou-se do paradigma interpretativista, da abordagem qualitativa no estudo de caso da Rede das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte. Como resultados, foram identificados que as relações interorganizacionais formam uma rede com baixo grau de conectividade e de relações assimétricas, que pode ser considerada coesa, pois a maioria dos seus atores estão conectados por laços fortes. A EGRN, apesar de ter diminuído suas ações por falta de recursos, é o ator central por intermediação e grau, conectando atores antes desconectados como: a EGESP e a ENAP e, por consequência, detém o maior controle das ações da rede. Outra característica da Rede das Escolas é o baixo grau de relação entre os atores, o que a classifica como difusa (esparsa), com pouca geração de novas informação (não redundantes). A configuração atual da Rede permite gerar contribuições para as ações, mas também, limitações, considerando que as escolas menos conectadas também se configuram como as escolas com menor número de ações desenvolvidas, a exemplo da EGESP. E, por outro, a escola com maior conectividade na rede, a EGRN possui também um maior número de ações desenvolvidas. Embora todas as escolas analisadas façam parte da Rede Nacional, observou-se que essas se relacionam de maneira distinta. Assim, os resultados levam a concluir que o desenvolvimento das ações das Escolas de Governo recebe influências do nível de relacionamentos por elas estabelecidos.
Abstract: This thesis had as general objective to analyze the interorganizational relations of the Schools of Government of Rio Grande do Norte that are part of the National Network from Social Network Analysis (ARS). It was assumed that the interorganizational relations developed between the Government Schools (EGRN, CEAF and EMGESP), through participation in the National Network, contribute to the development of their actions, but in a different way depending on the relations established by Each school and its specific features. This analysis used the Social Networks Theory as a conceptual basis and the Social Networks Analysis (ARS) as an analytical tool. This conceptual and methodological basis made it possible to analyze the interorganizational relations of the aforementioned Network, from the mapping of relationships established between the Government Schools of Potiguares and between these and other organizational actors that are related to the development of their activities. With regard to methodological aspects, the interpretative paradigm was used, from the qualitative approach in the case study of the Rio Grande do Norte Government School Network. As results, it was identified that interorganizational relationships form a network with low degree of connectivity and asymmetric relations. This can be considered cohesive because most of its actors are connected by strong ties. And the EGRN, despite having diminished its actions for lack of resources, is the central actor (intermediary), connecting previously disconnected actors and consequently has the greater control. Another feature of the School Network is the low degree of relationship between the actors, which classifies it as diffuse (sparse), with little information generation. The current configuration of the Network allows generating contributions to the actions, but also, limitations. Considering that the less connected schools are also configured as the schools with the lowest number of developed actions, such as EGESP. And on the other hand, the school with the greatest connectivity in the network, the EGRN, also has a greater number of actions developed. Thus, the results lead to the conclusion that the development of the actions of the Government Schools receives influences from the level of relationships established by them. Although all the schools analyzed are part of the National Network, it was observed that these are related in a different way.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23308
Aparece nas coleções:PPGA - Doutorado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscolasGovernoRN_Souza_2017.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.