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Title: Abordagem paramétrica e ensino de projeto: proposição de diretrizes metodológicas, considerando estratégias curriculares e o atelier de projeto
Authors: Romcy, Neliza Maria e Silva
Keywords: Modelagem paramétrica;Processo de projeto;Ensino;Pensamento sistêmico
Issue Date: 18-Sep-2017
Citation: ROMCY, Neliza Maria e Silva. Abordagem paramétrica e ensino de projeto: proposição de diretrizes metodológicas, considerando estratégias curriculares e o atelier de projeto. 2017. 316f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O potencial gerador dos meios digitais e os avanços em fabricação estão abrindo novas dimensões no processo projetual. Porém, a partir do cenário nacional, percebe-se que o reflexo da aplicação dessas ferramentas e processos ainda não é amplamente identificado no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de arquitetura e design. Nesse contexto, a presente pesquisa selecionou a modelagem paramétrica como meio digital abordado, devido às lacunas de conhecimento e por se tratar de uma das bases tecnológicas de outros sistemas, como o Building Information Modeling. O problema de pesquisa consistiu em: “Como introduzir no ensino de projeto o uso de processos e ferramentas computacionais que desenvolvam o objeto a partir de parâmetros”? O uso da modelagem associativa se caracteriza pela programação das dependências entre componentes, por meio de variáveis (parâmetros), com foco na construção de relações e regras. Diferente de um modelo tridimensional estático, um modelo paramétrico pode ser considerado como um sistema dinâmico. Partindo de premissas que apontam que a questão está relacionada ao “pensamento sistêmico”, ao “ensino prático reflexivo” e à “aprendizagem baseada em problemas”, foi estabelecida a seguinte hipótese: considerando que o processo paramétrico de projeto exige do projetista tanto habilidades comuns ao processo geral de projeto quanto habilidades específicas da abordagem paramétrica, sua introdução no ensino extrapola o âmbito de uma única disciplina, trazendo a necessidade de ser pensada a partir de uma visão sistêmica, prevendo de modo integrado a estrutura curricular dos cursos e o modelo de atelier de projeto. O objeto de estudo compreendeu, assim, as possíveis relações entre o processo paramétrico de projeto e o ensino de projeto. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as especificidades do processo paramétrico de projeto, com o auxílio do pensamento sistêmico, e propor novas diretrizes metodológicas para a aplicação de suas ferramentas e processos no ensino de projeto, em cursos de arquitetura e design, considerando disciplinas e estruturas curriculares. Os objetivos específicos buscaram: 1. analisar as especificidades do processo paramétrico de projeto, considerando o pensamento sistêmico; 2. analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design; 3. caracterizar o atual cenário de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, a partir de amostra nos cursos de arquitetura e design, com ênfase nas disciplinas de projeto, buscando identificar as melhores práticas e os principais desafios; 4. propor e aplicar diretrizes metodológicas no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de graduação de arquitetura e design, a partir de experimentações pedagógicas, no intuito de utilizar ferramentas e processos paramétricos dentro da atividade projetual. Para o delineamento do trabalho, foram considerados os passos característicos da pesquisa construtiva (constructive research), resumidos nas seguintes etapas: 1. compreensão do problema; 2. proposição (desenvolvimento e aplicação da proposta); 3. validação (discussão e reflexão). A compreensão incluiu levantamento bibliográfico (aprofundamento teórico), e levantamento empírico/pesquisa de campo com coleta de dados, para a caracterização do cenário nacional e cenário local. As etapas posteriores de proposição e validação foram realizadas no cenário local (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Federal do Ceará – UFC). A proposição consistiu no desenvolvimento das diretrizes metodológicas para a utilização de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto. Incluiu o estudo de uma proposta inicial e sua aplicação para possíveis ajustes, através de experimentos pedagógicos de curta e longa duração (curso de extensão de 20 h e duas disciplinas optativas, realizados na UFC). Por fim, a validação consistiu na revisão parcial da proposta e aplicação em novo experimento pedagógico (curso de extensão de 40 h, realizado na UFRN), além de sua apresentação, através de grupos focais, para professores/pesquisadores que participaram dos cursos e disciplinas (UFRN e UFC). Ao final da pesquisa, foi realizada uma revisão final das diretrizes propostas, durante a qual se percebeu a necessidade de vislumbrar as estruturas curriculares dos cursos e o modelo de atelier de projeto integrado, resultado coerente com a hipótese colocada inicialmente. Assim, considera-se que a abordagem paramétrica deva ser introduzida ao longo da estrutura curricular dos cursos, de maneira gradual e diluída, contribuindo junto às diversas Áreas de Conhecimento em suas respectivas especificidades: Teoria e História; Planejamento e Projeto; Representação e Linguagem; e Tecnologia. Nesse contexto, busca-se uma aproximação entre os processos de concepção e execução, além de uma visão processual do projeto, onde o espaço do atelier é colocado como ambiente de experimentação, colaboração e investigação de problemas e soluções.
Abstract: The generating potential of digital tools and advances in manufacturing are introducing new opportunities in design process. However, considering the national scenario, the reflection of these tools and processes is still not widely identified in design teaching / learning, in architecture and product design courses. In this context, the present research selected parametric modeling as the discussed digital tool, due to gaps in knowledge and because it is one of the technological foundations of other systems, such as Building Information Modeling. The research problem is: “How to introduce in design education the use of digital processes and tools that consider objects based on their parameters?” The use of associative models is characterized by programming the dependencies between components through variables (parameters), focusing on the construction relationships and rules. Unlike a static three-dimensional model, a parametric model is a dynamic system. Although parametric modeling is related to the use of digital media, design and representation of objects based on their parameters emphasizes the understanding of the interaction between parts and their emerging potential, which characterizes the parametric design. Based on premises that indicate that the research question is related to "systems thinking", "reflective practice in teaching" and "problem-based learning", the following hypothesis was established: considering that parametric design demands from designers both general skills from any design process as well as skills specific to the parametric approach, its introduction into teaching extrapolates the scope of a single discipline. Thus, it must be thought from a systemic point of view and include both curriculum frameworks and the studio model in an integrated approach. The study object comprises possible relations between parametric design and design education. The overall objective of the research is to understand the specificities of parametric design, supported by systems thinking, and propose new methodological guidelines for the application of its tools and processes in design education, in architecture and product design courses, considering disciplines and curriculum frameworks. Specific objectives include: 1. analyze the specificities of parametric design, considering systems thinking; 2. analyze the specificities of design education, in architecture and product design courses; 3. characterize the current scenario of parametric modeling in national education, with an emphasis on design disciplines, in order to identify best practices and key challenges; 4. propose and implement methodological guidelines in design teaching / learning in architecture and product design undergraduate from pedagogical experiments, in order to use parametric tools and processes within design activity. The research outline was based on the characteristic steps of constructive research, summarized in the following stages: 1. understanding of the problem; 2. proposition (development and implementation of the proposal); 3. Validation (discussion and reflection). Understanding included literature (theoretical study), and empirical survey / site visit with data collection, to characterize the national scenario and the local scenario. The local scenario (Federal University of Rio Grande do Norte – UFRN – and Federal University of Ceará – UFC) hosted the proposition and validation steps. Proposition consisted in developing methodological guidelines for the use of tools and parametric processes in design education. It included the study of an initial proposal and its application to possible adjustments through pedagogical experiments of short and long term (extension course of 20h and two elective courses, held in UFC). Finally, validation was the partial revision of the proposal and the application of a new pedagogical experiment (extension course of 40 hours, held at UFRN), in addition to its presentation, during focus groups, to teachers /researchers who participated in the courses and the disciplines (UFRN and UFC). At the end of the research, the proposal was revised again, when including both curriculum frameworks and an integrated studio model proved to be necessary, a coherent result with the initially proposed hypothesis. As such, it can be affirmed that parametric design must be introduced throughout the curriculum frameworks, in a gradative and diluted approach, contributing along with the different Expertise Areas, in their respective specifications. In this context, an approximation between design and execution is sought, along with a procedural view of the project, where the design studio is applied as an environment for experimentation, collaboration and investigation of problems and solutions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24131
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