Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27886
Title: Processo de desenvolvimento de uma ferramenta destinada à elaboração de planos de aula de forma colaborativa
Authors: Oliveira, Amanda Maria Domingos de
Batista, Samuel Dantas
Nascimento, Ítalo Hortiz do
Azevedo, Débora Karoline Silva de
Lima, Rodrigo Rodrigues Melo de
Oliveira, Nelson Ion de
Maia, Dennys Leite
Keywords: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) - Educação;Plano de aula colaborativo;Objetos de aprendizagem para matemática - OBAMA
Issue Date: Jun-2018
Citation: OLIVEIRA, Amanda Maria Domingos de; BATISTA, Samuel Dantas; NASCIMENTO, Ítalo Hortiz do; AZEVEDO, Débora karoline Silva de; LIMA, Rodrigo Rodrigues Melo de; OLIVEIRA, Nelson Ion de; MAIA, Dennys Leite. Processo de Desenvolvimento de uma ferramenta destinada à elaboração de planos de aula de forma colaborativa. In:CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUACAÇÃO(CTRL+E 2018), III, 2018,Fortaleza, CE. Anais [...]. Fortaleza , CE: Cultura Maker, 2018. Disponivel em: < https://obama.imd.ufrn.br/inicio/publicacoes>. Acesso em: 23/10/2019.
Portuguese Abstract: Desenvolver um plano de aula é uma das ações primárias na prática docente. O planejamento oportuniza aos professores traçar objetivos de aprendizagem discente, organizar conteúdos e atividades das aulas e definir os métodos de avaliação. A colaboração entre professores no desenvolvimento de plano de aula pode gerar resultados melhores na construção e qualidade desse documento pedagógico, evitando o trabalho solitário característico de muitos professores. Este trabalho objetiva relatar o processo de concepção e implementação de uma ferramenta colaborativa para a elaboração de planos de aula, inserido em um repositório de objetos de aprendizagem, com vista à contribuir para prática colaborativa de elaboração de planos de aulas.
Abstract: Developing a lesson plan is one of the primary actions for the teaching practice. Planning allows teachers to set student learning objectives, organize content and class activities, and define assessment methods. Collaboration among teachers in the development of lesson plans can generate better results in the construction and quality of this pedagogical document, avoiding the characteristic solitary work of many teachers. This paper aims to report the process of design and implementation of a collaborative tool for the elaboration of lesson plans, inserted in a repository of learning objects, with regarding to contribute to collaborative practice of lesson plans elaboration
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27886
Appears in Collections:IMD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoDesenvolvimentoFerramenta_Oliveira_2018.pdf768,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.