Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28388
Title: Design inclusivo e acessibilidade digital para surdos em páginas web: um estudo qualitativo em universidade pública brasileira
Authors: Grilo, André
Rodrigues, Luiza de Albuquerque
Silva, Bruno Santana da
Keywords: Barreira Linguística;Interação Humano-Computador;Processos da Comunicação;Design da Informação
Issue Date: Jul-2019
Citation: GRILO, A.; RODRIGUES, L. de A.;SILVA, B. S. Design Inclusivo e acessibilidade digital para surdos em páginas web:: um estudo qualitativo em universidade pública brasileira. Design e Tecnologia, 9(18), 71-83. 2019. https://doi.org/10.23972/det2019iss18pp71-83 .
Portuguese Abstract: A pesquisa relata ações originadas de estratégias para inclusão e permanência dos surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), grupo crescente nos últimos anos com as políticas de inclusão no ensino superior. Foi proposta uma metodologia de natureza qualitativa em design inclusivo, distribuída em grupos interdisciplinares de trabalho, para integrar diferentes saberes técnicos e acadêmicos oriundos de unidades acadêmicas específicas em um percurso transversal de implementação da acessibilidade digital. O artefato utilizado como objeto de estudo foi a página web oficial da instituição, sobre a qual foi realizada uma intervenção sob o ponto de vista do design de interfaces e da informação e da acessibilidade comunicacional, tomando-se como recorte a navegação no conteúdo da página com a finalidade de traduzi-lo para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A intervenção foi norteada por achados empíricos dos grupos de trabalho, bem como amparada na literatura especializada em LIBRAS. Posteriormente, foi realizada a validação das proposições interventivas no objeto, conduzida em grupos focais dos quais participaram sujeitos na condição, todos representativos do conjunto de servidores e discentes surdos da universidade. Como resultados, são apontados os aprendizados obtidos com os usuários surdos participantes, bem como um modelo propositivo de fluxo de trabalho para implementação de interfaces em LIBRAS orientado a instituições de ensino superior.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28388
ISSN: 2178-1974
Appears in Collections:IMD - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Design inclusivo_BrunoSantana_2019l.pdfartigo1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons