CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47500
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura) por Autor "Araújo, Rosanne Bezerra de"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O absurdo na obra de Donald Barthelme: um estudo de três contos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Rosanne Bezerra de; Pessoa, Caroline Estevam de CarvalhoEsta monografia tem como objetivo analisar como o absurdo se manifesta e é construído em três contos do escritor estadunidense Donald Barthelme (1931-1989): “O Salto” (The Leap), “Eu comprei uma cidadezinha” (I bought a little city) e “Paraguai” (Paraguay), os quais foram escolhidos sob o critério da possibilidade de se explorar diferentes estratégias literárias utilizadas pelo autor na construção do absurdo, assim como uma oportunidade de se difundir a obra de Donald Barthelme no Brasil, uma vez que dois dos contos analisados não possuem tradução para o português brasileiro. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho define três objetivos específicos: primeiro, apresenta uma discussão sobre o termo “absurdo” em suas acepções dentro da filosofia (Kierkegaard 1980, 1992; Sartre, 2011; Camus, 2018) e dentro da literatura (Esslin, 2018; Gavins, 2013; Bennett, 2009, 2015, 2024), esta última levando em consideração sua variedade temática e formal; segundo, discorre sobre a vida de Donald Barthelme em conjunção com o momento histórico da escrita dos contos analisados, bem como uma reflexão sobre tendências literárias que estavam em voga naquele momento e que o influenciaram; terceiro, analisa os três contos selecionados considerando a concatenação de forma e de conteúdo nos textos escolhidos como parte de um projeto estético que almeja um determinado fim, em especial, neste trabalho, a construção e manifestação do absurdo. Graças a natureza do objetivo proposto e os passos percorridos para atingi-lo, este trabalho é um estudo de caráter qualitativo e comparativo ao aproximar as áreas da filosofia e da literatura. Conclui-se que o absurdo se manifesta em diferentes níveis de intensidade e de impacto sob a forma e o desenvolvimento temático dos contos analisados, além de que a sua construção passa pelo uso de estratégias literárias, tais como a incongruência, o non sequitur e a destruição do referente, que buscam realçar algum ponto desconcertante do tema de cada um desses contos.TCC Adapting from the novel to the scripts: social class in Sally Rooney's "Normal people"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Eduardo Jefferson Cunha da; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/7470921780989207; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313Sally Rooney’s Normal People (2018) has become a pivotal contribution to contemporary literature by rendering a nuanced representation of social class and its impact on human connection. Therefore, this study aims to examine how social class shapes the characters’ interactions and self-perceptions, analyzing the novel alongside its screen adaptation. By employing a Marxist lens and a comparative approach, this study explores how the adaptation translates and reinterprets the novel’s central themes, such as class within the historical context of post 2008-crash Ireland. Key steps of the research included detailed textual analysis of both works, engagement with respective criticism, and a close study of narrative and visual elements. Thus, the discussion and analysis demonstrate that Normal People allows for a critique of class inequalities in post-Celtic Tiger Ireland through its sharp depiction of privilege, vulnerability, and estrangement. The adaptation amplifies these issues by using visual storytelling to reveal subtle emotional and material conflicts. Further, this work highlights the role of adaptation in expanding the reach and resonance of such literary themes while deepening our understanding of class in modern narratives.TCC British perceptions of foreigners in Agatha Christie's A Murder is Announced(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Moreira, Daniel Campos; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615Foreigners are one of the groups of people that is usually reported to be the subject of negative perceptions in human settlements. Considering the importance of understanding this phenomenon to planning strategies to prevent it from happening, this work has as general aim to analyze the British perception of the foreigners in Agatha Christie’s novel A Murder is Announced, and as specific aim to identify possible traits of prejudice in such perceptions. The method of analysis consisted of reading the novel in search of excerpts in which a British character comments on a foreign character. These excerpts were analyzed based on concepts, themes and discussions in academic articles, books and documents present in the Literature Review and Theoretical Background sections. For the identification of possible traits of prejudice in the British’s speech, the concepts of the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023) were used. The analysis revealed that, aside from a few instances, the foreign characters are perceived negatively by the British characters. These perceptions were considered prejudiced, as they stem from the characters' status as foreigners. Among the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023), the most common in the British’s perception of foreigners is the creation of the identity groups “Us” (the British) and “Others” (the foreigners). This work concludes that the foreign characters are not fully well-integrated in the British community they live, as the prejudiced perceptions of which they are a target lead them to undergo undesired situation, such as having their honesty and integrity questioned or being more believed to have committed a crime.TCC O Duplo em Frankenstein ou o Prometeu Moderno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Santos, Ewelyn Roanne Melo dos; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/ 0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; http://lattes.cnpq.br/0882442117944871; Cooper, Jennifer Sarah; https://orcid.org/ 0000-0001-7799-6633; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; Oliveira, Joaquim Adelino Dantas de; http://lattes.cnpq.br/2256473449144313De complexa definição, o romance do século XVIII é considerado um gênero que trouxe “novidade”. No século XIX é criada a primeira obra de ficção científica: Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), escrita por Mary Shelley (1797 – 1851). O romance gótico em questão traz discussões relevantes na atualidade de problemáticas contemporâneas, como a moralidade, a ética e o reconhecimento da responsabilidade pelo que criamos, e aborda como uma de suas características o duplo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender até que ponto a temática do duplo é apresentada em Frankenstein através da linguagem, ações e comportamentos das personagens Victor Frankenstein e monstro. Para tanto, os objetivos específicos desta pesquisa são (i) analisar a materialidade do texto em Frankenstein; (ii) explorar as principais características que denotam a presença do duplo na obra; e (iii) mapear as evidências linguísticas da relação entre o cientista e a criatura, tornando evidente o tema do duplo no romance. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, a partir do qual foram realizados estudos, leituras e revisões de livros, artigos e ensaios, e conta com a perspectiva da pesquisadora visando expandir a área de estudo a partir de uma análise da obra dentro da temática do duplo. Os resultados mostram que o aspecto do duplo está presente na obra por meio da sua estrutura epistolar de escrita, da maneira com que um terceiro (Capitão Robert Walton) percebe os personagens Victor Frankenstein e monstro, do fato de o monstro não ser nomeado, e do tipo de relação que o cientista Victor e sua criatura desenvolvem um para com o outro.TCC Ensino dialógico de literatura estrangeira em Língua Inglesa: uma proposta de plano de aula para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-19) Nascimento, Fernanda Ferreira do; Melo Jr., Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/5984271415141369; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498O diálogo entre literatura e ensino é algo que vem sendo fortemente discutido por especialistas em ambas as áreas e, compreendido nessa discussão, está o ensino dialógico da literatura. Diante disso, este trabalho emprega uma abordagem dialógica às discussões sobre o ensino dialógico de literatura estrangeira em língua inglesa no Brasil, tendo como base teórica as obras do Círculo de Bakhtin. Por meio de um diálogo teórico-metodológico entre a análise dialógica da literatura (ADL) e os paradigmas do ensino da literatura, propostos pelo professor Rildo Cosson, buscamos responder à pergunta de pesquisa: Dos paradigmas apresentados por Cosson (2020), qual deles promove total ou parcialmente uma análise dialógica da literatura que possa ser adaptada para o ensino de literatura de língua inglesa no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio? Para responder à nossa pergunta, delimitamos os seguintes objetivos: (i) estabelecer um diálogo entre a análise dialógica da literatura e os paradigmas de Cosson; (ii) identificar qual paradigma de Cosson (2020) se aproxima de um ensino dialógico de literatura; e (iii) desenvolver, por meio do diálogo entre as proposições teóricas e metodológicas, um plano de aula de literatura de língua inglesa adaptado para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Após nossas discussões, entendemos que o Paradigma do Letramento Literário é o que melhor dialoga com a ADL e que, portanto, mais se aproxima do ensino dialógico. Tendo isso em vista, fazemos um apanhado das proposições de práticas de sala de aula feitas por Cosson (2020) para esse paradigma e concluímos que a sequência básica (COSSON, 2006; 2020) é a melhor opção para ser adaptada considerando o contexto de ensino brasileiro. Por fim, utilizamos o conto The Childhood of Jimmy, do escritor Langston Hughes, para exemplicar nossa proposta de plano de aula.TCC Hero and villain: an analysis of the tropes in the graphic novel The Killing Joke(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Ferreira, Hugo Victor Bezerra; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; Araújo, Rosanne Bezerra deEsta monografia investiga os intricados elementos narrativos utilizados pelos autores para desconstruir o convencional tropo do vilão e do herói. Ao focar na linguagem verbal e não verbal usada pelas personagens e na narrativa visual das histórias em quadrinhos, nossa pesquisa tem como objetivo identificar os elementos sutis que os autores utilizam para redefinir o conceito de vilão em The Killing Joke, escrito em 1988 por Alan Moore. Nosso arcabouço teórico tem como base a teoria dos quadrinhos e da arte sequencial com foco nas características dos super-heróis, a evolução das eras nas histórias em quadrinhos e possíveis arquétipos de super-heróis. Também discutiremos a teoria dos quadrinhos de Einser, que inclui elementos interpretativos cruciais, como imagens, temporização, quadro e anatomia expressiva. Com base nesses conceitos, analisamos a história em quadrinhos intitulada The Killing Joke, revelando a fascinante dicotomia entre o herói e o vilão. Concluímos que o autor de fato usa elementos narrativos para subverter os tropos de vilão e o de herói.TCC Literatura de terror: expressões do medo em O Cemitério, de Stephen King(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Pereira, Paulo César de Souza; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Ferreira Junior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296O terror, presente nas narrativas desde a antiguidade, tem sido utilizado para provocar emoções e reflexões nos leitores, através do medo. Considerando a longevidade do gênero na literatura, este trabalho busca analisar a manifestação do medo nos personagens Louis, Ellie e Rachel Creed, em O cemitério, de Stephen King, à luz da teoria das seis fases progressivas do ciclo emocional do medo (MIRA Y LÓPEZ, 2000). O objetivo desta pesquisa é identificar como o medo se manifesta em cada um deles por meio de elementos narrativos que evidenciam suas diferentes formas. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar os elementos narrativos da obra; (ii) identificar as principais características comportamentais, emocionais e cognitivas que evidenciam o medo em cada personagem; e (iii) mapear e discorrer sobre as passagens do texto que ilustram as fases do medo nos três personagens. Esta pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em estudos acerca do medo, incluindo sua origem, causas e tipologias (MIRA Y LÓPEZ, 2000), e em abordagens sobre a literatura de terror, como as de Carroll (1999), Jeha (2007), King (2013a) e Lovecraft (2020). Os resultados indicam que o medo se manifesta de forma singular em cada personagem, embora obedeça às fases progressivas do ciclo emocional do medo. Os resultados apontam que as seis fases progressivas do ciclo emocional do medo, propostas por Mira y López, são evidentes nas reações físicas e psicológicas dos personagens, contribuindo para o desenvolvimento da trama. Além disso, o conceito de “monstro” difere para cada um dos personagens, sendo associado tanto a entidades externas quanto a medos internos dos personagens.TCC Mulheres em chamas: análise das personagens femininas em Fahrenheit 451(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Pereira, Pábllo Eduardo Viana; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1196967476838694; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; Assis, Luis Alfredo Fernandes deO presente trabalho visa trazer à tona a discussão e a análise das personagens femininas presentes no romance distópico Fahrenheit 451, do célebre autor Ray Bradbury, tendo esta obra literária como corpus de estudo. Uma vez que esse é um tema pouco explorado no âmbito da pesquisa literária acerca desse corpus, o trabalho objetiva analisar passagens da obra que destaquem a importância das figuras femininas e como elas influenciam no desenvolvimento da narrativa. Empregando os métodos de revisão literária e o close reading, este trabalho contextualiza a época em que o livro foi escrito, observando-o primeiramente pela ótica da crítica feminista e o inserindo no âmbito do gênero da distopia, discutindo como as personagens são comumente representadas nesse campo literário. Além disso, é feita uma análise qualitativa das personagens, caracterizando-as com base nos estudos sobre o personagem no gênero romance dos autores Eagleton (2020), Forster (2005) e Massaud (2006).TCC The portrayal of queerness in E. M. Forster’s Maurice(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Irusta, Ainoa Ingunza; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; 0000-0001-7091-3735; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; 0000-0002-1117-5813; http://lattes.cnpq.br/1814304373059019; Araújo, Rosanne Bezerra de; 0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Junior, Orison Marden Bandeira de Melo; 0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615Maurice, escrito pelo renomado escritor inglês E. M. Forster, é um dos principais livros da literatura queer moderna. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do retrato do queer em Maurice, discutindo a dinâmica entre as normas sociais da Inglaterra do início do século XIX e a homossexualidade no livro. Ademais, este trabalho visa ampliar o corpus de pesquisa existente e diversificar a análise literária no campo acadêmico. A análise foi realizada sob o prisma da teoria queer, principalmente através de uma lente foucaultiana. A metodologia consistiu em quatro etapas: leitura de Maurice acompanhada de anotações comentadas; extensa pesquisa de estudos prévios; processo de escrita; e edição e revisão do trabalho. A discussão e análise mostram o retrato do queer como um aspecto chave do material. Maurice retrata a imposição da heteronormatividade e a demonização da homossexualidade através da lei e do blackmail, da repugnância e pecaminosidade, e da homofobia internalizada. Além disso, Maurice apresenta uma narrativa que subverte as crenças homofóbicas através de seu retrato do queer.TCC The Supernatural Setting and Language in the Late Victorian Era: The Picture of Dorian Gray and The Hound of the Baskervilles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Villarinho, Maria de Azevedo e; Araújo, Rosanne Bezerra de; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/8488280753146570; Assis, Luis Alfredo Fernandes deThis research aims at comparing two notorious literary works of supernatural literature written by two different authors during the late Victorian era, the period between 1837 and 1901. It investigates how different and similar the authors Oscar Wilde (1854–1900) and Sir Arthur Conan Doyle (1859–1930), who wrote respectively The Picture of Dorian Gray (1890) and The Hound of the Baskervilles (1901), decided to approach the portrayal of supernaturality in their novels. The research was conducted in the field of comparative literature and utilised qualitative data, obtained by the close-reading of the two books and selection of quotes which represented the supernatural theme, more specifically within the setting of the story. The results of the study are the illustration of the similarities and divergences in both portrayals. The predominant similarities in the two novels are the use of darkness in language by both authors to create mysterious settings; the representation of a pact with the devil as the main supernatural occurrence in each story and the corruption of humanity as the origin of this evil. The main divergence noticed in the portrayal of supernaturality among the two works was that Wilde’s novel is not part of the supernatural explained technique, whereas Doyle’s novel is a clear example of this literary device. All things considered, the information collected was enough to consider the main aim of this research to be reached.