CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47500
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 55
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A obsessão em Edgar Allan Poe: um olhar psicocrítico sobre “Berenice”, “O Coração Delator” e “A Queda da Casa de Usher”.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Alves, Diego de Souza; Araujo, Rosanne Bezerra deEste trabalho investiga a obsessão como elemento central e multifacetado na obra de Edgar Allan Poe, com foco nos contos “Berenice”, “The Tell-Tale Heart” e “The Fall of the House of Usher”. A pesquisa analisa como a obsessão se desenvolve e impacta os personagens, articulando-se com temas como loucura, culpa e morte. Utilizando uma abordagem psicocrítica, o estudo dialoga com conceitos psicanalíticos como a “ideia fixa” (Esquirol) e “O Estranho” (Freud), revelando a intuição precursora de Poe sobre o funcionamento do inconsciente. A metodologia adotada é qualitativa, interdisciplinar e bibliográfica, com análise crítica dos textos e fundamentação em fontes primárias e secundárias. Os resultados demonstram que a obsessão transcende a mera caracterização, atuando como motor narrativo que impulsiona os personagens à ruína e reflete os conflitos profundos da psique humana. Conclui-se que a ambientação gótica e os elementos estéticos intensificam o estado obsessivo, consolidando o legado de Poe na intersecção entre literatura, psicanálise e filosofia.TCC O absurdo na obra de Donald Barthelme: um estudo de três contos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Rosanne Bezerra de; Pessoa, Caroline Estevam de CarvalhoEsta monografia tem como objetivo analisar como o absurdo se manifesta e é construído em três contos do escritor estadunidense Donald Barthelme (1931-1989): “O Salto” (The Leap), “Eu comprei uma cidadezinha” (I bought a little city) e “Paraguai” (Paraguay), os quais foram escolhidos sob o critério da possibilidade de se explorar diferentes estratégias literárias utilizadas pelo autor na construção do absurdo, assim como uma oportunidade de se difundir a obra de Donald Barthelme no Brasil, uma vez que dois dos contos analisados não possuem tradução para o português brasileiro. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho define três objetivos específicos: primeiro, apresenta uma discussão sobre o termo “absurdo” em suas acepções dentro da filosofia (Kierkegaard 1980, 1992; Sartre, 2011; Camus, 2018) e dentro da literatura (Esslin, 2018; Gavins, 2013; Bennett, 2009, 2015, 2024), esta última levando em consideração sua variedade temática e formal; segundo, discorre sobre a vida de Donald Barthelme em conjunção com o momento histórico da escrita dos contos analisados, bem como uma reflexão sobre tendências literárias que estavam em voga naquele momento e que o influenciaram; terceiro, analisa os três contos selecionados considerando a concatenação de forma e de conteúdo nos textos escolhidos como parte de um projeto estético que almeja um determinado fim, em especial, neste trabalho, a construção e manifestação do absurdo. Graças a natureza do objetivo proposto e os passos percorridos para atingi-lo, este trabalho é um estudo de caráter qualitativo e comparativo ao aproximar as áreas da filosofia e da literatura. Conclui-se que o absurdo se manifesta em diferentes níveis de intensidade e de impacto sob a forma e o desenvolvimento temático dos contos analisados, além de que a sua construção passa pelo uso de estratégias literárias, tais como a incongruência, o non sequitur e a destruição do referente, que buscam realçar algum ponto desconcertante do tema de cada um desses contos.TCC Adapting from the novel to the scripts: social class in Sally Rooney's "Normal people"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Eduardo Jefferson Cunha da; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/7470921780989207; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313Sally Rooney’s Normal People (2018) has become a pivotal contribution to contemporary literature by rendering a nuanced representation of social class and its impact on human connection. Therefore, this study aims to examine how social class shapes the characters’ interactions and self-perceptions, analyzing the novel alongside its screen adaptation. By employing a Marxist lens and a comparative approach, this study explores how the adaptation translates and reinterprets the novel’s central themes, such as class within the historical context of post 2008-crash Ireland. Key steps of the research included detailed textual analysis of both works, engagement with respective criticism, and a close study of narrative and visual elements. Thus, the discussion and analysis demonstrate that Normal People allows for a critique of class inequalities in post-Celtic Tiger Ireland through its sharp depiction of privilege, vulnerability, and estrangement. The adaptation amplifies these issues by using visual storytelling to reveal subtle emotional and material conflicts. Further, this work highlights the role of adaptation in expanding the reach and resonance of such literary themes while deepening our understanding of class in modern narratives.TCC An analysis of how the age factor influences second language learning: is it a determining aspect?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Almeida Filho, Gileno Epaminondas de; Weissheimer, Janaina; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Caldas, VaneskaHá um debate duradouro nos campos biológico e linguístico sobre a influência do fator idade na aprendizagem de uma segunda língua, no qual a questão "qual é a melhor idade para aprender uma segunda língua?" é geralmente o foco da discussão. No entanto, ao longo dos anos, alguns pesquisadores têm explorado outros fatores que também podem influenciar este processo de aprendizagem. Com isso em mente, este estudo visa elaborar e fornecer aos professores um questionário que leve em consideração vários fatores que constituem a experiência de aprendizagem de idiomas dos estudantes, tais como idade, motivação e crenças do aprendiz. O questionário é dirigido a professores e aprendizes de inglês no contexto brasileiro, portanto as questões são em português com foco na L1 (português) e língua-alvo dos estudantes- L2 (inglês). São feitas recomendações para que os professores apliquem esse produto pedagógico em sala de aula, a fim de conhecer melhor o perfil de aprendizagem de línguas de seus alunos e pensar em estratégias para potencializar seu aprendizado.TCC Uma análise comparativa da ativação de conhecimento prévio em livros didáticos de língua inglesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Rafael Pedro Gomes da; Weissheimer, Janaína; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; França, Hális Alves do NascimentoO uso de materiais didáticos eficazes no ensino de inglês como segunda língua (L2) é de suma importância. Neste sentido, é importante que os livros didáticos de Língua Inglesa usados considerem os alunos como agentes ativos da aprendizagem, que interagem diretamente com os conteúdos que estão sendo abordados durante as aulas. Desta maneira, este trabalho visa realizar uma análise comparativa entre livros didáticos de Língua Inglesa de séries distintas: o English in Common 2 e o English File Elementary (4ª edição), no qual procuramos evidenciar como cada material aborda a ativação de conhecimento prévio dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, através da análise comparativa de duas lições de livros de cada série e relacionando-as a conceitos de Ciência da Aprendizagem. A partir da análise, destacamos semelhanças e diferenças no que tange ao uso da compreensão textual para a ativação do conhecimento prévio. Por fim, observamos que o livro English File Elementary busca ativar de forma mais eficaz o conhecimento prévio dos discentes que o English in Common 2 .TCC Análise das escolhas tradutórias de trocadilhos na legenda do inglês para o português da série friends(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Macêdo, Rafaela Lemos; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/5008280433501191; Meller, Lauro Wanderley; França, Hális Alves do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/4542312224663473Ao percebermos a quantidade de produtos audiovisuais que são fabricados todos os anos, notamos também a relevância da tradução audiovisual. A legendagem, especialmente, possibilita o acesso de pessoas ao redor do mundo a uma língua específica. Entretanto, a tradução, principalmente quando ligada à comédia, particularmente trocadilhos, torna-se um grande desafio para os tradutores, por exigir conhecimentos extralinguísticos. Diante disso, esta pesquisa, que é de natureza quali-quantitativa, descritiva e interpretativista, tem como propósito analisar a eficácia das estratégias de tradução de trocadilhos presentes na primeira temporada da série Friends em relação à conservação de sentido e humor. A pergunta de pesquisa é: De que maneiras as estratégias utilizadas na tradução dos trocadilhos do Inglês para o Português presentes nas legendas da primeira temporada da série Friends são eficazes na transmissão do sentido e do humor dos trocadilhos? Para respondê-la, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os trocadilhos presentes na primeira temporada de Friends, bem como (ii) classificá-los e analisá-los quanto às estratégias tradutórias aplicadas segundo a proposta do teórico contemporâneo Dirk Delabastita e (iii) avaliar o quanto essas traduções mantém sentido original dos trocadilhos na Língua Fonte (inglês), que potencialmente contribuem para o humor desses trocadilhos na Língua Alvo (português). Tomamos por base teóricos como Cintas e Remael (2014), Díaz-Cintas e Gunilla (2009), Delabastita (1994), Delabastita (1996) e Gan (2015) para discutir sobre tradução audiovisual, legendagem, trocadilhos e estratégias tradutórias. Em seguida, utilizamos algumas categorias de autoria própria para avaliar o nível de efetividade em transmitir humor nas traduções. Os resultados apontam que as estratégias tradutórias utilizadas foram trocadilho para trocadilho; trocadilho para não-trocadilho; trocadilho para zero e cópia direta, sendo as duas primeiras as mais comuns em nosso corpus e as únicas potencialmente eficazes em preservar o humor na tradução, porém apenas a primeira é totalmente eficaz nesse quesito.TCC Ansiedade na sala de aula de língua estrangeira: uma pesquisa bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Marques, Letícia Alves; Faria, Marília Varella Bezerra da; Canan, Ana Graça; Contiero, LucinéiaDurante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, notamos, como professores, o desenvolvimento de forma distinta dos alunos em sala de aula. Dentre vários fatores influentes, o fator psicológico é um dos fatores capazes de afetar o progresso do aluno. Tratando-se da ansiedade em sala de aula de língua estrangeira, esse trabalho busca compreender os fatores que influenciam a ansiedade experienciada por alguns alunos no aprendizado de língua estrangeira, e quais estratégias podem ser utilizadas pelos professores para minimizar essa ansiedade. Para investigar esses objetivos, utilizamos neste trabalho, que se encontra na área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e bibliográfica, os autores Spielberger (1977), Scovel (1978) Horwitz, Horwitz e Cope (1986) e MacIntyre e Gardner (1989, 1991, 1994) como base teórica e analisamos os trabalhos de Thereza Jr (2011), Ferreira (2017), Ge (2018) e Figueiredo (2020) para responder nossos objetivos. Como resultado das análises, constatamos que fatores subjetivos dos alunos, sensação de vulnerabilidade e o modo como os alunos lidam com os erros podem interferir, de forma positiva ou negativa, na ansiedade manifestada em sala de aula. Diante dos estudos analisados, a habilidade oral demonstrou-se a maior geradora de ansiedade, contudo, não pode ser considerada única. De acordo com as estratégias para contornar a ansiedade em sala de aula mencionadas nos trabalhos, encontramos propostas de criação de um ambiente de estudo confortável, estabelecimento de confiança entre professor e aluno, flexibilização na forma de dar aula e orientação do professor para o aluno lidar melhor com os sentimentos ansiosos em sala de aula.TCC Aos meus amigos desconhecidos: análise dialógica de uma carta enviada pelo Piloto Mor do Liefde William Adams(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Renata Nobre Bezerra; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Camargo, Katia Aily Franco de; Araújo, Lucas Victor de OliveiraEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, da carta intitulada To my unknown friends and countrymen: desiring this letter by your good means, or the news or copy of this letter, may come into the hands of one, or many of my acquaintance in Limehouse or elsewhere, in Kent in Gillingham, by Rochester. Considerando-a como relato de viagem, gênero textual no qual este trabalho entende ser caracterizado por narrativas de não ficção que relatam uma jornada, ou jornadas que o leitor supõe terem ocorrido na realidade (Borm, 1988). Partimos da análise dialógica do discurso e apoiamo-nos na concepção de linguagem e de construção e produção de sentidos nas relações discursivas empreendidas por sujeitos historicamente situados (Brait, 2006). O objetivo deste trabalho é entender em que medida a linguagem utilizada na carta do piloto mor William Adams nos permite compreender os posicionamentos axiológicospresentes no discurso criado pelo autor, almejando perceber como o contexto da sua vida e, por consequência, sua cultura, influenciou na construção do seu discurso, além de pensar de que maneira a linguagem utilizada na sua carta aliada a esses posicionamentos axiológicosé utilizada para atingir os seus objetivos. Constatamos que, muito além de uma carta para a sua família, seus escritos objetivaram formar uma rede de relações comerciais entre Inglaterra e Japão, tendo como mediador o próprio William Adams. Verificamos que sua interpretação de mundo influencia o leitor na medida em que seu texto conseguiu criar uma versão do arquipélago nipônico e do seu governo, como também estruturar uma imagem ideal de si mesmo, que lhe serviu como meio de mostrar suas qualificações aos que ainda não o conhecia.TCC O auxílio de metodologias ativas no ensino de ESL e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, José Lucas Teixeira da; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104; Fernandes, Lenir da Silva; http://lattes.cnpq.br/2036319665492303; Gouveia, Nilo GuimarãesTradicionalmente, o ensino de inglês como segunda língua (ESL) era centrado, sobretudo, na memorização e na tradução, o que limitava o engajamento dos alunos e sua capacidade de aplicar o idioma de forma fluente. No contexto contemporâneo, surge a necessidade de inovação quanto aos métodos de ensino, dando mais espaço para métodos mais interativos e com foco participativo, como é o exemplo das Metodologias Ativas, que emergem, já no século passado, como uma abordagem eficaz frente aos métodos tradicionais. Este estudo referencial bibliográfico traz uma abordagem sobre a contribuição das metodologias ativas: Design Thinking, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Tarefas (TBL) e Aprendizado Baseado em Projetos (PBL), destacando como elas podem contribuir para um aprendizado mais dinâmico e eficaz da LI, uma vez que envolvem os alunos de maneira mais participativa, incentivando a colaboração, a autonomia e o uso do idioma em contextos reais. Este estudo é de natureza qualitativa (Denzin e Lincoln, 2006) e configura-se como uma revisão bibliográfica (Gil, 2002) com o intuito de investigar o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa como Segunda Língua (ESL) e sua contribuição para um aprendizado mais eficiente, respondendo às seguintes questões: (i) Quais metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de ESL? (ii) De que maneira essas metodologias contribuem para a melhoria do aprendizado dos alunos? (iii) Quais desafios e benefícios estão associados à implementação de metodologias ativas no ensino de ESL? Os resultados obtidos evidenciam que a adoção de metodologias ativas no ensino de ESL pode transformar a experiência do aprendizado, preparando os alunos para um uso mais competente e prático do inglês através da alta interatividade, beneficiando-lhes em vários aspectos, especialmente de um contexto social globalizado.TCC O Bilinguismo no K-Pop: uma análise dos principais hits de música pop coreana do Youtube Charts(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Teixeira, Beatriz de Figueiredo; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Ramalho, Heryzânya Alves; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965A popularização do gênero musical K-pop na última década e a expansão do fenômeno cultural intitulado Onda Hallyu é algo que tem chamado atenção de acadêmicos e pesquisadores, devido ao seu impacto econômico, cultural e social na modernidade. O presente trabalho, objetiva investigar a presença do bilinguismo nesse meio, e como a música e a língua atuam em um cenário globalizado. A metodologia segue uma abordagem de caráter quali quantitativo, baseada na análise de conteúdo das 10 músicas de K-pop mais populares da plataforma do Youtube até julho de 2022. Os resultados evidenciam a preferência pela mesclagem entre as duas línguas (onde o bilinguismo e o code-switching possuem maior protagonismo), através do uso de palavras recorrentes do inglês e estruturas fonéticas de fácil assimilação. Concluiu-se que a língua inglesa atua nas letras de música como um dispositivo de aproximação com o público consumidor, onde o bilinguismo e o code-switching atuam como uma ferramenta de intercâmbio cultural, usada para fortalecer e expandir a cultura coreana através do intercâmbio cultural e da globalização.TCC British perceptions of foreigners in Agatha Christie's A Murder is Announced(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Moreira, Daniel Campos; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615Foreigners are one of the groups of people that is usually reported to be the subject of negative perceptions in human settlements. Considering the importance of understanding this phenomenon to planning strategies to prevent it from happening, this work has as general aim to analyze the British perception of the foreigners in Agatha Christie’s novel A Murder is Announced, and as specific aim to identify possible traits of prejudice in such perceptions. The method of analysis consisted of reading the novel in search of excerpts in which a British character comments on a foreign character. These excerpts were analyzed based on concepts, themes and discussions in academic articles, books and documents present in the Literature Review and Theoretical Background sections. For the identification of possible traits of prejudice in the British’s speech, the concepts of the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023) were used. The analysis revealed that, aside from a few instances, the foreign characters are perceived negatively by the British characters. These perceptions were considered prejudiced, as they stem from the characters' status as foreigners. Among the elements of prejudice defined by Karnal and Estevam (2023), the most common in the British’s perception of foreigners is the creation of the identity groups “Us” (the British) and “Others” (the foreigners). This work concludes that the foreign characters are not fully well-integrated in the British community they live, as the prejudiced perceptions of which they are a target lead them to undergo undesired situation, such as having their honesty and integrity questioned or being more believed to have committed a crime.TCC Um casa toda minha: um estudo da tradução brasileira de The House on Mango Street(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Confessor, Francisco Wildson; Cooper, Jennifer Sarah; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; http://lattes.cnpq.br/5392634742873603Esta investigação, seguindo uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória-interpretativa, pretende investigar a tradução brasileira de The House on Mango Street, da escritora mexicana-americana Sandra Cisneros, traduzida pela escritora e tradutora brasileira Natalia Borges Polesso sob o nome A casa na Rua Mango, procurando responder à seguinte pergunta: como as escolhas de tradução das características salientes de The House on Mango Street podem ser caracterizadas? A fim de realizar esse intento, foram propostos estes objetivos: (i) Identificar as características salientes em The House on Mango Street; (ii) Descrever as estratégias empregadas pela tradutora no que concerne a esses elementos; (iii) Avaliar o que é preservado e o que é perdido no uso dessas estratégias em A casa na Rua Mango. O aporte teórico se baseia nos ensaios de Rabassa (1989), Paz (2009), Dryden (1992), acerca de considerações a respeito da tradução, e no trabalho de Baker (2018) a respeito das estratégias de tradução. Os dados coletados apontam três características salientes no livro ¬– as marcas de oralidade e/ou coloquialidade, o translinguajar e os aspectos culturais – e os resultados obtidos mostram que as estratégias tradutórias empregadas em A casa na Rua Mango foram as seguintes: uso de palavra mais geral/menos expressiva; paráfrase com palavra relacionada; paráfrase sem palavra relacionada; uso de expressão idiomática de sentido semelhante e forma dessemelhante; compensação; substituição cultural; espelhamento; adaptação; e conservação. Os resultados também apontam que em alguns casos as características salientes da obra foram preservadas e em outros foram transformadas.TCC Comedy in Brooklyn nine-nine: an analysis of the translation strategies of puns in the subtitles from English to Brazilian Portuguese(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-01) Costa, Rhebeka Esther de Lima; Cooper, Jennifer Sarah; Faria, Marília Varella BezerraA tradução audiovisual (TAV) é extremamente relevante nos tempos atuais devido à enorme quantidade de filmes, seriados e produtos audiovisuais que são produzidos todos os anos. A legendagem é especialmente relevante porque promove acesso aos diversos significados de uma língua específica para populações ao redor do mundo. Pelo fato de que humor e cultura estão intrinsecamente ligados, traduzir comédia é um grande desafio para tradutores. Levando todos esses aspectos em consideração, essa pesquisa objetiva investigar as estratégias usadas para traduzir trocadilhos na sétima temporada da série de comédia Brooklyn nine-nine. A pergunta da pesquisa é: “De quais maneiras as estratégias tradutórias de trocadilhos nas legendas da sétima temporada da série Brooklyn nine-nine do Inglês Americano (IA) para o Português Brasileiro (PB) são efetivas ou não?”. Para responder essa pergunta, nós desenvolvemos os seguintes objetivos: (i) identificar os trocadilhos na sétima temporada da série Brooklyn nine-nine; (ii) categorizar as estratégias tradutórias utilizadas nesses trocadilhos; (iii) avaliar o resultado dessas estratégias no que se refere a efetivamente transparecer os múltiplos significados e o humor nesses trocadilhos em PB. Recorremos aos teóricos Cintas e Remael (2014) e Delabastita (1989) para discutir sobre TAV e legendagem. Nos referimos a Gan (2015), Delabastita (1994), Cruse (2010), Khanfar (2013) e Attardo (2008) para elaborar as questões do humor, jogo de palavras e trocadilhos. Além disso, recorremos também a Delabastita (1994) para as estratégias tradutórias, assim como utilizamos algumas categorias de autoria própria para avaliar o nível de efetividade em transmitir humor nas traduções em PB. Os resultados mostram que as estratégias tradutórias utilizadas foram trocadilho - trocadilho, trocadilho - não trocadilho, cópia direta e trocadilho - zero. Trocadilho - trocadilho e trocadilho - não trocadilho foram as duas estratégias mais comuns em nosso corpus e a estratégia trocadilho-trocadilho foi a única completamente efetiva em preservar o humor na tradução.TCC Configurações do feminino em O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12) Cabral de Medeiros, Nathalia Maíra; Fernandes de Assis, Luis Alfredo; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/1130922293513012; Bezerra de Araújo, Rosanne; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296J. R. R. Tolkien (1892 – 1973) trata-se de um escritor e linguista inglês cuja obra literária tem influenciado a ficção fantástica, bem como a indústria cinematográfica hollywoodiana, há décadas. Entretanto, apesar da evidente importância de sua obra, ela é alvo de críticas em relação à presença feminina, ou a falta dela, no Legendário. Críticos divergem em opinião referente ao autor, suas obras e suas personagens: alguns o classificam como misógino e outros como feminista. Os contrastes de opiniões entre esses críticos desencadeiam dúvidas sobre a visão de Tolkien em relação ao feminino, ademais de tornar confusa a interpretação das suas personagens, demonstrando a necessidade de uma maior investigação nesta área. Além disso, estudos voltados para análise do feminino em Tolkien normalmente são focados em determinadas personagens em detrimento de outras. Logo, torna-se significativo a análise de algumas das personagens secundárias femininas do O Senhor dos Anéis para além das personagens populares e já exploradas pelo estado da arte em Tolkien. Portanto, o escopo do estudo aqui apresentado é caracterizar outras personagens femininas da trilogia, considerando a perspectiva dos estudos de gênero. Assim sendo, busca-se analisar, por meio dessas personagens, a provável visão do feminino nas obras de Tolkien visando favorecer a imagem do referido autor dentro da representatividade no universo do fantástico literário. Intentando alcançar tal objetivo, buscou-se descrever algumas das personagens femininas de O Senhor dos Anéis, a saber: Fruta d'Ouro, Éowyn e Laracna. Por conseguinte, foi analisado as inspirações e influências no desenvolvimento e criação dessas personagens. Ao final, foi avaliada a questão do gênero em Tolkien, levando em consideração os estudos anteriores das personagens. Em relação a tais personagens, os perfis/arquétipos referente ao grotesco, o empoderamento e idealização feminina foram identificados e discutidos. A partir dessas análises, pode-se notar a complexidade em relação as questões de gênero na trilogia do O Senhor dos Anéis, a qual abrangem desde personagens que podem ser interpretados como transgressores e feministas, como Éowyn e Laracna, até personagens que se enquadram no ideal feminino falocentrista, tal como Fruta d'Ouro. Assim sendo, Tolkien pode não ser feminista em sua totalidade, contudo sua obra traz à tona aspectos dessa corrente teórica, por meio da construção de personagens empoderadas, rebeldes e fora do padrão esperado de uma história épica medieval.TCC Dançando com a morte: uma análise da construção estético-ideológica do protagonista queer em The Death of Vivek Oji, de Akwaeke Emezi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Menezes, Pedro José Garcia de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0009-0007-0923-6246; https://lattes.cnpq.br/5239129237192304No contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras, o interesse pela literatura africana anglófona tem crescido cada vez mais. Todavia, a literatura africana queer ainda se constitui como um campo teórico pouco investigado. Este estudo busca auxiliar no preenchimento de tal lacuna por meio da investigação das dinâmicas de opressão e autoafirmação que permeiam a construção estético-ideológica de Vivek Oji, o protagonista queer do romance The Death of Vivek Oji (2020), de Akwaeke Emezi. Na obra, o autor constrói a personagem de modo a fazê-la tanto ser oprimida pelo discurso do protestantismo cisheteronormativo quanto capacitada a confrontá-lo por meio da autoafirmação do seu não-conformismo de gênero. Para a investigação, a teoria do romance de Bakhtin (2015) fundamenta as discussões acerca do impacto da opressão sofrida pela personagem, como também auxilia a compreender como Emezi (2020) desenvolve Vivek de maneira a possibilitar a sua recusa à assimilação do discurso autoritário em questão. Além disso, a análise também se norteia a partir do conceito bakhtiniano de arquitetônica, fundamentado a partir da noção de que o texto literário deve ser analisado à luz da integração entre conteúdo, material e forma (Bakhtin, 2002). Busca-se, diante disso, compreender como os discursos e as ações da personagem expressam o seu posicionamento axiológico diante do discurso protestante que a subjuga. Conclui-se que Vivek, mesmo oprimido, rejeita tal discurso autoritário integralmente, o que evidencia a sua constante busca pela autoafirmação da sua identidade dissidente.TCC O debate na aula de língua inglesa como meio para desenvolver a oralidade: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Nicácio Júnior, Nilson Hermínio; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; http://lattes.cnpq.br/4393479902321523; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036Dentre os diversos métodos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da produção oral de inglês como língua estrangeira, a prática de debates em sala de aula ganha notoriedade no campo de ensino-aprendizagem do idioma. Isso se dá, sobretudo, devido ao fato de que o ato de se debater favorece a interação e possibilita a criação de um ambiente cujo foco esteja na figura do aprendente – aspectos primordiais no âmbito da Abordagem Comunicativa (Almeida Filho, 2011; Brown, 2000; Cassemiro, 2013). Além disso, essa atividade também promove o engajamento do educando no que se refere à utilização de suas habilidades cognitivas e linguísticas (Krieger, 2005; Rodrigues, 2010; Dantas, 2020). Nesse sentido, o nosso estudo, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2018; Laville; Dionne, 1999) e de cunho bibliográfico (Gil, 1991), buscou investigar como o uso de debates em aulas de inglês como língua estrangeira contribui para o desenvolvimento da oralidade no idioma. Para isso, recorremos à análise dos trabalhos de Cinganotto (2019), Fauzan (2016), Alegrete (2014), Lustigová (2011) e Hrp, Harefa e Siregar (2021). Como resultados, a nossa pesquisa revelou que a prática de debates tem um impacto significativo na produção oral, mas é primordial que a realidade dos participantes seja levada em consideração durante essa atividade. Por fim, esperamos que os achados da nossa pesquisa possam contribuir para outros estudos no assunto.TCC Desafios da escola pública: breve revisão literária sobre a percepção de estudantes com relação à Língua Inglesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Rezende, Lucas Barbosa; Faria, Marilia Varella Bezerra de; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Contiero, LucineiaNa sociedade globalizada em que vivemos, onde o acesso à informação acontece de forma instantânea, é de se esperar que uma língua como o Inglês, de conhecimento em nível mundial, esteja presente no cotidiano de grande parte da população, sobretudo os jovens, que estão cada vez mais ligados às mídias sociais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006), de cunho bibliográfico (Gil, 2008) investiga a relação de alunos de escolas públicas do ensino fundamental II e ensino médio com o componente curricular de Língua Inglesa. A pesquisa visa responder às seguintes perguntas: "De que maneira se relacionam os estudantes de escolas públicas com a Língua Inglesa?" e "Quais as principais dificuldades encontradas pelos estudantes na disciplina de Língua Inglesa?". Ao explorar essas questões, o estudo almeja identificar as principais barreiras e desafios enfrentados pelos alunos, bem como evidenciar o nível de interesse deles na disciplina, com o objetivo de contribuir para a melhoria das estratégias de ensino e dos resultados educacionais na área da Língua Inglesa. Os resultados da pesquisa apontam que, mesmo conscientes da importância do idioma, os desafios vivenciados pelos estudantes trazem impactos multifacetados no relacionamento com a Língua Inglesa.TCC Desafios do ensino de inglês para alunos com transtorno do espectro autista no Brasil: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) ARAUJO, Karla Mirella Santos de.; Weissheimer, Janaina; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=3C84808BAC054CD6D735D46C47DE5CDD.buscatextual_0#:~:text=acessar%20este%20CV%3A-,http%3A//lattes.cnpq.br/7345837860360864,-ID%20Lattes%3A; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=771A3FAE13EF6F3BF695CAE37E4914FB#; Faria, Marilia Varella Bezerra de.; Moraes, Lígia de Souza LeiteO ensino de inglês para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta diversos desafios, principalmente no que concerne à sua integração aos demais alunos na sala de aula do ensino regular brasileiro. Diante disso, o presente trabalho pretende analisar os desafios presentes em sala de aula ao ensinar os alunos desse espectro, especialmente no que concerne ao ensino da língua inglesa como L2. Mais especificamente, este estudo tem como objetivo explorar a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) em alunos do ensino básico regular brasileiro que estão no espectro autista, utilizando uma revisão bibliográfica baseada em artigos e estudos feitos na área. A pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão de literatura, adota a teoria sociointeracionista de Lev Vygotski para discutir como práticas pedagógicas inclusivas podem favorecer o desenvolvimento linguístico e social desses alunos. Além dessa base teórica, incorpora-se a perspectiva de Larsen-Freeman, a qual aborda a complexidade da aprendizagem de línguas, evidenciando a necessidade de metodologias dinâmicas e adaptativas. A pesquisa almeja, também, analisar como essa aquisição ocorre sob a perspectiva da teoria sociointeracionista, destacando que, apesar dos desafios decorrentes do TEA e a interação entre o indivíduo, o meio social e o mundo ao seu redor desempenham um papel crucial para o sucesso desse processo. A integração de abordagens adaptadas de ensino pode transformar o ensino de inglês, promovendo maior autonomia e engajamento dos alunos. No entanto, seu sucesso depende de investimentos em formação docente continuada.TCC Do mundo dos jogos para a "vida real" : a integração de termos gamers no cotidiano dos brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Lourenco, Leticia Cardoso; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0009-0002-1742-8786; https://lattes.cnpq.br/3221853946772683; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; https://orcid.org/0000-0003-3291-5451; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Este trabalho tem como objetivo examinar de qual maneira os termos que surgem no mundo dos jogos eletrônicos são incorporados e/ou adaptados à estrutura da língua portuguesa (PT-BR), buscando compreender como essas expressões são adotadas pelos brasileiros e como se tornaram parte do vocabulário diário. O estudo aprofunda-se nos aspectos sociais, culturais e tecnológicos que influenciam a adesão e popularização dessas expressões, como o impacto da globalização, a cultura dos jogos, as redes sociais e a constante evolução das plataformas de comunicação. Para isso, a pesquisa realiza uma análise detalhada de gírias como "noobie", "droppar" e "buffar", que foram selecionadas pela Forbes Brasil em uma de suas matérias da coluna Tech, na qual é abordada a disseminação de expressões do universo dos games. Além disso, o trabalho busca entender como essas expressões podem ser vistas como um reflexo da intersecção entre culturas e idiomas, funcionando como exemplo das tendências linguísticas ao ciberespaço. Essas tendências podem oferecer insights valiosos sobre a adaptação das línguas em um mundo cada vez mais interconectado.TCC O Duplo em Frankenstein ou o Prometeu Moderno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Santos, Ewelyn Roanne Melo dos; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/ 0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; http://lattes.cnpq.br/0882442117944871; Cooper, Jennifer Sarah; https://orcid.org/ 0000-0001-7799-6633; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; Oliveira, Joaquim Adelino Dantas de; http://lattes.cnpq.br/2256473449144313De complexa definição, o romance do século XVIII é considerado um gênero que trouxe “novidade”. No século XIX é criada a primeira obra de ficção científica: Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), escrita por Mary Shelley (1797 – 1851). O romance gótico em questão traz discussões relevantes na atualidade de problemáticas contemporâneas, como a moralidade, a ética e o reconhecimento da responsabilidade pelo que criamos, e aborda como uma de suas características o duplo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender até que ponto a temática do duplo é apresentada em Frankenstein através da linguagem, ações e comportamentos das personagens Victor Frankenstein e monstro. Para tanto, os objetivos específicos desta pesquisa são (i) analisar a materialidade do texto em Frankenstein; (ii) explorar as principais características que denotam a presença do duplo na obra; e (iii) mapear as evidências linguísticas da relação entre o cientista e a criatura, tornando evidente o tema do duplo no romance. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, a partir do qual foram realizados estudos, leituras e revisões de livros, artigos e ensaios, e conta com a perspectiva da pesquisadora visando expandir a área de estudo a partir de uma análise da obra dentro da temática do duplo. Os resultados mostram que o aspecto do duplo está presente na obra por meio da sua estrutura epistolar de escrita, da maneira com que um terceiro (Capitão Robert Walton) percebe os personagens Victor Frankenstein e monstro, do fato de o monstro não ser nomeado, e do tipo de relação que o cientista Victor e sua criatura desenvolvem um para com o outro.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »