CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47500
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura) por Autor "Assis, Luis Alfredo Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Adapting from the novel to the scripts: social class in Sally Rooney's "Normal people"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Eduardo Jefferson Cunha da; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/7470921780989207; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313Sally Rooney’s Normal People (2018) has become a pivotal contribution to contemporary literature by rendering a nuanced representation of social class and its impact on human connection. Therefore, this study aims to examine how social class shapes the characters’ interactions and self-perceptions, analyzing the novel alongside its screen adaptation. By employing a Marxist lens and a comparative approach, this study explores how the adaptation translates and reinterprets the novel’s central themes, such as class within the historical context of post 2008-crash Ireland. Key steps of the research included detailed textual analysis of both works, engagement with respective criticism, and a close study of narrative and visual elements. Thus, the discussion and analysis demonstrate that Normal People allows for a critique of class inequalities in post-Celtic Tiger Ireland through its sharp depiction of privilege, vulnerability, and estrangement. The adaptation amplifies these issues by using visual storytelling to reveal subtle emotional and material conflicts. Further, this work highlights the role of adaptation in expanding the reach and resonance of such literary themes while deepening our understanding of class in modern narratives.TCC O debate na aula de língua inglesa como meio para desenvolver a oralidade: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Nicácio Júnior, Nilson Hermínio; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; http://lattes.cnpq.br/4393479902321523; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036Dentre os diversos métodos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da produção oral de inglês como língua estrangeira, a prática de debates em sala de aula ganha notoriedade no campo de ensino-aprendizagem do idioma. Isso se dá, sobretudo, devido ao fato de que o ato de se debater favorece a interação e possibilita a criação de um ambiente cujo foco esteja na figura do aprendente – aspectos primordiais no âmbito da Abordagem Comunicativa (Almeida Filho, 2011; Brown, 2000; Cassemiro, 2013). Além disso, essa atividade também promove o engajamento do educando no que se refere à utilização de suas habilidades cognitivas e linguísticas (Krieger, 2005; Rodrigues, 2010; Dantas, 2020). Nesse sentido, o nosso estudo, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2018; Laville; Dionne, 1999) e de cunho bibliográfico (Gil, 1991), buscou investigar como o uso de debates em aulas de inglês como língua estrangeira contribui para o desenvolvimento da oralidade no idioma. Para isso, recorremos à análise dos trabalhos de Cinganotto (2019), Fauzan (2016), Alegrete (2014), Lustigová (2011) e Hrp, Harefa e Siregar (2021). Como resultados, a nossa pesquisa revelou que a prática de debates tem um impacto significativo na produção oral, mas é primordial que a realidade dos participantes seja levada em consideração durante essa atividade. Por fim, esperamos que os achados da nossa pesquisa possam contribuir para outros estudos no assunto.TCC Do mundo dos jogos para a "vida real" : a integração de termos gamers no cotidiano dos brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Lourenco, Leticia Cardoso; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0009-0002-1742-8786; https://lattes.cnpq.br/3221853946772683; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; https://orcid.org/0000-0003-3291-5451; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Este trabalho tem como objetivo examinar de qual maneira os termos que surgem no mundo dos jogos eletrônicos são incorporados e/ou adaptados à estrutura da língua portuguesa (PT-BR), buscando compreender como essas expressões são adotadas pelos brasileiros e como se tornaram parte do vocabulário diário. O estudo aprofunda-se nos aspectos sociais, culturais e tecnológicos que influenciam a adesão e popularização dessas expressões, como o impacto da globalização, a cultura dos jogos, as redes sociais e a constante evolução das plataformas de comunicação. Para isso, a pesquisa realiza uma análise detalhada de gírias como "noobie", "droppar" e "buffar", que foram selecionadas pela Forbes Brasil em uma de suas matérias da coluna Tech, na qual é abordada a disseminação de expressões do universo dos games. Além disso, o trabalho busca entender como essas expressões podem ser vistas como um reflexo da intersecção entre culturas e idiomas, funcionando como exemplo das tendências linguísticas ao ciberespaço. Essas tendências podem oferecer insights valiosos sobre a adaptação das línguas em um mundo cada vez mais interconectado.TCC Flannery O'Connor's revelation: reality through the lens of the grotesque(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Dantas, Rafael Linhares; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/8716950347771593; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; Gonçalves, Glaúcia RenateThe theory of the grotesque and its connection with Flannery O’Connor’s fiction has been discussed among literary studies for a long time, mainly her most famous short narratives such as "A Good Man Is Hard to Find", "Good Country People", and the one analyzed in this monograph, "Revelation", which is one of her final stories. Many comparisons and connections have been made between both the Grotesque and "Revelation", but not in analogy to Edwards and Graulund’s Grotesque, and not analyzing how the story’s main character is the heart of the characterization in the narrative. Ergo, this work has as its main objectives to investigate the main characters and the three distinct settings of the short story, according to Edwards and Graulund’s theory, along with O’Connor’s religious beliefs and her book of essays Mystery and Manners, which will be used in order to see if the main character’s physical and psychological suffering is connected to the grotesque elements of the story. Gathering all this information and analyzing the narrative accordingly we were able to comprehend that grotesque elements such as animalistic view and verbal violence are O’Connor’s representation of reality according to her social and cultural contexts, and the main character’s physical and psychological suffering as means to achieve a foresight, representing a portrayal of what the author trusted to be the real meaning of redemption by God.TCC Hero and villain: an analysis of the tropes in the graphic novel The Killing Joke(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Ferreira, Hugo Victor Bezerra; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; Araújo, Rosanne Bezerra deEsta monografia investiga os intricados elementos narrativos utilizados pelos autores para desconstruir o convencional tropo do vilão e do herói. Ao focar na linguagem verbal e não verbal usada pelas personagens e na narrativa visual das histórias em quadrinhos, nossa pesquisa tem como objetivo identificar os elementos sutis que os autores utilizam para redefinir o conceito de vilão em The Killing Joke, escrito em 1988 por Alan Moore. Nosso arcabouço teórico tem como base a teoria dos quadrinhos e da arte sequencial com foco nas características dos super-heróis, a evolução das eras nas histórias em quadrinhos e possíveis arquétipos de super-heróis. Também discutiremos a teoria dos quadrinhos de Einser, que inclui elementos interpretativos cruciais, como imagens, temporização, quadro e anatomia expressiva. Com base nesses conceitos, analisamos a história em quadrinhos intitulada The Killing Joke, revelando a fascinante dicotomia entre o herói e o vilão. Concluímos que o autor de fato usa elementos narrativos para subverter os tropos de vilão e o de herói.TCC Mulheres em chamas: análise das personagens femininas em Fahrenheit 451(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Pereira, Pábllo Eduardo Viana; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1196967476838694; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; Assis, Luis Alfredo Fernandes deO presente trabalho visa trazer à tona a discussão e a análise das personagens femininas presentes no romance distópico Fahrenheit 451, do célebre autor Ray Bradbury, tendo esta obra literária como corpus de estudo. Uma vez que esse é um tema pouco explorado no âmbito da pesquisa literária acerca desse corpus, o trabalho objetiva analisar passagens da obra que destaquem a importância das figuras femininas e como elas influenciam no desenvolvimento da narrativa. Empregando os métodos de revisão literária e o close reading, este trabalho contextualiza a época em que o livro foi escrito, observando-o primeiramente pela ótica da crítica feminista e o inserindo no âmbito do gênero da distopia, discutindo como as personagens são comumente representadas nesse campo literário. Além disso, é feita uma análise qualitativa das personagens, caracterizando-as com base nos estudos sobre o personagem no gênero romance dos autores Eagleton (2020), Forster (2005) e Massaud (2006).TCC The portrayal of queerness in E. M. Forster’s Maurice(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Irusta, Ainoa Ingunza; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; 0000-0001-7091-3735; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; 0000-0002-1117-5813; http://lattes.cnpq.br/1814304373059019; Araújo, Rosanne Bezerra de; 0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Junior, Orison Marden Bandeira de Melo; 0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615Maurice, escrito pelo renomado escritor inglês E. M. Forster, é um dos principais livros da literatura queer moderna. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do retrato do queer em Maurice, discutindo a dinâmica entre as normas sociais da Inglaterra do início do século XIX e a homossexualidade no livro. Ademais, este trabalho visa ampliar o corpus de pesquisa existente e diversificar a análise literária no campo acadêmico. A análise foi realizada sob o prisma da teoria queer, principalmente através de uma lente foucaultiana. A metodologia consistiu em quatro etapas: leitura de Maurice acompanhada de anotações comentadas; extensa pesquisa de estudos prévios; processo de escrita; e edição e revisão do trabalho. A discussão e análise mostram o retrato do queer como um aspecto chave do material. Maurice retrata a imposição da heteronormatividade e a demonização da homossexualidade através da lei e do blackmail, da repugnância e pecaminosidade, e da homofobia internalizada. Além disso, Maurice apresenta uma narrativa que subverte as crenças homofóbicas através de seu retrato do queer.TCC The Supernatural Setting and Language in the Late Victorian Era: The Picture of Dorian Gray and The Hound of the Baskervilles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Villarinho, Maria de Azevedo e; Araújo, Rosanne Bezerra de; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/8488280753146570; Assis, Luis Alfredo Fernandes deThis research aims at comparing two notorious literary works of supernatural literature written by two different authors during the late Victorian era, the period between 1837 and 1901. It investigates how different and similar the authors Oscar Wilde (1854–1900) and Sir Arthur Conan Doyle (1859–1930), who wrote respectively The Picture of Dorian Gray (1890) and The Hound of the Baskervilles (1901), decided to approach the portrayal of supernaturality in their novels. The research was conducted in the field of comparative literature and utilised qualitative data, obtained by the close-reading of the two books and selection of quotes which represented the supernatural theme, more specifically within the setting of the story. The results of the study are the illustration of the similarities and divergences in both portrayals. The predominant similarities in the two novels are the use of darkness in language by both authors to create mysterious settings; the representation of a pact with the devil as the main supernatural occurrence in each story and the corruption of humanity as the origin of this evil. The main divergence noticed in the portrayal of supernaturality among the two works was that Wilde’s novel is not part of the supernatural explained technique, whereas Doyle’s novel is a clear example of this literary device. All things considered, the information collected was enough to consider the main aim of this research to be reached.TCC Uma tradução comentada e anotada do poema "To the fair Clarinda" de Aphra Behn(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Rafael Raniery da; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/8774616874198251; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Camargo, Kátia Aily Franco de; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901Este trabalho discute as diferentes possibilidades de tradução que uma obra de uma outra época e de um outro lugar podem ter, com destaque para a vida e a obra da autora inglesa Aphra Behn. O objetivo principal é entender quais são os desafios que a tradução poética apresenta, como enfrentá-los — considerando suas características históricas, sociais, e levando em consideração questões de gênero e os elementos queer presentes — e se é possível traduzir obras sob essas condições. Por meio desse estudo, e utilizando um dicionário contemporâneo e um dicionário histórico da Língua Inglesa, foi analisado o poema To the fair Clarinda, who made Love to me, imagin’d more than Woman (1688) da autora inglesa Aphra Behn, sendo para isso utilizadas abordagens de diversos teóricos da tradução, como Henri Meschonnic, Ezra Pound, Edwin Gentzler, Brian James Baer e Klaus Kaindl; de estudiosos da vida e obra da autora, como Jennifer Frangos, Janet Todd e Derek Hughes para se compreender, em contexto, os elementos presentes em sua obra; e de teóricos da tradução queer, como José Santaemilia, Marc Démont e Leo Tak-Hung Chan. O trabalho teve, como resultado, a possibilidade de traduzir uma obra com elementos queer de uma outra época e de um outro lugar, mantendo as suas características originais, mas estando aberto à possibilidade de ser necessário fazer adaptações na tradução para que não se aliene o leitor da língua-alvo.TCC O uso do Anki como ferramenta pedagógica no ensino e aquisição da língua inglesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Costa, José Wildiney de Lima; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/9295264998800182; Faria, Marília Varella Bezerra de; Assis, Luis Alfredo Fernandes deAo estudarmos um novo conteúdo ou idioma, é comum esquecermos novas palavras devido à quantidade de informações novas, o que muitas vezes desmotivam e fazem com que os alunos não se engajem em sala de aula. No contexto da aprendizagem de língua estrangeira, o Anki, ferramenta pedagógica (TDIC), se destaca pela sua capacidade de aumentar a retenção de vocabulário e estruturas gramaticais através de um sistema inteligente de revisão. Esse estudo, de natureza qualitativa (Denzin e Lincoln, 2006), de cunho bibliográfico (Prodanov e Freitas, 2013) busca investigar de que maneira o Anki pode ser usado como ferramenta pedagógica para potencializar o ensino e aquisição da língua inglesa em ambiente educacional. Além disso, busca analisar se o Anki pode ser utilizado de forma eficaz para otimizar a revisão e a retenção de conteúdos no estudo da língua inglesa. Este trabalho visa responder às seguintes questões de pesquisa: “De que maneira o Anki pode ser usado como ferramenta pedagógica para potencializar o ensino e aquisição da língua inglesa em ambiente educacional?” e “O Anki pode ser utilizado de forma eficaz para otimizar a revisão e a retenção de conteúdos no estudo da língua inglesa?”. Os resultados mostram que o uso do Anki, por ser baseado no SRE, é eficaz devido suas funcionalidades, fortalece a melhoria do vocabulário dos alunos, além de aumentar a confiança e motivação deles.TCC Writing the self: queer identity, faith, and resistence in Christina Lauren's Autoboyography(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025) Leite, Hudson Santos Lima; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; https://lattes.cnpq.br/7000386656400593O presente estudo propõe uma análise aprofundada do romance Autoboyography (2017), de Christina Lauren, com foco nas dificuldades enfrentadas pelos personagens queers da história enquanto tentam vivenciar seu processo de amadurecimento em meio às doutrinas religiosas conservadoras da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS). O trabalho busca compreender como a narrativa articula a intersecção entre identidade, fé e expectativas sociais, analisando uma coletânea de trechos à luz de estudiosos consagrados e contemporâneos — abrangendo teoria queer, estudos sobre identidade, alteridade e crítica literária contemporânea. A análise revela como os personagens principais, Tanner e Sebastian, simultaneamente se submetem e desafiam padrões religiosos e heteronormativos, enquanto tentam aceitar e afirmar suas identidades. O estudo também chama a atenção para a escassez de pesquisas acadêmicas sobre Autoboyography, apesar de seu potencial para enriquecer ainda mais o campo da crítica literária, mais especificamente no que diz respeito à interseção de experiências queer em contextos mórmons.