CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51079
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas por Autor "Almeida., Daniele Grace Rego de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Como os licenciandos em letras - língua portiguesa e literaturas da UFRN avaliam a experiência do estágio para sua formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Dantas, Maria Eduarda Alexandre; Freitas, Daniela Amaral Silva; http://lattes.cnpq.br/9759014082994258; http://lattes.cnpq.br/3097384674544075; Lucena, Nedja Lima de; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Almeida., Daniele Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187O Estágio Curricular Supervisionado é fundamental para formação de profissionais da educação por proporcionar condições para a vivência de conhecimentos acadêmicos, oportunidades para a prática de competências docentes e desenvolvimento de perspectivas pedagógicas críticas. Esta monografia tem como objetivo avaliar a perspectiva do estágio na formação docente de licenciandos e licenciandas do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Campus Natal central sobre o papel do estágio na sua formação docente. O recorte temporal da pesquisa foi dos dois semestres letivos de 2023, durante as componentes de estágio I, II, III e IV. A metodologia qualitativa e exploratória baseou-se em multi-métodos: observação, leitura exploratória, revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa participante. Os referenciais bibliográficos centraram-se em autores que abordam a formação docente e estágio supervisionado como Selma Pimenta e Maurice Tardif. O corpus foi formado por textos publicados na revista Cadernos de Estágio do GT de Estágio do Centro de Educação (CE-UFRN), por vídeos sobre as experiências de estágio publicados no Canal do Youtube do GT de Estágio produzidos nas componentes de estágio, o projeto pedagógico do curso de Letras-Língua Portuguesa e Literaturas e anotações referentes às falas dos discentes realizadas durante as aulas das componentes de estágio. A pesquisa participante realizou-se durante a monitoria do projeto de ensino "Teoria-Prática no Estágio Obrigatório Supervisionado (Português): o que se ensina na escola é o que se ensinou na universidade?”. Os principais resultados apontam que o estágio é uma etapa fundamental na formação acadêmica, social, profissional, cidadã de licenciandos e licenciandas para sua atuação no campo educacional. No entanto, esses estudantes apontam a necessidade de ampliação de disciplinas teórico-práticas no currículo, frente à carga horária majoritária de disciplinas teóricas, ressaltando a relevância das disciplinas denominadas oficinas curriculares que são mencionadas como espaços produtivos, especialmente aquelas que promovem inovação e interdisciplinaridade. Este estudo, dessa forma, pretende contribuir com a qualificação e aprimoramento da formação docente na UFRN.