CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
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TCC A arquitetura do mistério: a representação do espaço nos contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Fidelis, Esther Linhares; Morais Neto, João Batista de.Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar as manifestações do espaço na composição e manutenção do mistério nos contos “A caçada” e “A mão no ombro”, presentes, respectivamente, nas coletâneas Antes do baile verde (2009) e Seminário dos Ratos (2009), de Lygia Fagundes Telles. Dessa forma, a pesquisa busca compreender o espaço como elemento narrativo decisivo na composição estrutural e temática do conto fantástico, bem como verificar a maneira que a descrição espacial nos dois contos de Telles colabora para a intensificação da atmosfera misteriosa durante a narração da história. Portanto, para embasar os estudos sobre o conto, serão utilizadas as teorias de Gotlib (2006), Massaud Moisés (2006) e Cortázar (2013) uma vez que apresentam uma contextualização sobre a estrutura do conto. Para maior compreensão sobre o espaço na prosa, utiliza-se Borges Filho (2008), Bachelard (2008), Brandão (2013) e Osman Lins (1976), que apresentam conceitos da topoanálise e como eles são transmutados dentro de um texto literário. Ademais, como suporte teórico relativo ao fantástico na literatura e a escrita de Telles, discorre-se, respectivamente, sobre o exemplar de Todorov (2008) e as anotações de Lucas (1990), bem como as de Régis (2007), além da fortuna crítica presente nas próprias coletâneas de Telles. A metodologia utilizada consiste na análise descritiva dos espaços nos contos citados, para evidenciar a formação da atmosfera de mistério e suas nuances no comportamento das personagens, visando destacar a tensão da narrativa. Ante isso, por meio das análises realizadas com apoio dos textos teóricos, concluímos que o uso do espaço nas narrativas fantásticas da escritora brasileira é fundamental para a construção do mistério, assim como é mecanismo indispensável para intensificar a ambiguidade que rodeia a partícula sobrenatural, assim, colaborando para o estado de tensão do leitor em relação o conto.TCC A História do Amor de Fernando e Isaura: um narrador à sombra do cajueiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Barros, Tainá L. Ferreira de; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=B2BAD954E2CD708C667E202996CC7B5C#; Oliveira, Andrey Pereira de; Welter, Juliane VargasA História do Amor de Fernando e Isaura, de Ariano Suassuna (1994) foi elaborada como um reconto da lenda de Tristão e Isolda para o Nordeste brasileiro. O narrador é uma categoria peculiar na sua constituição, pois apesar de ser uma obra contemporânea remonta a feições diversas dessa categoria, tais como a do narrador clássico e moderno. O presente estudo se estabeleceu com o objetivo de analisar esta categoria. Para isso, recorreu-se a algumas das diferentes definições: o narrador clássico; a morte do narrador clássico e surgimento do narrador moderno; o narrador moderno e contemporâneo. Para desenvolver a revisão crítico-teórica desta categoria, utilizou-se: Theodor Adorno (2003), Walter Benjamin (1987), Jacyntho Brandão (2005), Wayne Booth (2022) e Jaime Ginzburg (2012). Também se buscou caracterizar o narrador suassuniano, estabelecendo um paralelo entre este narrador e outros pertinentes (como o narrador de Quéreas e Calírroe de Cáriton, e o de Lady Macbeth do distrito de Mtzensk de Nikolai Leskov). A metodologia utilizada foi qualitativa, apoiada em revisão bibliográfica e análise crítica. Apesar de A História do Amor de Fernando e Isaura possuir um narrador de feições clássicas e modernas, não se restringe a esse perfil, uma vez que agrega recursos diversos, tais como os derivados da tragédia grega e renascentista, das simbologias do medievo, e aspectos sociais próprios do realismo-naturalismo. Este narrador se apresenta como confiável, com alto grau de onisciência, e sua proximidade varia de grau entre personagens, preponderando-se episódios nos quais desenvolve maior vínculo com a personagem Isaura. Além disso, o início e fechamento da obra apontam para uma sobreposição entre a figura de autor e narrador, que produz no leitor uma natureza específica de engajamento, a qual gera adesão às ideias apresentadas.TCC A importância do planejamento do texto na produção escrita: uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Silva, Elloah Milene Alves da; Medeiros, Célia Maria deNo âmbito escolar, muitas vezes a escrita é vista como um produto. Isso se deve ao fato de, no ensino da produção de texto, não se atribuir tempo às demais etapas que fazem parte do processo de elaboração textual, como a etapa do planejamento. Diante disso, este trabalho objetiva investigar a importância do planejamento textual, primeira etapa da produção escrita, com base nos estudos de autores que pesquisam essa temática (Antunes, 2003, 2005, 2010, 2023; Marcuschi, 2008, 2012; Koch, 1993, 2018). Após a revisão da literatura, são discutidas algumas implicações pedagógicas no processo inicial da escrita por meio de sugestões de pesquisadores que colaboram com atividades que selecionam e organizam ideias e informações no texto (Almeida, 2024; Brito, 2025; Guedes, 2009; Iliovitz, 2020; Vieira; Faraco, 2019a, 2019b). Em seguida, são apresentadas atividades de planejamento da escrita, a fim de incentivar o cumprimento dessa primeira etapa no processo de elaboração textual. Metodologicamente, adota-se na pesquisa uma abordagem de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. Como resultados, infere-se que a etapa do planejamento antes da escrita propriamente dita contribui para a produção de um texto coerente, coeso e autoral. Por fim, julga-se que este estudo complementa a literatura atual e provoca reflexões acerca do processo de ensino da produção textual na educação escolar.TCC A organização retórica do gênero notícia em mídias tradicionais e no Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Silva, Afra Gabriela da; Silva, Ana Virgínia Lima da; https://orcid.org/0000-0001-9028-9650; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; https://orcid.org/0000-0001-7273-4642; http://lattes.cnpq.br/5792091728488859; Medeiros, Célia Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Antunes, João Pedro Lobo; http://lattes.cnpq.br/4771108882671512Baseando-se na perspectiva sociorretórica de Swales (1990), este estudo analisa a organização retórica do gênero notícia em dois suportes: veículo tradicional (site) e Instagram. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem descritivo-analítica, tem como objetivo central a identificação das estratégias retóricas que constituem o gênero-alvo, com foco na sua adaptação às exigências de cada veículo informativo. Para a análise, com base no modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990) e utilizado por diversos pesquisadores no Brasil (Rodrigues; Araújo; Sousa, 2009; Motta-Roth; Hendges, 2010), observou-se a recorrência de quatro movimentos retóricos na estrutura das notícias analisadas: despertar o interesse do público e motivar a leitura da notícia; contextualizar a notícia; apresentar a notícia; e apresentar uma conclusão, cada uma subdividida em subfunções que especificam seu funcionamento textual. Nesse sentido, os formatos das notícias apresentam regularidades quanto à organização retórica, confirmando o propósito comunicativo do gênero.TCC A representação do espaço rural na literatura brasileira: uma análise aprofundada da obra Morte e Vida Severina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Alves, Vinícius Yago Freitas; Ferreira, José Luiz.; Souza, Henrique Eduardo de; Moraes Neto, João Batista deEste trabalho propõe uma análise da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, tendo como foco principal a representação do sertão nordestino. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa busca compreender como o poema dramatiza as condições sociais, econômicas e culturais do sertão, conferindo-lhe um caráter simbólico e estrutural dentro da literatura brasileira. Parte-se da problematização do conceito de "regionalismo", questionando seus limites e suas implicações na leitura da literatura nordestina. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Alfredo Bosi (2002), que compreende o regionalismo como expressão crítica das tensões sociais e históricas do Brasil, e de Antonio Candido (1975), cuja noção de sistema literário evidencia o papel da literatura na constituição da identidade nacional. A obra de João Cabral é analisada como um testemunho poético das desigualdades do Nordeste, revelando um sertão que ultrapassa a categoria de espaço geográfico e se inscreve como metáfora da exclusão social no Brasil.TCC À sombra de contrastes: cronotopo na poesia de Augusto dos Anjos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Alves Filho, Francisco das Chagas França; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; http://lattes.cnpq.br/3980925104516470; Oliveira, Andrey Pereira de; https://orcid.org/0000-0002-7086-0511; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236Este trabalho objetiva analisar os poemas “Contrastes” e “Debaixo do tamarindo”, do poeta paraibano Augusto dos Anjos, partes integrantes do seu livro Eu e outras poesias, tendo como categoria analítica o espaço e as figurações cronotópicas, examinando as suas implicações subjetivas e psicológicas no eu-lírico. Para situar o poeta dentro do sistema literário brasileiro e comentar a recepção crítica de sua obra, fez-se uso das proposições de BOSI (1967, 2021), GULLAR (1976, 1995), MENEZES (1912), CANDIDO (1989), ALMEIDA (1970). No que se refere à abordagem metodológica, adotamos a pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, por se tratar de leitura e análise de estudos sobre o tema, incluindo livros e artigos publicados na área da pesquisa. O trabalho constituiu-se basicamente de três etapas: na primeira, realizamos um estudo do contexto histórico e cultural em que o poeta produziu a sua obra, seguido de uma consulta à parte de sua fortuna crítica; na segunda, procedemos à leitura e discussão dos textos que embasaram a pesquisa; e a terceira consistiu na análise e interpretação dos poemas, objeto de nosso trabalho. Como aporte teórico, o trabalho tomou como embasamento os estudos topoanalíticos à luz do pensamento de BACHELARD (1979) e BORGES FILHO (2008). No que concerne às proposições específicas acerca do cronotopo, também fundamental à análise dos poemas, tomamos como base teórica a sistematização sobre cronotopo, segundo BAKHTIN (1998), BEMONG e BORGHART (2015), BORGES FILHO (2011). A análise constatou que os espaços são partes integrantes dos poemas e têm implicações diretas ao sujeito lírico, uma vez que este se mantém integrado ao espaço que abarca a sua multiplicidade. Nessa direção, foi possível perceber, nos poemas analisados, a presença de um eu-lírico carregado de contradições como interpretação da condição humana e a presença de um sujeito movido pela tensão entre a experiência da infância e da vida adulta.TCC Uma abordagem cognitiva do espaço e do tempo em frases do tipo "minha faculdade fica a dez minutos daqui"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Teixeira, Vinicius Claudino; Duque, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Botelho, Patrícia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9341613087658216; Lucena, Nedja Lima; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068Este trabalho tem como objeto de estudo construções nas quais aparentemente o domínio de ESPAÇO está sendo conceptualizado a partir de TEMPO, criando uma inversão da metáfora conceptual TEMPO É ESPAÇO, em postagens da rede social X. Busca-se identificar, assim, quais as possíveis motivações formais ou contextuais do emprego dessas construções, o que caracteriza este estudo como uma pesquisa de associação com causalidade. A partir da coleta dos dados, observam-se os padrões relacionados à forma e ao contexto, a fim de compreender melhor as condições sob as quais a construção do sentido de ESPAÇO emerge e se estabelece no discurso cotidiano. Os resultados mostram uma estrutura recorrente, em que se evocam os esquemas imagéticos ORIGEM-CAMINHO-META e TRAJETOR-MARCO, usada para determinar distâncias. Assim, a hipótese principal deste trabalho é em parte refutada, visto que não é ESPAÇO que está sendo emulado em TEMPO, mas DIST NCIA. Nesse sentido, conclui-se que a motivação para o tempo se revelar como um domínio mais concreto que a distância pode ser detectada nas dinâmicas sociais que envolvem a relação das pessoas com o tempo e o espaço urbano.TCC Além das jaulas: análise do silêncio em Tereza Batista Cansada de Guerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Lopes, Clara Sofia Nogueira; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/4265817673778159; Vargas Welter, Juliane; Santos, Derivaldo dosO presente trabalho analisa o romance Tereza Batista Cansada de Guerra (1972), de Jorge Amado, adotando como objeto de análise o silêncio, a fim de contribuir com estudos acerca da literatura brasileira, bem como, às investigações acerca da obra e do autor. Desse modo, pretende-se analisar a obra em diálogo com a sociedade, buscando compreender no texto o silêncio enquanto violência. Para análise o trabalho adota como aporte teórico os estudos de Dinouart (2001), Orlandi (2007), Barthes (2003), Holanda (1992) e Solnit (2017). Para trabalhar a relação dialogal entre literatura e sociedade, tomamos como fundamentação o método de Candido (1965). Assim, para análise do romance adotamos o contexto como método para análise do texto, e vice-versa, partindo do pressuposto da integração entre ambos, dentro de uma metodologia qualitativa e bibliográfica, de modo que a literatura é compreendida como uma realidade não apenas de linguagem, mas também do social. A partir da análise foi observada uma ligação entre o silêncio e a manutenção de poder, de forma que o regime do silêncio é mantido a fim de sustentar um domínio sobre determinados corpos, os quais o direito à voz política e social não é-lhes considerado como inerente pela sociedade em questão.TCC Anáfora encapsuladora em redações nota 1000 do ENEM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Simeone Gregório dos; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://lattes.cnpq.br/8168436057484958; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; Rodrigues, Maria das Graças SoaresO objetivo geral desta monografia é analisar ocorrências de anáforas encapsuladoras em redações nota 1000 do Exame Nacional do Ensino Médio. Esta prova, realizada anualmente, é utilizada para acesso à educação superior, por meio de diversos programas educacionais, como Sistema de Seleção Unificada e Programa Universidade para Todos, bem como para acesso a financiamento e apoio estudantil. Teoricamente, a presente pesquisa ancora-se em aportes da Semântica e da Linguística Textual, com foco nos estudos da referenciação e, especificamente, nos processos referenciais do texto. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, no que concerne à abordagem, explicativa, referente aos fins, e bibliográfica, relativa aos procedimentos técnicos, com modelo de análise interpretativa. O corpus é constituído por três redações notas 1000 do ENEM, nas quais foram analisadas as relações semânticas que se estabelecem entre âncoras e encapsulamentos. Como resultados do trabalho, observou-se que relações semânticas mais empregadas foram: papéis temáticos, sinonímia e antonímia, hiperonímia, bem como as modalidades temporais, epistêmicas e deônticas. Além disso, as anáforas encapsuladoras contribuíram para a coesão intraparágrafo do texto, permitindo aos produtores o atendimento à competência IV, que diz respeito ao conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Por fim, espera-se que este trabalho contribua com pesquisas sobre a anáfora encapsuladoras em dissertações-argumentativas, com vista a um aprofundamento teórico acerca das relações semânticas envolvidas neste fenômeno linguístico.TCC Análise de gêneros narrativos no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental nos eixos de práticas de linguagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Freire, Suyane da Silva; Medeiros, Célia Maria de; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; http://lattes.cnpq.br/8866883266500064; Costa Jr, João Batista da; Oliveira, Karla Geane deA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina o ensino de gêneros textuais atrelado aos eixos das práticas de linguagem. Como o Livro Didático (LD) é o principal recurso didático em sala de aula, neste trabalho, objetivamos analisar os gêneros narrativos no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental, com foco nos quatro eixos que integram as práticas de linguagem na BNCC de Língua Portuguesa. Para fundamentar nossa análise, utilizamos Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008) e Bezerra (2022) no que se refere à noção de gêneros textuais; Genette (2009 [1971]) e Gancho (2006) no que diz respeito à noção de gêneros narrativos; Koch e Elias (2017) para compreender como cada eixo é organizado. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, sendo o método indutivo. O corpus é constituído de 17 atividades relacionadas a gêneros narrativos presentes no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revela que os eixos Oralidade, Leitura, Produção de Texto e Análise Linguística/Semiótica são contemplados nas atividades com os gêneros narrativos, atendendo ao proposto na BNCC. Com isso, observamos que o livro didático estudado nesta pesquisa é um suporte textual relevante nas práticas de leitura e escrita.TCC Uma análise dos mecanismos coesivos presentes no parágrafo introdutório de modelos de redações do Enem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Silva, Jamilly Maria da; Iliovitz, Erica Reviglio; 0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; http://lattes.cnpq.br/2874369980726524; Medeiros, Célia Maria de; 0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Brito, Clebson Luiz de; 0000-0002-3972-0887; http://lattes.cnpq.br/9332680450618537Este trabalho tem por objetivo investigar a utilização de mecanismos coesivos no parágrafo introdutório de modelos de redações do ENEM com nota 1000 e nota 500. Como referencial teórico foram adotadas as obras de Bakhtin (2003) sobre gênero discursivo; Brasil (2023) acerca da estrutura do gênero redação do ENEM; os trabalhos de Abreu (2000) e Garcia (2006) quanto ao desenvolvimento do parágrafo e Antunes (2005) sobre o conceito de coesão. A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa com base no método indutivo fundamentada pelos pressupostos de Ludke e André (1986) e Denzin e Lincoln (2006). O corpus é constituído por três parágrafos iniciais de três redações nota 1000 e três parágrafos iniciais de três redações s nota 500, totalizando seis redações com três temas distintos presentes no site UOL. Os resultados obtidos indicam que a maior quantidade e maior variedade na utilização de mecanismos coesivos no parágrafo introdutório sinalizam maior adequação na competência IV do ENEM.TCC Ânsia eterna das mulheres: uma análise do conto "O caso de Ruth", de Júlia Lopes de Almeida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Sampaio, Tuísa Machado; Welter, Juliane Vargas; Machuca, Jaqueline Castilho; Dunder, MauroEsta monografia tem por objetivo analisar as representações das violências de gênero no conto “O caso de Ruth”, publicado na antologia Ânsia eterna (1903), de Júlia Lopes de Almeida. Tal arguição foi feita usando como base a concepção de Pierre Bourdieu (2014) sobre dominação masculina e violência simbólica, entendendo-as como um tipo de violência de gênero. O caminho para essa pesquisa é o estudo da representação do comportamento dos personagens no seu meio social, as diferenças nesse quesito entre personagens masculinos e femininos e que tipo de violências de gênero estão presentes no conto. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, usando aspectos da teoria literária de Candido (2023) e de teorias feministas de Castañeda (2006), Gago (2020), Saffiotti (2015), Butler (2003) e Woolf (2016). A conclusão encontrada é de que o conto estudado é constituído de várias violências de gênero, além do estupro da personagem principal, algumas delas bastante invisibilizadas pela sociedade, mas que podem ser enxergadas pela teoria de Bourdieu (2014) e de Castañeda (2006).TCC A aranha sem cano: infância e sexualidade na trilogia "Memórias Inventadas", de Manoel de Barros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Dias, Vitto Bruno do Carmo; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Dunder, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-2855-4764; http://lattes.cnpq.br/5823862599362727; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498Este trabalho analisa a representação da infância e suas relações com a sexualidade na obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014), com o objetivo de compreender como a sexualidade infantil se manifesta em sua obra e como ela se relaciona com as demais características da poética do autor. Para isso, enfocamos nossa análise na sua trilogia poética das Memórias Inventadas (2003; 2006; 2008), mais especificamente, nos poemas “Obrar”, “Parrrede!”, “Circo” e “Estreante”. Como suporte teórico para nossas análises, nos respaldamos no campo da história da infância, com a obra de autores como Peter Stearns (2006) e Philippe Ariès (1986), e na teoria da sexualidade infantil desenvolvida na obra do psicanalista austríaco Sigmund Freud, mais especificamente, em seu livro Três ensaios sobre a teoria da sexualidade [1905]/(2016). Pudemos constatar a manifestação reiterada da sexualidade infantil na obra de Manoel de Barros, sob a rubrica da sexualidade polimorficamente perversa freudiana, não limitada à genitalidade. Isso restaura à representação da infância um elemento importante de sua constituição, mas que não é levado em consideração em outras análises da obra do poeta. Assim, em seu texto, a sexualidade infantil se expressa de forma lúdica, fragmentária, criativa, sem as formações reativas de pudor ou nojo e como uma força de ressignificação constante do mundo e das palavras, o que se associa à desautomatização da linguagem poética praticada pelo eu lírico dos poemas do autor.TCC A argumentação no gênero notícia: uma análise cognitiva da construção dos enquadramentos e do processo de significação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Câmara, Bianca Riane de Araújo; Botelho, Patrícia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9341613087658216; http://lattes.cnpq.br/3483743395851368; Sousa, Ada Lima Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Brito, Clebson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/9332680450618537Este TCC propõe analisar os enquadramentos argumentativos em notícias sobre os ATAQUES DO 8 DE JANEIRO, investigando a escolha de léxico e estratégias de escrita em textos de jornais online com grande alcance no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa é norteada, primordialmente, pelo estudo dos frames com base em Duque (2015, 2018, 2022) e pelos estudos sobre os enquadramentos de Nobre (2019), em conjunto com uma visão analítica do discurso quanto à estrutura do gênero textual notícia a partir de Charaudeau (2006) e Koch (2011). O estudo visa compreender a integração de enquadramentos argumentativos em notícias, propondo questionamentos sobre quais aspectos cognitivos podem ser utilizados para significação em textos do gênero, e como a linguagem pode impactar na imparcialidade teoricamente estabelecida pela notícia. Com isso, é sugerido que elementos argumentativos podem compor o processo de construção da significação para o leitor através da evocação dos frames ativados pela escolha vocabular. A análise concentra-se na publicação da mesma notícia por dois jornais online distintos, Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo, com destaque para as distinções entre as formas de tratamento sobre agentes; para identificação dos frames que denotam os agentes e as ações ligadas a eles; para o comparativo entre as formas de tratamento utilizadas por cada jornal quanto aos agentes e às ações atrelado à análise da possibilidade de teor argumentativo a partir das escolhas lexicais; para a exploração de possíveis estratégias discursivas que enfatizem a presença da construção argumentativa. A partir disso, concluiu-se que, apesar da tentativa de neutralidade nas notícias, os frames ativados na leitura e os enquadramentos propostos pelos autores se distinguem, caracterizando oposição de ideias e focos narrativos diferentes, mesmo para retratar o mesmo evento, de modo que a linha editorial dos jornais seja expressa inclusive ao relatar acontecimentos. Nesse viés, é cabível ver a análise da pesquisa como possível contribuinte para investigações futuras sobre a argumentatividade em textos do gênero notícia.TCC A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Melo, Bruna de Souza; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-8627-4499; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385; http://lattes.cnpq.br/0086664047592807; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Welter, Juliane Vargas; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) é o último romance publicado em vida da escritora brasileira Elvira Vigna. A obra parte de encontros entre uma designer desempregada e um funcionário de editora nos quais o homem relata à mulher suas experiências com prostitutas. Em primeira pessoa, a narradora elabora as amplas lacunas dos relatos e constrói uma trama repleta de traição, disputas de poder e vazio. O objetivo central do trabalho é investigar como se estabelecem e operam os sentidos referentes à autopercepção do narrador no romance. Mais especificamente, busca-se: compreender algumas das articulações de funcionamento da narração no romance; construir a leitura crítica da obra a partir da narração; e, por fim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o romance e a teoria da narrativa. Para o resgate do conceito de narrador, referenciou-se Walter Benjamin (1987); para melhor compreensão da figura do narrador no romance contemporâneo, consultou-se Theodor Adorno (2003). A fim de aprofundar a questão do narrador pós-moderno, verificou-se Silviano Santiago (1989), complementado pela perspectiva de Norman Friedman (2002) acerca do narrador-testemunha e do ponto de vista na ficção. Com o objetivo de respaldar conceitualmente a análise da obra, consultou-se Anselm Strauss (1999) acerca da autoavaliação e o curso da ação. A partir da estética de relatos sobrepostos, como um palimpsesto, considera-se que a autopercepção da narradora amplia a noção de narrador-testemunha e subverte a crise da narração motivada pela primazia da imagem e pelo esvaziamento da experiência.TCC A autoria feminina norte-rio-grandense na imprensa jornalística: uma análise discursiva a partir das Edições Clima(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Moura, Anna Biatrys; Muniz, Cellina Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-7180-1994; http://lattes.cnpq.br/3344414293603633; https://orcid.org/0009-0006-0303-2245; http://lattes.cnpq.br/9087647278307954; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Dunder, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-2855-4764; http://lattes.cnpq.br/5823862599362727O trabalho investiga as representações da autoria feminina norte-rio-grandense no domínio jornalístico, a partir da pesquisa originária "As Edições Clima (1978-1997): uma abordagem discursiva", que mapeou cerca de 195 publicações da editora Clima. Realizando um recorte de gênero no corpus da pesquisa, foram observadas 32 produções literárias de autoria feminina. Fundamentado na Análise do Discurso e nos estudos de gênero, o estudo utiliza as noções de campo literário (Maingueneau, 2015), autoria (Foucault, 2006) e representação midiática (Charaudeau, 2013; Lauretis, 2019; Coulumb-Gully, 2014). A metodologia envolveu análise documental das publicações literárias e das notas disponíveis na Hemeroteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional. Os resultados demonstram que as representações discursivas são atravessadas por estereótipos de gênero, frequentemente mediadas por figuras masculinas e referências familiares, mas também apontam tensões com processos de legitimação no campo literário. Essas representações refletem práticas históricas e culturais que tanto limitam quanto ampliam as possibilidades de agência feminina. O trabalho contribui para a expansão dos estudos sobre literatura potiguar e os modos como se constroem as representações da autoria feminina no discurso midiático.TCC Caminhos de retorno: os deslocamentos identitários em As Mulheres de Tijucopapo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Assis, Nara Mendonça de; Gonçalves, Marta AparecidaEste trabalho buscou investigar os processos subjetivos na construção da identidade em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. A obra foi escrita na década de 80 e, pelo processo narrativo, aponta para a reflexão sobre a subalternidade e processos de migração na literatura, ao trazer como personagem principal da narrativa uma mulher, negra e nordestina. Rísia, narradora-personagem da obra, se desloca duas vezes, em busca de suas raízes identitárias. A personagem que já havia migrado para o sudeste, decide voltar para suas origens nordestinas, na terra de Tijucopapo. O local remete historicamente a epopeia das mulheres guerreiras, do século XVIII, que defenderam e expulsaram os invasores holandeses de sua terra. A hipótese é que há uma dimensão espacial entre as relações sociais e culturais. A personagem contempla espaços fronteiriços que projetam sua subjetividade. À medida em que se desloca para reconstituir sua identidade fragmentada pelos processos migratórios, mapeia possíveis pontos de identificação. Assim, Marilene Felinto, nesta obra em foco, questiona os discursos hegemônicos enquanto possibilita a fala para um sujeito à margem da sociedade. Por meio da fala, é possível compreender a forma como a identidade cultural opera em uma sociedade globalizada. Utilizamos como aporte teórico as reflexões de Hall (1993), Bhabha (2003), Santiago (2000), Benjamin (1998), Deleuze e Rolnik (1987) para compreender questões como identidade, migração, estilo narrativo, entre outras. Desse modo, a discussão proposta apresentou os modos como os processos migratórios adentram as noções identitárias e como o movimento de regresso ecoa o esfacelamento subjetivo do sujeito contemporâneo.TCC Cartografias do corpo: a reconstrução das corporeidades da avó na poética de Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Silva, Fabiane Marques da; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/0968332618462778; Savadogo, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi; http://lattes.cnpq.br/1918860398825855; Azevedo, Candice Firmino de; http://lattes.cnpq.br/6142783488546150O presente trabalho tem como objetivo analisar a figura da avó na poética de Heleine Fernandes, uma mulher negra, e Fabiana Carneiro, uma mulher afro-indígena, a fim de compreender o que buscam ao resgatar e reconstruir as corporeidades da mais velha através da escrita literária. Sendo o corpo, um arquivo revestido de palavras, símbolos, significados, sonoridades, adornos, memórias e histórias, foi através dele que as culturas africanas e indígenas resistiram e insistiram durante séculos sob repressão social e cultural. Sob esse viés, o seguinte estudo tem como objeto de estudo as corporeidades da avó na poesia contemporânea, respectivamente, nas obras Nascente (2021) e Casa Cheia (2023). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com aporte teórico em Cuti (2010), Souza (2020), Evaristo (2005, 2017, 2010), Kilomba (2019), Graúna (2013), Potiguara (2018), Hampaté Bâ (2010), Martins (2021, 2003) e Bispo dos Santos (2023). De modo que a análise desenvolvida pretende centralizar o corpo da avó como um lugar e ambiente de memória, enquanto uma forma estética e política de subverter as narrativas hegemônicas, essas que apontam para o apagamento e aniquilamento de vidas não-brancas. Logo, é no exercício poético que as autoras, Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro, buscam cartografar os fragmentos da lembrança e os vestígios do território, a fim de remoldar, nas corporeidades das mais velhas, suas próprias identidades estilhaçadas pela colonialidade.TCC Cognição, emoção e linguagem: um estudo bibliográfico à luz da Linguística Cognitiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Ferreira, Maria Karolyne da Rocha; Botelho, Patrícia FerreiraO presente trabalho consiste em um levantamento bibliográfico dos conceitos de cognição e emoção, considerando o aporte teórico da Linguística Cognitiva e áreas interdisciplinares (Psicologia, Neurociência, Biologia, entre outras). A pesquisa, qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo levantar a literatura mais recente nos conceitos de cognição e emoção, com vistas a fornecer a atualização de referências teóricas para os estudos em cognição, emoção e linguagem. Para a delimitação da pesquisa, foram utilizados como corpus artigos científicos dispostos nas plataformas da Scielo Brasil e do portal de periódicos da CAPES, na faixa temporal de 2013 a 2023. A partir do recorte realizado por descritores nos dois portais, obteve-se, como resultados, doze artigos, seis do conceito de cognição, e seis do conceito de emoção, considerando o recorte imposto pela filiação à Linguística Cognitiva. Nesse sentido, para o conceito de cognição, observou-se a atualização do conceito da cognição corporificada dos anos 1980, cujas referências são Lakoff e Johnson (1980), a partir do conceito da cognição ecológica, evidenciado pelas contribuições de Duque (2015; 2016; 2017). Já para o conceito de emoção, notou-se que a maioria dos artigos selecionados remete ao conceito de cognição, em especial Vanin (2015), Kiverstein e Muller (2021) e Maiese (2014), para os quais as emoções são entendidas de uma forma corporificada. As contribuições de Furtak (2018), Du Toit (2014) e Frijda (2016), em certa medida, dialogam com os artigos sobre emoção comentados anteriormente, adicionando, aos processos emocionais, um caráter narrativo, intencional e voltado para a ação, respectivamente. Por fim, destaca-se que a pesquisa, ao traçar relações entre cognição, emoção e linguagem, entende que os processos emocionais e cognitivos devem ser entendidos a partir de uma perspectiva interrelacionada, então o que vale para a cognição, vale para a emoção.TCC Como enxergar a cegueira: écfrase em Ensaio sobre a cegueira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Leiros, Clarissa de Medeiros; Cipriani, Augustto Correa; Gonçalves, Marta Aparecida GarciaO processo de perda da humanidade corrobora com a animalização comportamental dos seres humanos em momentos de crise, nos quais a autopreservação resgata instintos primitivos para a sobrevivência. Diante disso, o presente trabalho propõe a investigação sobre relações de écfrase no romance Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, bem como busca explanar e interpretar as relações descritivas do romance, nas quais há o destaque de recursos literários utilizados pelo narrador. Para tanto, neste estudo, são fundamentais algumas noções de intermidialidade, as quais permeiam as habilidades narrativas e contribuem para a construção da écfrase em uma narrativa singular. Nesta monografia, utilizou-se como aporte teórico Cerdeira (2011), Vieira (2016) e Mitchell (1996) sobre as dimensões da écfrase e da intermidialidade. Fundamentando-se no método bibliográfico, este trabalho foi construído pela investigação ativa dos textos teóricos para a compreensão dos conceitos aqui evidenciados e, posteriormente, para o estabelecimento entre essas noções e o texto literário. A partir disso, foi compreendido que as noções de écfrase e intermidialidade, bem como a relação palavra e imagem estão ativamente presentes no âmbito narrativo, conferindo à obra transposições midiáticas riquíssimas.