CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
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TCC Como enxergar a cegueira: écfrase em Ensaio sobre a cegueira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Leiros, Clarissa de Medeiros; Cipriani, Augustto Correa; Gonçalves, Marta Aparecida GarciaO processo de perda da humanidade corrobora com a animalização comportamental dos seres humanos em momentos de crise, nos quais a autopreservação resgata instintos primitivos para a sobrevivência. Diante disso, o presente trabalho propõe a investigação sobre relações de écfrase no romance Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, bem como busca explanar e interpretar as relações descritivas do romance, nas quais há o destaque de recursos literários utilizados pelo narrador. Para tanto, neste estudo, são fundamentais algumas noções de intermidialidade, as quais permeiam as habilidades narrativas e contribuem para a construção da écfrase em uma narrativa singular. Nesta monografia, utilizou-se como aporte teórico Cerdeira (2011), Vieira (2016) e Mitchell (1996) sobre as dimensões da écfrase e da intermidialidade. Fundamentando-se no método bibliográfico, este trabalho foi construído pela investigação ativa dos textos teóricos para a compreensão dos conceitos aqui evidenciados e, posteriormente, para o estabelecimento entre essas noções e o texto literário. A partir disso, foi compreendido que as noções de écfrase e intermidialidade, bem como a relação palavra e imagem estão ativamente presentes no âmbito narrativo, conferindo à obra transposições midiáticas riquíssimas.TCC Práticas de ensino de Língua Portuguesa em contexto remoto emergencial: oralidade e gêneros orais em videoaulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07) Monteiro, Maria Clara; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; http://lattes.cnpq.br/5055617223563059Durante o período de ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia de Covid-19, as práticas de ensino passaram por adaptações a novos formatos. Nesse cenário, Secretarias Estaduais de Educação de dezesseis entes federativos elaboraram programas de ensino que incluíam, entre as atividades, a disponibilização de videoaulas em canais do Youtube e/ou de TVs locais. Evidencia-se, portanto, a necessidade de investigações sobre as referidas práticas durante o período de isolamento social. Considerando-se que, na disciplina de Língua Portuguesa, a oralidade ainda encontra dificuldade para se consolidar enquanto objeto de ensino, como evidenciado nas pesquisas de Magalhães (2007), Costa-Maciel e Barbosa (2016), Rocha e Pereira (2020), é importante investigar o tema no contexto histórico que se deu entre os anos 2020 e 2022. Assim, o presente trabalho tem como o objetivo refletir acerca das concepções de oralidade e do ensino de gêneros orais em videoaulas produzidas no ensino remoto emergencial. Para isso, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Marcuschi (2007), Dolz e Schneuwly (2004), Tardif (2014), Magalhães e Silva (2021) e demais autores sobre oralidade, gêneros textuais/discursivos, ensino de oralidade e práticas docentes. O estudo se insere na área da Linguística, mais especificamente da Linguística Aplicada, e é uma pesquisa descritiva-interpretativa, com abordagem qualitativa, inspirada na netnografia (AMARAL; NATAL; VIANA, 2008). A análise identifica práticas de ensino apoiadas, em especial, na concepção de oralidade em oposição à escrita e, consequentemente, desvinculada de práticas de letramento. Além disso, observa-se que predominam nas orientações didáticas as dimensões dos gêneros relativas à textualidade e à discursividade, desconsiderando-se as dimensões da multimodalidade, da normatividade e da preparação de materiais de apoio ou de questões operacionais, que também deveriam ser contempladas para o estudo integral dos gêneros em estudo. Acrescentem-se a esse resultado orientações didáticas insuficientes para o planejamento, a execução e a autoavaliação de gêneros orais. Diante disso, fica evidente a necessidade de reflexões acerca do ensino de oralidade e de gêneros orais e, de modo mais amplo, acerca da formação de professores, da implementação do currículo, alinhadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante, TDIC).TCC A recepção do mito na sociedade moderna: reflexos da Medeia de Eurípides na construção da personagem Wanda Maximoff do UCM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Lima, Marcus Vinicius Oliveira de; Barbosa, Marcos Cesar Tindo; 4843144913908055; http://lattes.cnpq.br/4843144913908055; Lima, Tânia; https://wwws.cnpq.br/curriculoweb/pkg_menu.menu?f_cod=AF3C5F01D291F6AC0DD4D5DF376ABD62; Oliveira, Andrey; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228Considerando a presença da mitologia no curso de nossas vidas, este trabalho assume o papel de discutir o movimento de transposição do mito da Antiguidade Clássica para a contemporaneidade, partindo da comparação da protagonista de uma das maiores tragédias gregas, Medeia, e uma das mais recentes heroínas a verter-se em antagonista no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), Wanda Maximoff. Para isso, será explorado, em um primeiro momento, o processo de transposição sofrido pelo mito através da adaptação realizada pelo cinema ao longo da história, em especial os filmes de Hollywood dos estúdios cinematográficos da Marvel e da DC que adaptam a figura mítica dos heróis na representação dos super-heróis. Adotar-se-ão as teorias desenvolvidas pelo mitologista Joseph Campbell (1990) em seu livro, O poder do mito, para desenvolver as questões evocadas a partir da comparação entre as personagens em questão. Para a análise específica desse procedimento, na segunda parte, essa pesquisa se dedicará a estabelecer um elo entre as duas heroínas através do arquétipo da “mulher-pesadelo” desenvolvido por Silva (2021) em sua dissertação de mestrado, Lilith e Medeia: mulheres-pesadelo da sociedade patriarcal. Estudar os movimentos de metamorfose sofridos pelo mito ao longo dos anos, em particular à luz da comparação das figuras de Medeia e Wanda, é uma tentativa de compreender quanto da mitologia clássica reside em nossas atividades cotidianas.TCC A autopercepção do narrador pós-moderno em Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas, de Elvira Vigna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Melo, Bruna de Souza; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-8627-4499; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385; http://lattes.cnpq.br/0086664047592807; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Welter, Juliane Vargas; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016) é o último romance publicado em vida da escritora brasileira Elvira Vigna. A obra parte de encontros entre uma designer desempregada e um funcionário de editora nos quais o homem relata à mulher suas experiências com prostitutas. Em primeira pessoa, a narradora elabora as amplas lacunas dos relatos e constrói uma trama repleta de traição, disputas de poder e vazio. O objetivo central do trabalho é investigar como se estabelecem e operam os sentidos referentes à autopercepção do narrador no romance. Mais especificamente, busca-se: compreender algumas das articulações de funcionamento da narração no romance; construir a leitura crítica da obra a partir da narração; e, por fim, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o romance e a teoria da narrativa. Para o resgate do conceito de narrador, referenciou-se Walter Benjamin (1987); para melhor compreensão da figura do narrador no romance contemporâneo, consultou-se Theodor Adorno (2003). A fim de aprofundar a questão do narrador pós-moderno, verificou-se Silviano Santiago (1989), complementado pela perspectiva de Norman Friedman (2002) acerca do narrador-testemunha e do ponto de vista na ficção. Com o objetivo de respaldar conceitualmente a análise da obra, consultou-se Anselm Strauss (1999) acerca da autoavaliação e o curso da ação. A partir da estética de relatos sobrepostos, como um palimpsesto, considera-se que a autopercepção da narradora amplia a noção de narrador-testemunha e subverte a crise da narração motivada pela primazia da imagem e pelo esvaziamento da experiência.TCC Revelando o subjetivo, reconstruindo o não-vivido: análise do narrador de O avesso da pele, de Jeferson Tenório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Torreia, Marana Vitória de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292; http://lattes.cnpq.br/2229818280725899; Machuca, Jaqueline Castilho; http://lattes.cnpq.br/2607443259820653; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524O presente trabalho tem como principal objetivo a análise do narrador do romance O avesso da pele (2020), com autoria de Jeferson Tenório, centrando-se nos recursos narrativos utilizados pelo autor e como, aliados ao conteúdo, constroem críticas e reflexões. Para tal, partirá do levantamento bibliográfico sobre o narrador tradicional por meio da leitura de Adorno (2003) e Benjamin (1994), e sobre o narrador contemporâneo na literatura brasileira e suas características, com Ginzburg (2012) e Dalcastagnè (2012). Em seguida, faremos a análise das técnicas narrativas do romance estudado, em especial dos focos narrativos, partindo de Leite (2002) e Carvalho (2020). Por fim, serão relacionadas as reflexões acerca do narrador com o conteúdo da obra e como influenciam os efeitos de sentido, utilizando autores como Candido (2004) e Bonnici (2019). Diante disso, observamos que o uso de diferentes vozes (1º, 2º e 3º pessoa do singular) pela narrativa contribui para o que chamamos de efeito humanizador, evidenciando a subjetividade das personagens, ao mesmo tempo em que aborda a coletividade dos efeitos do racismo em suas vidas.TCC Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Gomes, Brendo LucianoEste trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais.TCC A solidão em O muro de pedras, de Elisa Lispector: travessia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Silva, Laysi Araújo da; https://orcid.org/0000-0001-8627-4499; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385; http://lattes.cnpq.br/2369282179725609; https://orcid.org/0000-0001-8627-4499; http://lattes.cnpq.br/6991341292172385; Welter, Juliane Vargas; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292; Santos, Derivaldo dos; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Esse trabalho se propõe a analisar O muro de pedras, da escritora Elisa Lispector, publicado em 1963. Trata-se de um romance cuja narrativa está centrada na personagem Marta e sua busca de um sentido para a existência, como forma de escapar à solidão. Construído em parte da investigação interior, este romance aborda múltiplos temas como: a solidão, a angústia, o desamparo, a liberdade e o exílio. Como objetivo principal, buscamos analisar a condição de estar só na formação da personagem Marta, na tentativa de compreender como e por que esse sentimento se apresenta nos diferentes momentos que constroem a travessia da protagonista. Para tanto, propomos como metodologia a pesquisa bibliográfica com análise crítico-interpretativa de O muro de pedras. Como referencial teórico utilizamos os estudos de Rosenfeld (1973), Humphrey (1976), Auerbach (2002), Benjamin (1996), Lukács (2000) a fim de revisarmos alguns conceitos acerca do romance, bem como da compreensão estrutural e formal de O muro de pedras. Sobre o tema em evidência, a solidão, são essenciais as discussões de Minois (2019), Montaigne (2010) e Paz (2014), além dos estudos psicanalíticos de Freud (2010) e Klein (1983). A partir da análise, compreendemos que a solidão tratada no romance não é um estado permanente, mas sim uma experiência passageira. A solidão é uma faceta inevitável da condição humana, um desafio a ser superado no processo de formação da identidade enquanto indivíduo na sociedade. Esperamos com a nossa pesquisa evidenciar a importância do resgate da obra de Elisa Lispector no âmbito dos estudos da literatura brasileira.TCC Reconstrução e superação: a literatura de testemunho em o corpo interminável, de Claudia Lage(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Oliveira, Michael Douglas Silva de; Santos, Derivaldo dos; Machuca, Jaqueline CastilhoEste trabalho pretende identificar e analisar os elementos narrativos presentes em O corpo interminável (2019), de Claudia Lage, tomando como ponto de partida as reflexões de Seligmann-Silva (1998, 2002, 2003, 2008) e Wilberth Salgueiro (2012) para a verificação da obra como literatura de testemunho. A partir desse viés, a análise busca compreender, também, como o romance em questão se relaciona com o direito à memória e ao contexto sócio-político brasileiro pós Comissão Nacional da Verdade (CNV). Portanto, também serão tomados como base os apontamentos presentes no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) (2008) e no Relatório da Comissão Nacional da Verdade (2014); e as ponderações de Cunha (2020) a respeito das alterações que ocorreram no cenário político brasileiro, durante a década que sucedeu a CNV. Ademais, é necessário compreender o contexto histórico narrado no romance (o período da ditadura militar e da redemocratização), incluindo as atividades de repressão e tortura presentes na narrativa. Para isso, serão considerados os registros feitos por Alves (2005), Reis (2005) e Napolitano (2014). Nesse sentido, verifica-se que a estrutura do romance e a diversidade de vozes da narrativa, alinhados com outros aspectos narrativos recorrentes em textos de teor testemunhal, sustentam uma sucessão de relatos individuais que, quando somados, estabelecem a representação do evento coletivo que inserem a obra na literatura de testemunho.TCC Memórias de presas políticas na ditadura militar: um estudo a partir de o corpo interminável, de Claudia Lage(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Targino, Luiz Eduardo Morais; Welter, Juliane Vargas; Machuca, Jaqueline Castilho; Santos, Derivaldo dosO “Memórias de presas políticas na ditadura militar: um estudo a partir de O corpo interminável, de Claudia Lage” pode ser definido como um estudo acerca dos relatos e lembranças das presas políticas contidas na narrativa. Sob esse prisma, a discussão ampara extrema relevância social, dado que revela o apagamento do sujeito em contexto de repressão ditatorial por intermédio da forma e do conteúdo na obra. Dito isso, abordam-se as questões referentes às memórias coletiva e subterrânea, uma vez que as lembranças, as confissões, os testemunhos – em contexto de regime militar – tendem a evidenciar a supressão do indivíduo, o seu silenciamento, posto que suas histórias foram interrompidas, seus corpos sequestrados e mutilados. E, por sua vez, a memória assume o papel de resgatar uma verdade ferida e preservar, assim, o testemunho de vidas interrompidas mediante a tirania orquestrada no período. Dessa forma, evidencia-se que a pergunta problema que rege a análise consiste em: como as lacunas experienciadas na história se presentificam no hodierno? Mais especificamente, é possível inferir se os relatos revelam o irromper do sujeito em contexto de repressão? À luz disso, como procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa com abordagem qualitativa, procedimento bibliográfico, tipo teórico, objetivo descritivo, natureza simples e método indutivo. Isso posto, objetiva-se realizar um levantamento dos capítulos e/ou trechos do livro em que as presas assumem a voz narrativa, por intermédio dos fluxos de pensamentos, divagações e recortes discursivos, via análise literária. Nesse viés, nomes como Candido (2000), Bosi (2003), Halbwachs (2013), Pollack (1989), Napolitano (2014), Reis Filho (2014), Friedman (2002) e Ginzburg (2008) perpassam a presente pesquisa ao estabelecerem um panorama dialógico entre literatura e sociedade, identidade cultural e, sobretudo, memórias coletiva e subterrânea. Considera-se, portanto, que o estudo propicia a compreensão de que a história oficial é repleta de lacunas ao escantear memórias e relatos tidos como individuais mediante os corpos intermináveis. Tais lacunas de informações perpetuam a falta de conhecimento e entendimento sobre o passado, impedindo a construção de uma narrativa coesa e abrangente.TCC Relatos de opinião em entrevistas sociolinguísticas: uma proposta de análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Barbosa, Victória Dias; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; https://orcid.org/0000-0003-4419-6634; http://lattes.cnpq.br/6234671069992918; Brito, Clebson Luiz; https://orcid.org/0000-0002-3972-0887; http://lattes.cnpq.br/9332680450618537; Duque, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135À luz da sociolinguística variacionista, refinamos a análise do nó argumentativo soapbox em uma árvore de decisão que foi proposta por Labov (2001) como estratégia metodológica para a delimitação de estilos de fala em entrevistas sociolinguísticas. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa para o tratamento dos dados, que foram extraídos de 12 entrevistas sociolinguísticas do Banco de Dados FALA-Natal. Na primeira parte da análise, temos por objetivo diferenciar dois tipos de relato de opinião: relato de opinião geral e relato de opinião pessoal. Na segunda parte da análise, temos por objetivo investigar fatores relevantes para a produção de relatos de opinião: o tipo de relato, a postura subjetiva, a perspectiva de abordagem do assunto e o indivíduo que introduz o relato. Os principais resultados são: (1) o relato de opinião pessoal é mais frequente; (2) a postura subjetiva não é significativa para a escolha entre um tipo e outro de relato; (3) a perspectiva de abordagem de interesse amplo é a mais frequente, seja nos relatos geral ou pessoal, mas a perspectiva de abordagem de interesse individual se destaca nos relatos de opinião pessoal; (4) o entrevistador introduz a maioria dos relatos de opinião, sejam geral ou pessoal, mas o informante introduz a maioria dos relatos de opinião pessoal. Explicamos esses resultados com base na distinção feita por Brown e Levinson (1987) entre face positiva e negativa. Como conclusão, sugerimos que o nó argumentativo da árvore de decisão seja segmentado em dois, um para o relato de opinião geral e outro para o relato de opinião pessoal.TCC A trama da violência no conto "O cobrador" de Rubem Fonseca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Araújo, Renata Faustino de; Santos, Derivaldo dos; Fernandes, Pedro; Welter, Juliane VargasEste trabalho pretende analisar o conto "O cobrador”, de Rubem Fonseca (1979), tendo como categoria analítica a problemática da violência, questão sempre presente na história da humanidade. Para analisar a narrativa em questão, este trabalho tem como fundamentação teórica e crítica a noção de violência sistematizada por Marilena Chauí (1999) e Hannah Arendt (2009). Quanto à abordagem metodológica, adotou-se a pesquisa bibliográfica e qualitativa, por se ater sobre aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano discutidos em livros e artigos científicos. Constatou-se que a violência é uma questão que se faz presente no cotidiano, e a literatura, retrata a temática em diversas obras, como em “O Cobrador”, objeto de análise deste trabalho. Podemos constatar que "O Cobrador" é caracterizado por uma linguagem crua e direta, refletindo a dureza da vida nas ruas do Rio de Janeiro.TCC O papel do conhecimento prévio do aluno em redações dissertativas-argumentativas: uma análise baseada em frames(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Lima, Sara Rebeca Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; 0009-0008-9259-020X; https://lattes.cnpq.br/2577184527064699; Medeiros, Célia Maria de; 0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Aquino, Lucélio Dantas; 0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988A presente pesquisa objetivou responder à pergunta norteadora: como os alunos usam o conhecimento prévio em redações dissertativas-argumentativas?, formulando algumas considerações a partir dos resultados encontrados na descrição do corpus, o qual é composto por redações retiradas do Banco de Redações do UOL, publicadas no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Nessa perspectiva, as redações foram selecionadas pelos seguintes critérios: o tema e a correlação entre os temas, e o intervalo de notas, o qual foi, nesta pesquisa, classificado com os conceitos A, B e C, que demonstram respectivamente os níveis excelente, mediano e ruim. Sendo assim, os resultados obtidos se alicerçam na metodologia descritiva e exploratória e permitiram a construção de algumas considerações relativas ao tipo de conhecimento prévio e seu papel na compreensão da construção da bagagem sociocultural do estudante brasileiro.TCC A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; https://orcid.org/0000-0003-2260-3606; http://lattes.cnpq.br/3834143361712684; França, Katia Cilene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5269094335382074; http://lattes.cnpq.br/0151400085193018; Santos, Valnecy Oliveira Correa; 0000-0002-4906-0245; http://lattes.cnpq.br/5269094335382074Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM.TCC Essa terra me chama: uma análise do sujeito migrante em Essa Terra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Silva, Paula Heloíse Martins Souza da; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; https://lattes.cnpq.br/0113165231854686; Santos, Derivaldo dos; Ribeiro, Marcel Lúcio MatiasCom o avançar dos tempos e a consolidação da modernidade, muitos fatores sociais, econômicos e culturais passaram a ser mais complexos, como é o caso do processo de migração. No entanto, o ato de migrar e o migrante foram representados de diversas maneiras em manifestações de ordem social, inclusive na literatura. O objetivo deste trabalho é analisar como a migração nordestina e o sujeito migrante, afetado pela modernidade, foram representados no romance Essa Terra, de Antônio Torres. Para isso, foi analisado o diálogo entre migração interna e a identidade cultural no Nordeste, estabelecendo uma relação de causa e consequência nesses fenômenos. Desta maneira, observa-se que a migração nordestina para os grandes centros urbanos do Sudeste é oriunda, também, pelo processo de fragmentação da identidade do nordestino. Nesta monografia, baseando-se na pesquisa bibliográfica, foi utilizado como aporte teórico Bosi (1996), Genette (1979), Gancho (2004), Todorov (2011) e Candido (2000), para analisar as categorias narrativas do texto e relacioná-las ao processo de fragmentação da narrativa. Assim, é verificado que em Essa Terra ocorre uma homologia estrutural ao processo de migração, fazendo com que a representação social do migrante seja feita de forma verossimilhante no plano estético.TCC Leitura literária a partir do conto "Meu amigo satanás”, de Pablo Capistrano: uma proposta para o Ensino Fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Pereira, Jadson; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; http://lattes.cnpq.br/3980903355802238; Machuca, Jaqueline Castilho; http://lattes.cnpq.br/2607443259820653; Ferreira, José Luíz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759O trabalho possui como objetivo geral apresentar uma proposta de leitura literária a partir do conto “Meu Amigo Satanás”, do autor Pablo Capistrano para o Ensino Fundamental II. Apresenta como objetivos específicos: discutir sobre a escola e seu papel no processo de democratização da literatura; apresentar um panorama do nível de alfabetização do brasileiro na atualidade, além de diferenciar alfabetização e letramento. O interesse por essa temática se justifica pelo fato de que, muitas vezes, um aluno sabe decodificar o texto literário, mas não consegue inferir uma relação desse texto com o mundo, ou seja, com sua própria realidade. Sobre o escritor Pablo Capistrano, destaca-se o seu olhar crítico e empático. A escolha pelo texto “Meu Amigo Satanás", se deu pelas próprias características do gênero conto. A leitura literária possui grande importância enquanto proposta para a formação de crianças e adolescentes, possibilitando seres perspicazes no entendimento do seu universo e do outro, capazes de respeitar e perceber o mundo a partir do registro de sua sensibilidade e subjetividade. O ambiente escolar, embora não seja o local exclusivo de desenvolvimento e estímulo à formação desses hábitos, bem como do incremento de competências literárias, é sem dúvidas, o espaço privilegiado e certamente portador dessa missão, à qual precisa se juntar toda a comunidade escolar. A metodologia escolhida para a discussão, foi a revisão bibliográfica, na qual, os principais autores utilizados foram Freire (2008), Barthes (2002), Souza (2022), Cosson (2014), entre outros. Dado o exposto, esperamos, com esse trabalho, contribuir, de forma significativa para a produção acadêmica sobre o tema, além de despertar em educadores a importância de potencializar práticas e propostas de leituras literárias, preferencialmente, as norte-rio grandenses, como ferramentas de estimular o leitor e dar ainda mais sentido ao ofício mediador do docente.TCC O plano de texto de produções textuais do Exame de Seleção do IFRN: o artigo de opinião em foco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Pereira, Ingrid Isabel Santos; Medeiros, Célia Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; http://lattes.cnpq.br/0882585224407270; Iliovitz, Érica Reviglio; https://orcid.org/0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; Costa Jr., João; https://orcid.org/0000-0002-3339-5294; http://lattes.cnpq.br/7630461186538154O artigo de opinião é um gênero discursivo textual frequentemente usado pela imprensa, estudado em escolas e cobrado em vestibulares e exames, como é o caso do Exame de Seleção do IFRN. Diante da importância desse gênero, objetivamos analisar o plano de texto das produções textuais do Exame de Seleção do IFRN 2021 em seus aspectos macro, meso e microtextual. Para fundamentar a análise, descrevemos as características do gênero artigo de opinião apresentadas por Casseb-Galvão e Duarte (2018), Koch e Elias (2016) e Travaglia (2016); discorremos sobre os conectores, organizadores e marcadores de responsabilidade enunciativa presentes nas produções textuais a partir de Koch e Elias (2016) e Adam (2021, 2022); também, aos trabalhos de Adam (2011, 2019, 2021), Marquesi, Cabral e Rodrigues (2022) e Passeggi et al. (2010) no que concerne aos níveis do plano de texto; por fim, apoiamo-nos em estudos de Adam (2011, 2019), Pauliukonis e Cavalcante (2018) para explicar a sequência argumentativa. Para a investigação, utilizamos a pesquisa qualitativa, com base no método indutivo. O corpus é constituído de nove produções textuais, sendo três do Campus Natal-Central (CNAT), três do Campus Zona Norte (ZN) e três do Campus Canguaretama (CANG), com notas entre 90 e 100 pontos, escritas por candidatos do Exame de Seleção 2021. Os resultados obtidos revelam que no macronível há um plano de texto fixo nas produções textuais; no mesonível, há a predominância de sequência argumentativa com o esquema justificativo; no micronível, notamos o uso de marcas linguísticas (conectores, índices de pessoas, entre outras) como elementos responsáveis não só pela organização das partes do texto, fortalecendo, assim, a orientação argumentativa, como também responsáveis pelo grau de responsabilidade enunciativa do enunciador. Concluímos, então, que este estudo, ao revelar aspectos importantes na estrutura composicional, textual e discursiva do gênero artigo de opinião, apresenta relevância significativa aos estudos da Análise Textual dos Discursos (ATD).TCC A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Santos, Tayanne da Silva; Sulaiman, Samia Nascimento; http://lattes.cnpq.br/9850909737590184; https://lattes.cnpq.br/6044588198847271; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415; Botelho, Patrícia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9341613087658216O presente trabalho tem como tópico central o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem tendo como escopo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). A presente pesquisa objetiva investigar o que é compreendido como afetividade no ensino-aprendizagem, se existem parâmetros para determiná-la e caso existam, quais são eles, e qual sua relevância e repercussão no contexto educativo, em especial no processo de aprendizagem do público da EJA. Essa investigação está levando em consideração a complexidade da definição de afetividade que, por ser um conceito de ordem subjetiva, abrange várias possibilidades, assim como a multiplicidade de atores envolvidos, entre eles professores, alunos, assim como culturas e ambientes escolares, o que gera um leque de interpretações ainda maior. Este trabalho baseia-se em um referencial teórico composto por diversos autores relevantes no campo de estudo. Almeida (2008), Doron e Parot (2001), Freire (1987), Rufino e Carmo (2017), hooks (2020) e Wallon (1954) são alguns dos teóricos cujas contribuições foram exploradas. Esses autores abordam diferentes perspectivas relacionadas ao tema central deste trabalho, fornecendo insights valiosos sobre a afetividade. A partir de revisão bibliográfica, observação participante, grupo focal e questionários, serão investigadas que ações, conteúdos, metodologias, atividades e outras abordagens são desenvolvidas no ambiente escolar que indicam afetividade e seu desdobramento no contexto da EJA. Os dados primários foram coletadas no período de 19/04/2023 a 31/05/2023 durante a realização de Estágio Supervisionado Obrigatório para o Ensino Médio, como parte da Licenciatura em Letras-Português, em uma escola da rede pública da zona oeste da cidade de Natal em duas turmas do terceiro ano na modalidade do EJA e com parte do corpo docente e da gestão escolar, também em momento posterior ao período do estágio, entre os dias 14/06/2023 e 16/06/2023. Os resultados indicam que a afetividade desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem da EJA, promovendo maior motivação, engajamento e aprendizagem dos estudantes adultos. Ademais, verificou-se que práticas pedagógicas que valorizam a escuta, o acolhimento e a construção de relações de confiança contribuem para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos. As considerações finais destacam a importância de fortalecer a dimensão afetiva na EJA, enfatizando a necessidade de formação docente específica nessa área e a implementação de políticas educacionais que valorizem o cuidado emocional dos estudantes adultos.TCC Entre narrativas e caracteres: uma análise dos microcontos no Twitter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Santos, Roberto Rapôso; Iliovitz, Erica Reviglio; https://lattes.cnpq.br/6692905462282094; Medeiros, Célia Maria de; Rocha, Ana Virgínia Lima da Silva; Brito, Clebson Luiz deEsta monografia explora as produções literárias no Twitter por meio do gênero do microconto. Seu objetivo é investigar se a ambiguidade é uma característica típica dos microcontos no Twitter, sendo utilizada como uma ferramenta textual. O referencial teórico adotado baseia-se nos trabalhos de Paparoto (2013) e Silva e Couto (2022), no campo do gênero textual digital do microconto; Garcia (2007), na gramática normativa; Orlandi (2012) e Pacheco (2014), na Análise do Discurso e Gomes e Sanchez-Mendes (2018) e Cançado (2008), em semântica e ambiguidade. A metodologia empregada é descritiva, qualitativa e quantitativa, seguindo a abordagem de Gil (1991), sendo selecionados quatro perfis: @gustavocarmo2, @MarcosMairton, @magnoreisand e @ZorGabor, para análise da quantidade de tweets com ambiguidade e como ela é incorporada no texto. A seleção dos perfis foi baseada na data de publicação dos três últimos tweets da hashtag #microcontos até 1º de maio de 2023. Os resultados revelam que a ambiguidade pode ser considerada uma característica intrínseca dos microcontos no Twitter, pois, dos quatro perfis analisados, três apresentaram ambiguidade em pelo menos uma produção.TCC Conhecimento prévio e consistência argumentativa: um estudo baseado na semântica de frames(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Lopes, Maria Eduarda dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; http://lattes.cnpq.br/4123125186703526; https://orcid.org/0000-0002-7100-0556; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Iliovitz, Erica Reviglio; https://orcid.org/0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; Medeiros, Célia Maria; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962O presente trabalho nasce das indagações acerca da interferência de conhecimentos prévios utilizados na busca por uma boa consistência argumentativa em construções textuais de alunos. Desse modo, o estudo busca analisar como é feito esse uso, considerando esses conhecimentos à luz da perspectiva de frames linguísticos. Para tanto, a observação proposta foi feita a partir de um corpus retirado de um banco de redações disponibilizado pelo site UOL, no qual as redações presentes foram escritas por discentes que desejam ingressar em um curso superior através do Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse sentido, por conseguinte ao levantamento dos textos, a análise foi feita a partir de uma abordagem qualitativa dos achados de pesquisa.TCC Via crucis: intertexto com a tradição bíblica e ironia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Azevedo, Gliciane Xavier; https://orcid.org/0000-0002-7001-8578; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; http://lattes.cnpq.br/6640409319535502Este trabalho tem como objetivo analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector, tendo como categoria analítica a intertextualidade e a ironia, a fim de perceber como a figura feminina é representada, no conto, em comparação com discurso bíblico. Nesse sentido, busca-se, na relação interdiscursiva entre o texto ficcional e a Escrita Sagrada, no tocante à representação da mulher, observando como a partir dos parentescos, a escritora usa da estratégia da ironia, fazendo enxergar a diferença de sua ficção em relação ao discurso bíblico com o qual ela dialoga. Para tanto, nossa base teórica sobre intertextualidade é Kristeva (2012), Barthes (2005) e Perrone-Moisés (2016), e, para a discussão sobre ironia é Muecke (1995), Duarte (1994) e Hutcheon (2000). Quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, tendo em vista que procedemos, inicialmente, ao levantamento de produções acerca da obra literária com o recorte nas categorias analíticas, procurando fazer, ainda que de forma breve, uma consulta à fortuna crítica da autora. Em seguida, realizamos estudos sobre a teoria da intertextualidade e da ironia para o embasamento teórico, seguido da análise do conto objeto de nossa discussão. Percebemos a presença da ironia no texto literário analisado, identificada no modo como a autora escreveu sua história a partir da relação intertextual criada com o texto bíblico. Sob esse ponto de vista, constatamos que através da ironia o conto de Clarice Lispector possibilita a ampliação dos sentidos ou criando divergência de sentido em relação à história religiosa da gestação em torno de Maria Nazaré, a escolhida para ser a mãe de Jesus.