CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas

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    No enquanto, viver é muito perigoso: um diálogo entre Mia Couto e Guimarães Rosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Santos, Adelson dos; lIMA, Tânia Maria de Araújo
    Este trabalho de revisão de literatura, de caráter qualitativo, propõe uma análise comparativa entre o romance "Grande Sertão: Veredas" (1956), de Guimarães Rosa, e o conto "Joãotónio, no enquanto" (1994), de Mia Couto. Nosso objetivo é explorar as interseções e distinções entre essas obras por meio de quatro eixos de análise: (1) Gêneros Literários: Primeiramente, examinamos as características distintivas do romance e do conto, identificando pontos de convergência e divergência que os aproximam e separam enquanto gêneros literários. (2) Narrativas e Narradores: Em seguida, a pesquisa se volta para a análise dos narradores de ambas as obras, buscando compreender se, apesar de pertencerem ao mesmo tipo narrativo, suas particularidades estilísticas resultam em representações distintas. (3) Onomástica: O terceiro ponto foca na criação literária dos nomes das personagens. Investigamos os critérios adotados por Guimarães Rosa e Mia Couto para a escolha desses nomes, desvendando significados ocultos ou simbologias que enriquecem o enredo. Esta análise é intermediada pelas leituras de teóricos como Bakhtin (1998), Gotlib (2006), Benjamin (1994) e Hutcheon (1991). (4) Sexualidade e Estudos Feministas: Por fim, a pesquisa aprofunda-se na sexualidade das personagens, buscando identificar características relacionadas aos estudos feministas sobre gênero, sexo biológico, natureza, desejo e performance. Para isso, dialogamos com teorias intertextuais do século XX, explorando pontos de vista de autores como Simone de Beauvoir (2009), Judith Butler (2018) e Michel Foucault (1998, 1999, 2005) e investigando como suas perspectivas podem ser aplicadas à compreensão da representação da sexualidade nas obras. Resultados: A pesquisa demonstra a viabilidade de comparar um romance de grande porte com um conto, revelando que os narradores, embora do mesmo tipo, possuem estilos narrativos próprios. Os nomes criados pelos autores estão intrinsecamente ligados ao enredo, apresentando uma simbologia que enriquece significativamente a narrativa. Além disso, os resultados indicam que a sexualidade dos personagens pode ser compreendida de acordo com as perspectivas de Judith Butler.
  • TCC
    Metodologias ativas no ensino de língua portuguesa: uma experiência formativa no estágio curricular obrigatório no 6º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Lobato, Maria Louize de Almeida; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Silva, Edson Moísés de Araújo
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino de Língua Portuguesa na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório, durante o curso de graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante o processo de formação docente, foram observados diversos desafios enfrentados pelas turmas que se encontram em fase de transição entre etapas de ensino, como é o caso do 6º ano, que migra dos anos iniciais para os finais do Ensino Fundamental. Em decorrência das mudanças percebidas neste processo, observou-se a necessidade de um ensino que rompa com os padrões tradicionais e seja mais dinâmico, privilegiando o protagonismo estudantil durante todo o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, através de uma abordagem qualitativa e natureza exploratória, teve como procedimento metodológico uma experiência de estágio e análise bibliográficas nas discussões feitas Andrade (2011), Antunes (2003), Cunha (2024), Moran (2015) e Reis e Nogueira (2021). Portanto, conclui-se que o uso das Metodologias Ativas pode contribuir significativamente para o engajamento e interesse dos alunos do 6º ano nas aulas de Língua Portuguesa, ressaltando a importância do professor buscar estratégias inovadoras.
  • TCC
    Tiras do Armandinho: uma abordagem dialógica para sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-05) Carvalho, Emmily Raiany de Souza; Alves, Maria da Penha Casado; Matias, Janaína Moreno; Silva, Rafael Oliveira da
    Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma leitura crítica de tiras da personagem Armandinho, criação de Alexandre Beck, como recurso pedagógico voltado à formação da leitura reflexiva e cidadã em turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais. A análise concentra-se em quatro tiras que abordam questões indígenas e ambientais por meio do personagem Moacir, menino indígena que representa resistência, ancestralidade e sabedoria dos povos originários. A pesquisa é qualitativa, de abordagem indutiva, e fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Paulo Ramos — que discute o potencial crítico e formativo das tirinhas — e na proposta de sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly. Também se apoia nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que diz respeito ao ensino por competências e à valorização das práticas sociais de linguagem. O estudo parte da compreensão de que os textos multissemióticos, como as tirinhas, são ferramentas relevantes para desenvolver o pensamento crítico, promover a empatia e ampliar o repertório sociocultural dos estudantes. Como resultado, foi elaborada uma proposta de sequência didática voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos finais, com o objetivo de promover a leitura crítica a partir da análise e discussão de textos verbais e visuais. As tiras analisadas foram selecionadas do perfil oficial do autor no Instagram, o que reforça a importância de integrar à sala de aula os textos que circulam nas mídias digitais, aproximando o ensino das vivências reais dos alunos.
  • TCC
    Quando o Eu encontra o Outro: o duplo no conto "O Sr. Cristo", de José Saramago
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Cunha, Ana Luísa Medeiros; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; Silva, Gabriella Kelmer de Menezes; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
    Na literatura, os sósias ou duplicatas são comumente explorados como figuras simbólicas que refletem conflitos de identidade, dilemas morais e a dualidade da natureza humana ao longo de diferentes períodos e estilos literários, propondo uma reflexão sobre a instabilidade do eu, sua fragmentação e os paradoxos de sua existência. Este trabalho analisa o fenômeno do duplo no conto “O Sr. Cristo” (1950), de José Saramago, explorando como a duplicidade revela conflitos de identidade e a fragmentação do eu. Parte-se de uma revisão teórica sobre o duplo como categoria cultural e literária, partindo das pesquisas de Rank (2014), Gonçalves Neto (2011) e Bravo (1998). Em seguida autores como Mello (2000) e Zanini e Maggio (2018) são fundamentais para compreender como este fenômeno emerge no campo da literatura. Com o conceito de duplicidade delimitado, a análise foca na relação entre Virgolino Dias e Cristo Aires, personagens cuja amizade se transforma em rejeição com a revelação de uma farsa, evidenciando como ambos funcionam como duplicatas um do outro, destacando a tensão entre momentos de identificação e desidentificação. Esta pesquisa aponta que os acontecimentos da narrativa possuem essa perspectiva dupla, a partir do ponto em que o autor, focando nos atos do outro, revela-o como uma farsa e, consequentemente, pode ser designado da mesma maneira, tornando impossível desassociar um do outro.
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    Cartografias do corpo: a reconstrução das corporeidades da avó na poética de Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Silva, Fabiane Marques da; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/0968332618462778; Savadogo, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi; http://lattes.cnpq.br/1918860398825855; Azevedo, Candice Firmino de; http://lattes.cnpq.br/6142783488546150
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a figura da avó na poética de Heleine Fernandes, uma mulher negra, e Fabiana Carneiro, uma mulher afro-indígena, a fim de compreender o que buscam ao resgatar e reconstruir as corporeidades da mais velha através da escrita literária. Sendo o corpo, um arquivo revestido de palavras, símbolos, significados, sonoridades, adornos, memórias e histórias, foi através dele que as culturas africanas e indígenas resistiram e insistiram durante séculos sob repressão social e cultural. Sob esse viés, o seguinte estudo tem como objeto de estudo as corporeidades da avó na poesia contemporânea, respectivamente, nas obras Nascente (2021) e Casa Cheia (2023). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com aporte teórico em Cuti (2010), Souza (2020), Evaristo (2005, 2017, 2010), Kilomba (2019), Graúna (2013), Potiguara (2018), Hampaté Bâ (2010), Martins (2021, 2003) e Bispo dos Santos (2023). De modo que a análise desenvolvida pretende centralizar o corpo da avó como um lugar e ambiente de memória, enquanto uma forma estética e política de subverter as narrativas hegemônicas, essas que apontam para o apagamento e aniquilamento de vidas não-brancas. Logo, é no exercício poético que as autoras, Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro, buscam cartografar os fragmentos da lembrança e os vestígios do território, a fim de remoldar, nas corporeidades das mais velhas, suas próprias identidades estilhaçadas pela colonialidade.
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    A organização retórica do gênero notícia em mídias tradicionais e no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Silva, Afra Gabriela da; Silva, Ana Virgínia Lima da; https://orcid.org/0000-0001-9028-9650; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; https://orcid.org/0000-0001-7273-4642; http://lattes.cnpq.br/5792091728488859; Medeiros, Célia Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Antunes, João Pedro Lobo; http://lattes.cnpq.br/4771108882671512
    Baseando-se na perspectiva sociorretórica de Swales (1990), este estudo analisa a organização retórica do gênero notícia em dois suportes: veículo tradicional (site) e Instagram. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem descritivo-analítica, tem como objetivo central a identificação das estratégias retóricas que constituem o gênero-alvo, com foco na sua adaptação às exigências de cada veículo informativo. Para a análise, com base no modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990) e utilizado por diversos pesquisadores no Brasil (Rodrigues; Araújo; Sousa, 2009; Motta-Roth; Hendges, 2010), observou-se a recorrência de quatro movimentos retóricos na estrutura das notícias analisadas: despertar o interesse do público e motivar a leitura da notícia; contextualizar a notícia; apresentar a notícia; e apresentar uma conclusão, cada uma subdividida em subfunções que especificam seu funcionamento textual. Nesse sentido, os formatos das notícias apresentam regularidades quanto à organização retórica, confirmando o propósito comunicativo do gênero.
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    A representação do espaço rural na literatura brasileira: uma análise aprofundada da obra Morte e Vida Severina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Alves, Vinícius Yago Freitas; Ferreira, José Luiz.; Souza, Henrique Eduardo de; Moraes Neto, João Batista de
    Este trabalho propõe uma análise da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, tendo como foco principal a representação do sertão nordestino. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa busca compreender como o poema dramatiza as condições sociais, econômicas e culturais do sertão, conferindo-lhe um caráter simbólico e estrutural dentro da literatura brasileira. Parte-se da problematização do conceito de "regionalismo", questionando seus limites e suas implicações na leitura da literatura nordestina. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Alfredo Bosi (2002), que compreende o regionalismo como expressão crítica das tensões sociais e históricas do Brasil, e de Antonio Candido (1975), cuja noção de sistema literário evidencia o papel da literatura na constituição da identidade nacional. A obra de João Cabral é analisada como um testemunho poético das desigualdades do Nordeste, revelando um sertão que ultrapassa a categoria de espaço geográfico e se inscreve como metáfora da exclusão social no Brasil.
  • TCC
    Entre o amor e a ruína: o fogo do Eros em Medeia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Silva, Pedro Henrique Barbosa da; Barbosa, Marcos César Tindo; Santos, Derivaldo dos; Machuca, Jaqueline Castilho
    O presente estudo trata sobre a representação do Eros no mito de Medeia, analisando o amor como um agente do caos que leva a personagem a realizar atos heroicos, na mesma proporção em que conduz à ruína, ocasionando uma subversão psíquica na princesa de Cólquida e sendo transmutado em uma cólera avassaladora. Além disso é analisada a associação do Eros ao fogo e como os elementos são motores de sedução e destruição em Medeia. Nesse contexto, o estudo objetiva compreender, através da narrativa, o trajeto que o fogo do Eros percorre em uma pessoa apaixonada, transitando do desejo a ruína. Para essa análise, o estudo conta com método de investigação bibliográfica com caráter qualitativo, analisando variantes do mito de Medeia que apresentam o fogo do Eros como força dicotômica, como Apolônio (2021), Higino (2014), Ovídio (2014), Sêneca (2014), Eurípides (2010) e Dracôncio (2014). Como acervo teórico, são abordados estudos acerca do Eros na antiguidade de Empédocles (1956), Hesíodo (1995), Simônides (2013), entre outros. Além de contar com estudos da simbologia do fogo em Chevalier e Gheerbrant (2001), Píndaro e Ragusa (2012). A pesquisa possibilitará, a exemplo de Medeia, entender como o Eros se manifestava na literatura antiga, compreendendo princípios importantes da condição humana: o conflito entre o amor e a razão, além do rompimento do limite que leva a paixão se tornar loucura.
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    Território de mudez e fala: uma análise da ambivalência na linguagem em as mulheres de Tijucopapo (1982), de Marilene Felinto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Ribeiro, Clarice Mariz; Welter, Juliane Vargas; http://lattes.cnpq.br/0733717542150292; https://lattes.cnpq.br/1741587465220817
    O presente trabalho se insere no contexto dos estudos literários a respeito da linguagem romanesca na Literatura Brasileira Contemporânea, buscando investigar as nuances desse traço narrativo na construção da narradora-personagem em As Mulheres de Tijucopapo (1982), de Marilene Felinto. A prosa de Felinto evoca uma mítica feminina no espaço imaginado – até se tornar físico para a personagem e para o leitor – de Tijucopapo, que surge e ressurge no romance, destinando a narradora Rísia conforme a jornada ocorre e suas memórias vão irrompendo, aglutinando-se a ela. Nesse movimento, a linguagem do romance evidencia-se na coexistência da mudez com a necessidade de falar, na voz que ora cala (ou é calada), ora irradia e transborda no discurso da narrativa, o que manifesta uma ambivalência desses elementos, delineando a narradora-personagem em seu elo íntimo com a palavra. Para tratar das intersecções entre Literatura e Sociedade intrínsecas à obra, esta monografia segue as reflexões de Candido (2023). No que se refere à discussão em torno do narrador, respaldam as proposições e análises: Dalcastagnè (2012), Friedman (2002) e Leite (2005). Ademais, considerando os estudos em relação à negritude, o trabalho é amparado por bell hooks (2019). Assim, os resultados apontaram para uma leitura da ambivalência alinhada à construção da mudez e da fala, que, ao contrário de se anularem, integram-se na linguagem. Esse fenômeno ilustrou um território de complexidades, no qual espelham-se as relações da narradora com o aspecto social na interseccionalidade que atravessa suas vivências. Pudemos perceber ainda o recurso da ambivalência como um campo amplo para a investigação de sua atuação em outros aspectos do romance, como o espaço, a composição das demais personagens e as dimensões afetivas da narradora-personagem.
  • TCC
    "Machado de Assis na contemporaneidade: o ensino de literatura para o 9° ano do ensino fundamental"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Santos, Jamily da Silva; Morais Neto, João Batista; Sousa, Henrique Eduardo de; Santos, Derivaldo dos
    Este trabalho propõe o estímulo à independência interpretativa de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática básica sobre o conto “Adão e Eva” baseada nos moldes utilizados por Rildo Cosson (2022), o qual explora o gênero romance na sala de aula, de maneira a ir de encontro ao método tradicional de associação do texto literário puramente à análise sintática e morfológica. Além disso, o trabalho visa desenvolver o hábito de leitura dos discentes e atenuar a noção de complexidade dos textos machadianos de forma lúdica e estabelecendo relações entre o aprendizado e o entretenimento. O método de pesquisa utilizado é o qualita- tivo, orientando-se por experiências prévias de introdução de textos de Machado de Assis em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como por estudos do gênero conto, do contexto histórico de produção e dos processos de ensino-aprendi- zagem. Como consequência dessa aplicação, espera-se que os alunos consigam avançar no relacionamento com a leitura e com as suas nuances, especialmente no que tange à escrita de Machado de Assis.
  • TCC
    Pixo, Logo existo: Atos de Fala e Performatividade do gênero pixação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Medeiros, Maria Clara Martins Rabelo; Martins, Erik Fernando Miletta; http://lattes.cnpq.br/2446304152023910; Lima, Rafahel Jean Parintins; Souza, Marcela Costa de
    Este trabalho investiga o gênero textual pixação à luz da teoria pragmática dos atos de fala e fundamentos teóricos da Linguística Textual, com o objetivo de compreender as dinâmicas linguístico-textuais e sociais que o organizam. A pesquisa parte do pressuposto de que as pixações não apenas comunicam visualmente, mas realizam ações performativas no espaço urbano, constituindo atos de fala com funções e propósitos específicos. Para tanto, adota-se uma abordagem quali-quantitativa sobre um corpus de 80 pixações com conteúdo verbal, cujos enunciados são classificados segundo a teoria dos atos de fala ilocucionários de Austin (1990) para identificar suas funções e frequências. Os resultados apontam uma predominância de atos expositivos (73,75%), seguidos por exercitivos (13,75%) e comportamentais (12,5%), e a análise demonstra como elementos contextuais (especialmente o suporte o urbano) são intrínsecos ao ato de fala, afetando sua força ilocucionária. O estudo conclui que a pixação se consolida como um gênero que utiliza a performatividade da linguagem como ferramenta para reivindicação de espaços, para crítica social e a construção de identidades, operando como um ato de existência e resistência no campo social urbano.
  • TCC
    Sobrevivendo na Turquia: o acesso ao conceito de tráfico humano no trabalho de prevenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Fernandes, Yandra Celly Vieira Duarte; Martins, Erik Fernando Miletta
    O tráfico humano é um problema social crescente, agravado pela facilidade de comunicação entre aliciadores e potenciais vítimas em plataformas digitais. Diante da carência de informações sobre os bastidores deste crime, canais como SobreVivendo na Turquia no YouTube surgem como ferramentas potenciais de prevenção. Este trabalho, vinculado à Linguística, investiga como as atividades de referenciação nos vídeos do canal constroem o objeto-de-discurso "tráfico humano" e contribuem para compreender sua eficácia profilática, aplicando as teorias de Mondada e Dubois (2003) e Koch (2003, 2004) a um corpus constituído por vídeos on-line. A metodologia baseia-se na análise de falas extraídas dos vídeos, utilizando um modelo de mapeamento de atividades referenciais. Os resultados revelam que os vídeos promovem uma recategorização do conhecimento sobre o conceito de tráfico humano, fundamentando-se em experiências concretas que desvendam os métodos de aliciamento virtual. Conclui-se que o canal, ao ressignificar o conceito de tráfico humano através de narrativas pessoais e dados empíricos, não apenas amplia a conscientização a respeito do processo de aliciamento que antecede a concretização do crime, mas oferece um modelo discursivo replicável para políticas públicas de prevenção.
  • TCC
    Traços românticos em Harmonias do Norte, de Ferreira Itajubá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Rêgo, Elton de Oliveira; Morais Neto, João Batista de; https://orcid.org/0000-0002-8459-6942; Ferreira, José Luiz; Marcolino, Francisco Fábio Vieira
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar e analisar os traços do Romantismo tardio na obra Harmonias do Norte, do poeta potiguar Ferreira Itajubá. Para isso, o estudo parte de uma contextualização histórica e literária do movimento romântico, desde sua origem na Europa até sua consolidação no Brasil. Em seguida, apresenta um recorte da produção literária no Rio Grande do Norte entre o final do século XIX e o início do século XX, período em que Itajubá desenvolveu sua escrita. A segunda parte do trabalho dedica-se a uma breve biografia do autor, destacando aspectos relevantes de sua precária condição social, sua atuação poética e a inserção tardia no cenário literário potiguar. Por fim, com base nos conceitos de Antônio Candido (1918 - 2017), realiza-se uma análise textual, teórica e interpretativa, de dois poemas da obra Harmonias do Norte, a fim de identificar elementos românticos presentes, como a subjetividade lírica, o amor romântico idealizado e a exaltação da natureza. O trabalho conclui que, embora inserido num período de transição literária, também chamado de período pós-romântico, o poeta conserva em sua poesia traços marcantes do Romantismo, revelando-se um representante significativo de sua vertente tardia do Romantismo no contexto literário potiguar.
  • TCC
    A arquitetura do mistério: a representação do espaço nos contos fantásticos de Lygia Fagundes Telles
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Fidelis, Esther Linhares; Morais Neto, João Batista de.
    Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar as manifestações do espaço na composição e manutenção do mistério nos contos “A caçada” e “A mão no ombro”, presentes, respectivamente, nas coletâneas Antes do baile verde (2009) e Seminário dos Ratos (2009), de Lygia Fagundes Telles. Dessa forma, a pesquisa busca compreender o espaço como elemento narrativo decisivo na composição estrutural e temática do conto fantástico, bem como verificar a maneira que a descrição espacial nos dois contos de Telles colabora para a intensificação da atmosfera misteriosa durante a narração da história. Portanto, para embasar os estudos sobre o conto, serão utilizadas as teorias de Gotlib (2006), Massaud Moisés (2006) e Cortázar (2013) uma vez que apresentam uma contextualização sobre a estrutura do conto. Para maior compreensão sobre o espaço na prosa, utiliza-se Borges Filho (2008), Bachelard (2008), Brandão (2013) e Osman Lins (1976), que apresentam conceitos da topoanálise e como eles são transmutados dentro de um texto literário. Ademais, como suporte teórico relativo ao fantástico na literatura e a escrita de Telles, discorre-se, respectivamente, sobre o exemplar de Todorov (2008) e as anotações de Lucas (1990), bem como as de Régis (2007), além da fortuna crítica presente nas próprias coletâneas de Telles. A metodologia utilizada consiste na análise descritiva dos espaços nos contos citados, para evidenciar a formação da atmosfera de mistério e suas nuances no comportamento das personagens, visando destacar a tensão da narrativa. Ante isso, por meio das análises realizadas com apoio dos textos teóricos, concluímos que o uso do espaço nas narrativas fantásticas da escritora brasileira é fundamental para a construção do mistério, assim como é mecanismo indispensável para intensificar a ambiguidade que rodeia a partícula sobrenatural, assim, colaborando para o estado de tensão do leitor em relação o conto.
  • TCC
    Cognição, emoção e linguagem: um estudo bibliográfico à luz da Linguística Cognitiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Ferreira, Maria Karolyne da Rocha; Botelho, Patrícia Ferreira
    O presente trabalho consiste em um levantamento bibliográfico dos conceitos de cognição e emoção, considerando o aporte teórico da Linguística Cognitiva e áreas interdisciplinares (Psicologia, Neurociência, Biologia, entre outras). A pesquisa, qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo levantar a literatura mais recente nos conceitos de cognição e emoção, com vistas a fornecer a atualização de referências teóricas para os estudos em cognição, emoção e linguagem. Para a delimitação da pesquisa, foram utilizados como corpus artigos científicos dispostos nas plataformas da Scielo Brasil e do portal de periódicos da CAPES, na faixa temporal de 2013 a 2023. A partir do recorte realizado por descritores nos dois portais, obteve-se, como resultados, doze artigos, seis do conceito de cognição, e seis do conceito de emoção, considerando o recorte imposto pela filiação à Linguística Cognitiva. Nesse sentido, para o conceito de cognição, observou-se a atualização do conceito da cognição corporificada dos anos 1980, cujas referências são Lakoff e Johnson (1980), a partir do conceito da cognição ecológica, evidenciado pelas contribuições de Duque (2015; 2016; 2017). Já para o conceito de emoção, notou-se que a maioria dos artigos selecionados remete ao conceito de cognição, em especial Vanin (2015), Kiverstein e Muller (2021) e Maiese (2014), para os quais as emoções são entendidas de uma forma corporificada. As contribuições de Furtak (2018), Du Toit (2014) e Frijda (2016), em certa medida, dialogam com os artigos sobre emoção comentados anteriormente, adicionando, aos processos emocionais, um caráter narrativo, intencional e voltado para a ação, respectivamente. Por fim, destaca-se que a pesquisa, ao traçar relações entre cognição, emoção e linguagem, entende que os processos emocionais e cognitivos devem ser entendidos a partir de uma perspectiva interrelacionada, então o que vale para a cognição, vale para a emoção.
  • TCC
    Entre a violência, memória e resistência: as vozes periféricas em "A gente combinamos de não morrer”, da Conceição Evaristo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Nascimento, Evellyn de Oliveira; Santos, Derivaldo dos
    Este trabalho tem por objetivo analisar o conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, publicado no livro Olhos d’água (2016), a fim de perceber como as vozes periféricas, que são postas como narradoras, articulam os campos da violência, da memória e da resistência. Para a realização deste trabalho, a pesquisa teve base qualitativa, com uma exclusividade em fontes bibliográficas, tais como artigos e livros. A metodologia foi dividida em duas etapas: na primeira, leitura e discussão de textos contextuais e teóricos, situando a obra e a autora, objeto de nossa investigação, e abordamos os textos da base teórica do estudo; a segunda, consistiu na análise e interpretação do conto de Conceição Evaristo, procurando fazer o encontro da teoria com a prática analítica. Para o embasamento da análise, adotamos como aporte teórico o pensamento de: Candido (1972), Holanda (2004) e Lins (1979), partindo do pressuposto de que a literatura se articula com a sociedade, exercendo um papel de explanar o que a história oficial esconde, fazendo-a ver diferente; na discussão sobre a literatura afro-brasileira, a fim de melhor compreender a escrita ficcional de Conceição Evaristo, a aporte vem principalmente de: Assis Duarte (2010, 2017), Constância (2017), Evaristo (2020) e Bernd (2003); Para a discussão da violência, tomamos como referência o pensamento crítico e reflexivo de Chauí (2017), Han (2017) e Arendt (2000, 2007), e sobre a memória e resistência, respectivamente, Ecléa Bosi (2009) e Alfred Bosi (2000). Durante a revisão, foi possível constatar que a escrita da escrevivência desenvolvida por Evaristo é uma recorrência em sua obra como forma de denúncia social e resistência à ordem opressora do mundo em torno do aniquilamento da população periférica.
  • TCC
    A importância do planejamento do texto na produção escrita: uma revisão da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Silva, Elloah Milene Alves da; Medeiros, Célia Maria de
    No âmbito escolar, muitas vezes a escrita é vista como um produto. Isso se deve ao fato de, no ensino da produção de texto, não se atribuir tempo às demais etapas que fazem parte do processo de elaboração textual, como a etapa do planejamento. Diante disso, este trabalho objetiva investigar a importância do planejamento textual, primeira etapa da produção escrita, com base nos estudos de autores que pesquisam essa temática (Antunes, 2003, 2005, 2010, 2023; Marcuschi, 2008, 2012; Koch, 1993, 2018). Após a revisão da literatura, são discutidas algumas implicações pedagógicas no processo inicial da escrita por meio de sugestões de pesquisadores que colaboram com atividades que selecionam e organizam ideias e informações no texto (Almeida, 2024; Brito, 2025; Guedes, 2009; Iliovitz, 2020; Vieira; Faraco, 2019a, 2019b). Em seguida, são apresentadas atividades de planejamento da escrita, a fim de incentivar o cumprimento dessa primeira etapa no processo de elaboração textual. Metodologicamente, adota-se na pesquisa uma abordagem de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. Como resultados, infere-se que a etapa do planejamento antes da escrita propriamente dita contribui para a produção de um texto coerente, coeso e autoral. Por fim, julga-se que este estudo complementa a literatura atual e provoca reflexões acerca do processo de ensino da produção textual na educação escolar.
  • TCC
    Silêncio e violência em "Anos de Chumbo" de Chico Buarque
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Melo, Carlos Magno Cadó de Santana; Santos, Derivaldo dos.; Silva, Gabriella Kelmer de Menezes; Lima, Tânia Maria de Araújo
    Tendo como ponto de partida a relação entre a literatura e a sociedade, nessa perspectiva, observando a história e amparados pela literatura analisaremos, por meio das figuras de silêncio e violência, como os silenciamentos causados pela repressão e violência ditatorial salientam os estigmas na sociedade brasileira, cujo sofrimento oriundo desse tipo de prática ainda se observa. Esta análise teve como objeto de estudo o conto “Anos de Chumbo”, de Chico Buarque de Holanda. A obra em questão referencia criticamente o sentido do título a um “inocente” brinquedo infantil, soldados de chumbo, como forma de menção às agruras da tortura. Trata-se de uma narração memorialística de um narrador-protagonista que convivia diretamente com a presença militar em casa e ao final, por desatenção, incendeia sua casa e seus pais dentro. Frente a essa constituição, o objetivo desta pesquisa foi analisar, no texto literário, as intercorrências entre violência e silêncio. Estudamos a primeira temática segundo as contribuições de Jaime Ginzburg (2000, 2001) e Hannah Arendt (2010), no que tange à estética e representação da violência e dos traumas que a acompanham; a segunda, conforme o entendimento de Roland Barthes (2003) e de Lourival Holanda (1992) do silêncio como signo e marca na sociedade. Neste itinerário, percebe-se o impacto da violência vivida nos tempos do Regime Militar no cotidiano da sociedade, tendo por base as contribuições artísticas e literárias de Chico Buarque de Holanda. O estudo dessas questões indica a relevância da obra literária diante de um acontecimento histórico traumático, entre as décadas de 1960 a 1980. Nessa direção, o dito e o não-dito associado ao problema da violência na ficção analisada de Chico Buarque é uma alusão às condições históricas e políticas do Brasil no contexto de truculência e repressão militar.
  • TCC
    Figuras de Linguagem e Produção Textual: análise de anúncios produzidos por alunos da 1ª série do Ensino Médio
    (2025-07-02) Figueiredo, Sarah Jemima da Silva Teixeira de; Medeiros, Célia Maria de
    Considerando que o objetivo central da aula de Língua Portuguesa é desenvolver competência nos mais diversos usos da língua, nesta monografia analisamos o produto final de uma sequência didática aplicada em uma turma de 1ª série do Ensino Médio. A sequência didática em questão objetivou a criação de uma campanha de conscientização do Setembro Amarelo a partir do estudo de algumas figuras de linguagem em anúncios publicitários. Em relação ao aporte teórico, recorremos a Fiorin (2023) e Antunes (2010) para discutir as figuras de linguagem, a Bakhtin (2016) e a Marcuschi (2008) no que concerne às definições de gêneros discursivos. Em relação ao gênero anúncio, seguimos pesquisas de autores da comunicação social, como Sandmann (2023), Sant’Anna et al. (2013), Malanga (1979) e Martins (1997). A metodologia de pesquisa adotada segue o método qualitativo, tendo como corpus seis anúncios elaborados por estudantes do Ensino Médio. Os resultados obtidos demonstram a eficácia de se trabalhar figuras de linguagem de forma contextualizada em relação ao gênero anúncio, com a realização de uma proposta de ensino com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
  • TCC
    O O processo de aprendizagem da relação entre letras e sons por um adulto analfabeto: estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Oliveira, Maria Alice Lira Nelo de; Iliovitz, Erica Reviglio; https://orcid.org/0000-0002-6786-4685; http://lattes.cnpq.br/5645073797789474; https://orcid.org/0009-0001-9000-4077; https://lattes.cnpq.br/3170161426750746; Medeiros, Célia Maria de; https://orcid.org/0000-0001-8376-7685; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; Júnior, João Batista da Costa Júnior
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem da relação entre letras e sons por um adulto analfabeto, com o objetivo de contribuir para a compreensão dessa relação no contexto da alfabetização de adultos. O referencial teórico adotado contempla os trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1985), Cardoso- Martins (1991), Barbosa (2015), Carvalho (2007) e Costa (2023). A metodologia foi organizada em cinco encontros com o sujeito da pesquisa, utilizando palavras dissílabas com estrutura consoante-vogal (CV), rimas e temas ligados aos seus interesses. Os resultados mostraram que, ao longo dos encontros, o sujeito passou a reconhecer com mais segurança as palavras dissílabas (por exemplo, "ma-ta", "la-ma", "ma-la"), conseguindo identificar sons iniciais e finais das palavras, como o som do “L” em "lama", que foi associado ao nome do neto Lucas e a gestos do seu cotidiano. Também conseguiu juntar as sílabas para formar palavras curtas e reconhecer algumas rimas, o que facilitou a memorização e o entendimento da estrutura das palavras. Além disso, observou-se uma mudança positiva em sua postura diante do aprendizado, com maior confiança para tentar ler e escrever, diminuição do medo de errar e maior envolvimento no processo. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades iniciais, é possível promover avanços na alfabetização de adultos quando o trabalho respeita o ritmo do aprendiz, valoriza sua história de vida e estabelece conexões com suas experiências.