CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51079
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Letras - Língua Portuguesa e Literaturas por Autor "Alves, Maria da Penha Casado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Tiras do Armandinho: uma abordagem dialógica para sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-05) Carvalho, Emmily Raiany de Souza; Alves, Maria da Penha Casado; Matias, Janaína Moreno; Silva, Rafael Oliveira daEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma leitura crítica de tiras da personagem Armandinho, criação de Alexandre Beck, como recurso pedagógico voltado à formação da leitura reflexiva e cidadã em turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais. A análise concentra-se em quatro tiras que abordam questões indígenas e ambientais por meio do personagem Moacir, menino indígena que representa resistência, ancestralidade e sabedoria dos povos originários. A pesquisa é qualitativa, de abordagem indutiva, e fundamenta-se nos estudos de Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Paulo Ramos — que discute o potencial crítico e formativo das tirinhas — e na proposta de sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly. Também se apoia nos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que diz respeito ao ensino por competências e à valorização das práticas sociais de linguagem. O estudo parte da compreensão de que os textos multissemióticos, como as tirinhas, são ferramentas relevantes para desenvolver o pensamento crítico, promover a empatia e ampliar o repertório sociocultural dos estudantes. Como resultado, foi elaborada uma proposta de sequência didática voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos finais, com o objetivo de promover a leitura crítica a partir da análise e discussão de textos verbais e visuais. As tiras analisadas foram selecionadas do perfil oficial do autor no Instagram, o que reforça a importância de integrar à sala de aula os textos que circulam nas mídias digitais, aproximando o ensino das vivências reais dos alunos.