CCHLA - TCC - Design
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TCC Burburinho - O Design como ferramenta de transformação de espaços públicos: estudo de caso em praça da Zona Norte de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Santos, Jessyca Floro dos; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; 0000-0002-2056-9443; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860; 0009-0000-3066-0921; http://lattes.cnpq.br/5020017222390269; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Alencar, Maurício Fontinele de; http://lattes.cnpq.br/2434048518066672Na atual lógica das cidades, influenciada pelo comportamento pós-moderno, observa-se o aumento do individualismo e a efemeridade das relações, resultando em um maior tempo de permanência nos espaços privados em detrimento dos espaços públicos, lugares de convivência e coletividade. Entendendo que existe um ciclo contínuo de influência mútua entre a cidade e sua população, são discutidos neste trabalho os aspectos estruturais e sociais do território urbano, o compromisso com a melhoria dos espaços públicos, bem como o papel da sociedade nesse contexto, com vistas a um projeto de Design. Através de um estudo de caso em praça na Zona Norte de Natal, buscou-se compreender suas problemáticas e o seu contexto atual, dando origem a um projeto de Place Branding guiado pela metodologia Duplo Diamante. Assim, por meio de um projeto gráfico, propõe-se a utilização do Design como elemento de transformação do espaço público, promovendo a reflexão acerca do uso e ocupação, além de incentivar o envolvimento da população na sua manutenção, por meio de intervenções coletivas fundamentadas no urbanismo tático e no planejamento de ações culturais, esportivas e sociais. Ao final, foram propostas soluções para implantação e entrega à população. Com o projeto final, espera-se que seja promovida a conscientização popular e haja maior contribuição para a transformação do espaço público estudado, estimulando sua ocupação e enriquecendo a discussão sobre o tema.TCC O Design e a Economia Cultural no contexto musical: Um estudo de caso sobre uma banda de rock de Brasília(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Araújo, Nero Felix Rocha de; Santa Rosa, José Guilherme; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; 0000-0002-2693-0164; http://lattes.cnpq.br/4124270601101124; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Salles, Laurita Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/0799254241115383; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; 0000-0002-2056-9443; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar consumidores e artistas produtores do rock brasiliense, por meio de técnicas de design participativo, na criação de um sistema de identidade de marca para uma banda de rock na cidade de Brasília. Brasília é uma cidade conhecida pela sua contribuição participativa no crescimento do gênero musical “rock” no Brasil durante a década de 1980. Este projeto foi feito para explorar e analisar os resultados do procedimento metodológico em design participativo quando aplicado na formulação de uma identidade visual para uma banda. As técnicas aplicadas no processo criativo são: painel semântico, diferencial semântico, análise contextual, sondas culturais e grupo focal. Este trabalho realizou a confecção de marca e de aplicações da marca em material gráfico, sendo seu resultado considerado coerente com as informações coletadas. Foi concluído que o processo e os materiais resultantes dele serviram aos interesses da banda.TCC Envelhecimento e tecnologia: utilização de heurísticas de usabilidade para a análise de interface de um aplicativo e-commerce com vistas ao uso por pessoas idosas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-08-07) LIMA, Kadja Alleska Simplício de; José Guilherme da Silva Santa Rosa; 0000-0001-7201-0767; 7686896980904000; 0009-0008-5554-6007; 5681051822087476; Dino Lincoln Figueirôa Santos; Silvio Bernardino de OliveiraCom o envelhecimento populacional e a crescente inserção da pessoa idosa no ambiente digital e nas compras on-line, torna-se essencial projetar interfaces acessíveis que promovam sua autonomia e considerem suas habilidades e capacidades cognitivas. Esta pesquisa analisou a usabilidade de um aplicativo de e-commerce sob a perspectiva de pessoas idosas — utilizando como estudo de caso o aplicativo da Shopee — por meio do método de Avaliação Heurística. Foram utilizados dois conjuntos de heurísticas: as dez heurísticas de Nielsen, voltadas à usabilidade geral, e as doze heurísticas de Santa Rosa, Pinho e Vivacqua, específicas para a experiência da pessoa idosa em aplicativos móveis. A avaliação seguiu o planejamento metodológico proposto por Santa Rosa e Santa Rosa, composto pelas etapas de preparação, recrutamento, treinamento, sessões de avaliação heurística e compilação dos resultados. Também foi aplicado um questionário aos avaliadores com o objetivo de compreender suas percepções sobre o uso combinado dos dois conjuntos heurísticos, bem como verificar a adequação e relevância de diretrizes específicas na avaliação de interfaces voltadas para esse público. A combinação das heurísticas mostrou-se eficaz na identificação de barreiras que impactam a autonomia da pessoa idosa, graças às perspectivas complementares que oferecem. Ao todo, foram identificados 103 problemas de usabilidade — 53 relacionados às heurísticas de Nielsen e 50 às heurísticas de Santa Rosa, Pinho e Vivacqua. Os resultados reforçam a importância da inclusão da pessoa idosa nos processos de design e fornecem subsídios para o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas, que favoreçam a independência, a usabilidade e a participação ativa deste público na sociedade informacional.