CCHLA - TCC - Design
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TCC Desenvolvimento conceitual de um aplicativo: Expondo as necessidade das comunidades locais para as praças de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-26) Barbosa, Cecília de Barros; Barbosa, Luciano César Bezerra; Barbosa, Luciano César Bezerra; Cantalice, Juliana Donato de Almeida; Alencar, Mauricio FontineleNeste trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido o conceito e a identidade visual de um aplicativo para os meios digitais, voltado aos moradores da cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo deste aplicativo é a construção de projetos virtuais com melhorias para as praças locais, visando tornar os espaços mais seguros e adequados para a população. Através de uma ferramenta digital de fácil acesso e interação, as necessidades das comunidades locais podem ser transmitidas de forma mais clara para as autoridades responsáveis por esses espaços. O aplicativo serve como meio de organizar essas informações e priorizá-las de acordo com a visibilidade (acessos, visualizações e compartilhamentos) gerada por cada projeto, sendo uma forma mais criativa e participativa para inserir o próprio usuário na construção de soluções para sua comunidade. A importância do usuário foi trabalhada na definição da problemática, trabalhando com o conceito do Design Centrado no Usuário e construindo uma pesquisa direta com o público-alvo, direcionando o desenvolvimento do trabalho de acordo com os resultados observados na pesquisa. Assim, o trabalho desenvolveu-se a partir de uma metodologia linear com feedback, exigindo o uso das técnicas projetuais do design, na identificação do problema para o desenvolvimento de soluções baseadas na pesquisa com os usuários.TCC O design como ferramenta de transformação da qualidade de vida de obesos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-26) Gabriel, Lívia Gomes; Cantalice, Juliana Donato de Almeida; Brasil, Livia Maia; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; Cantalice, Juliana Donato de AlmeidaA obesidade tornou-se um problema de grandes proporções ao redor do mundo, muitos habitantes de diversas partes do planeta estão acometidos por essa doença e pelas consequentes comorbidades resultantes da obesidade. É sabido que, mesmo a obesidade se apresentando como uma doença capaz de gerar muitas outras, ainda pouco se conhece sobre o indivíduo acometido pela mesma. Por isso, desenvolveu-se a motivação de conhecer os alicerces que sustentam a doença para assim poder ajudar através de análises e estratégias de Design o público-alvo. O objetivo deste estudo é utilizar o design de serviços para elaborar uma ferramenta de transformação de qualidade de vida, que proporcione hábitos mais saudáveis para obesos de 17 a 30 anos, de forma a possibilitar a redução nos índices de obesidade, considerando aspectos do design centrado no humano voltado para o referido público-alvo. Sendo assim, buscou-se como embasamento teórico conceitos de Design de Serviços, Design Centrado no Ser Humano e Qualidade de Vida. Para desenvolver o trabalho, utilizou-se o desenho metodológico de Gui Bonsiepe (1986) e estratégias de projeto de Brown (2010). Como ferramentas metodológicas buscou-se a criação de personas por meio do desenho da figura humana. Com isso, geraram-se propostas de ferramentas que auxiliaram na compreensão do cenário vivido pelo obeso. Por isso, a proposta “Caixola” foi desenvolvida no intuito de atender os anseios do público-alvo, assim cumpriu o objetivo de ajudar a compreender as dificuldades existentes no dia a dia e a gerar mais qualidade de vida para o obeso.TCC Cada um e todos nós: Abordagem do consumo colaborativo no ambiente escolar através da metodologia HCD(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-26) Mendonça, Taynara; Torres, Lorena Gomes; Torres, Lorena Gomes; Bessa, Olavo Magalhães; Cantalice, Juliana DonatoViver em uma sociedade baseada no consumo está colocando o planeta numa posição cada vez mais delicada no que se refere aos recursos naturais e o equilíbrio ecológico. Neste trabalho o design entra como agente inovador para buscar alternativas mais sustentáveis através do Consumo Colaborativo. Este tipo de Inovação Social tem como objetivo uma diminuição efetiva do impacto ambiental causado pelo consumismo, alterando a lógica da posse e substituindo pelo direito do uso. Dentro do contexto da Escola Freinet, o trabalho consiste na elaboração de uma ação colaborativa e, consequentemente, uma mudança nos hábitos de consumo nos alunos do Ensino Fundamental I. Para tanto, foi utilizada a metodologia do Human Centered Design (HCD) que coloca o usuário como centro do desenvolvimento do projeto. A partir das etapas Ouvir, Criar e Implementar, chegou-se ao resultado da Feira da Troca de Brinquedos, onde as crianças aprenderam de maneira lúdica que um brinquedo não precisa ser novo para propiciar momentos de diversão. Sendo assim, neste trabalho, o design é visto como uma disciplina integradora que ganha forma à medida que funciona como um catalisador para a inovação.TCC Fuxico no japa em casa: testando o protótipo do método de criação de Identidades Visuais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-26) Dantas, Vanylla; Donato, Juliana; Donato, Juliana; Brasil, Lívia; Fontinele, MaurícioO presente trabalho de conclusão de curso é a avaliação do protótipo de um método de construção de identidades visuais, o método FUXICO, que está sendo desenvolvido dentro de um projeto de pesquisa no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. O objetivo central deste trabalho foi avaliar o método em um ambiente externo ao seu desenvolvimento, para que se pudesse expandir o processo avaliativo e obter retornos a partir de olhares estrangeiros, livres de influências da equipe de desenvolvimento. O objeto de estudo foi a aplicação do método para o redesign do restaurante Japa em Casa. Este documento apresenta a descrição minuciosa da aplicação das seis etapas do método no desenvolvimento do novo logotipo do referido restaurante. Com a avaliação do método FUXICO, lacunas foram sendo observadas e identificadas a fim de tentar solucioná-las. Estas contribuíram para a adaptação do método às diversas situações ocorrentes dentro de um projeto de design de identidades visuais. Obteve-se como resultados deste trabalho, o apontamento de lacunas e o consequente aprimoramento do protótipo do método, além do redesign da identidade visual do restaurante Japa em Casa, com a apresentação de três novas alternativas e suas aplicações.TCC Análise de interfaces de aplicativos destinados ao ensino de kanji(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Dantas, Rodrigo AzevedoCom a crescente popularização da cultura japonesa ao redor do mundo nas últimas décadas, inúmeras pessoas passaram a consumir produtos, serviços, referentes ao universo nipônico, fato que contribuiu para o interesse na aprendizagem da língua japonesa. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar interfaces de aplicativos destinados ao ensino de idiomas estrangeiros, em especial o japonês. Utilizamos como suporte teórico reflexões de diversos autores sobre interfaces, a usabilidade, o método de avaliação, tal como a avaliação cooperativa e também a gamificação. Inicialmente, realizamos uma seleção de três interfaces de aplicativos relacionados ao estudo de idiomas, estes foram comparados e analisados através de uma avaliação comparativa com a intenção de identificar apenas uma interface, a mais adequada à aprendizagem dos ideogramas japoneses, os kanji. Identificou-se que a interface mais conveniente para os estudos de ideogramas entre as escolhidas foi a do aplicativo Obenkyou. Em seguida, realizamos duas sessões de avaliação cooperativa – uma com três participantes e a outra com quatro, totalizando sete participantes – com a finalidade de analisar o aprendizado dos ideogramas japonês por meio da interface do Obenkyou e seus potenciais erros. O aplicativo apresentou alguns pontos negativos detectados pelos participantes da avaliação cooperativa. Avaliaram a interface afim de identificar se ela cumpre com o seu papel no aprendizado dos usuários. Por fim, foram propostas modificações para o melhoramento da interface.TCC Integração de imigrantes pelo design(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-03) Amorim, Jannayna Helena Aquino; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Matos, Silvia Aparecida Oliveira de Alencar; Cantalice, Juliana Donato de Almeida; Bastos, Helena RugaiEste trabalho propõe o desenvolvimento de um serviço para integração de imigrantes na cidade do Natal. Para isso, os fundamentos teóricos acerca do processo imigratório foram estudados, bem como autores que abordam design de interação e design para experiência. A metodologia do projeto foi desenvolvida para acomodar o método etnográfico e conceitos da etnometodologia. O design thinking também foi incoporado ao processo, servindo de embasamento para adaptação da ferramenta de blueprint de serviços, a criação de personas e no desenvolvimento do mapa de jornada do usuário. A análise de dados permitiu ver as necessidades de imigrantes e de nativos, resultando no serviço proposto.TCC Design de embalagem: desenvolvimento de embalagens de ovos para a empresa Tapuio Agropecuária Ltda(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-31) Araújo, Tiago de Sousa; Ribeiro, Kilder César de Araújo; Bastos, Helena Rugai; Ribeiro, Kilder César de Araújo; Bastos, Helena Rugai; Cantalice, Juliana Donato de AlmeidaEste trabalho propõe a criação de uma linha de embalagens para os ovos da empresa potiguar Tapuio Agropecuária LTDA, atualmente levando os nomes-fantasia de Mr. Caipira, Mr. Ômega 3 e Mr. Ovo Saúde. Para isso, foram pesquisados os fundamentos teóricos acerca do design de embalagens para o varejo. Compreende como principal metodologia os estudos de Fábio Mestriner (2002) que englobam estratégias e pontos-chave focados na técnica de Inteligência de Embalagem™ para identificar as necessidades do nicho de mercado que se desejar atingir. A análise dos dados e informações cedidas pela empresa, permitiu a elaboração de um briefing e requisitos que serviram de base para a construção das propostas. Como resultado, através do feedback das empresas envolvidas, foram decididas quais propostas estruturais e gráficas deveriam ser levadas ao mercado e se produziram mock-ups para simular a proposta no ponto-de-venda.TCC Análise de Usabilidade Baseada em Pesquisa Exploratória: O Caso do Terminal de Consulta da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Letícia Feitosa Silva; Santa Rosa, José Guilherme; Juliana Donato de Almeida CantaliceO presente trabalho apresenta uma possível solução para o serviço de acervo online da Biblioteca Central Zila Mamede com base nos resultados da pesquisa exploratória realizada na primeira etapa do projeto. A partir dos resultados obtidos através da técnica do fly on the wall e dos teste de usabilidade e avaliações cooperativas realizadas com os voluntários, foram encontrados problemas de usabilidade no serviço do terminal de consulta, tais como: interface confusa, tamanho da fonte, nomenclatura dos botões, falta de feedback do sistema, botões desnecessários, painel com teclado e trackball desconfortáveis, ausência de suporte para volumes, e conexão entre o acervo online e físico deficiente. Assim, as seguintes hipóteses da pesquisa foram confirmadas: que a interface do teclado e trackball do totem é confusa e compromete a usabilidade na execução das tarefas; e que o sistema utilizado para o acesso ao acervo online não é o mais eficiente e adequado para essa função. Após a concepção do redesign do serviço supracitado, foram realizadas novas avaliações de usabilidade para comprovar a qualidade do novo sistema.TCC Mobilidade estudantil internacional e o ciência sem fronteiras: uma investigação no curso de design da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-25) Liberato, Joana Rafaela Gomes Vieira; Brasil, Livia Maia; Brasil, Lívia Maia; Ribeiro, Kilder César de Araujo; Lima e Souza, Ivana dos Santos deEste trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa acerca da mobilidade estudantil internacional, através da investigação da participação de alunos de Design da UFRN, no programa Ciência sem Fronteiras. Ele propõe explorar as experiências de intercâmbio, como prática acadêmica, no contexto local supracitado, levantando informações sobre a implementação do programa, sobre as vivências dos estudantes no exterior, e sobre a visão do curso acerca das problemáticas que envolvem a parceria com o Ciência sem Fronteiras. O objetivo da investigação é compreender como é construída a experiência da mobilidade internacional, visando colaborar para a busca de possibilidades de atuação nesse contexto. A metodologia aplicada para o levantamento e síntese de dados encontra suporte no Design Centrado no ser Humano, utilizando ferramentas de pesquisa qualitativa do Design Thinking que permitem a interação entre o pesquisador e sujeitos de pesquisa e o aprofundamento nas temáticas discutidas. Por fim, o documento apresenta a síntese da experiência de mobilidade internacional pelo Ciência sem Fronteiras, através de um mapa visual, permitindo visualizar as questões encontradas na investigação e os possíveis pontos de atuação e melhorias.TCC Descobrindo e Digitalizando uma Tipografia Vernacular Natalense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Souza, Igor; Souza, Ivana; Brasil, Lívia; Souza, Ivana; Brasil, Lívia; Alencar, MaurícioEste trabalho faz um resgate de uma face de letra na linha de design de tipos vernaculares, visando extrair da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, um modelo de letra que ateste a habilidade técnica e o valor patrimonial do letreiramento vernacular. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre desenho de tipos digitais e desenho de letras, tanto nas fontes acadêmicas quanto vernáculas. O método desenvolvido neste trabalho consistiu em uma pesquisa visual de letreiramentos vernaculares na Zona Sul de Natal, na seleção de uma tipografia dentre estas, na sua digitalizacão e na subsequente criação da fonte digital de uso livre a partir da mesma. Espera-se que este trabalho contribua para a consciência da possibilidade de se desenvolver tipografia no estado e gere um olhar mais empático e orgulhoso dos potiguares para com a sua própria cultura.TCC Embalagem sustentável: do ciclo de vida à valorização do produto local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Ferreira Filho, Renilson Aurélio; Bastos, Helena Rugai; Silva, Cristiano Alves da; Bastos, Helena Rugai; Alencar, Maurício; Bessa, OlavoO aumento do consumo e descarte excessivo de embalagens, gera graves impactos ambientais. O Design sustentável surge como uma forma de reduzir estes impactos, propondo soluções ecoeficientes. O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo em todo o mundo, e se mostra como um reflexo da crescente busca por hábitos alimentares mais saudáveis. Contudo, o desperdício de alimento é uma realidade preocupante; uma de suas causas é a ausência de embalagens adequadas. Este projeto, propõe o desenvolvimento de uma embalagem sustentável para a alface orgânica, produzida e comercializada na Horta Orgânico Capim Macio, em Natal. Para isso, foram estudados fundamentos teóricos a cerca das causas e impactos do consumo e descarte de embalagens, desenvolvimento sustentável, valorização do produto local, consumo de alimentos orgânicos, a importância da embalagem e a rotulagem de alimentos orgânicos. A metodologia do projeto se baseou no Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Embalagens (GODE), no Life Cycle Design e na Avaliação de Ciclo de Vida. Também foram incorporados outras ferramentas, como entrevistas e questionários. A análise dos dados coletados permitiu a criação do briefing de criação, que orientou o desenvolvimento das etapas de criação da embalagem. Por fim, a embalagem para alface orgânica, teve como foco a redução dos impactos ambientais gerados no seu uso e no descarte, preservando a qualidade do produto durante a venda, indicando o melhor modo de conservar a alface, e sugerindo formas de reutilizar a embalagem.TCC Infografia como auxílio às práticas ciberativistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Oliveira Neto, Geraldo Lins de; Bastos, Helena Rugai; Souza, Ivana dos Santos de Lima; Oliveira, Lorena Gomes Torres deEste trabalho propõe a criação de infográficos para contribuir com a militância praticada atualmente na internet. Por esse motivo, estudos acerca do ciberativismo, do design da informação e, especificadamente, da infografia foram realizados. A metodologia proposta por Carvalho e Aragão (2012) foi adaptada para se adequar ao caráter intrínseco deste projeto, passando a acomodar a parte jornalística do processo e deixando de contemplar etapas que somente se aplicavam no contexto comercial. O método resultante foi aplicado no contexto da mídia social Facebook. O desenvolvimento completo compreendeu a realização de pesquisas e entrevistas que conceberam a pauta, a elaboração do levantamento de dados, que pode ser considerado um briefing e a produção dos infográficos de fato. Posteriormente, a revisão permitiu adequar o material criado de acordo com as observações feitas pelos próprios ativistas.TCC Alecrim: o design ambiental aplicado na zona comercial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Melo, Ana Cecília; Bastos, Helena Rugai; Bessa, Olavo; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; Bastos, Helena RugaiEste trabalho tem como foco o desenvolvimento de pesquisa e aplicação de metodologias do design em espaços no Bairro do Alecrim, o maior bairro comercial de Natal-RN. Com o objetivo de descobrir qual seria, atualmente, o maior problema do Bairro, foi utilizado um recorte de sua zona comercial e de seus usuários, para isso foram estudados autores que abordam temas como: design territorial e gráfico ambiental e sistemas de sinalização. No primeiro momento, a metodologia do projeto foi desenvolvida para descobrimento e análise das maiores dificuldades encontradas pelos usuários e observações do pesquisador na zona estudada, a fim de gerar uma solução para o problema. Já no segundo, a metodologia foi voltada para o processo de criação da solução proposta as dificuldades do local, resultando na solução proposta: um sistema de sinalização.TCC O design como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de fanzine(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Bastos, Helena; Souza, Ivana; Brasil, LíviaNossa sociedade capitalista, globalizada, segue um processo de padronização que se aplica em vários segmentos, inclusive aos meios de comunicação. Os grandes jornais e revistas impõem modelos de organização da informação, bem como o conteú́do das mesmas. Os fanzines, em oposição a essa grande mídia, surgiram como um grito de humanização, um furo no sistema capitalista, uma expressão da contra-cultura e de valoriza o do indivíduo comum. Trata-se de uma mídia democrática que pode ser feita por qualquer um. E que, mesmo hoje, com o advento da internet e dos conteú́dos virtuais, resiste e ganha o público que se interessa pela materialidade do impresso, pelo toque do papel, pelo ato de folhear as páginas. O presente trabalho discorre sobre a importância desse veículo de informação para sociedade, e, a partir disso, desenvolve um projeto que, por meio de conhecimentos adquiridos no design, possa fomentar essa cultura de zines em Natal, RN. O Projeto LÁDÁCÁ é baseado em ações que possam tocar e "ins-pirar" pessoas a fazer fanzines, oferecendo oficinas gratuitas de ‘como fazer um fanzine’ e dispondo de um espaço virtual de compartilhamento de informações.TCC Dicionário dos vegetais: o primeiro registro de uma construção coletiva do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-07) Gomes, Yara; Torres, Lorena; Silvia Matos; Fontinele, Mauricio; Brasil, LiviaEste trabalho propõe a construção coletiva de um livro voltado ao público infantil, que tem como temática central os vegetais. O objetivo é colocar o livro como elemento que venha a estimular o interesse das crianças pelo assunto e funcione como um facilitador para o contato da criança com os vegetais. O desenvolvimento do projeto foi baseado em pesquisas de fundamentação teórica, onde foram abordados e relacionados os seguintes temas: a criança e a educação alimentar, a metodologia Freinet, o livro infantil, a construção de símbolos através da semiótica. A metodologia de design utilizada foi a Human-Centered Design, que deu suporte à realização prática deste projeto. Nesta, focou-se na construção coletiva de conhecimento através do olhar e da fala das crianças, resultando em um processo de desenvolvimento da linguagem visual do livro.TCC Viva o Centro - circuito de comida potiguar, um projeto de design para a Cidade Alta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-29) Pazzini, Júlia; Bessa, Olavo; Matos, Silvia; Brasil, Livia Maia; Souza, Ivana dos Santos de LimaEste trabalho visa propor uma solução projetual de design, diante da qual os usuários possam reconhecer a Cidade Alta enquanto Centro Histórico-Cultural, a partir da descoberta da comida do bairro. Para se atingir tal objetivo, foi necessário buscar na literatura teorias que tratassem da imagem e do imaginário da cidade, relacionando o ambiente urbano à alimentação, e esta como forte elemento da cultura de um povo. A partir da aplicação de ferramentas do design thinking, foi possível desenvolver a metodologia do projeto, ao viabilizar a participação dos usuários, partes interessadas do processo de design. Além de ferramentas do design thinking, utilizou-se neste trabalho os métodos “mapa do modelo mental” e “exame sistemático”, com a finalidade de entender como as pessoas visualizavam a Cidade Alta sob a perspectiva do alimento. O serviço proposto como solução projetual às necessidades e desejos dos usuários recebe o nome Viva o Centro – Circuito de Comida Potiguar.TCC A palavra bem almoçada: design de um livro-objeto lúdico infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-24) Silva, Amanda Pereira do Nascimento; Bastos, Helena RugaiEste trabalho descreve as etapas da produção do modelo do livro-objeto lúdico infantil “A palavra bem almoçada” e de sua posterior apresentação às crianças, público-alvo do projeto. Para tanto, foram realizadas pesquisas a respeito da produção gráfica editorial, da produção de livros-objeto lúdicos infantis e de recursos e mecanismos para lidar com o papel, além das pesquisas relativas ao conteúdo apresentado no livro. O projeto foi desenvolvido por meio de processo experimental, norteado pela metodologia de Bruno Munari, e apresenta a interação entre pesquisa e prática, descrevendo os testes, experimentações e ajustes realizados, até a elaboração de um modelo de apresentação do livro desenvolvido. As etapas realizadas durante o projeto são descridas da forma como ocorreram, considerando os acertos, erros e ajustes e novas tentativas para o que não foi solucionado de imediato. A construção de modelos demonstrou a melhoria nas técnicas artesanais com a prática. Tal prática se mostrou necessária para a compreensão do que poderia ser feito posteriormente em um projeto de escala industrial. Assim, o caráter experimental deste projeto resultou em uma oportunidade muito rica de aprendizado teórico e técnico.O modelo foi apresentado às crianças e foi bem recebido tanto pelas do recorte etário ao qual se destina, como também àquelas fora da delimitação etária. Observou-se o envolvimento dos pequenos leitores com o conteúdo a partir dos estímulos lúdicos presentes, confirmando as afirmações teóricas de que a presença de elementos lúdicos estimulam a aproximação das crianças com o livro e com a leitura. O trabalho traz, ainda contribuições para o design pelo registro de relato parcial (autorreferente) das etapas desenvolvidas neste projeto, não se tratando de uma experiência ideal e não pretendendo em suas afirmações o status de verdade absoluta.TCC Ombro amigo: design emocional como guia às pessoas envolvidas com transtorno de depressão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Pereira, Gabriella Rebouças Freire; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Brasil, Livia Maia; Rebouças, Andrei Gurgel de AraújoA depressão é um transtorno mental que aflige aproximadamente onze milhões de brasileiros, causada por uma mudança de humor que torna permanente a baixo estima e tristeza. Apesar de sua gravidade, é possível se tratar de forma eficaz com um profissional da área de saúde mental, e um dos tratamentos comprovados é a terapia cognitiva comportamental (TCC). Algumas mídias tem sido importantes para informar a população, embora que são poucas aquelas conscientes da complexidade desse distúrbio na vida dessas pessoas. Portanto, o projeto Ombro Amigo propõe a criação do design de um guia voltado para orientação e apoio às pessoas que sofrem com a depressão. Logo, tem base em pesquisas bibliográficas sobre design centrado no usuário (DCU), experiência do usuário, design emocional, e psicologia, principalmente sobre práticas em TCC. Seguindo os métodos do DCU, foram realizadas entrevistas, questionários e diários com público-alvo para encontrar a partir das análises as problematizações; com estas informações, foi desenvolvido um protótipo deste projeto, finalizando com avaliações do público-alvo e suas perspectivas futuras.TCC Eu engoli meu bairro: design e agricultura urbana aplicados ao conselho de moradores de candelária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Melo Junior, José Gilvan de; Boufleur, Rodrigo NaumannO trabalho se inicia com uma reflexão acerca da agricultura urbana e seus desdobramentos sociais, utilizando-se do Conselho de Moradores de Candelária, no bairro de Candelária, Natal, Rio Grande do Norte, como recorte espacial para a aplicação da metodologia de Design Centrado no Humano e Design de Serviços. Através das repostas obtidas, é desenhado um plano propositivo que consiste na criação de uma horta comunitária e um paisagismo comestível baseado no zoneamento dos espaços verdes improdutivos do Conselho. A proposta é um serviço de cultivo urbano que objetiva tanto a promoção da entidade, quanto a coesão social em nível de bairro, a reconexão com a origem orgânica dos alimentos e seus benefícios.TCC Um dia no musel: Usando o design para gerar ferramentas de feedback e interação no Museu Câmara Cascudo na cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Santos, Isabela de Medeiros; Brasil, Lívia MaiaO presente trabalho é um projeto de design e inicia-se a a partir da reflexão feita sobre o papel dos museus na sociedade e suas atividades, especificamente do Museu Câmara Cascudo, na cidade no Natal. Viu-se que esses locais estão a serviço da população e podem contribuir no processo de fortalecimento da educação, cultura e construção de identidade de um povo. Esse processo ocorre de forma dinâmica e a partir das experiências do público, exigindo dos museus que o foco de suas atividades se voltem para as pessoas e não mais para os objetos. Nesse contexto, o trabalho utiliza o design como auxílio nessa aproximação entre o museu e a sociedade, por meio da abordagem do HCD - Human Centred Design, que tem o seu foco nas pessoas e na sua inserção no processo projetual. A partir dessa abordagem, o projeto desenvolveu ferramentas para a coleta do feedback dos visitantes no Museu Câmara Cascudo, envolvendo no processo a equipe do museu e se baseando nas percepções e experiências do seu público construídas nas visitações, sendo feito ao longo do processo, protótipos, testes e avaliação dos resultados pela equipe do museu.