CCHLA - TCC - Design
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Navegando CCHLA - TCC - Design por Autor "0000-0001-9877-7616"
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TCC Tradução do território da cidade de Natal (RN) por meio da técnica do crochê, aplicada ao projeto de superfície e de produto.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Rego, Raphaella Dominik Silva Souza; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; 0000-0003-4490-4944; http://lattes.cnpq.br/5472784223512837; 0000-0001-9877-7616; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; http://lattes.cnpq.br/0298189352227402; Cunha, Luiza Falcão Soares; http://lattes.cnpq.br/6167259554460488; Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar; http://lattes.cnpq.br/5851685527186430Este trabalho visa propor uma solução projetual de design de superfície diante da qual os usuários possam reconhecer e valorizar o território da cidade de Natal/RN. Para alcançar tal objetivo fez-se um levantamento teórico sobre design de superfície, identidade e território, relacionando o design para a valorização do território. A partir da metodologia Superfícies de um Lugar traçou-se o processo metodológico para aplicação da identidade de território em uma superfície desenvolvida em crochê. Dessa forma foram identificados estudados os elementos do território, sendo traduzidos em elementos gráficos aplicáveis no crochê. Após a tradução, foram criados dois gráficos para execução no crochê e produzidas duas peças de crochê com base nos gráficos criados. Por fim, analisaram-se o resultado obtido em relação ao que foi proposto e, validado os resultados, fez-se um parecer sobre o objetivo alcançado.TCC A virada especulativa no design: função e funcionalidade no design crítico especulativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Ramos Neto, Zenobio de Almeida; Bastos, Helena Rugai; 0000-0003-0589-5010; http://lattes.cnpq.br/0138635150609180; http://lattes.cnpq.br/1781358001886174; Johas, Regina; 0000-0002-2665-4518; http://lattes.cnpq.br/9105827034671306; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; 0000-0001-9877-7616; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676Na produção do design contemporâneo, podemos verificar abordagens críticas e radicais, dentre elas o design crítico especulativo, com origem nos anos 1990 e ressonâncias atuais. Nesta perspectiva Anthony Dunne (2005) discute como objetos eletrônicos carecem de fatores culturais e estéticos. Levando em conta esse estudo, Anthony Dunne e Fiona Raby (2013) propõem uma abordagem crítica e conceitual para a concepção de uma sorte de artefatos, que pretendem tornar nossas vidas mais viáveis no futuro, em cenários futuros idealizados, mais adaptados àquilo que desejamos. A partir da proposição destes autores e em contraposição a eles, Benjamin H. Bratton desenvolve uma série de pesquisas nas quais oferece como opção uma visão ampliada sobre o design crítico e especulativo. Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o Design Crítico Especulativo (DCE), sobretudo por meio de dois conceitos, a para-funcionalidade e a hiperfuncionalidade, o primeiro desenvolvido por Anthony Dunne (2005) e o segundo por Benjamin H. Bratton (2015, 2016, 2019). O objetivo maior do projeto é examinar os conceitos associados à função e à funcionalidade propostas pelos autores supracitados em contraposição a autores como Bernd Löbach (2001; [1976]), Mike R. Baxter (2000; [1998]) e Bernhard E. Bürdek (2006; [1991]), estabelecendo um confronto entre os sentidos dos termos nestes cinco autores. Para tanto, o trabalho apresenta e situa o desenvolvimento do campo do design, com ênfase em abordagens metodológicas aplicadas ao projeto de design, observando o momento em que se verificou metodologicamente a necessidade de abordar, de maneira mais ampla, as situaçõesproblema indeterminadas ou com muitos componentes e variáveis de análise, incluindo cenários futuros explorados nas abordagens críticas e especulativas contemporâneas. Intentamos com este trabalho prover contribuições para o estudo sobre metodologia de projeto e sobre as abordagens críticas e especulativas, que contribuam para análise da função de uso e da funcionalidade de artefatos, expandindo, assim, o campo de reflexão e de aplicação do design.