CCHLA - TCC - Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33150
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Design por Autor "0000-0002-2056-9443"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Burburinho - O Design como ferramenta de transformação de espaços públicos: estudo de caso em praça da Zona Norte de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Santos, Jessyca Floro dos; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; 0000-0002-2056-9443; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860; 0009-0000-3066-0921; http://lattes.cnpq.br/5020017222390269; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Alencar, Maurício Fontinele de; http://lattes.cnpq.br/2434048518066672Na atual lógica das cidades, influenciada pelo comportamento pós-moderno, observa-se o aumento do individualismo e a efemeridade das relações, resultando em um maior tempo de permanência nos espaços privados em detrimento dos espaços públicos, lugares de convivência e coletividade. Entendendo que existe um ciclo contínuo de influência mútua entre a cidade e sua população, são discutidos neste trabalho os aspectos estruturais e sociais do território urbano, o compromisso com a melhoria dos espaços públicos, bem como o papel da sociedade nesse contexto, com vistas a um projeto de Design. Através de um estudo de caso em praça na Zona Norte de Natal, buscou-se compreender suas problemáticas e o seu contexto atual, dando origem a um projeto de Place Branding guiado pela metodologia Duplo Diamante. Assim, por meio de um projeto gráfico, propõe-se a utilização do Design como elemento de transformação do espaço público, promovendo a reflexão acerca do uso e ocupação, além de incentivar o envolvimento da população na sua manutenção, por meio de intervenções coletivas fundamentadas no urbanismo tático e no planejamento de ações culturais, esportivas e sociais. Ao final, foram propostas soluções para implantação e entrega à população. Com o projeto final, espera-se que seja promovida a conscientização popular e haja maior contribuição para a transformação do espaço público estudado, estimulando sua ocupação e enriquecendo a discussão sobre o tema.TCC O Design e a Economia Cultural no contexto musical: Um estudo de caso sobre uma banda de rock de Brasília(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Araújo, Nero Felix Rocha de; Santa Rosa, José Guilherme; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; 0000-0002-2693-0164; http://lattes.cnpq.br/4124270601101124; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0001-7201-0767; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Salles, Laurita Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/0799254241115383; Lanutti, Jamille Noretza de Lima; 0000-0002-2056-9443; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar consumidores e artistas produtores do rock brasiliense, por meio de técnicas de design participativo, na criação de um sistema de identidade de marca para uma banda de rock na cidade de Brasília. Brasília é uma cidade conhecida pela sua contribuição participativa no crescimento do gênero musical “rock” no Brasil durante a década de 1980. Este projeto foi feito para explorar e analisar os resultados do procedimento metodológico em design participativo quando aplicado na formulação de uma identidade visual para uma banda. As técnicas aplicadas no processo criativo são: painel semântico, diferencial semântico, análise contextual, sondas culturais e grupo focal. Este trabalho realizou a confecção de marca e de aplicações da marca em material gráfico, sendo seu resultado considerado coerente com as informações coletadas. Foi concluído que o processo e os materiais resultantes dele serviram aos interesses da banda.