CCHLA - TCC - Design
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33150
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Design por Autor "Alencar, Estéfane Tatiane Melquíades de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Sinalização multissensorial: proposta para o Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-09) Alencar, Estéfane Tatiane Melquíades de; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Romani, Elizabeth; Oliveira, Lorena Gomes Torres deEsta pesquisa aborda como os sentidos podem ser usados em sinalização, relacionando o Design Multissensorial com as abordagens do design de sinalização. A principal característica dos projetos multissensoriais é possibilitar a inclusão pelo uso de elementos que provocam os outros sentidos, além da visão. Assim, também são compreendidos conceitos de deficiência, de inclusão e de Design Universal, utilizado aqui para compor elementos inclusivos e multissensoriais. No trabalho, o Jardim Sensorial é compreendido a partir de suas origens e objetivos, como um lugar para o ensino não formal das ciências. O Trabalho de Conclusão de Curso inclui esta monografia com fundamentação teórica que estuda e apoia o desenvolvimento de um sistema de sinalização multissensorial para o ambiente do Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo, uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ademais, o volume Manual de uso: sinalização para o Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo, que apresenta os resultados do projeto proposto. O projeto proposto foi desenvolvido a partir do estudo sobre a temática principal – jardins sensoriais, acessibilidade e inclusão e abordagens – e levantamento e análises sobre abordagens metodológicas de design de sinalização, por meio do estudo de autores da área, sobretudo, Chris Calori (2015), Douglas D’Agostini (2017), David Gibson (2009), Eduardo Cardoso e Tânia Koltermann da Silva (2018). O método utilizado, adaptado em especial do processo sugerido por Chris Calori (2015), é constituído por etapas para criação de sistemas de sinalização. Outrossim, nas etapas metodológicas houve o estudo das características do espaço e desenvolvimento do projeto.