CE - TCC - Pedagogia (presencial)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33128
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (presencial) por Autor "0000-0001-5355-3547"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Os professores e a utilização de ferramentas tecnológicas durante a pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) França, Amanda Hellen Estevam de; Weck, João Tadeu; 0009-0000-4403-0357; http://lattes.cnpq.br/0214220780499127; http://lattes.cnpq.br/4349844500457421; Weck, João Tadeu; http://lattes.cnpq.br/9949775318896234; Almeida, Cibelle Cristina Barros de; 0000-0001-5355-3547; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415; Freitas, Dayana Lucia Rodrigues deEste artigo tem o objetivo de identificar e analisar as estratégias desenvolvidas por uma instituição privada de Educação Infantil em Natal (RN) durante o período pandêmico. O momento de isolamento social trouxe à tona a necessidade de utilizar aparatos tecnológicos como alternativas significativas e imprescindíveis para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. As Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR), surgiram como possibilidades de atuação emergenciais para garantir educação não-presencial no cenário de pandemia, e para a implementação dessa modalidade, foi necessário capacitar os profissionais da educação a fim de aprimorar conhecimentos e desenvolver planejamentos atrelados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A metodologia de pesquisa fez uso do estudo de caso e, como instrumentos de coleta de dados, foram realizados dois questionários (um para docentes e outro para a gestão escolar da instituição), na perspectiva de identificar as estratégias elaboradas e as práticas desenvolvidas, assim como os desafios que surgiram no período. O tema, que foi refletido por diversos autores e documentos oficiais que norteiam o ensino no país, revelou que mesmo diante dos déficits ocorridos durante a mudança de modalidade de ensino, as TDIC auxiliaram no processo de adaptação das professoras da instituição educativa ao formato remoto, podendo repensá-las com intencionalidade pedagógica.