CE - TCC - Pedagogia (presencial)
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TCC As 40h de Angicos: Paulo Freire e o impacto do Golpe de 1964(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Braga, Maria Alicia Germano de Araujo; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Santos, Gilyane Dantas dos; Tavares, MariannaO presente trabalho tem a finalidade de discutir acerca do projeto “40 horas de Angicos”, concebido pelo educador Paulo Freire, nos anos 1960, no interior do Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos. O projeto desenvolvido por Paulo Freire alfabetizou 300 adultos da zona rural em 40 horas, Freire e sua equipe utilizaram de métodos inovadores e participativos para este feito. O projeto obteve sucesso trazendo uma pedagogia mais crítica e uma educação popular com mais conscientização política. Neste trabalho também são discutidos, brevemente, o avanço dos movimentos de educação popular nos anos 1960 e a posterior perseguição sofrida por estes a partir de 1964, com o golpe militar. Após o golpe, Paulo Freire foi indiciado, respondeu a dois inquéritos militares e foi exilado do país, passando por diferentes lugares do mundo, desde a América até a África, lugares onde ele continuou a desenvolver e aplicar suas metodologias educativas.TCC A afetividade como ferramenta influenciadora na aprendizagem do educando(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Juliane Kaline Silva; Carneiro, Marcos Torres; Carneiro, Marcos Torres; Medeiros, Sônia Maria Dantas; Silva, Christomyslley Romeiro daA presente pesquisa tem como objetivo geral descrever a afetividade como uma ferramenta didático-pedagógica na atividade mediadora do docente, influenciando positivamente a aprendizagem do aluno. Tem como objetivos específicos, descrever o conceito de afetividade e aprendizagem, bem como a sua aplicação em sala de aula; Expor o processo de inclusão da afetividade como ferramenta didático – pedagógica; Abordar a importância da qualidade na relação professor – aluno para a aprendizagem integral do educando e falar sobre a influência da afetividade para a aprendizagem. A afetividade envolve o desenvolvimento biológico e o psicológico do ser humano, sendo muito importante para a constituição da pessoa em sua totalidade. Esta consiste em uma pesquisa exploratória a partir de revisão bibliográfica, elaborada através de levantamento de materiais diversificados e fundamentada em teóricos como Wallon (1968), Vygotsky (2007), Freire (2014) e De Paula e Faria (2010). . Os resultados serão apresentados de forma qualitativa. Assim, permitirá ao leitor perceber o valor que a afetividade tem no processo de ensino-aprendizagem. Então, fica claro que a afetividade é fundamental no processo de ensino-aprendizagem e imprescindível para que o educando construa o seu conhecimento de forma significativa.TCC A aprendizagem de uma segunda língua na infância: estudo exploratório de uma escola bilíngue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Cavalcante, Alene Valéria Sátiro; Weissheimer, Janaína; Weissheimer, Janaina; Ribeiro, Cynara Texeira; Leite, Lígia de SouzaO presente trabalho foi elaborado a partir de indagações pessoais quanto ao aprendizado da língua inglesa, Nesse sentido, tal estudo teve como objetivo observar o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem de uma segunda língua na infância no contexto escolar, assim como destacar estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola bilíngue da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para contribuir na aquisição da proficiência oral na segunda língua. Para tanto, como metodologia de pesquisa qualitativa foi feito um estudo exploratório, que consistiu em observações feitas do cotidiano escolar de crianças do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental, analisando seu comportamento no tocante ao desenvolvimento de sua comunicação oral diante do contato com outro idioma. Os resultados mostram que os métodos e as práticas pedagógicas utilizadas pela escola, assim como o contato diário dos alunos com a L2, contribuem para a aprendizagem de uma segunda língua na infância, a qual traz benefícios cognitivos para as crianças, principalmente quando elas passam pelo programa de imersão, onde todas as instruções são dadas na segunda língua e elas gradativamente vão se apropriando da mesma.TCC A argumentação oral como processo mediador na formação do leitor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-19) Souza, Rayonnara Késsia de; Amarilha, Marly; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Daliane do Nascimento dos“A argumentação oral na formação do leitor de literatura do ensino fundamental” faz parte do projeto “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Tem como objetivo refletir sobre as intervenções de pós-leitura que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de argumentar durante a mediação de discussões de poemas. Argumentação é a atividade de comunicação que visa convencer alguém sobre determinado ponto de vista e faz parte da pós-leitura na aula de literatura no modelo por andaimagem. Tem como corpus 02 sessões de leitura de literatura, gravadas em vídeo, em que serão observados os procedimentos de argumentação. A leitura é desenvolvida por meio da leitura por andaime (GRAVES; GRAVES, 1995), procedimento que envolve: pré-leitura, leitura e pós-leitura; o nosso foco se situa no momento de pós-leitura, em que o professor deve desenvolver e atuar como coordenador das interações e da argumentação oral por intermédio de elaboração de perguntas que serão lançadas ao leitor/ouvinte, visando à discussão que resulte num debate com levantamento de tese e argumentos buscando uma maior compreensão do texto lido. Essa atividade é relevante na mediação da aula de literatura considerando-se a natureza conotativa do texto literário, que exige do leitor leitura inferencial. Para análise dos dados, tomamos como base teórica para leitura e literatura Smith (1989); Jouve (2002); Yunes (2003); Amarilha (2006; 2009; 2011); Zilbermam (1989). Argumentação, Evangelina (2004); Leal (2006); Lemgruber; Oliveira (2011); Perelman (2005); Freitas (2005). Mediação, Vigotsky (2000); Freire (1996). Tomando como fundamentos os estudos desses teóricos, percebemos nas análises das sessões que a mediação do professor na leitura de poemas foi primordial, principalmente por meio de um planejamento que se consolidou em perguntas adequadas, que favoreceram o surgimento de argumentos pelos aprendizes.TCC A atuação do aluno de pedagogia no estágio remunerado na educação infantil como apoio escolar de crianças com necessidades educacionais específicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Silva, Ana Karoline Duarte da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Erika Soares de OliveiraO ambiente escolar teve necessidade de remodelação para que se tornasse apto a incluir alunos com necessidades educacionais específicas, que, na maioria das vezes, eram segregados. A partir disso surgiram novas demandas para este espaço escolar, dentre elas, a necessidade de sujeitos para facilitar a inclusão dessas crianças, momento em que entram em ação os estagiários remunerados. Deste modo, este trabalho busca elucidar como ocorre a atuação dos estudantes do Curso de Pedagogia, no âmbito do estágio remunerado em Educação Infantil, junto de crianças com necessidades educacionais específicas (NEE) nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Natal/RN, e quais são os desafios enfrentados por eles. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem metodológica qualitativa, na qual foram aplicados questionários com sete (7) estagiários que atuam nos CMEI do município de Natal/RN e uma revisão documental no site da Secretaria Municipal de Educação de Natal, a fim de analisar como ocorre a prática do estágio junto das crianças com NEE. A partir dos resultados, pode ser visualizado como essa prática ocorre de fato, quais as atribuições desses estagiários dentro dos CMEI e quais as dificuldades enfrentadas, bem como refletir acerca do aporte oferecido por esses estagiários, que mesmo ainda em processo de formação inicial, e não possuindo uma formação especializada na área da Educação Especial, colaboram com a inclusão e desenvolvimento das crianças com NEE.TCC A atuação do coordenador pedagógico no combate ao fracasso escolar: uma experiência vivenciada no IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Pereira, Clara Beatriz; Sampaio, Marisa Narcizo; Sampaio, Marisa Narcizo; Ramalho, Ivone Priscilla Castro; Costa, Gilberto FerreiraO presente relatório de práticas educativas apresenta de forma reflexiva o resultado das minhas experiências pedagógicas no estágio não obrigatório realizado em uma das Coordenações Pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central – IFRN/CNAT no período de 2016 a 2018. Tendo em vista que um dos papeis do coordenador pedagógico é articular a formação e o desenvolvimento profissional do professor como uma possibilidade de favorecer um processo de ensino e aprendizagem mais significativo para os alunos, podendo minimizar, dessa forma, o fracasso escolar, o relatório objetiva refletir e discutir como se desenvolve o trabalho da coordenação pedagógica no combate a este desafio que se faz tão presente no contexto escolar atual. Para tanto, como fundamentação para a realização do mesmo, foram retomadas minhas memórias de estagiária e discente, assim como estudos realizados nas disciplinas cursadas durante todo o período acadêmico e autores como Piaget, Domigues, Nadal, Kraemer e Lopes que auxiliaram na ressignificação de ideias como referencial teórico. Neste sentido, com um olhar mais problematizador, o relatório traz à tona os desafios enfrentados durante todo o período vivenciado na coordenação pedagógica do IFRN, assim como a construção da prática pedagógica dada pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito articulador, terá como foco a figura do coordenador pedagógico.TCC A autoavaliação institucional na Escola Estadual Barão do Rio Branco: desafios e perspectivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Angela Maria Ferreira da; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos; Cruz, Gersonita Paulino de SousaA partir da década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de avaliação da educação básica brasileira como parte da reforma educacional então em curso. Considerando a centralidade que a avaliação educacional assumiu nesse contexto, elaboramos um artigo com o objetivo de analisar a prática de autoavaliação institucional desenvolvido por uma escola de educação básica da rede estadual, situada no município de Parelhas, Rio Grande do Norte. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se à revisão da literatura, análise documental e entrevista semiestruturada com o gestor escolar. A pesquisa desenvolvida nos permitiu compreender que a prática autoavaliativa tem possibilitado um contínuo processo de reflexão e mudanças educacionais, visto que os dados coletados orientam o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, sendo esta articulação indispensável para a melhoria do trabalho escolar.TCC A autonomia na educação infantil: um processo de construção na prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Chagas, Rafaela Paiva das; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Miranda, Gilvania Lima de SouzaEste Trabalho de Conclusão de Curso se configura na modalidade de um artigo científico, adotando-se como tema a autonomia da criança na Educação Infantil. Busca como objetivo geral investigar, por meio de referenciais teóricos e documentais, a importância da autonomia para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Em relação aos objetivos específicos, busca-se refletir sobre a autonomia como um direito da criança enquanto sujeito ativo, histórico e de direitos, assim também destacar a articulação da autonomia na perspectiva da Pedagogia Participativa, considerando a organização dos espaços, tempos e materiais. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica, recorrendo a autores como Piaget, Vygotsky, Freire, Montessori, Fochi e Oliveira-Formosinho, além de artigos científicos, teses e dissertações. Diante disso, o estudo reconhece as possibilidades da pedagogia participativa na construção de ambientes educativos mais humanizados, democráticos e significativos, respeitando os ritmos, tempos e interesses próprios da infância. Compreende-se, portanto, que a autonomia na infância não representa um ponto de chegada, mas um processo contínuo de construção, que requer intencionalidade pedagógica, sensibilidade do educador e uma organização cuidadosa dos espaços, tempos e materiais didáticos.TCC A brincadeira e suas implicações no desenvolvimento infantil: recorte da experiência do Programa Trilhas Potiguares/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lima, Flaviana Santos de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane BezerraContribuir sobre o tema “brincadeira, o lúdico na educação infantil” é extrair opções de auxiliar melhor o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, além de somar na melhora da prática do professor. Partindo deste princípio o trabalho teve como objetivo explicitar do ponto de vista teórico, didático- pedagógico e metodológico o papel que a brincadeira deve e pode ocupar na relação de ensino – aprendizagem, tomando-se como referência o Programa Trilhas Potiguares da UFRN. Neste programa foram realizadas palestras com os professores da educação infantil das escolas da prefeitura do município de Martins/RN. Tem como fundamento os seguintes referenciais teóricos: Kishimoto (1994), Vygotsky (1998), Piaget (1975), RCNEI (BRASIL 1998), dentre outros. O brincar está presente na identidade de toda infância, e não deve ser vista apenas como um passatempo, principalmente pelos próprios professores. Os mesmos devem contribuir de forma que o momento lúdico seja também espaço de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento integral das crianças. Pois a brincadeira, o ato de brincar é de suma importância para o desenvolver do indivíduo, seja cognitivamente, afetivamente, a criança no brincar apropria-se do mundo que a cerca. O brincar é direito da criança, assim como vários outros direitos já conquistados, e precisa ser visto como tal. Por tanto nada melhor que o professor, que tem a tarefa de educar, construir aquele ser em formação, se aproprie do brincar como identidade da infância e forma integral do desenvolvimento da criança. Portanto o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca do papel que a brincadeira deve ocupar na educação, contribuindo no desenvolvimento infantil e nas práticas pedagógicas dos professores da educação infantilTCC A capoeira como ferramenta metodológica na educação infantil: um relato de práticas educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-07) Diniz Júnior., Marcos Luiz Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroO presente trabalho apresenta um relato reflexivo a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado para a Formação de Professores na Educação Infantil, ocorrido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município do Natal/RN. A turma na qual foi realizado era de nível II, com crianças de faixa etária entre 3 e 4 anos. A proposta do estágio era aplicar um projeto intitulado “Capoeira na Educação Infantil: consciência corporal e musical a partir do movimento” utilizando a capoeira como ferramenta metodológica tendo como objetivo o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como sua expressividade corporal. Tendo como base os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), e trazendo uma perspectiva sociointeracionista de Vygotsky para o contexto. Para o desenvolvimento da prática, foi utilizado, com algumas adaptações, o método Brincadeira de Angola, desenvolvido por Omri Breda (2015), que ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. No decorrer da produção, são trazidas diversas reflexões sobre as situações em aula, considerando o desenvolvimento da consciência corporal na criança e suas reflexões para a posterioridade. É possível concluir no estudo, diante da prática, a concretização da importância desse desenvolvimento.TCC A construção da gestão democrática sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Lima, Daniely Sandra de; Guedes, Gilmar Barbosa; Guedes, Gilmar Barbosa; Silva, Rute Regis de Oliveira da; Carneiro, Marcos TorresO presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de construção da gestão escolar democrática no Brasil. Considerando o cenário das políticas educacionais brasileiras, a gestão democrática vem norteando a organização do trabalho nas instituições escolares e não-escolares. O trabalho em tela discute a conjuntura política, econômica e social, fazendo uma relação com o surgimento das concepções de gestão – neoliberal e democrático-participativa. Analisa os paradigmas de participação e autonomia no contexto da reforma do Estado na década de 1990. Apresenta a legislação educacional direcionada a implantação da gestão democrática nas escolas pública brasileiras, notadamente, a Lei 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/96), estamento legal criado sob os auspícios da Constituição Federal de 1988. Analisa quais são os desafios enfrentados pelo processo de implementação da diretriz de gestão democrática da escola pública. Defende a formação de sujeitos reflexivos na conjuntura da sociedade capitalista e globalizada. Adota a dimensão pedagógica da gestão escolar democrática, em especial, a construção e os delineamentos assumidos pela consecução do projeto político pedagógico (PPP) e sua interferência nos níveis de participação e da autonomia dos atores escolares. Metodologicamente faz uso de levantamentos (documental e bibliográfico) e de um relato de experiência que trata da atuação em um estabelecimento de ensino público estadual na Escola Estadual Cônego Monte, no município de natal, realizando o acompanhamento do trabalho da equipe gestora. Concluindo, apresentando como pode se desenvolver a práxis da gestão escolar em uma instituição na qual o PPP, trabalho já desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado III, prevendo assim que a instituição faça uso da participação democrática e da autonomia nas deliberações do trabalho administrativo-pedagógico cotidiano. Diante dessa experiência vivenciada concluo que o processo de democratização da escola pública é contínuo e infindável, pautado na construção e na desconstrução de saberes, de conceitos e de práticas.TCC A contribuição da literatura em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-23) Souza, Elisabeth Oliveira Lima de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Santos, Deuza; Faria, Kívia Pereira de MedeirosCom a perspectiva de intensificar o diálogo entre as áreas de ensino no intuito de aproximá-las é que esta monografia vem abordar sobre o trabalho com a literatura em sala de aula sob um ponto de vista interdisciplinar. A escolha desse tema é decorrente de observação durante o período de estágio em uma escola municipal realizado durante o curso de Pedagogia que, evidenciou a fragmentação que ocorre no sistema educacional, o que torna um fato preocupante. O caminho percorrido para a construção deste trabalho foi realizado por meio de um estudo bibliográfico no qual se procurou estabelecer o diálogo com autores que abordam essa temática. Em cada etapa de construção os autores Soares (2011), Zilberman (2003), Resende (2013), Lück (2013), Morin (2014), Magnani (2001) foram proporcionando forma a este trabalho juntamente com outros autores que serão mencionados no decorrer do percurso. Foram destacados inicialmente a forma como a literatura figura na rotina escolar. Em seguida tratamos o que seria a abordagem interdisciplinar e os aspectos valorativos da literatura. Finalizamos com orientações didáticas e metodológicas para a realização do trabalho interdisciplinar com a literatura para a alfabetização. Pela pesquisa ampliou-se a compreensão de como é essencial o diálogo entre o processo interdisciplinar e a literatura.TCC A contribuição dos contos de fadas para a formação do educador professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Santos Junior, Edvaldo de Oliveira; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Dantas, Soraneide Soares; Lula, LíviaEsta pesquisa, inscrita no gênero monografia, constitui uma investigação bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa cujo objetivo é identificar como os contos de fadas clássicos podem contribuir para a formação do educador professor, emergindo como mediadores na formulação e reelaboração de sua prática pedagógica. O processo de produção deste documento constou de leituras interpretativas e análise de livros de contos de fadas, crítica literária, História Cultural francesa, Folclore russo e trabalhos acadêmicos. Procedeu-se a análise dos contos de fadas Cinderela e Pele de Asno buscando-se captar, no domínio da linguagem estética, através das narrativas das relações entre personagens e suas funções, aspectos do processo educativo e ensino-aprendizagem.TCC A Copa do Conhecimento: uma experiência no PIBID/Pedagogia - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-28) Araújo, Allysonn Maxwell Simões De; Andrade, João; Andrade, João Maria Valença de; Dandas, Soraneide Soares; Thomé, Renata Viana de BarrosEste trabalho se propõe a apresentar uma reflexão sobre as práticas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID PEDAGOGIA DA CAPES/UFRN), na Escola Estadual Professor Luis Antônio, turma do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Tem por objetivo refletir, registrar e conjecturar sobre as ações pedagógicas no período de 07/ 03/2014 a 28/04/2014 propondo-se a discutir e relatar a práxis docente através das intervenções realizadas. Nestas, abordamos temas relacionados à Geografia (cartografia e localização espacial geográfica) e História (Estudo da Localidade) correlacionando-os a Copa do Mundo de Futebol FIFA no Brasil e algumas Cidades-Sedes deste evento (Manaus, Natal, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre). Para isso, Elaboramos situações de aprendizagem sobre a localização cartográfica com o uso dos mapas da plataforma Google, buscando ampliar as possibilidades das crianças conhecerem melhor a localização geográfica do Brasil, suas regiões, suas capitais, estados e cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA através da música, das atividades de leitura, apresentações em grupo, produções textuais e exercícios reflexivos de forma a desenvolverem suas habilidades com estes conteúdos. Utilizado uma fundamentação teórica baseada em Campelo (2011), Freire (1995), Gauthier (1998), Libâneo (2001) PCN’s (1997), Vasconselos (1995),Vagula at. al. (2009), Vigotsky (1992), Zabala (1998), entre outros. Deste modo, durante o período em que desenvolvemos nossas atividades no PIBID entendemos o quão importante elas são na formação dos alunos e professores da escola, e, principalmente, na formação dos alunos bolsistas do PIBID Pedagogia-UFRN. .TCC A criança e as tecnologias da informação e comunicação na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015- 12 -14) Damasio, Thyfany Thaynary de Souza; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Weck, João Tadeu; Momo, MariangelaO presente trabalho pretende discorrer acerca da importância da incorporação das TIC na educação formal das crianças. Utilizou-se como aporte teórico os estudos de Arroyo (1994); Campos (2008); Franco (2006); Kenski (2007); Kramer (2011); Tonidandel, Maissiat, Camargo (2006), entre outros. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. As TIC têm se apresentado na pós-contemporaneidade como ferramentas que possuem múltiplas formas de utilização e por meio das quais os indivíduos têm acesso a grande parte das informações que recebem diariamente. Essas fontes inesgotáveis de informação e entretenimento passaram a fazer parte em definitivo do cotidiano das crianças que já nasceram imersas nesse contexto de expansão tecnológica. Os “nativos digitais”, como são chamadas, fazem usos das TIC sem grandes dificuldades; por estarem familiarizados com essa realidade, eles encontram nas tecnologias meios propícios para o desenvolvimento de novas habilidades. A escola, como instituição intrínseca à sociedade, não deveria deixar de reconhecer e incorporar as TIC nas suas práticas pedagógicas. Trabalhar partindo das realidades desses “nativos digitais” é uma demanda urgente, a escola e os educadores que a integram precisam adaptar-se a este “novo” paradigma para assegurar uma formação integral e que acompanhe as mudanças ocorridas na sociedade. Propor situações de aprendizagens significativas, por meio das tecnologias da informação e comunicação é imprescindível para que o educando possa construir conhecimentos que irão permitir o seu desenvolvimento integral e a sua preparação para o atendimento das exigências do meio social.TCC A cultura tiktoker que conforma identidades infantis escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-15) Santos, Maria Clara de Medeiros Queiroz; Momo, Mariangela; https://orcid.org/0000-0001-9014-657X; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; https://orcid.org/0009-0005-8863-5696; https://lattes.cnpq.br/7384451437655642; Ignácio, Patrícia; https://orcid.org/0000-0003-2145-2957; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Silva, Silvana Medeiros da; https://orcid.org/0000-0002-6343-4346; http://lattes.cnpq.br/9991311558393794; Felipe, Marcos Aurélio; https://orcid.org/0000-0002-5529-0100; http://lattes.cnpq.br/3225644273484860Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como a rede social TikTok participa da constituição das identidades infantis escolares pós-modernas na contemporaneidade. A abordagem teórica acionada foi do campo dos Estudos Culturais em Educação tendo como principais conceitos: como Steinberg e Kincheloe (2001) com as pedagogias culturais, Momo (2014, 2021, 2025) com o conceito das infâncias pós-modernas escolares; Sibilia (2012) e a relação escola-tecnologia; Hall (2006) com a identidade cultural pós-moderna; Murray (2022) trazendo a aproximação dos Estudos Culturais com as práticas digitalizadas; Costa, Silveira, Sommer (2003) sobre Estudos Culturais e pedagogia; Também trouxe estudos sobre Santaella (2025) com o conceito de cultura das mídias; Silva (2023, 2025) que analisa a infância escolar atravessada pelas telas; Silveira (2021) que interpreta o TikTok como ferramenta de marketing e propaganda; Felix e Santirso (2021, 2020, 2022) que contribuem diretamente para a compreensão do TikTok como fenômeno cultural contemporâneo; dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando inspirações dos conceitos da pesquisa netnografica para observar comunidades virtuais formadas por crianças que usam o TikTok e pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil localizada em Natal/RN, no segundo semestre de 2022. Foram analisadas as falas das crianças, suas interações com o aplicativo e a forma como os conteúdos midiáticos circulam e são ressignificados no contexto escolar. Nas análises, considerou-se as interações entre as crianças e o TikTok, para compreender os modos como essa rede social atua como uma pedagogia cultural, configurando o que neste trabalho se denomina “cultura TikToker”. Os resultados apontaram para três principais aspectos: (1) as crianças constroem identidades híbridas, em uma sobreposição de culturas, entre o “ser crianças escolares” e o “ser TikToker”; (2) o consumo midiático constitui parte das identidades infantis e é trazido para o espaço escolar, por meio de danças, músicas e objetos; e (3) o TikTok opera como uma pedagogia cultural que ensina modos de ser e estar no mundo, moldando práticas, discursos e subjetividades infantis com a contribuição das próprias crianças. A análise revelou que os discursos veiculados no TikTok se infiltram no cotidiano escolar, interferindo nos modos de agir, comunicar e aprender das crianças, constituindo uma cultura TikToker que opera nas linguagens das crianças. Conclui- se que a plataforma digital influencia significativamente as formas de constituição das identidades infantis escolares, evidenciando a urgência de pensar os atravessamentos midiáticos na escola do tempo presente. A cultura TikToker emerge como um campo de disputas simbólicas e de significados que extrapola o ambiente virtual, atravessa o espaço escolar e exige novas compreensões pedagógicas e culturais no campo da educação.TCC A dança como linguagem ativa para o desenvolvimento da criança na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Ferreira, Maria Eduarda dos Santos; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Thome, Renata Viana de Barros; Silva, Silvana de Medeiros daEste trabalho tem como objetivo compreender o papel da dança no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, com ênfase nos aspectos motor, cognitivo e socioemocional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise documental e revisão bibliográfica, utilizando produções acadêmicas das áreas de Pedagogia e Licenciatura em Dança. Foram utilizados autores como Wagner (2023), Albuquerque (2024), Araújo (2025) e Drago e Rossi (2022). Os resultados apontam que a dança é uma linguagem, que contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, da criatividade, da socialização e da expressão emocional infantil. No entanto, sua implementação nas práticas pedagógicas ainda enfrenta desafios como a falta de formação dos professores, escassez de recursos e resistência institucional. Além disso, muitos educadores ainda desconhecem a real importância da dança no processo educativo e a enxergam apenas como uma prática técnica e coreografada, desconsiderando seu potencial expressivo e formativo, possuindo uma visão limitada em torno desta arte. Conclui-se que a valorização da dança como linguagem expressiva e recurso educacional é essencial para a promoção de um ambiente escolar mais lúdico, inclusivo e estimulante ao desenvolvimento pleno das crianças.TCC A dança como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Oliveira, Júlio César do Nascimento de; Ramalho, Betania Leite; Pessoa, Karine Symonir de Brito; Santos, Artemisa de Andrade eEste estudo aborda a importância da dança como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O interesse pelo tema se deu a partir de experiências vividas em uma escola da rede pública, localizada no Bairro Nova Descoberta em Natal/RN, durante a atuação no Estágio não-obrigatório e como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Pedagogia). Na ocasião pude observar o desinteresse dos/as alunos/as nas aulas regulares, percebendo, no entanto, que eles manifestavam maior envolvimento nas atividades que envolvia a dança. Com isso, surgiram as seguintes questões dessa pesquisa: como podemos fazer uso da dança como recurso didático-pedagógico nas aulas, visto que o interesse pela linguagem artística é considerável? De que forma podemos incluir a linguagem artística (dança) em determinados conteúdos que fazem parte do currículo escolar? A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade de questionarmos a ausência de atividades mais dinâmicas e inovadoras que tornem mais atrativa a relação do ensino e da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do segundo ciclo (4º e 5º ano) do ensino fundamental, minimizando, assim, a reprodução de atividades curriculares saturadas e desmotivadoras. Nesse sentido, consideramos que a dança pode ser um importante instrumento para desconstruir estereótipos e promover, por meio desta, aprendizagens apoiadas em recursos diversificados que, muitas vezes, estão às margens da perspectiva curricular oficial, podendo tornar-se práticas pedagógicas emancipadoras, democráticas e motivadoras (Silva, 2011). Para tanto, optamos por um estudo exploratório e bibliográfico buscando identificar obras de referência sobre o tema como, a LDB, os PCNs e o PPP da escola. Como também, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada na aplicação de questionários para fortalecer nossa premissa: considerar a dança como um recurso didático e pedagógico a ser acionada nas atividades do processo de ensino-aprendizagem. Ademais consideramos ser a dança também um recurso estratégico para potencializar o desenvolvimento de crianças do ensino fundamental de maneira transdisciplinar, e, assim, ajudá-lo a enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos (Verderi, 2009), tornando-o um cidadão crítico e atuante, capaz de expressar-se por meio de formas variadas de linguagens.TCC A defasagem escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação básica pública: análise do abandono institucional e suas consequências para o processo educativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Mota, Sthefany Silva; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Sartori, Gabriela Dias; Pessoa, Caroline Estevam de CarvalhoEste Relato de Práticas Educativas apresenta uma análise crítica das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados obrigatórios em Gestão e Coordenação Pedagógica e no Ensino Fundamental I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados na Escola Municipal Djalma Maranhão, situada no bairro de Felipe Camarão, em Natal/RN. No primeiro estágio, acompanhei a atuação da coordenadora pedagógica da modalidade EJA, enquanto no segundo observei e participei da prática docente em uma turma de Nível I, sob a supervisão de uma professora pedagoga. O objetivo geral deste trabalho é identificar os impactos do abandono institucional e como esses contribuem para a defasagem escolar e, consequentemente, para a exclusão social dos estudantes da EJA. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) analisar as experiências vivenciadas nos estágios; (2) discutir as consequências da ausência de recursos pedagógicos, da formação continuada e do apoio governamental na degradação escolar; e (3) identificar políticas públicas que garantam o direito à educação para jovens e adultos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, com o uso de observações diretas, registros em diário de campo, análise documental e desenvolvimento de dois projetos pedagógicos: um sobre educação sexual e planejamento familiar e outro sobre sustentabilidade. O referencial teórico dialoga especialmente com Paulo Freire (1978; 2000), que propõe uma pedagogia crítica, dialógica e emancipadora, e Carlos Rodrigues Brandão (2006), que compreende a educação popular como processo político-cultural transformador. Os resultados evidenciaram que, mesmo diante do abandono institucional — expresso na ausência de políticas públicas eficazes, infraestrutura precária e invisibilidade da EJA —, a atuação gestora comprometida e as práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola, favorecem sua permanência e promovem aprendizagens significativas. Conclui-se que é urgente a efetivação de políticas públicas específicas e continuadas para a EJA, bem como a formação crítica e permanente dos educadores, a fim de assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados. Este trabalho reforça a EJA como espaço de resistência e possibilidade transformadora.TCC A dimensão infraestrutura e recursos pedagógicos do Plano de Ações Articuladas (2007-2011): assistência técnica e financeira do MEC e o regime de colaboração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Sousa, Amanda Higino Ferreira de; França, Magna; Guedes, Gilmar Barbosa; Alves, Fádyla Késsia Rocha de AraújoEste trabalho objetiva contextualizar a Dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011), com ênfase na assistência financeira do MEC, dos municípios de Acari e São José do Campestre/RN, na perspectiva do federalismo e regime de colaboração entre os entes federados. Dessa forma, foram analisadas as três áreas da referida dimensão relacionadas ao apoio técnico e/ou financeiro do MEC e os recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE municipal. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos autorais, documentos específicos do PAR, dados educacionais e recursos financeiros do FNDE municipal. Sendo assim, além de dados estatísticos sobre a educação nos dois municípios, foram analisados também dados financeiros referentes às transferências de recursos federais. Além disso, foram consideradas nessa pesquisa informações, por meio dos dadosquantitativos,fornecidas pelo comitê local da elaboração e implementação do PAR municipal de Acari e de São José do Campestre. O resultado da análise desses dados e informações demonstra que, ainda que solicitado nas subações do documento, não houve o repasse dos recursos de assistência financeira do MEC para São José do Campestre, o município mais carente. Por outro lado, o município de Acari, que apresenta um Idebalto (se comparado com o de São José do Campestre), mesmo não tendo solicitado subações requerendo o repasse da União para o ente federado,obteve recursos para subsidiar os programas, planos e projetos desenvolvidos no período vigente do PAR (2007-2011). Com base nessas análises, o estudo concluiu que há, portanto, uma fragilidade no compartilhamento das responsabilidades (regime de colaboração) entre União e Município.