CE - TCC - Pedagogia (presencial)
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TCC O bilinguismo na educação de surdos: um estudo sobre a produção de softwares educativos bilíngues no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Barreto, Gabriel Vieira; Viana, Flávia Roldan; 0000-0001-6795-0199; http://lattes.cnpq.br/4849964111530414; Viana, Flávia Roldan; Fonseca, Géssica Fabiely; Oliveira, Amanda Maria Domingos deAs discussões a respeito dos processos de aprendizagem de pessoas surdas têm evoluído cada vez mais nos espaços educacionais brasileiros. Atualmente, é estabelecido no Brasil que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua materna do indivíduo surdo, sendo a Língua Portuguesa, sua segunda língua. Pensando em um processo educativo que respeite essa condição, a abordagem do bilinguismo tem se consolidado considerando sua adequação enquanto filosofia educacional e política linguística, uma vez que propõe uma formação bilíngue (Libras-Português) e bicultural desde a primeira infância. Com a ampliação dessas discussões, espera-se que os recursos educativos que têm por objetivo auxiliar na educação de pessoas surdas estejam alinhados a uma perspectiva de educação bilíngue. Tendo em vista a necessidade de recursos desse tipo, este tem por objetivo central analisar a produção científica sobre recursos educativos digitais bilíngues para os processos de aprendizagem de estudantes surdos nos últimos 5 anos, através de uma revisão bibliográfica realizada em espaços de discussão de tecnologia e educação no Brasil. A busca foi realizada nos anais dos principais congressos de educação e tecnologia do Brasil, assim como nos repositórios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Google Scholar e do Portal de Periódicos da Capes. Os resultados obtidos apontam para um déficit na produção de recursos que estejam alinhados à abordagem do bilinguismo, nos espaços onde a pesquisa foi realizada.