CE - TCC - Pedagogia (presencial)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33128
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (presencial) por Autor "0000-0001-9014-657X"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A organização espacial na educação infantil e suas relações com a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no contexto do retorno às aulas presenciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) DANTAS, Noemi Firmino de Souza; Momo, Mariangela; 0000-0001-9014-657X; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; 0000-0003-0204-2522; http://lattes.cnpq.br/4347137577743187; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; 0000-0001-8170-7961; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Ignácio, Patrício; 0000-0003-2145-2957; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Oliveira, Manoilly Dantas de; 0000-0003-0204-2522; http://lattes.cnpq.br/3993334943219574A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a organização do espaço escolar e a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto de retorno às aulas presenciais, após período de isolamento social. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação localizado na zona norte da cidade de Natal, especificamente na turma de nível 4, com 22 alunos, com 5 e 6 anos de idade. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com a realização de estudos teóricos sobre a organização espacial nas instituições de Educação Infantil, análise dos documentos oficiais e observação participante. Como resultados do estudo, concluí que o CMEI observado limita a interação das crianças com o ambiente escolar, por motivos de protocolo de biossegurança, bem como apresenta inadequações na estrutura física e na prática docente, dessa forma, o espaço do CMEI contribui de maneira não tão relevante no que diz respeito à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, uma vez que sua relação com os ambientes escolares é cerceada.