Navegando por Autor "Ferreira, Lissa Valéria Fernandes"
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TCC A arte no turismo: estratégias de marketing de artistas plásticos natalenses no mercado de arte e seus efeitos no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Batista, Amanda de Sousa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Leão, Renata Paula Costa Trigueiro; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraAs artes plásticas configuram um dos elementos que compõem o patrimônio cultural, por meio dela é possível expressar tradições, memórias e inúmeros traços da cultura de um povo. É portanto, fundamental para o turismo, principalmente quando se fala em turismo cultural. Com base nisso, o presente estudo objetiva compreender a percepção dos artistas plásticos natalenses em relação à suas produções e a atividade turística, tanto no âmbito local/nacional quanto internacional. Para isso, buscou-se identificar a visão sobre a importância da atividade turística para suas produções, as estratégias por eles utilizadas na divulgação de suas produções, bem como a percepção sobre a atual realidade do mercado de arte em Natal. Quanto a metodologia, foi utilizada pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, e a coleta se deu por meio da aplicação de roteiro de entrevista com artistas plásticos natalenses. A análise revelou que apesar de ser crescente no Brasil e no mundo, o mercado de arte em Natal/RN se mostra como uma realidade delicada que necessita de atenção, principalmente quando relacionada com o turismo. O estudo se faz relevante diante a carência de maiores produções acadêmicas nesse sentido e a importância de estudos voltados às artes plásticas no turismo, visto que esta compõe um mercado crescente nos âmbitos nacional e internacional, segundo estudos da Plataforma Latitude.TCC A contribuição do turismo de estudo e intercâmbio como diferencial competitivo no mercado de trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Diogo Braulio Melo; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Senna Junior, OtávioA Globalização, caracterizada pelo rápido desenvolvimento tecnológico e industrial nos meios de transporte e comunicação, tem transformado as relações sociais e ampliado a difusão da informação em todo o mundo. A Crescente necessidade por profissionais capazes de se adaptarem a um novo contexto de qualificação profissional tem contribuído para expansão do Turismo de Estudos e Intercâmbio como um elemento propulsor na carreira profissional dos indivíduos. O mercado de trabalho tem buscado profissionais multiqualificados e flexíveis a mudanças radicais no ambiente de trabalho. O novo profissional deve ser maduro, qualificado, competente e criativo. Países de todo o mundo tem concebido o financiamento de bolsas de estudos e transformado o ensino superior em países estrangeiros como instrumento de investimento na qualificação profissional, acadêmico e social de seus jovens universitários. O programa de intercâmbio se enquadra nesse perfil como elemento propulsor ao desenvolvimento do trabalhador multiqualificado, uma vez que adiciona a esse profissional a competência linguística e profissional, além do conhecimento empírico e o amadurecimento profissional em um curto espaço de tempo. Este trabalho busca entender quais as motivações dos estudantes para fazerem seu programa de intercambio e como o turismo de estudos e intercambio tem contribuído na qualificação profissional. amostra de 42 estudantes que fizeram seu programa de intercambio entre os anos de 2011 e 2014 conseguimos identificar quem são esses profissionais que buscaram em uma experiência no exterior uma maior qualificação profissional. A análise dos dados mostrou que o turismo de estudos e intercâmbio é um segmento repleto de elementos que criam uma competência capaz de diferenciar no mercado de trabalho os profissionais que vivenciam esse segmento da atividade do turismo.TCC A dança do coco de roda e de zambê enquanto elemento do turismo cultural do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Chrisner Moniele Avelino da; Lima, Renata Mayara Moreira de; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO coco de roda e de zambê se constituem enquanto dança de roda, originada da região Nordeste, mas especificamente, esta última, do estado do Rio Grande do Norte. É uma dança popular que pode está inserida nos elementos culturais do segmento do turismo cultural. No entanto, percebe-se uma desvalorização desmedida da mesma por parte dos gestores e também da comunidade em geral, uma vez que esta desconhece a dança como sendo do patrimônio histórico- cultural do Rio Grande do Norte. Devido a esse fator, este trabalho objetivou analisar a utilização da dança coco de roda e de zambê enquanto elemento do Turismo Cultural do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi à abordagem descritiva- exploratória, com caráter qualitativo. O resultado da pesquisa realizada demonstra que a dança coco de roda e de zambê não possui a valorização necessária para que possa ser utilizada como um atrativo turístico, apesar da mesma ser classificada como tal.TCC A gastronomia como produto turístico: uma análise do potencial gastronômico da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Oliveira, Bianca Rafaella de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da SilvaA gastronomia faz parte da cultura de um povo, e essa representação cultural é utilizada como produto turístico em algumas localidades. Portanto, abordar a temática gastronomia como produto turístico tornou-se relevante para o estudo do turismo. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi analisar se os meios de restauração da cidade de Natal/RN são representantes da culinária nordestina sertaneja e litorânea, visando um maior entendimento da importância que a gastronomia tem para a atividade turística. Para obter esse resultado foi feita uma pesquisa em cinco estabelecimentos de restauração localizados na cidade, que são frequentados por turistas, que foram os Restaurantes: Camarões, Camarões Potiguar, Farofa D‟Água, Mangai e Tábua de Carne. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva de natureza qualitativa, e foi usado também o método de observação. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista feito com os gestores dos restaurantes, e através de um check list que foi aplicado pela autora nos cinco restaurantes citados. A pesquisa foi realizada em abril de 2013. Nos resultados obteve-se a resposta da pergunta da pesquisa, pois do ponto de vista dos gestores, dos restaurantes pesquisados, a gastronomia é importante para que a atividade turística possa ocorrer, mas ela ainda não é vista na cidade de Natal/RN como um produto turístico e sim como um produto de apoio para que a atividade turística ocorra. E quanto ao objetivo da pesquisa, ficou constatado que todos os restaurantes pesquisados são representantes da gastronomia nordestina. E conclui-se que, apesar da gastronomia ainda não está sendo considerada como motivadora de viagem para o local Natal/RN, ela é sim um produto turístico.TCC A gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Best Western Premier Majestic, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Jaciara Taís de Freitas da; Trigueiro, Renata Paula Costa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Pequeno, Edilene AdelinoA gestão da qualidade na hotelaria se mostra um dos fatores de sucesso de qualquer negócio, pois, relaciona-se á capacidade da empresa em atender aos requisitos dos clientes, dessa forma a satisfação destes, faz com que a gerencia dê uma maior importância às estratégias que façam com que o hóspede se sinta satisfeito e queira retornar ao hotel. Dessa forma, com a expansão da competitividade na indústria hoteleira teve-se que dar ênfase a qualidade dos serviços oferecidos tornando este um diferencial no mercado. A proposta dessa pesquisa foi analisar a gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no hotel best western premier majestic, natal/rn no qual foi feito um estudo de caso. Para tanto, foram feitas entrevistas com a gestora do hotel, com os funcionários que lidam diretamente com os hóspedes e com os hóspedes, fazendo um comparativo entre as respostas, onde no total foram entrevistadas 14 pessoas. Para isso, foi feito um estudo de caráter exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita de maneira descritiva e trouxe informações acerca dos benefícios que a qualidade dos serviços proporciona para a hotelaria. Ao longo da pesquisa foram analisados nas entrevistas, pontos fundamentais para que se possa manter a qualidade dos serviços a partir das estratégias implementadas no hotel, como a satisfação total dos clientes, uma gestão participativa, onde funcionários estão integrados e comprometidos em atender bem o hóspede, no qual opiniões são aceitas para o aperfeiçoamento desses serviços de forma contínua, corrigindo erros e problemas caso necessário.TCC A gestão da qualidade em eventos corporativos: uma análise dos eventos do Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Queiroz, Fernanda Gabriella Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Trigueiro, Renata Paula Costa; Feitosa, Radegundis Aranha TavaresO segmento de eventos tem estimulado o desenvolvimento socioeconômico no Brasil e no mundo, contribuído para o fomento da economia e geração de empregos. A qualidade na prestação dos serviços é essencial para a satisfação do cliente em qualquer setor, não é diferente nos eventos. O presente estudo analisou a gestão da qualidade dos eventos realizados pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seu Auditorio Onofre Lopes. Teve como objetivo avaliar o nível da qualidade dos eventos realizados pela referida unidade acadêmica através da percepção do seu público. Foram entrevistadas 194 pessoas que estavam assistindo os concertos e recitais no referido local, de abril a junho do corrente ano. Em relação à metodologia, a pesquisa foi exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com perguntas fechadas com escala de opinião. Os resultados foram alcançados através de análise descritiva das respostas dos questionários e identificaram o perfil sociodemográfico do público, os meios de divulgação eficazes para estes eventos, a demanda turística destes e seu nível de qualidade. Para enriquecer os resultados, foi feita uma matriz DAFO, com base nas respostas dos entrevistados e na observação no local, durante a aplicação dos questionários. Os resultados atingiram os objetivos esperados, revelaram o potencial dos eventos e indicaram, entre outros, a necessidade de melhoria na infraestrutura do auditório Onofre Lopes e a adoção de um instrumento de medição da qualidade permanente.TCC A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.TCC A gestão de queixas no processo de melhoria contínua: uma análise das insatisfações dos usuários dos serviços aéreos no site “reclame aqui”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Thayana Patrícia da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Batista, Saulo GomesA palavra qualidade é o segredo para as organizações terem sucesso no século XXI, sendo um o grande diferencial no mundo empresarial. Com muito concorrentes no mercado, para que uma organização se destaque, apenas um bom produto não é o suficiente para conquistar o cliente. Importante o prestadores de serviços tende a oferecer a qualidade como diferencial. O transporte aéreo é o meio de transporte mais procurado pelos turistas principalmente para percorrer longas distâncias. Devido a sua comodidade, rapidez e praticidade a demanda pelo setor aéreo tem crescido. Com isto a concorrência, vem proporcionando uma disputa nas companhias aéreas. Fazendo necessário não apenas prestarem os serviços básicos mais também serviços que vão além da expectativa do consumidor. No entanto ainda existem muitos usuários insatisfeitos com o serviço prestado, que busca ser ouvido pela empresa para que a mesma solucione problemas apresentado. Um dos meios de comunicação entre o cliente e a empresa são os sites de reclamações, ouvidorias e ações judiciais. No presente trabalho é abordado um estudo de caso sobre o site de reclamação “Reclame aqui” que tem como sua missão promover a comunicação do cliente com a empresa prestadora de serviço ou de produto, buscando soluções para que a comunicação seja o principal elo cliente empresa em casos de insatisfação do consumidor. Comparando as duas principais companhias que atuam no país para verificar como funciona a comunicação cliente e companhia na busca pela melhoria dos serviços prestados. A metodologia adotada foi descritiva exploratória e abordagem qualitativa através do método da observação e aplicativo da análise de conteúdo. A qualidade dos serviços hoje é um diferencial no mercado, e para que, as companhias aéreas continuem competitivas no mercado é necessária uma boa gestão de queixas, aprimorando os seus serviços através da melhoria contínua.TCC A importância dos eventos para as cidades interioranas: estudo de caso em Lagoa Salgada/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Nascimento, Elizane do; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesEste trabalho tem por finalidade pesquisar e analisar de que forma o carnaval contribui para a divulgação da cidade de Lagoa Salgada/ RN e quais são os benefícios que o mesmo traz para o município. Por isso foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas para construir um referencial sobre o turismo de eventos, além de uma pesquisa em campo sobre o evento “carnaval”, através de pesquisa qualitativa com o auxilio de questionários. Foram aplicados 25 questionários divididos entre organizadores do evento, empresários locais, e com pessoas da comunidade. Os resultados obtidos permitem observar que o evento de fato é um divulgador para o município, gera renda, é visto ainda como um elemento importante para a diversão (lazer) aquece o comércio local, além de contribuir para o turismo da cidade, foram identificadas algumas barreiras que precisam ser solucionadas como, por exemplo, a falta de participação da comunidade no planejamento e organização do evento.TCC A marca da cidade de Natal nos critérios do “The Saffron European City Brand Barometer”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia SousaAs cidades buscam ferramentas para traduzir a sua identidade local, a autenticidade de seus atributos e consolidar a sua marca, afirmando também o seu potencial turístico. Neste sentido, como etapa do gerenciamento da marca de um lugar, o diagnóstico sobre como esta marca é percebida se faz necessário. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que gestores e empreendedores do trade turístico da cidade de Natal/RN possuem da Marca Natal, a partir dos critérios estabelecidos pelo “The Saffron European City Brand Barometer” – estudo que analisou a marca de 72 cidades europeias e identificou dez pontos principais no qual uma cidade deve manter foco para manter sua marca competitiva. Para tanto, foram avaliados os ativos que compõe a percepção da Marca Natal, a relação de identidade e posicionamento desta marca, e como ela é percebida na perspectiva turística. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é caracterizada como descritivo-exploratória no qual foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes do trade turístico na cidade. Através de análise de conteúdo, os resultados da pesquisa mostraram a inegável relação que a marca da cidade possui com os seus ativos naturais – praias, dunas, mar, vegetação, brisa – e que eles sobressaem aspectos de comodidades (acesso, conforto, custo e ambiente para negócios) e os ativos culturais, embora seja a hospitalidade um de seus diferenciais. É perceptível a relação de identidade que os entrevistados possuem com os aspectos ligados à qualidade de vida existente na cidade e que também está presente nos elementos de sua marca. No turismo, percebe-se que os ativos utilizados e associados à marca da cidade estão ligados, também, aos elementos naturais, à hospitalidade, e à infraestrutura hoteleira que se encontra entre a sua zona costeira e a zona urbana. Conclui-se, portanto, que a marca da cidade de Natal possui elementos relevantes, com referências positivas, associadas às noções de sentimentos como felicidade, desejo e bem-estar e que, para além da demanda do turismo, se faz necessária a gestão integrada da marca da cidade de forma a atender as necessidades da localidade, fomentar e manter a capacidade que a cidade tem de se reinventar e de se comunicar com os seus públicos de interesse, principalmente seus moradores.TCC A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Cadete, Augusto Cesar Fontes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia SousaO objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento e sua visibilidade no mundo esportivo e global, posteriormente fazer-se a sua ligação com o destino turístico da cidade de Barcelona-ESP, e seu envolvimento como produto do setor. O trabalho desenvolvido é de caráter descritiva-exploratório, foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados. Possui natureza quantitativa, pois a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 110 questionários com perguntas fechadas, da qual houve a aplicação dos questionários e sua instrumentalização através do software SPSS de analise descritiva e analise de conteúdo. Tais perguntas possuíam o intuito de verificar se o Barcelona Futebol Clube influencia a atividade turística da cidade de Barcelona-ESP, como também investigar como o Barcelona se posiciona na UEFA Champions League (2009-2014) e diagnosticar a qualidade e o valor da marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes. A pesquisa apresentou que existe uma influencia da marca com a atividade turística da cidade, principalmente quando relacionada a eventos esportivos, e que a competição UEFA Champions League é um diferencial para a sua visibilidade, impactando na sua qualidade. Portanto, pode-se sintetizar que as características singulares da marca provem um crescimento constante, suas ações de marketing institucional, social e cultural, ultrapassam as esferas esportivas, impulsionando inclusive o produto turístico de seu local de origem.TCC A percepção do trade turístico sobre as atribuições dos bacharéis em turismo em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Bondade, Cleiane Clementino; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos HumbertoO sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. O bacharel em turismo é o profissional formado com ensino superior para atuar na área, de forma que sua colaboração deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é o desconhecimento ou equívoco sobre as atribuições desse profissional. Nesse contexto, é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado para enfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.TCC A promoção turística nas mídias sociais: um estudo sobre o uso do Twitter e o Youtube pelo Ministério do Turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Guedes, Paulo Ricardo Marques; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Chagas, Márcio Marreiro dasO avanço das Tecnologias da Inovação tem modificado toda a sociedade, sobretudo no que diz respeito ao acesso às informações. Nesse sentido, as ações de divulgação das empresas e do próprio governo tem se modificado, se ajustando ao novo paradigma vigente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelo MTUR para promoção turística. Observou-se que uma das principais maneiras utilizadas pelo Ministério para promover a atividade turística através da internet é por meio das comunidades virtuais disponíveis, por onde são realizadas ações de promoção e divulgação de informações da atividade turística. Fez-se uso de um referencial teórico baseado na ideia da importância do uso da Internet e de suas ferramentas nas ações de divulgação e promoção da atividade em nível global. Através de uma metodologia baseada na elaboração de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, método de investigação empírica de análise textual utilizada tanto em investigação histórica como em trabalhos com bibliometria, analisou-se a atuação do MTUR em duas redes sociais, Twitter e YouTube e os resultados obtidos demonstram que cada vez mais o uso dessas ferramentas tem sido a principal forma de divulgação e promoção do setor turístico por parte do Governo Federal.TCC A violência registrada contra turistas: estudo de caso na delegacia especializada de assistência ao turista em Natal/RN (2003-2013)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Socas, Karoline Gibson Lopes; Lima, Renata Mayara Moreira de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Silva, Michel Jairo Vieira daO respectivo trabalho retrata a temática da violência contra os turistas na cidade de Natal/RN, para isso realizou um levantamento de dados no recorte temporal de dez anos (2003-2013) na Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (DEATUR). O objetivo principal da pesquisa foi Analisar o cenário da violência registrada contra turistas na Delegacia Especializada de Assistência ao Turista em Natal/RN no período 2003-2013. Sendo seguido dos seguintes objetivos específicos: Conhecer as responsabilidades da DEATUR em Natal/RN; Coletar e verificar quais os tipos de violências registradas contra turistas na Delegacia Especializada de Assistência ao Turista em Natal/RN, através dos Boletins de Ocorrência (BO´s) da mesma, no período 2003-2013; Analisar o aumento e/ou diminuição da violência registrada contra turistas na Delegacia Especializada de Assistência ao Turista em Natal/RN. Foi escolhida essa temática pelo aumento da violência na cidade e visto que esse é um assunto polêmico e que quase não possui trabalhos nessa área. A metodologia do trabalho foi baseada em uma pesquisa descritiva – exploratória, com uma abordagem qualiquantitativa, sendo esses procedimentos metodológicos importantes para desenvolver o respectivo trabalho. A análise dos dados forneceu diversas conclusões, como a verificação da diminuição da violência praticada contra os turistas no recorte dos dez anos pesquisados e os tipos a elas associadas, que estão inseridas dentro das categorias e variáveis analisadas. Evidenciando que as principais violências praticadas contra os turistas em Natal/RN estão vinculadas às categorias Crimes contra o patrimônio, seguido de Crimes contra a pessoa e Crimes contra os costumes, constatando-se essa ordem de significância.TCC Amenities como estratégia de marketing e satisfação de clientes: análise dos produtos de higiene pessoal em hotéis (via costeira - Natal/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Míriam Rayane; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Gonçalves, Islaine Cristiane Oliveira GonçalvesOs meios de hospedagem convivem em um ambiente de alta competitividade. Por isso, devem estar atentos de que é preciso oferecer qualidade contínua em todos os seus processos, buscando estratégias e diferenciais para se destacarem em meio à grande concorrência. Além disso, tem-se constatado que as empresas hoteleiras estão cada vez mais buscando recursos para fidelizar cada um de seus hóspedes. A busca por excelência nos serviços e a qualidade dos produtos oferecidos têm sempre como foco a satisfação e fidelização do cliente. Os amenities, produtos de higiene pessoal disponibilizado aos hóspedes pelos estabelecimentos de hospedagens, se tornaram produtos de alto valor agregado para mimar, encantar e fidelizar os hóspedes, além de dar maior visibilidade para os estabelecimentos de hospedagem. Sabendo disso, este estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa consiste numa análise da qualidade dos amenities disponibilizados aos hóspedes pelos hotéis da Via Costeira-Natal/RN. Foi utilizada para a coleta de dados a técnica de “teste cego”, na qual especialistas de marketing tinham os olhos vendados e desta forma tiveram que analisar, utilizando o tato e o olfato, o formato e a fragrância dos produtos. Em seguida, foi realizado o grupo focal, onde foi utilizado para o levantamento dos dados um guia com perguntas abertas. A técnica de análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados foram adquiridos através da percepção de 21 especialistas de marketing, apurando o entendimento que eles possuem dos conceitos que foram investigados. Conclui-se que os hotéis da Via Costeira-Natal/RN, ainda não perceberam o quanto é fundamental investir na qualidade dos amenities como atrativos e que o conceito de marketing estratégico não vem sendo priorizado como ferramenta de auxílio.Dissertação Amor e respeito à marca: um estudo em destino turístico brasileiro à luz da Teoria Lovemarks(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Barbosa, José William de Queiroz; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/5265845005892287; Crescitelli, Edson; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Marques Júnior, SérgioO objetivo do presente estudo é investigar a aplicação da Teoria Lovemarks no contexto do destino turístico Natal-RN, Brasil. A mencionada base teórica afirma que as marcas devem provocar amor e respeito por parte de seus clientes para serem consideradas marcas de afeto. Com vistas a verificar essa questão no destino Natal-RN, o estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: mistério, sensualidade e intimidade (amor à marca); e confiança, reputação e performance (respeito à marca). Os dados foram coletados por meio de uma survey online criada na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas de pessoas que já visitaram o destino Natal-RN ao menos uma vez. Os participantes expressaram seu grau de concordância com cada um dos 38 itens do questionário utilizando uma escala métrica de 5 pontos baseada no modelo Likert. As análises descritiva e fatorial do material obtido foram feitas com auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 22. Já para examinar as seis hipóteses que sustentam o modelo teórico do estudo, foi utilizado o software SmartPLS 3, executando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Em termos do construto 'amor à marca', constatou-se que ele apresenta uma relação mais significativa com a dimensão 'intimidade' (coeficiente estrutural = 0,558). Isso permite inferir que, para os turistas do destino Natal-RN, os elementos presentes nessa dimensão são mais importantes para formação do amor à marca do local, como compromisso, empatia e paixão. Além disso, verificou-se que as três variáveis latentes (mistério, sensualidade e intimidade) explicam 79% do amor à marca no contexto de destino turístico. No que tange o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). Dessa forma, aspectos como a segurança do turista ao visitar o destino Natal-RN, que faz parte de tal dimensão, influenciam mais fortemente a percepção de respeito à marca do lugar. As variáveis latentes confiança, reputação e performance explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos, favorecendo a consolidação da Teoria Lovemarks nesse contexto. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que fortaleçam conexões emocionais com o viajante.TCC Análise dos impactos causados pela desintermediação nas agências de viagens no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Elizabete Varela da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Batista, Saulo GomesO presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos causados pela desintermediação nas Agências de viagens. Como provedoras do produto turístico as agências tem papel importante, mas no mundo globalizado em que a competitividade se faz presente, diversas transformações vêm atingindo o setor de turismo, entre elas se encontra a propagação da tecnologia da informação. Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças e preocupações no que concerne o fator humano e a qualidade dos serviços prestados pelas agências de viagens. Assim, tal estudo teve como objetivos específicos: diagnosticar como as agências mensuram a qualidade da prestação dos seus serviços oferecidos; descrever o perfil organizacional das agências de viagens; identificar de que forma o fenômeno da desintermediação afeta o sistema de produção e distribuição dos serviços das agências; verificar com os gestores avaliam o comprometimento dos funcionários para com as empresas e, sugerir o programa 9Ss como ferramenta para adquirir a melhoria contínua na prestação de serviços nas agências. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se de fontes primárias e secundárias. Teve como universo as agências cadastradas na ABAV, com mais de três anos de mercado, possuindo uma amostra de onze agências. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, através de um formulário respondido via online na ferramenta Google Drive-Docs., e sua análise foi feita através da análise de conteúdo. Como resultados, foi possível identificar o perfil das agências de viagens, como tais empresas definem o fenômeno da desintermediação e como tal fenômeno atinge os sistemas de produção e distribuição dos produtos e serviços destas empresas. Ainda foi possível observar como os gestores das agências avaliam o comprometimento dos seus funcionários, bem como tais gestores mensuram a gestão da qualidade dos serviços prestados por suas empresas. Realizou-se a análise SWOT, da qual foi possível identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças de tais empresas. Sugeriu-se, além de outras melhorias, uma melhor utilização das mídias sociais para promover a empresa e vender seus serviços e produtos, bem como atingir um número maior de pessoas, potenciais clientes e consumidores ativos. A implementação de programas de endomarketing para motivar e engajar ainda mais os funcionários também foi recomendada. Sugeriu-se ainda a utilização do Programa 9Ss como ferramenta para adquirir melhoria contínua na prestação de serviços nas agências de viagens, além de ser um diferencial competitivo.TCC Análise dos recursos culturais do município de Santo Antônio – RN para o desenvolvimento do turismo local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Oliveira, Hemilly Karoline Paiva de; Silva, Leilianne Michelle Trindade da; Silva, Leilianne Michelle Trindade da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos HumbertoO sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. Os bacharéis em turismo são os profissionais com maior grau de instrução para atuarem na atividade, de forma que sua atuação deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é a falta de importância dada a este profissional. Portanto é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado paraenfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.TCC Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista The Economist Inteligence Unit Limited(Turismo, 2012) Ferreira, Juliana Rodrigues; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Aplicação do método QFD como ferramenta de auxílio na busca pela excelência na prestação de serviços: Estudo de caso em um restaurante(2012) Soares, Felipe de Araujo Lima de Souza; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes