Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 32
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia
    (2018-11-23) Costa, Brunna Crislayne Câmara da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Albino, Giovana Gomes
    Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Abordando o sono no ensino médio: proposta de unidade didática contextualizada com o tema saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-30) Nascimento, Gerlania Carolina Melo; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Andrade, Miriam Mendonça Morato; ; http://lattes.cnpq.br/3216128766599047
    Os ritmos biológicos fazem parte da vida dos seres vivos desde os mais simples até o mais complexos. No homem, um dos ritmos biológicos mais importantes é o ciclo sono-vigília (CSV), que representa um comportamento indispensável para a saúde uma vez que a privação do sono pode levar a déficits de atenção e de memória, alterações de humor e sonolência diurna que podem prejudicar o desempenho escolar. Apesar disso, o CSV é um assunto pouco discutido no âmbito escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi divulgar os conteúdos sobre o ciclo sono-vigília, de forma contextualizada com o tema saúde, para estimular hábitos de sono saudáveis. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual com 33 estudantes do 3º ano do ensino médio e está dividida em quatro etapas: 1ª) Estudo do conteúdo e análise do livro didático adotado pela escola para subsidiar as atividades contempladas na unidade didática (UD) e além da aproximação com a professora de biologia da turma para avaliar a viabilidade de horários para o desenvolvimento da UD; 2ª) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio de questionário, para nortear a elaboração da UD; 3ª) Desenvolvimento e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa, e caracterização dos hábitos de sono dos estudantes, e 4ª) Avaliação da UD como uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos. Os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do CSV são escassos e este assunto não está contemplado nos livros do ensino médio adotado pela escola. Foram observadas concepções alternativas, principalmente quanto às diferenças individuais de sono, que podem contribuir para a ocorrência de hábitos inadequados de sono, como relatado pelos adolescentes deste estudo. As atividades desenvolvidas durante a UD foram bem recebidas pelos alunos que se mostraram participativos, motivados e avaliaram positivamente os procedimentos utilizados pelo pesquisador. Após a UD o conceito sobre ritmo biológico foi ampliado e os estudantes passaram a identificar que o CSV muda ao longo da vida devido a fatores biológicos e sócio-culturais. Assim, a UD elaborada neste estudo representa uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos contextualizados ao tema saúde, no ensino médio.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Atenção sustentada na sala de aula: modulação da personalidade, emoção e cronotipo
    (2019-08-09) Avila, Ubaldo Enrique Rodriguez de; Araújo, John Fontenele; Miguel, Mário André Leocádio; ; ; ; Azevedo, Carolina Virginia Macedo de; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Santana, Kathiane dos Santos; ; Leite, Raphael Bender Chagas;
    No presente estudo, foi disenhado e validado um Sistema de Detecção de Atenção Sustentada a partir da Variabilidade da Frequência Cardíaca –FCV (ADS-VHR1), a fim de analisar a variação temporal dos pulsos cardíacos dos domínios de tempo, frequência e entropia, em um tempo de 60 minutos de aula com metodologia convencional, e verificou-se se a Atenção Sustentada pode ser modulada por Personalidade, Emoção e o Cronótipo em estudantes universitários. Doze sistemas ADS-VHR1 foram validados usando segmentos longos com registros de pulso cardíaco, pareados com um sistema padrão, em uma amostra aleatória simples, com três voluntários do sexo masculino. Posteriormente, em uma amostra de 30 alunos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia, com uma idade média de 25±6.951, os Pulsos Cardíacos foram registrados em um tempo de 60 minutos para 4 sessões de classe. Posteriormente, utilizando um procedimento não paramétrico, verificou-se como a estrutura psicológica dos alunos modula a Atenção Sustentada na Sala de Aula. Na análise exploratória para a validação do ADS-VHR1, foi encontrado um coeficiente de correlação cruzada de r=0,569 até r=0,996; uma correlação cruzada intraclasse de CCI=0,605 até CCI=0,998 e um Alpha de Cronbach de α=0,61 até α=0,99. A correspondência entre os sistemas pareados é confirmada por uma análise de variância. Por outro lado, foi observada diferença significativa na VFC na série temporal na janela de observação de 60 minutos em todos os parâmetros (no domínio do Tempo, da Frequência e medidas Não-linear), com uma redução sistemática na Frequência Cardíaca dos primeiros 15 minutos até o final das aulas. Ao mesmo tempo, não houve diferença significativa intra-grupo em nenhuma medida psicológica, associada à VFC. No entanto, para Cronotipo, no minuto 40, houve diferença significativa na banda de Alta Frequência [χ²=9,853(3), p=0,02]; foi verificada diferença significativa entre os grupos Vespertino e Matutino [H=-20,1 (DV=-2,73), p=0,038]. Foi demonstrada a validade e confiabilidade do ADS-VHR1 para o que foi projetado. Conclui-se que o tempo de Atenção Sustentada nos universitários tem uma ativação fisiológica importante nos primeiros 15 minutos da aula. Verificou-se também que o Cronotipo modula, embora de forma difusa, a Atenção Sustentada nos estudantes universitários em sala de aula. Recomenda-se continuar com os estudos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Atividades experimentais no ensino de biologia em escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, Brasil: caracterização geral e concepção de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-20) Oliveira, Kelvin Barbosa de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/1807327978034953; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Silva, Neyvan Renato Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/6325141376596136
    Recentes pesquisas têm revelado que boa parte dos professores de Biologia acredita que a utilização das atividades experimentais como instrumento didático seria a solução na melhoria do ensino-aprendizagem nessa disciplina. No entanto, existem alguns estudos que sinalizam a não eficácia dessas aulas práticas no que diz à construção do conhecimento científico. Afirmam ainda que, apesar desse entusiasmo dos docentes, elas são pouco utilizadas no Ensino Médio. Diversos trabalhos apontam como causa dessa baixa frequência dificuldades de natureza pedagógica, tais como ausência de infraestrutura razoável nos laboratórios (a falta de equipamentos, reagentes, vidrarias e insumos); o despreparo dos professores em relação ao planejamento e desenvolvimento das aulas; o grande número de alunos por turmas; insatisfação salarial por parte dos docentes, entre outras; apontam também dificuldades de natureza epistemológica, ou seja, os tipos de visão que professores trazem consigo acerca das ciências e das atividades experimentais. Nesse sentido, o nosso estudo objetivou elucidar se esse cenário perpassa em escolas de nível médio do estado do Rio Grande do Norte Brasil. No processo investigativo utilizamos um universo amostral constituído por vinte instituições de ensino, divididas em dois grupos: cinco escolas federais da rede do IFRN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo duas delas em Natal e três no interior do estado. O segundo grupo é representado por quinze escolas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do município de Natal. Os objetivos da pesquisa foram realizar a caracterização das escolas em relação aos espaços disponíveis para as atividades experimentais; identificar as dificuldades apontadas pelos professores na realização dessas atividades e conhecer a concepções dos docentes sobre atividades experimentais de Biologia. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados um questionário que contemplava questões objetivas e subjetivas, e uma entrevista semiestruturada com auxílio de um gravador de voz. A análise dos dados e a observação in loco permitiram que se constatasse que as escolas federais apresentam melhores condições físicas em relação aos espaços destinados à execução das atividades experimentais, quando comparadas às escolas estaduais. Outro ponto sinalizado é o fato de que os professores das escolas federais dispõem de maior tempo para planejar as atividades experimentais; são mais bem remunerados e suas instituições estão contempladas com uma política de capacitação que possibilita ascensão salarial. Entretanto, todas essas vantagens e benefícios não se mostram numa frequência de maior expressividade em relação ao desenvolvimento das atividades experimentais quando comparados aos professores das escolas estaduais. Tanto os professores das escolas federais como os da rede estadual de ensino apontaram como sendo as principais dificuldades para a realização de atividades experimentais questões inerentes à infraestrutura como a falta de reagentes, equipamentos e matérias de consumo. Isso nos leva a inferir que existem outros problemas que talvez possam ter permanecido implícitos na pesquisa como a falta de habilidade tanto no planejamento como no desenvolvimento das atividades experimentais. Quanto às concepções sobre as atividades experimentais, verificamos em grande parte dos pesquisados uma visão empírico-indutivista de Ciência, possivelmente herdada durante toda sua formação acadêmica e obviamente essa ótica refletiu no modo como planejam e realizam as atividades experimentais com seus alunos
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Biodiversidade no ensino de Biologia: repensando ações e sugerindo soluções
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-15) Alves, Isabela Cristina; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/0998659678460911; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sousa, Rute Alves de; Petrovich, Ana Carla Iorio
    Biodiversidade ou diversidade biológica está definido na Convenção sobre Diversidade Biológica como variabilidade de organismos vivos de todas as origens, englobando os ambientes terrestre, marinho e aquáticos e os complexos ecológicos que fazem parte. Intrinsicamente a RIO – 92 aconteceu a convenção citada anteriormente, em que tema ganhou popularidade devido às mídias e ao reconhecimento de que precisamos da biodiversidade, mas tendo em vista a ação antrópica que já causou tanto devastamento, também precisamos protegê-la e conservar o que ainda temos. Pensando nisso, propomos uma sequência didática sobre a aprendizagem do conceito de biodiversidade no Ensino Médio utilizando três momentos pedagógicos como proposta didática. A abordagem da nossa pesquisa é quanti-qualitativa, sendo o público-alvo 30 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola localizada em Natal- RN. Nossa pesquisa foi dividida em três etapas: a 1ª etapa se caracterizou pela obtenção dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a biodiversidade por meio do envio de um questionário pela plataforma Google forms; a 2ª etapa destinou-se à elaboração da nossa SD, que foi aplicada aos estudantes do 3º ano; a 3ª etapa compreendeu a reelaboração da SD.Vale salientar que, a SD foi elaborada e aplicada em um curto intervalo de tempo devido ao contexto de póspandemia da COVID-19 e finalização do ano letivo. Como resultados, percebemos que os alunos relacionam o conceito de biodiversidade à variedade, diversidade ou riqueza de seres vivos, não apresentando um entendimento de que o conceito de biodiversidade vai além do ponto de vista biológico-ecológico. Quando perguntamos sobre ações que eles julgavam serem benéficas para a biodiversidade, 100% dos estudantes sinalizaram não desmatar, conservar áreas de vegetação nativa e proteger animais ameaçados de extinção. O produto educacional desta pesquisa foi reestruturado a partir da intervenção realizada em sala de aula no intuito de melhora-lo para que outros profissionais o utilizem em suas salas de aula.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Como funcionam os óculos? - Os três momentos pedagógicos (3MP) como alternativa para o ensino de óptica no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Illany Rossellini Bezerra da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/9129363554317480; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; http://orcid.org/0000-0002-3558-0530; http://lattes.cnpq.br/9652930987953450; Praxedes, Gutemberg de Castro
    Os óculos são ferramentas de extrema importância para quem os utiliza. As lentes, presentes nos óculos, são estruturas que compõem também os microscópios, telescópios, câmeras fotográficas digitais, smartphones e, de certa forma, também os nossos olhos. Contudo, apesar de estarem bastante presentes em nossa realidade, a compreensão a respeito do funcionamento das lentes, dos problemas de visão que as fazem necessárias e até mesmo da estrutura do olho humano, ainda é desafiadora, principalmente com crianças e pré-adolescentes que estão desenvolvendo a capacidade de abstração. O estudo da visão humana e das lentes corretivas foi adotado recentemente como objeto de conhecimento para o 6º ano do ensino fundamental pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC, objeto de conhecimento este, que antes era trabalhado apenas a partir do 9º ano. Como forma de contribuir para o processo de ensinoaprendizagem de óptica no 6º ano do ensino fundamental, aproximando temas do cotidiano dos estudantes ao que é trabalhado em sala de aula, foi elaborado um produto educacional, uma sequência didática, baseada nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), aliado a práticas que buscam estimular a empatia, a criatividade e o desenvolvimento de um modelo de olho em 3D. Este produto foi aplicado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede privada de Natal/RN e as concepções anteriores e posteriores dos estudantes à pesquisa foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. A partir da primeira aplicação e análise dos resultados deste produto, algumas modificações foram feitas e um novo produto educacional foi criado levando em consideração, além dos aspectos anteriormente citados, fatores como limitação de recursos e de estrutura. Tal abordagem dialógico-problematizadora, demonstrou-se bastante interessante para trabalhar, de forma mais atrativa e concreta, os conceitos e abstrações necessários à compreensão da captação das imagens pelo olho humano, o que causa os problemas de visão e a forma como as lentes os corrigem, estimulando habilidades criativas e socioemocionais dos estudantes. A partir da sequência didática aplicada, foi possível perceber uma real melhora na percepção dos alunos com relação ao funcionamento das lentes e como elas corrigem cada um dos problemas de visão estudados, problemas estes que eram, outrora, até desconhecidos dos discentes. Além disso, percebeu-se também melhora significativa na compreensão das estruturas oculares e suas respectivas funções na captação da luz. Por fim, além de apresentar estratégias para trabalhar o ensino de Óptica, esta pesquisa abre caminhos para a discussão de como objetos de conhecimento com maior grau de complexidade são recebidos por alunos e professores do 6º ano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Conteúdos metacientíficos a partir dos diários de Charles Darwin (1809-1882)
    (2019-11-25) Galvão, Brenda Costa de Oliveira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Prestes, Maria Elice Brzezinski;
    A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico. Isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos nesse trabalho os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular: observações, relacionadas com a atividade do cientista em campo; observações informadas por teorias, evidenciando um aspecto mais centrado no sujeito e como ele articula as suas ideias com as da comunidade científica; produção coletiva da ciência, destacando o caráter coletivo da produção científica e contextualizando Darwin temporal e geograficamente; elaboração de hipóteses, relacionada ao exercício de refletir sobre suas ideias, as teorias de sua época e as observações que fazia em campo; e formação do cientista, elemento mais amplo presente em todos os diários, evidenciado pela formação que Darwin teve antes de embarcar no Beagle, fundamental para seu desempenho como naturalista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de Semelhança de Família e de Temas e Questões da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão melhor informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
    (2018-07-30) Medeiros, Edilene Ferreira de; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Locatelli, Solange Wagner;
    Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    "Diálogos sobre genética": uma análise sobre o processo argumentativo em aulas de Biologia
    (2017-12-15) Silva, Marcos Leonardo Martins; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Sessa, Patricia da Silva;
    No campo da Didática das Ciências, diferentes estudos têm sinalizado propostas que abordem atividades para além das dificuldades de aprendizagem de conceitos por parte dos estudantes. Particularmente, no que se refere ao conteúdo de genética e biotecnologia, há estudos que apresentam atividades para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas nas aulas da educação básica. Dessa maneira, partindo da argumentação como nosso objeto de estudo e buscando explorar esse contexto de pesquisa, elaboramos e aplicamos uma unidade didática denominada “DNA: Diálogo, geNética e Argumentação”, produto educacional da presente dissertação, destinada tanto a professores da educação básica quanto a alunos do ensino médio. O material foi concebido por meio de uma proposta lúdica baseada na Jornada do Herói e planejado como uma sequência de atividades que objetivam promover momentos de diálogo e argumentação em sala de aula, intermediada por modelos estruturados e orientações básicas sobre as ações relacionadas à argumentação, individual e em grupo, de modo que os alunos possam comunicar suas opiniões e se expressar de maneira adequada à linguagem científica. Utilizamos, para sua construção, o conteúdo disciplinar de genética e biotecnologia, por reconhecermos a importância de tal conteúdo tanto no contexto científico quanto social, sendo de extrema relevância para o aluno, pois constitui uma temática rica para trabalhar não somente os conceitos científicos, mas também estabelecer uma relação mais próxima com valores sociais, culturais e éticos, favorecendo a formação crítica do indivíduo. A pesquisa realizada seguiu um enfoque qualitativo considerando elementos de um estudo de caso, organizando as atividades desenvolvidas em três fases: uma fase exploratória, uma fase de delimitação do estudo e coleta de dados e uma fase para análise e discussão dos dados de acordo com sua relevância, atendendo ao recorte proposto nesta dissertação. Partindo dos resultados obtidos durante a intervenção proposta, avaliamos o processo argumentativo de alunos em práticas argumentativas e identificamos que alunos de ensino médio tendem a ter mais facilidade em elaborar e tornar mais complexos seus próprios argumentos do que criticar ou avaliar os argumentos de seus pares e que os mais altos níveis de um argumento só podem ser alcançados através de diálogos em que existam posicionamentos contrários que se sustentem com evidências válidas e suficientes. Os resultados também revelam que o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos pode ser propiciado através do ensino explícito da argumentação intermediado por atividades relacionadas ao conteúdo de genética e biotecnologia, tendo favorecido o desenvolvimento da argumentação falada e escrita dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-16) Cirne, Adriana Damasceno Pereira Pinto; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/9185871537170176; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
    As concepções alternativas são ideias dos estudantes sobre conhecimentos específicos, constituindo-se em uma causa importante que pode levar a erros conceituais, dificultando a aprendizagem significativa de conceitos científicos, especialmente aqueles com alto grau de abstração, como biologia celular e genética. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as dificuldades de aprendizagem de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de genética, em uma escola da rede pública no Estado do RN. Para identificação das concepções alternativas sobre célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade, foram utilizados desenhos e questionário, contendo questões abertas e fechadas. Realizou-se uma análise dos limites e potencialidades dos questionários e desenhos como instrumento diagnóstico de concepções alternativas. Usou-se uma abordagem qualitativa, com breve ênfase quantitativa. Foram categorizados cinco níveis de entendimento conceitual: sem compreensão (SC); compreensão parcial (CP); compreensão coerente (CC); compreensão incoerente (CI); compreensão parcial e incoerente (CP/CI). As concepções alternativas evidenciadas foram caracterizadas pela falta de entendimento em torno dos níveis de organização celular, identificação e localização das partes constituintes da célula e do material genético, e incompreensão do fenômeno da hereditariedade. As concepções alternativas apontam para origem sensorial, cultural e escolar, principalmente dos livros didáticos, evidenciadas pela expressão de obstáculos verbais e conhecimento pragmático. Observou-se maior lacuna no conhecimento sobre o material genético (cromossomo) do que sobre as células. A partir da avaliação dos limites e possibilidades dos instrumentos usados, indicou-se o uso associado de questões abertas, desenhos e entrevistas, para identificar, com mais precisão, as concepções alternativas em estudantes. Como forma de superar as dificuldades de aprendizagem de conceitos sobre genética, diagnosticadas a partir da identificação das concepções alternativas dos estudantes, foi proposta uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), visando a contribuir com o planejamento da ação pedagógica do professor que busca minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem em torno do tema. Evidencia-se que o conhecimento sobre as concepções alternativas dos estudantes se constitui um elemento essencial para orientar o planejamento e a prática pedagógica do professor, buscando evitar a permanência das concepções alternativas nos níveis subsequentes de ensino
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Diversidade epistemológica no ensino de Astronomia: um material de estudos para professores envolvendo conhecimentos Guarani sobre o céu
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-12) Fonsêca, Letícia dos Santos; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; http://lattes.cnpq.br/0784078767615527; Vieira, José Glebson; ; http://lattes.cnpq.br/0513632032515079; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545
    Apresentamos um material para estudo de professores que tem por base, e como finalidade, o fomento à valorização e ao respeito à diversidade epistemológica, dentro de sala de aula. Nosso estudo utiliza como fundamentos teóricos: elementos conceituais da abordagem humanística para o Ensino da Astronomia, em particular o respeito à diversidade epistemológica, e a valorização da vivência do céu; os movimentos nacionais e internacionais para a valorização das autoctonias, como sistematizado pela Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, proclamada pela UNESCO em 2002 e a Lei 11645/2008; estudos da Etnologia indígena, especificadamente a teoria antropológica intitulada Perspectivismo Ameríndio, fonte rica do exercício do conhecimento de novas matrizes epistemológicas; relatos etnográficos dos conhecimentos indígenas Guarani sobre o céu e, mais pontualmente, nossas próprias pesquisas de campo acerca dos conhecimentos sobre o céu dos Mendonça do RN. O material de estudos está estruturado em três módulos, Os céus e as culturas, no qual refletimos sobre a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; As culturas e os olhares, que busca um exercício de olhar para outras culturas identificando epistemologias diversas da nossa, por meio do estudo do perspectivismo, teoria antropológica sobre a visão de mundo de diversos povos ameríndios; e Céu e cultura Guarani, no qual busca-se fomentar conhecimentos, a vivência e a exploração de estratégias e materiais sobre conhecimentos tradicionais Guarani, em especial a relação terra-céu estabelecida por esses povos com a Lua e as constelações/asterismos, para serem levados às salas de aula da Educação Básica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Educação alimentar e nutricional no ensino fundamental: uma abordagem problematizadora freiriana
    (2019-07-26) Silva, Rosa de Lima; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; ; Alves, Milton Thiago Schivani; ; Silva, Thayse Azevedo da;
    Buscando enfrentar as consequências decorrentes da fome e dos maus hábitos alimentares, sobretudo no Brasil que transita entre a desnutrição e a obesidade, muitos trabalhos vêm abordando a temática Alimentação-Nutrição. De particular interesse para os educadores, são os que tratam sobre o aspecto fisiológico, nos quais se investiga a desnutrição como um fator limitante à aprendizagem, como também aqueles que enfocam a Educação Alimentar e Nutricional. Neste estudo qualitativo, buscou-se desenvolver e avaliar o potencial de uma Sequência Didática, produto educacional fruto de uma dissertação de mestrado, intitulada: “Diga-me o quê tu comes e eu te direi se saudável és” sobre Educação Alimentar e Nutricional, fundamentada em uma perspectiva educacional freiriana, desenvolvida na dinâmica dos Momentos Pedagógicos. Essencialmente, buscou-se promover a adoção de atitudes mais críticas e reflexivas em relação aos hábitos alimentares pelos estudantes. Foi aplicado um questionário de sondagem e em seguida a Sequência Didática em uma turma de 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Natal-RN. Além do questionário, um portfólio adaptado, atividades de sala e a observação direta foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os resultados foram analisados utilizando-se elementos da análise de conteúdo. Já a análise dos questionários de sondagem mostraram que os alunos apresentam uma gama de concepções equivocadas em relação à alimentação-nutrição; não identificam os nutrientes presentes em cada alimento; consomem em demasia alimentos com elevado teor calórico, de colesterol e sódio; e ainda, praticamente não consomem cereais integrais e azeite. Os resultados da intervenção evidenciaram que os estudantes resistem a participar de metodologias não tradicionais. Assim, considera-se alguns pontos positivos alcançados: o encorajamento à proposição de hipóteses e a possibilidade de reflexão no que se refere aos hábitos alimentares. Além disso, após a intervenção, um número maior de alunos passou a fazer referência ao modo de preparo, à escolha dos ingredientes e à higiene, refletindo um entendimento de que a alimentação é mais do que ingerir alimento e compreendendo que muitos fatores vão conduzir as escolhas alimentares. As concepções equivocadas diagnosticadas no pré-teste não foram totalmente abandonadas, dado seu caráter de persistência e difícil superação. Outra limitação observada foi a dificuldade relativa às operações matemáticas. Mesmo assim, a escola se mostrou como um espaço propício para implantar ações em Educação Alimentar e Nutricional, visando a emancipação do educando. A perspectiva de problematização freiriana possibilitou que os estudantes estivessem no centro do debate, oportunizando refletir sobre a realidade e questioná-la.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Educação científica e tecnológica de estudantes autistas: prática pedagógica inclusiva baseada no desenho universal para a aprendizagem, na perspectiva freiriana e ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, José Paulo Dantas; Cabral, Carla Giovana; https://orcid.org/0000-0003-4088-0471; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/3386344427012269; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605
    As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos/as desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Com essa finalidade, nesta dissertação, propusemo-nos a analisar as contribuições da aplicação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), considerando os pressupostos freirianos, o campo de estudos CTS e as diretrizes do DUA, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva junto a uma turma com três estudantes autistas no 7° ano, nas aulas de Ciências, em uma escola do município de Ceará-Mirim/RN. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos de constituição de dados,a Investigação Temática Freiriana (ITF), a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram examinados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma UDM para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, rarefação da camada de ozônio e alterações atmosféricas. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remeteu a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada em Ceará-Mirim, o que nos levou a construir uma ação que pudesse influenciar uma política pública municipal que afeta diretamente a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2023, mostrou-nos que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da educação inclusiva, promoveu uma Alfabetização Científico-Tecnológica Ampliada (ACTA) em diferentes níveis,evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as estudantes para uma participação ativa em problemáticas socioambientais locais. Além disso, a aplicação da UDM mostrou-se fundamental para a inclusão dos/as alunos/as autistas. Ao considerar suas necessidades específicas, tanto sociocomunicativas quanto cognitivas e sensoriais, a UDM proporcionou uma participação mais efetiva e significativa desses/as educandos/as. A abordagem didático-metodológica multiestratégica facilitou a compreensão dos conceitos científicos e atransposição desses conceitos para a realidade cotidiana, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inclusivo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Ensinando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Fernandes, Carmem Maria da Rocha; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
    Propomos uma sequência didática como estratégia de ensino, a qual apresenta direcionamentos no ensino do sistema nervoso para alunos do ensino médio, os quais possibilitem a compreensão do funcionamento desse sistema e as consequências ocorridas nas alterações funcionais no ciclo sono-vigília. A sequência didática está embasada na abordagem Três Momentos Pedagógicos (3MP) caracterizada por possibilitar aos alunos se apropriarem dos conteúdos, a partir da relação com os aspectos histórico-sociais e culturais do conhecimento nos quais constituem sua realidade (Delizoicov; Angotti, 1990). Os 3MP é uma abordagem metodológica feita por Demétrio Delizoicov e José Angotti, que transpuseram o método freireano – Investigação, Tematização e Problematização, para o ensino formal, caracterizando os 3MP em: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento (Delizoicov; Angotti, 1990; Delizoivov; Angotti; Pernambuco, 2007). Essa proposta de sequência didática é constituinte de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande Norte
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
    (2016-06-29) Barbosa, João Batista Nóbrega; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; http://lattes.cnpq.br/4461440341104206; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Moreira, Keila Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
    A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Ensino de ecologia sob a perspectiva CTS e investigativa: um caminho para o letramento científico
    (2017-08-14) Hora, Bruna Lorena Valentim da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Sodré Neto, Luiz;
    A formação para cidadania e a tomada de decisão responsável no meio social são objetivos importantes para o processo educacional. A abordagem CTS e o ensino investigativo mostram-se essenciais para o desenvolvimento de habilidades e valores necessários para o alcance de objetivos tão nobres e, por isso, se destacam como um caminho para o letramento científico. A partir das hipóteses: (i) Os docentes apresentam dificuldades em elaborar propostas de ensino dentro da abordagem CTS por não compreenderem os pressupostos teóricos, dificultando a incorporação dessa abordagem na prática pedagógica; (ii) O modelo de curso de formação oferecido aos professores não promove, significativamente, a apropriação e autonomia necessária para incorporação da prática da abordagem CTS no planejamento curricular; e (iii) O uso associado de abordagem CTS e investigativa é eficaz para promover o letramento científico dos alunos. Objetivou-se avaliar como um grupo de professores de Biologia em Natal-RN compreende e aplica a abordagem CTS e investigativa no sentido de favorecer o letramento científico dos estudantes do ensino médio. E propor como produto educacional, uma sequência investigativa com enfoque CTS para o ensino de ecologia com o intuito de averiguar a potencialidade do ensino CTS e investigativo para o letramento científico e contribuir com a formação de professores para potencializar essa prática. Os dados foram construídos a partir de instrumentos: questionário exploratório e entrevista e sequência de ensino investigativa na perspectiva CTS sobre conteúdos de ecologia. Este último foi elaborado e aplicado para alunos da primeira série de ensino médio. Na análise dos dados há indícios de que muitos professores apresentam uma visão limitada, pra não dizer, errônea acerca do letramento científico. Percebeu-se, que os docentes não compreendem, totalmente, o sentido desta terminologia, embora, apontem conhecer elementos intrínsecos à mesma. Complementando a resposta, foi evidenciado que o enfoque CTS é entendido pela maior parte dos docentes, por uma visão estreitada na aplicabilidade do conhecimento científico e, na interação entre C-T-S. Ademais, evidenciou-se que os cursos de formação continuada ofertados pouco têm contribuindo para superação das ideias supracitadas, tornando-as obstáculos que dificultam a efetiva implementação da abordagem CTS e o desenvolvimento do letramento científico dos discentes. Os dados obtidos a partir da aplicação da sequência de ensino revelaram a importante contribuição das abordagens CTS e investigativa no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o letramento científico. Observou-se nas respostas dos alunos, a aquisição de vocábulos científicos para uso social, atitudes que envolvem a tomada de decisão responsável abrangente às problemáticas ambientais, e desenvolvimento de pensamento crítico pelos alunos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Ensino de fisiologia integrada por meio de uma ferramenta tecnológica: vivências com alunos e professores do ensino básico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-21) Mendes, Ileane Gurgel; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/7721440740114240; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Silva, Thayse Azevedo da
    No ensino de fisiologia humana os conteúdos são apresentados separando-se cada um dos sistemas fisiológicos, a fim de facilitar a sua compreensão. Entretanto, se observa que esta fragmentação, reforçada pelos livros didáticos, pode representar uma barreira para a compreensão dos mecanismos internos do corpo, que em conjunto mantém o equilíbrio interno e dinâmico compatível com o estado de saúde. Por isso, existe uma grande dificuldade por parte dos professores para lecionar e por parte dos alunos em aprender os conteúdos relacionados à fisiologia. Assim, esta pesquisa se propôs a avaliar dois cursos sobre fisiologia oferecidos para estudantes e professores da rede básica de ensino a fim de apresentar uma sequência didática para o ensino de fisiologia integrada utilizando um recurso tecnológico de baixo custo, o SPIX (Sistema de Processamento de Informação Eletrofisiológica).Entre as dificuldades apresentadas destacou-se o tema sobre o sistema nervoso, tanto entre os estudantes quanto entre os professores. Ao final, observamos que o curso direcionado aos estudantes do ensino básico foi eficiente em relação ao ensino de fisiologia integrada, resultado observado por meio dos cordéis e de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes. No curso para os professores, foi observado que os mesmos ficaram motivados e veem o recurso tecnológico como um instrumento com potencial de ser utilizado em sala de aula. Diante desta análise, propusemos uma sequência didática com a abordagem dos conceitos de fisiologia de forma integrada, que inclui um manual para uso do SPIX, representando o produto educacional desta dissertação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Oliveira, Kaline Soares de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; ; http://lattes.cnpq.br/2714038862026005; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Tabosa, Wyllys Abel Farkatt; ; http://lattes.cnpq.br/3596040894249041
    Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências mostram a importância de incorporar na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa, problematizadora e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Nesta perspectiva, a formação do professor é essencial para efetivar a prática dessa abordagem em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de professores de ciências do ensino básico no uso da abordagem do ensino por investigação, com vistas à superação de obstáculos e a realização de mudanças na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com professores de ciências da rede municipal de ensino de Natal/RN, que participaram do curso de formação sobre o ensino por investigação no ano de 2012, através do projeto intitulado Em Busca de Novos Talentos para a Ciência: uma intervenção no ensino público. Para a obtenção dos dados foi feita a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, registros escritos e a observação participante. Os resultados evidenciaram que o ensino com uma abordagem investigativa, ainda está pouco presente na prática pedagógica dos professores que participaram do primeiro curso de formação - Novos Talentos bem como a existência de algumas concepções equivocadas sobre essa estratégia de ensino quanto à relação feita ao método científico e a necessidade do uso da experimentação, além de dificuldades relacionadas ao planejamento das atividades para a aplicação efetiva dessa abordagem. No que diz respeito aos professores que participaram do grupo de estudo durante essa pesquisa, constatamos que com a aproximação, a partir dos estudos e da vivência, houve o alcance de maior abertura às mudanças e consequente superação dos obstáculos para a prática do ensino por investigação. Além disso, demonstraram novas perspectivas para o ensino de ciências e a compreensão de que o aprimoramento dessa estratégia didática é consequência do fazer, tanto para o professor quanto para os alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Ensino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-31) Oliveros, Paula Bergantin; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; ; http://lattes.cnpq.br/9646832987400523; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Leite, Raquel Crosara Maia; ; http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
    Normalmente a formação inicial não tem sido suficiente para proporcionar todas as ferramentas para uma prática docente atualizada e eficaz. Aqui se apresenta uma das maneiras de se trabalhar a complementação da formação inicial: um curso de formação continuada. Neste curso trabalha-se o ensino por investigação que vem sendo considerado como uma importante estratégia didática para realizar o ensino de ciências. Essa perspectiva de ensino possibilita: o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, a cooperação entre eles, a compreensão da natureza do trabalho científico e o pensamento nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Para essa dissertação se busca caracterizar quais contribuições um curso de formação continuada, baseado no ensino por investigação, traz para a prática de ensino. Para tal foi acompanhado o desenvolvimento dos professores durante e após o curso. O acompanhamento ocorreu em três etapas: a primeira com a aplicação de um questionário e uma entrevista informal; a seguinte por meio da observação participativa do curso com auxílio audiovisual; a terceira com uma entrevista semiestruturada. O material coletado foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Para os professores cursistas foi produzido um material didático com base na pesquisa bibliográfica sobre o ensino por investigação. Ele apresenta uma fundamentação do ensino por investigação incluindo também alguns exemplos e aplicações dessa abordagem, para que possa servir de ponto de apoio para os professores após o curso. Com a análise dos resultados, percebeu-se que o curso foi tido como muito proveitoso, diferente do tradicional e os que aplicaram obtiveram resultados muito positivos com seus alunos. Assim acredita-se que alguns docentes que participaram da formação tentarão aplicar novamente uma atividade investigativa, procurarão contextualizar mais as situações de ensino com o cotidiano do aluno, bem como torná-lo mais ativo e crítico. Além disso, conclui-se que o ensino por investigação é uma ferramenta didática bastante diferente do que o docente foi apresentado na sua formação e utiliza no dia a dia, assim a compreensão do embasamento teórico, a aceitação e mudança da prática docente para aplicação de uma aula investigativa é um processo que demanda um esforço adicional por parte do professor
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-27) Costa, Daniel Silva da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Ferreira, Flávia Polati; Nascimento, Ana Karina de Lima
    Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM