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Navegando por Autor "Leopoldino, Kleison José Medeiros"

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    TCC
    Análises microbiológicas de filés de tilápia (Oreochromis niloticus) comercializados no mercado público do município de Santa Cruz-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-09) Fonseca, Pamella Nunes; Carvalho Filho, Edvaldo Vasconcelos de; Leopoldino, Kleison José Medeiros; Carvalho Filho, Edvaldo Vasconcelos de; Silva, Ana Elizabeth Alves da; Ribeiro, Ediane Maria Gomes
    Análises microbiológicas de filés de tilápia (Oreochromis niloticus) comercializados no mercado público do município de Santa Cruz-RN Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade microbiológica do filé de tilápia (Oreochromis niloticus) comercializado no município de Santa cruz – RN, comparando os resultados obtidos com os parâmetros vigentes. Para isto foram realizadas em duplicata, as análises de aeróbios mesófilos, coliformes totais e termotolerantes, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp em quatro amostras de filés de tilápias comercializados no mercado público. A contagem de bactérias aeróbias mesófilas variou de 1,56 x 103 a 1,2 x 105 UFC.g-1, coliformes totais variaram de 240 a >1100 NMP/g e coliformes termotolerantes variam de 23 a 460 NMP/g. Foi detectada ausência de Staphylococcus aureus e presença de Salmonella sp. na metade das amostras. Em virtude deste último parâmetro, definido em presença ou ausência para atestar a aptidão para o consumo, pode-se concluir que os filés com presença de Salmonela sp. são impróprios para o consumo, representando assim um possível risco à saúde do consumidor, devido a probabilidade de ocorrência de infecções e intoxicações de origem alimentar. A provável inobservância dos princípios de boas práticas por parte dos comerciantes/manipuladores favoreceu sua contaminação. Sugere-se assim a implantação de um programa de monitoramento contínuo da qualidade do pescado.
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    TCC
    Caracterização físico-química e funcional da farinha da semente de abacate e sua viabilidade para elaboração de produto alimentício
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-13) Medeiros, Jocione Mara de; Ribeiro, Ediane Maria Gomes; Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho; Ribeiro, Ediane Maria Gomes; Jacinto, Katya Anaya; Leopoldino, Kleison José Medeiros
    O abacate pertence à família Lauraceae, gênero Perseal e compreende dois subgêneros: Persea e Eriodaphne, sendo produzido em alta escala no Brasil. O fruto possui relevante valor nutricional que auxilia na prevenção de algumas doenças, como Diabetes e Hipertensão. Grande parte do fruto é formado pela semente, que geralmente costuma ser descartada, contribuindo para o aumento dos índices de desperdício de alimentos que vêm crescendo incessantemente e paralelo a isso, como consequência o aumento de resíduos. Considerando que a semente do abacate contribui para essa geração de resíduos, o presente estudo teve como objetivo, elaborar a farinha a partir da semente de abacate e sua possível utilização na elaboração de produtos alimentícios. Foram avaliadas as características físico-químicas da semente e da farinha, nos quais foram encontrados valores superiores de cinzas, lipídios, proteínas, fibra e amido na farinha em relação aos resultados vistos na semente. A umidade apresentou-se dentro dos parâmetros exigidos na legislação brasileira. Para avaliação da estrutura dos grânulos de amido presentes na farinha, foi realizada a microscopia identificando a morfologia e quantidade de grânulos de amido existentes. Dentre as análises funcionais realizadas, a capacidade de absorção de água da farinha apresentou valores bem próximos aos de outros autores que avaliariam farinhas oriundas de outros tipos de semente, indicando boa aplicabilidade na produção de massas. Os componentes funcionais contribuem para qualidade final do produto, sendo viável a utilização na elaboração de um produto alimentício tipo macarrão.
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    TCC
    Elaboração e caracterização de produto isento de lactose a partir da semente de jaca (Artocarpus heterophyllus)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-14) Dantas, Cínthia Katielly de medeiros; Luz, Anna Beatriz Santana; Vanessa Teixeira de Lima Oliveira; Toscano, Ediane Maria Gomes Ribeiro; Leopoldino, Kleison José Medeiros
    Resumo: O objetivo do estudo foi elaborar um produto cremoso isento de lactose a partir da semente de jaca. As sementes de jaca do tipo dura foram oriundas de feira livre da cidade de Carnaúba dos Dantas-RN. Para a elaboração do produto, foram realizados testes com diferentes concentrações dos ingredientes no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi e foram executadas análises físico-químicas no Laboratório de Análise e Bioquímica dos Alimentos da mesma universidade, com posterior determinação do Valor Calórico Total das sementes e do produto. Foi feita média e desvio padrão utilizando Microsoft Excel. As sementes apresentaram teor de umidade (51,21%), proteínas (7,10%), cinzas (1,76%) e carboidrato (37,20), já o produto exibiu valores de, respectivamente, 40,41%, 1,92%, 1,37% e 37,53%. O produto contém teor de lipídeos (8,33%), fibras (10,44%) e, consequentemente, valor energético maior (233 kcal/100g), as sementes apresentaram, respectivamente 0,63%, 2,10% e 180 kcal/100g. Por meio das análises realizadas, foi possível perceber que as sementes de jaca têm teor razoável de proteínas e que estas se encontram em níveis muito baixos no produto. Destaca-se que foi elaborado sem adição de leite e/ou derivados, caracterizando-se como uma ótima opção para a alimentação complementar da população em geral e para a parcela que é intolerante à lactose, além de ser boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados e fibras. O produto apresentou cor clara, em tom bege e consistência macia e lisa. Outros estudos são necessários, para avaliar as características microbiológicas e sensoriais, visando caracterizar em sua totalidade o produto elaborado.
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    Tese
    Extração e caracterização de amido nativo e modificado da palma forrageira (Opuntia ficus indica)
    (2017-03-08) Leopoldino, Kleison José Medeiros; Silva, Djalma Ribeiro da; ; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; ; Leopoldino, Kleison José Medeiros; Dantas Neto, Afonso Avelino; ; http://lattes.cnpq.br/2174051551046465; Carvalho Filho, Edvaldo Vasconcelos de; ; http://lattes.cnpq.br/5264372764741774; Moura, Maria de Fátima Vitória de; ; http://lattes.cnpq.br/2959800336802498; Sousa, Solange de; ; http://lattes.cnpq.br/7706343949977030
    Na modificação do amido pelo processo oxidativo foi utilizada uma solução de periodato de sódio (APOX), enquanto na fosforilação foi utilizada tripolifosfato de sódio variando-se a sua concentração em relação ao tempo com o intuito de estabelecer limites de fósforo adequados para uso em alimentos. A obtenção e modificação química do amido da Palma Forrageira (Opuntia ficus indica) é o objeto de estudo deste trabalho. Os resultados demonstraram um aumento do teor de fósforo obtendo-se o máximo de acordo com a Portaria Nº 42/98 de 2005 no tempo de 40 minutos com 7% de tripolifosfato de sódio. Os resultados indicaram ainda que ambos os fatores estudados (tempo e concentração) influenciam na fosfatação do amido (APF) devido a interação destas variáveis independentes. Das propriedades avaliadas do amido nativo (APNM), amido liofilizado (APL) e os modificados foram determinados a composição centesimal, teor de fósforo, teor de amido, amilose e a forma e tamanho dos grânulos de amido. As propriedades físico-quimicas foram analisadas nas amostras do amido nativo, liofilizado e modificado sendo determinada a densidade, poder de intumescimento, índice de solubilidade, caracterização do gel, turbidez, sinérese, viscosidade de pasta, análise calorimétrica. O amido nativo da palma forrageira apresentou densidade 1,67 g.mL-1 e a modificação diminuI a densidade do amido nativo. O poder de inchamento e o índice de solubilidade do amido nativo, liofilizado e modificados apresentaram diferenças significativas. A modificação, também, diminuiu a absorbância porque facilita a passagem da luz, enquanto a sinérese foi influenciada pela modificação, ocorrendo um aumento com o número do ciclo de armazenamento, e uma diminuição com a modificação química. O amido fosfatado apresentou maior viscosidade de pasta do que o amido nativo devido os mesmos possuírem maior poder de intumescimento e índice de solubilidade em água. O amido nativo extraído da palma forrageira apresentou pureza 99,30%.
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    TCC
    Propostas de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido adaptados para pessoas com deficiências visuais no Brasil: um estudo metodológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Brito, Ilze Louize da Silva; Lima, Núbia Maria Freire Vieira; Leopoldino, Kleison José Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7344246007332854; https://orcid.org/0000-0003-3432-0654; http://lattes.cnpq.br/6229072599237735; https://orcid.org/0000-0003-3168-9245; http://lattes.cnpq.br/2876229007694312; Carvalho, Clara Janyelle Gomes de; 8791671476878182
    Introdução: Não existem no Brasil recomendações para adaptação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido adaptados para pessoas com deficiências visuais, o que tem dificultado o exercício da autonomia dessa população na participação em pesquisas científicas. Objetivo: Adaptar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de um projeto de pesquisa para apresentação às pessoas com deficiências visuais. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico que descreveu o processo de adaptação do TCLE do projeto de pesquisa “Perfil de Funcionalidade em Santa Cruz - RN: estudo piloto”. O TCLE foi convertido para pessoas com baixa visão com fontes ampliadas e alto contraste e para pessoas com deficiência visual completa (amaurose) através de áudio e transcrição para o Braille. Resultados: Foram executadas e descritas três propostas de TCLEs para pessoas com baixa visão e amaurose. Conclusão: Os TCLEs adaptados para população com deficiências visuais visam possibilitar a participação deste público e ampliação da tomada de conhecimento sobre o conteúdo da pesquisa, seus objetivos, riscos e benefícios e demais itens necessários para o consentimento à participação na pesquisa.
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    Dissertação
    As relações afetivas na prática tutorial e sua relações com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em Química
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-16) Leopoldino, Kleison José Medeiros; Silva, Ademir Oliveira da; ; http://lattes.cnpq.br/3511004608337461; ; http://lattes.cnpq.br/7344246007332854; Pergher, Sibele Berenice Castella; ; http://lattes.cnpq.br/5249001430287414; Oliveira, João Bosco Lucena de; ; http://lattes.cnpq.br/1360004695124740; Moreira, Keila Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
    No ensino à distância de licenciatura plena em Química da Secretária de Educação à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) o professor-tutor de disciplinas experimentais estabelece as relações mais próximas com os alunos, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem, tendo em vista, a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos pautados pela afetividade. O trabalho expõe o resultado de uma pesquisa empírica sobre esta afetividade na prática tutorial em aulas experimentais na modalidade de ensino à distância no curso de licenciatura plena em Química do polo de Currais Novos/RN, realizado entre os anos de 2009 e 2010. O estudo está fundamentado na metodologia semiquantitativa, onde os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com 48 (quarenta e oito) discentes envolvidos no curso à distância e selecionados visando compor um grupo que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas semiquantitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas com a observação participativa que serviu também para orientar a coleta de dados do corpus deste trabalho. Com os resultados obtidos foi possível entender que há clareza, sobre o que caracteriza uma relação afetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em aulas experimentais do ensino em Química da Educação à distância (EaD). Além disso, ficou evidente, também, que o processo dialógico no ensino-aprendizagem, e na experimentação de Química da educação superior à distância precisa se balizar em atitudes afetivas equilibradas, que valorizem o erro experimental e o respeito às múltiplas possibilidades de construção do conhecimento por movimentos de interação social, seja individuais e/ou coletivos
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