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Navegando por Autor "Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade"

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    TCC
    A perspectiva dos professores acerca da inclusão de crianças atípicas na educação infantil no município de Acari/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Souza, Vanessa Rejane Silva de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a perspectiva dos professores da educação infantil sobre a inclusão escolar de crianças atípicas no município de Acari/RN. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como os docentes compreendem e vivenciam o processo inclusivo em suas práticas pedagógicas, buscando identificar as dificuldades enfrentadas, mapear estratégias utilizadas e discutir possibilidades e sugestões de melhoria. A base teórica do estudo se apoia em autores como Kramer (1994), Nóvoa (2009), Campos (1994), Corsino, Didonet e Nunes (2011), e Bruno (2006), os quais discutem a formação docente, a complexidade do trabalho na educação infantil e os desafios da inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, com aplicação de entrevistas estruturadas a oito professoras atuantes na rede municipal de educação infantil de Acari. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes dizem respeito à falta de formação continuada, ausência de materiais pedagógicos adequados, turmas superlotadas, insuficiência de apoio especializado e escassez de parceria com as famílias. Em contrapartida, destacam-se, como estratégias utilizadas, a adoção de rotinas visuais, atividades adaptadas, uso de materiais lúdicos e construção de vínculos com os alunos. As professoras sugerem melhorias, como a redução do número de alunos por sala, valorização profissional, ampliação das formações, fornecimento de recursos e fortalecimento da parceria entre escola, família e equipe multidisciplinar. Conclui-se que a inclusão efetiva demanda investimentos estruturais, humanos e formativos, comprometidos com uma educação equitativa e de qualidade.
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    TCC
    A retextualização como recurso didático no ensino fundamental I: relato de uma experiência extensionista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-07) Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Rocha, Amanda Lorranny Almeida; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; https://orcid.org/0009-0002-7007-3427; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://lattes.cnpq.br/4413528577404406; Nascimento, Ilderlandio Assis de Andrade; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; Vieira, Francileide Batista de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
    Este relato de experiência é resultado do projeto de extensão “A retextualizaçãocomo recurso didático no Ensino Fundamental I", que teve como objetivodesenvolver atividades de leitura, compreensão e produção de textos emumaturma do 5º Ano do Ensino Fundamental I, na perspectiva dos estudosdosgêneros discursivos, mais especificamente, na perspectiva da retextualização. Constatou-se que a retextualização como recurso didático possibilitaodesenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Portanto, contribuiuparaodesempenho dessas habilidades na turma na qual foi desenvolvida aaçãoextensionista. E, também, colaborou com a formação dos discentes envolvidosnas atividades do projeto, proporcionando um olhar crítico acerca do ensinodelíngua materna e o uso da retextualização enquanto recurso didáticonoprocesso de compreensão, leitura e escrita.
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    TCC
    Aprendendo a práxis na educação infantil: um relato de experiência
    (Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, 2025-01-07) Araújo, Lidia Cristina Medeiros de; Medeiros, Nicole Maria; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0009-0002-9546-6614; https://orcid.org/0009-0008-7606-2108; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Melo, Maria Aparecida Vieira de; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
    O prezado relato de experiência, apresenta o desenvolvimento e a aplicação do estágio obrigatório supervisionado realizado por dois estudantes, auxiliados por um orientador, do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó –UFRN. A turma escolhida foi o nível três da creche do CMEI Maria Nilciene Mariz de Medeiros, localizado na cidade de São João do Sabugi/RN. Desse modo, entende-se o estágio na educação infantil como um exercício fundamental para a construção de um bom profissional/docente visto que assim, é possível proporcionar a real experiência do cotidiano escolar diante a base teórica aprendida na universidade. Portanto, vivenciar essa realidade contribui para uma formação mais enriquecedora, onde o objetivo é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica em situações reais de trabalho. Dessa forma, o intuito deste documento é contribuir e colaborar para o conhecimento acerca do estágio permitindo o acesso a informações que só são obtidas através da prática
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    TCC
    Aulas de língua portuguesa em turmas do 4º e 5º anos no ensino remoto: desafios e práticas na perspectiva de docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Lima, Dayane Kelly Queiroz; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Freitas, Raquel Monteiro da Silva; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) fez com que as instituições de ensino fechassem seus serviços e trabalhos presenciais. Dentre elas, estavam as escolas da rede pública de ensino, que, com o fechamento, precisaram aderir ao ensino remoto emergencial. Imersa nessa realidade, a presente pesquisa investiga as concepções que professoras de uma escola pública da cidade de Caicó-RN apresentam quanto às práticas de ensino de língua portuguesa, bem como os desafios enfrentados no ensino remoto. Mais precisamente, delimitamos o estudo com docentes que atuam nas turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é uma abordagem qualitativa, que se pauta numa perspectiva que pode ser considerada como descritivo-interpretativa. Quanto às técnicas, foi utilizado um questionário com questões abertas e de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa permitem certa imersão na realidade educacional de escolas da rede pública de ensino da cidade de Caicó-RN, visando compreender como as docentes enfrentaram as dificuldades do ensino remoto e que métodos e materiais utilizaram no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa nas turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A análise constatou que as práticas utilizadas pelas docentes foram: leitura, escrita de textos, oralidade e gramática. E as principais dificuldades mencionadas pelas professoras foram: a falta de recursos e a compreensão das crianças na pronúncia. Quanto aos recursos didáticos, as mesmas utilizaram o livro didático, vídeos, leitura compartilhada e produção textual.
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    TCC
    Bullying homofóbico no espaço escolar: do diagnóstico às estratégias de enfrentamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Araújo, Arthur Anthones de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; http://lattes.cnpq.br/5802255609960254
    O bullying homofóbico é uma violência em que crianças/adolescentes em idade escolar sofrem agressões injustificáveis devido suas orientações sexuais e/ou identidade de gênero. Este trabalho objetiva investigar o bullying homofóbico no espaço escolar, tendo em vista a elaboração de estratégias de enfrentamento, além de identificar como ele se manifesta no espaço escolar, analisar estratégias que a escola utiliza para enfrentar casos de bullying homofóbico, analisar a percepção de alunos quanto a esses casos, e discutir estratégias que podem ser utilizadas para o enfrentamento do bullying homofóbico no espaço escolar. Para tanto, o trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, numa pesquisa de campo, de cunho descritivo-interpretativo, em que a manifestação do bullying homofóbico foi observada in loco em uma escola do município de São Fernando-RN. A análise mostra que a escola não apresenta estratégias eficazes de combate ao bullying homofóbico e, o que é mais preocupante, um corpo docente e demais funcionários despreparados para lidar com a homofobia na sala de aula e nos variados espaços escolares, contribuindo ainda mais para o fortalecimento e perpetuação dessa violência entre seus alunos. Diante desses resultados, esta pesquisa advoga que o espaço escolar deve representar para as crianças e adolescentes um lugar seguro e acolhedor que os receba bem e com dignidade e saiba respeitar as suas diferenças, especialmente nos casos onde esses indivíduos apresentam orientações sexuais, identidades e expressão de gênero diversas da heterossexualidade, promovendo situações que valorizem as suas características e contribuam para o pleno – e seguro – desenvolvimento desses sujeitos.
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    TCC
    Coesão e coerência na construção de sentidos em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Santos, Daniela Pereira dos; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    Este estudo discute a coesão e a coerência textual na construção de sentidos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, etapa de transição em que a produção textual adquire maior exigência pedagógica. O objetivo geral consistiu em investigar os mecanismos de coesão e coerência mobilizados por esses alunos em suas produções escritas. As questões de pesquisa buscaram compreender quais recursos textuais são utilizados, que problemas de textualidade emergem dessas produções e qual a importância de se trabalhar com tais mecanismos nos anos iniciais. A fundamentação teórica se ancora em autores como Antunes (2003), Koch (2008; 2014), Koch e Travaglia (2011), Cavalcante (2014), Marcuschi (2008), Cagliari (2010) e Ferrarezi e Carvalho (2015), que discutem os fatores de textualidade, os gêneros textuais e a prática pedagógica na produção escrita. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), com pesquisa de campo e documental, a partir da análise de 14 cartas produzidas por alunos em uma escola pública de Caicó-RN, no contexto do projeto Papai Noel dos Correios. Os dados revelam a mobilização de recursos como repetição, paralelismo, conjunções, pronomes, elipses, expressões nominais e tempos verbais, embora também tenham sido identificados problemas de coesão sequencial, redundâncias e uso indevido de conectivos. As conclusões apontam que, mesmo com dificuldades, os alunos demonstram domínio inicial da construção de sentido textual, o que reforça a relevância do trabalho com a textualidade na prática pedagógica, contribuindo para uma escrita mais significativa, contextualizada e comunicativa. O estudo, ainda valoriza o trabalho com gêneros textuais e uma intervenção pedagógica contextualizada.
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    TCC
    Conhecimentos geográficos e práticas educacionais no ensino infantil e fundamental dos anos iniciais no seridó potiguar: uma análise exploratória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-22) Silva, Fernando de Assis; Santos, Rayra Kelly dos; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; http://lattes.cnpq.br/8121421402248445; https://orcid.org/0000-0003-2594-9995; https://orcid.org/0009-0002-1935-1102; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610
    Através dos estudos e conhecimentos geográficos as crianças desenvolvem sua percepção de mundo, o pensar crítico, as habilidades para a observação dos acontecimentos ao seu redor, a consciência ambiental e o respeito pelas diversidades. Diante disso, o presente artigo busca analisar os processos metodológicos usados durante as aulas de Geografia no Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Seridó Potiguar. Foi realizada uma pesquisa com seis professores, sendo três do ensino infantil e três atuantes nos anos iniciais, da rede pública e privada, a fim de compreender quais práticas pedagógicas e também conteúdos geográficos estão presentes em suas aulas e como suas abordagens impactam no ensino e no aprendizado do aluno. Compreendeu-se com essa investigação a importância fundamental de saber os conhecimentos teóricos necessários para uma efetiva prática educacional no campo da geografia assim como os limites e possibilidades encontradas nas metodologias ativas contemporâneas como a gamificação e a metodologia maker
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    TCC
    A criança brinca e aprende? A visão dos pais, professores e crianças sobre o brincar na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Câmara, Maria Clara Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7707922415018706; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
    O presente artigo é resultado de uma pesquisa que partiu do seguinte questionamento: Qual a visão que pais, professores e crianças têm sobre o brincar no contexto escolar da Educação Infantil? A partir dessa investigação, o objetivo principal é analisar a visão que pais, professores e crianças têm sobre o brincar no contexto escolar da Educação Infantil. Metodologicamente, o estudo se constituiu ancorado a abordagem qualitativa de pesquisa (MINAYO, 2009), com tipologia de um estudo de caso LÜDKE & ANDRÉ, 1986), no qual foram utilizados como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com 1 professor, 5 crianças do nível 3 de uma instituição que atende a Educação Infantil no município de Cruzeta/RN e suas respectivas mães. O método de análise dos dados coletados foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), que é feita seguindo 3 etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. O referencial teórico básico das análises para produção desse trabalho foi Brougère (1998), Vygotsky (2008), Kishimoto (2005), Friedmann (2012) e alguns documentos como as DCNEI (BRASIL, 2019), BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados das análises revelam que tanto os pais/mães quanto professora participante da pesquisa reconhecem o brincar como sendo importante para as crianças. Por outro lado, na visão dos pais e professora, esse brincar na escola deve figurar de maneira pedagógica. No tocante as crianças, em todos os contextos de vivência elas buscam prazer e interações com amigos e colegas por meio do brincar. Neste sentido, ainda há necessidade de em todos os ambientes de vivência da criança haver espaços e materiais que proporcionem o brincar e/ou exploração das brincadeiras não apenas dirigidas pelos adultos, mas também livre e direcionadas pelas próprias crianças.
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    TCC
    Didáticas de ensino: desafios na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Silva, Aline Soares da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Cavalcante, Christianne Medeiros; Galvão , Cadê Almeida
    O presente trabalho objetivou identificar quais dificuldades detém os professores no tocante as didáticas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutir o papel da didática no contexto escolar, assim como identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores no tocante a construção didática da aula; e refletir sobre as possibilidades de superação e o papel da didática no contexto profissional do professor. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de questionário enviados por meio eletrônico e realizado com professores de Caicó-RN e municípios vizinhos. Os resultados apresentam que as dificuldades em dar uma aula mais didática não está relacionada a compreensão do que é a didática, pois os professores têm uma ótima compreensão do conceito de didática e os mesmos buscam outras estratégias de ensino, por meio da didática. Portanto, conclui-se, que as didáticas de ensino são fundamentais, desde os anos iniciais dos estudantes e os professores devem pôr em prática suas estratégias de ensino, por meio da didática. O uso do livro didático como um instrumento didático-pedagógico tem grande importância, mas ele se torna ainda mais eficaz se associado a novas práticas pedagógicas, usando novos métodos e técnicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
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    TCC
    Ensino da língua portuguesa para surdos: uma perspectiva do ensino nas escolas públicas de Caicó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Araújo, Maria Natália Meira de; Menezes, Ronny Diogenes de; Tatiane Silva do Nascimento; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Souza, Fábio Marques de
    A Educação brasileira possui falhas e essa é uma questão muito conhecida e vivenciada pela maior parte dos brasileiros. Nesse contexto, encontra-se, a educação de pessoas surdas, que não é um assunto tão difundido na sociedade. Como se desenvolve o ensino da Língua Portuguesa para esse grupo de pessoas é ainda mais alheio à população, expondo a real face da invisibilidade da educação da comunidade surda brasileira. Com isso, os objetivos do presente trabalho foram; Investigar e analisar, com base nas concepções teóricas, as abordagens de ensino empregadas atualmente no ensino de Língua Portuguesa para surdos; Apresentar as crenças dos professores a respeito de suas metodologias de ensino; Compreender e relatar a formação acadêmica pela qual os professores passaram; Investigar possíveis fatores problematizantes na atuação docente; Proporcionar um estudo de autorreflexão a professores atuantes, assim como a futuros professores, sobre as crenças do ensino de Português para pessoas surdas. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa o trabalho, utilizou-se tanto a abordagem qualitativa quanto a quantitativa, enquadrando-se em uma abordagem de pesquisa mista, como meio para investigação do processo de ensino dos professores, foram utilizadas duas fontes geradoras de dados: a entrevista e o questionário. A fundamentação teórica do trabalho baseia-se nos princípios de uma revisão bibliográfica que se deu por meio de pesquisas em documentos e obras impressas e eletrônicas, visando fazer o levantamento das concepções de autores como Almeida Filho (1993), Menezes (2019), Barcelos (2007), Gesser (2009), Skliar (1998), Perlin (1998) Salles (2004). Em detrimento das respostas obtidas na pesquisa, afirmouse que existe a necessidade de literaturas acerca da temática do ensino da Língua Portuguesa para surdos, bem como, a promoção de formas mais acessíveis dos materiais já existentes sobre a temática para que os professores da educação pública e para os alunos de cursos de licenciatura possam adquirir conhecimento sobre a temática para fundamentar sua prática. Sendo assim, consideramos que esse trabalho contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da temática de modo a propiciar a produção de novas pesquisas na área e servir como base para esses novos conhecimentos, temos em mente que esse trabalho proporcionou também, ainda que minimamente, uma reflexão dos colaboradores acerca de suas práticas e suas crenças sobre o ensino.
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    TCC
    O ensino de gêneros discursivos em turmas do 5º ano durante o ensino remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Silva, Yasmin Rayane Mariz da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Freitas, Raquel Monteiro da Silva; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    Este artigo investiga práticas de ensino de gêneros discursivos, em turmas do 5º ano, durante o ensino remoto. Para isso, toma como corpus de análise, pondo em cotejo, discursos de professoras e estudantes de escolas públicas do município de Jardim de Piranhas - RN. Como pressuposto teórico-metodológico, assume uma abordagem sociológica e qualitativa, direcionada teoricamente pela perspectiva dialógica de estudo da linguagem, mais precisamente a perspectiva bakhtiniana. Além disso, retoma estudos acerca do ensino de língua portuguesa, como os de Antunes (2003; 2009), Beth Marcuschi (2010), Marcuschi (2008) e dialogamos com estudos de autores como Saviani e Galvão (2020) sobre o ensino remoto. Metodologicamente, utiliza, como instrumento de coleta de dados, questionários para professoras e estudantes, com perguntas abertas e fechadas, além de planos de trabalho das professoras colaboradoras. E adota o cotejo na análise e compreensão dos dados. Como resultado, verificamos que os seguintes gêneros aparecem nos discursos analisados: a fábula, o poema, a lenda, a propaganda, a entrevista e a receita. Quanto à metodologia, constatamos que o ensino desses gêneros foi pautado em atividades de leitura e escrita de textos enviados nos grupos de WhatsApp da turma, corrigidos e posteriormente retornados. Além disso, verificamos, nos discursos das professoras e dos estudantes, a referência a vários desafios, obstáculos e dificuldades enfrentados durante o ensino remoto. Entre eles: a falta de materiais e aparelhos tecnológicos, a falta de acompanhamento dos pais e responsáveis, a interação enfraquecida, entre outros. Diante desses resultados, concluímos que o ensino de gêneros discursivos em realidades como as do ensino remoto se constitui um grande desafio. Porém, mesmo com tantos obstáculos, percebemos o esforço das professoras em tentar ofertar um ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos dentro das condições disponíveis. Portanto, esperamos provocar discussões pertinentes para o avanço dos estudos sobre gêneros discursivos durante o ensino remoto, contribuindo para que novas reflexões sejam feitas, num diálogo constante, profundo e intenso sobre a temática.
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    TCC
    A formação de leitores na área de língua portuguesa na BNCC: orientações para o trabalho com a prática da leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Cíntya Gercilane Oliveira da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=74C51E3EA392E5AD510EC3F173060E53#; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de; 0000-0002-9758-270X; http://lattes.cnpq.br/9135082868317719
    O presente estudo buscou analisar as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz na área de Língua Portuguesa para o trabalho com a prática de leitura nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar quais proposta de formação de leitores está presente na BNCC de língua portuguesa para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Dessa forma, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar e analisar os objetos de conhecimentos e habilidades propostos para o trabalho com a leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa na BNCC; verificar orientações/sugestões da BNCC para a prática docente quanto à formação de leitores no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa. A pesquisa, de caráter documental, a qual busca analisar a BNCC, e que faz uma análise interpretativa dos dados, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com os estudos de Manguel (2001), Freire (1997), Lajolo (1996), Cavalcanti (2002), Lévy (1993), Rojo (2015), entre outros. Constatamos que o documento enfatiza a decodificação de palavras integrada a outras habilidades leitoras, como a compreensão, a interpretação e a reflexão sobre os textos. A leitura não se resume apenas à decodificação, mas também à compreensão do significado dos textos e à capacidade de relacioná-los com conhecimentos prévios e experiências pessoais, utilizando de gêneros textuais que as crianças possam ter contato no dia a dia, principalmente os mais usuais, como as listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e afins. Também constatamos que há certas sugestões, mesmo que de forma não detalhada, quanto ao que trabalhar e como trabalhar as habilidades, a depender das especificidades de cada turma. Todavia, cabe ao educador definir o que melhor se adequa a sua turma e realidade em questão.
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    TCC
    Formação docente e inclusão: o papel da extensão na formação continuada dos professores da rede pública do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Dantas ; Brandão, Ana Clara de Medeiros ; Daniele Pereira; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; https://orcid.org/0000-0002-8595-4609; http://lattes.cnpq.br/5021338299284183; https://orcid.org/0000-0003-1300-971X ; https://orcid.org/0000-0001-9390-1796; http://lattes.cnpq.br/1305249367454401 ; http://lattes.cnpq.br/0123747321389901; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0000-0002-6406-8085; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; Melo, Jacicleide Ferreira Targino Da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200
    O presente artigo apresenta reflexões acerca dos resultados da oferta de um Curso de Extensão durante os meses de maio a outubro de 2021, voltado aos professores e gestores da região do Seridó-RN, acerca do ensino e avaliação dos alunos com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. A necessidade desta formação deu-se após resultados de Pesquisas de Iniciação Científica que apontaram a carência de cursos na área como um dos maiores entraves a inclusão destes alunos. Com a concretização desta ação, surgiu a necessidade de analisar os possíveis impactos nas práticas pedagógicas dos docentes participantes, e, assim, foram aplicados questionários on line, com este objetivo. As análises dos relatos dos docentes apontaram para resultados positivos em suas práticas com os alunos com transtornos de aprendizagem, enfatizando a importância do papel da Universidade na formação continuada de professores.
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    TCC
    Geografia escolar: o uso do material didático tátil para educação e orientação de pessoas com deficiência visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-11) Medeiros, Monica Leticia de; Araújo, Samara dos Santos de; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-9541-9071; http://lattes.cnpq.br/4131095141659610; https://orcid.org/0009-0001-7418-7977; http://lattes.cnpq.br/1757389572867470; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; https://lattes.cnpq.br/6725172619221610
    A Geografia contribui para a compreensão dos espaços, sendo essencial para a formação cidadã do indivíduo. Reconhecendo essa importância, é necessário considerar os aspectos que permeiam o âmbito educacional, abordagem que origina a investigação desse artigo, que busca compreender de que forma as práticas inclusivas na perspectiva da Geografia Escolar, a partir de recursos didático-pedagógicos, podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com baixa visão, dando ênfase na produção e manipulação de materiais didáticos táteis. Para isso, tornou-se imprescindível levantamento bibliográfico de autores que discutem sobre Geografia escolar, inclusão e práticas docentes. Além disso, utilizou-se pesquisa documental a documentos que integram a legislação educacional brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente investigação é parte dos resultados das produções desenvolvidas no componente curricular de Ensino de Geografia no curso de pedagogia de uma instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, momento em que os graduandos produziram materiais táteis a partir de temáticas relacionadas aos estudos da população. A partir das leituras, análises de documentos e produção do material, consideramos o recurso didático tátil como uma ferramenta criativa e didática, que possibilita o processo de aprendizagem dos estudantes.
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    TCC
    Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire e seus contributos para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiam os Direitos Humanos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Medeiros, Dayane Lopes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0002-0363-723X; Lautenschlager, Etienne; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
    A formação de professores deve fazer jus a práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os direitos humanos. Assim, temos por finalidade investigar o contributo que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2021) tem favorecido para formação de professores por meio da interdisciplinaridade como nexo pedagógico dos direitos humanos. Parte-se do pressuposto investigativo: Como a pesquisa e a extensão contribuem com a formação de professores sob a ótica da interdisciplinaridade na promoção dos direitos humanos? O artigo tem como objetivo geral: Investigar o contributo que o GEPEPF traz para a formação de professores com práticas pedagógicas interdisciplinares que permeiem os Direitos Humanos. Já os objetivos específicos são: mapear as ações de extensão realizadas pelo grupo; escavar as categorias analíticas que vêm sendo trabalhadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão; e explicitar as contribuições teóricas metodológicas que o estudo no grupo tem favorecido para a formação de professores interdisciplinarmente em prol dos Direitos Humanos. Justifica-se como importante para o processo de autoconhecimento e autoavaliação numa constante busca por ações transformadoras. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo a autobiografia, a que favorece a análise e descrição das ações, com análise de conteúdo em Bardin, (2010) em torno das categorias analíticas: interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002), direitos humanos (SILVA, 2008) e prática pedagógica (ARROYO, 2009, FREIRE, 1987). Os resultados deste mapeamento e escavação nos possibilitou enumerar nossas ações em 33 eventos, e 11 produções. Destacamos que a formação de professores interdisciplinar se faz em movimento.
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    TCC
    A importância do brincar para a aprendizagem da criança na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Silva, Larissa Cíntia; Morais, Isabela Cristina Santos; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
    O presente trabalho abordou a importância do brincar para a aprendizagem das crianças na educação infantil, integrando um estudo bibliográfico com observações práticas realizadas em uma escola. O objetivo principal foi investigar como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e como essas práticas são implementadas no contexto escolar. O estudo incluiu uma revisão sistemática, que revelou que o brincar é um componente essencial do processo educativo. Estudos a cerca desta temática destacaram que atividades lúdicas facilitam a aquisição de habilidades cognitivas e sociais, promovem o desenvolvimento emocional e físico e ajudam na adaptação ao ambiente escolar. A pesquisa bibliográfica forneceu uma coleta documental, base sólida sobre a importância do brincar e as melhores práticas pedagógicas para incorporá-lo no currículo. O relato de caso foi conduzido durante um estágio obrigatório em uma escola de educação infantil, onde foram observadas as práticas de brincar no dia a dia dos alunos. Foi notado que as atividades lúdicas, como jogos de roda e brincadeiras ao ar livre, são fundamentais para o acolhimento das crianças, a interação social e o desenvolvimento motor. A observação também mostrou a importância da inclusão e da adaptação das brincadeiras para atender às necessidades de todas as crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais. O estudo conclui que o brincar deve ser considerado um aspecto central na educação infantil, com suporte tanto na prática pedagógica quanto nas políticas educacionais.
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    TCC
    A importância dos materiais pedagógicos na Educação Infantil para a constituição de um ambiente alfabetizador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Souza, Darylene Santos de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Cruz, Jacicleide Ferreira Targino da; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    A Educação Infantil, historicamente, tem passado por muitas mudanças na busca pela sua valorização. Desta forma, buscamos discutir aspectos relacionados às práticas pedagógicas, ao uso dos materiais pedagógicos e à organização da sala de aula dessa etapa da educação. O estudo tem como objetivo geral investigar a importância da formação de um ambiente alfabetizador nas salas de aula das instituições de Educação Infantil, mais especificamente, aquelas que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, enfatizando a presença e os usos dos materiais de apoio pedagógico e suas influências no processo de letramento e alfabetização. Diante desse objetivo, esta pesquisa pretende responder às seguintes questões: (1) até que ponto os materiais pedagógicos expostos na sala de aula contribuem com a alfabetização e o letramento das crianças?; (2) de que forma o material pedagógico é utilizado pelo professor para apoiar a prática pedagógica na Educação Infantil?; (3) as professoras utilizam algum critério para a escolha, produção ou exposição dos materiais pedagógicos?; (4) os materiais pedagógicos que ficam expostos na sala são utilizados pelas crianças? Metodologicamente, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e interpretativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e observações em campo, mais precisamente, em salas de aula de um Centro de Educação Infantil, no município de Parelhas-RN. Para a realização desta pesquisa, dialogamos com estudos de Soares (2009, 2017), Freire (1996), Ferreiro (2001), Freitas (2009), Oliveira (2011), Teberosky e Colomer (2003), Tardif (2010), Kleiman (1995), Dobranski (2017), Moreira e Souza (2016), Cocito e Marin (2018), entre outros. A análise dos questionários e as observações de campo mostram a importância da presença e da utilização dos materiais pedagógicos para a constituição de um ambiente alfabetizador. Portanto, Compreendemos que há uma grande necessidade de planejamento e definições de critérios que orientem o uso dos materiais pedagógicos, a fim de que possam proporcionar o contato inicial com a escrita e suas funções sociais dentro do contexto cultural das crianças, tornando-se facilitadores no processo de alfabetização e letramento, quando utilizados como material de pesquisa e apoio na construção de conhecimentos.
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    Artigo
    Inclusão escolar de estudante com deficiência múltipla do município de Ouro Branco-RN: um estudo de caso
    (Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação,, 2024-10-01) Silva, Adriana Azevedo da; Sousa, Stephanie Yasmin Nóbrega de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0009-0002-3958-5766; https://orcid.org/0009-0004-4448-8041; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X
    Este artigo discute o processo de inclusão de um aluno com deficiência múltipla no contexto escolar, ressaltando aspectos educacionais e sociais envolvidos no processo. Fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva, realizou-se um estudo de caso que foca, numa abordagem qualitativa, o processo de inclusão escolar específico de um aluno de uma escola pública do município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, Brasil. Além das informações obtidas a partir da observação direta, a pesquisa contou com a colaboração de uma professora e também da mãe do aluno, que forneceram dados de experiências concretas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre do ano de 2023. Além disso, o estudo também coletou imagens de redes sociais que documentam a participação do estudante em algumas atividades escolares. Os dados forneceram subsídios para discutir como o estudante se envolve em atividades realizadas nos espaços e práticas sociais, bem como dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar, ressaltando a valorização dos aspectos educacionais envolvidos no processo.
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    TCC
    A Leitura e a Matemática: A Compreensão do Licenciando do Curso de Pedagogia da UFRN/CERES
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-05) Medeiros, Aline Cristinne; Lautenschlager, Etienne; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Alencar, Edvonete Souza de
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com graduandos do último período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Caicó. Buscamos, no presente estudo, promover uma reflexão sobre a relação entre a leitura e a matemática, justificada pela importância de utilizar a leitura como uma das estratégias de ensino dos conteúdos matemáticos, de forma que o aluno aprenda a utilizá-la como ferramenta na busca de informações e na resolução de situações-problema. Nesse contexto, temos como principal objetivo identificar a compreensão que os licenciandos do último período do curso de pedagogia da UFRN, Campus Caicó, possuem a respeito da importância da leitura para o ensino da matemática. Como metodologia de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa e interpretativa. Como instrumento de coleta de dados e informações, utilizamos a elaboração e aplicação de um questionário, cujos dados obtidos foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados demonstram que: o Brasil apresenta um desempenho muito baixo quanto ao domínio dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos, e essa fragilidade está diretamente relacionada aos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo diversos fatores. Os questionários revelaram alunos com pouca motivação para a leitura e o aprofundamento dos conteúdos, e um baixo conhecimento especializado sobre o ensino da matemática. Contudo, ao discutir o papel que a leitura pode exercer no ensino e na aprendizagem da matemática, esperamos contribuir para que os futuros professores direcionem suas ações para diversidade de estratégias de ensino, e que as instituições responsáveis pela formação docente possam rever a carga horária das disciplinas voltadas a conteúdos específicos, especialmente da matemática, oferecendo cursos de extensão e ensino, com intuito de qualificar os seus alunos.
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    TCC
    Literatura infantil afro-brasileira: uma análise da disponibilidade e uso nas escolas públicas de Caicó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Silva, Anny Sersia Nóbrega da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://orcid.org/0009-0000-2089-3035; http://lattes.cnpq.br/9845140556259267; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
    Esta pesquisa investiga a presença e o uso da literatura infantil afro-brasileira nas escolas públicas de Caicó-RN, com foco em sua contribuição para a formação identitária das crianças. Assim, objetiva fazer um mapeamento das obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares e compreender como essas obras são apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando análise documental dos acervos de 12 escolas e entrevistas com 21 professores. Teoricamente, fundamenta-se em estudos que discutem a literatura infantil, especialmente a literatura infantil afro-brasileira, ressaltando sua importância para a construção de identidades e a promoção de uma educação antirracista. Os resultados revelam uma presença limitada e desigual de obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares, com concentração em poucas instituições. Além disso, as entrevistas apontam que a literatura afro-brasileira é trabalhada de forma pontual, principalmente durante o Dia da Consciência Negra, e que há pouca diversidade metodológica no uso dessas obras. A pesquisa conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que ampliem o acervo de obras infantis afro-brasileiras e de formação para os docentes, a fim de garantir a efetiva implementação da Lei 10.639/03.
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